Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

Grupo Justiça e Paz

 

Até quando, Portugal?

Todos os cidadãos portugueses podem a partir de hoje pressionar o Presidente da República para que Portugal cumpra a sua parte na realização das metas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Até quando, Portugal?. é o nome da campanha que apela à participação do cidadão comum para que se junte à iniciativa de fazer “recuar o tempo” de espera dos países em desenvolvimento pela ajuda de Portugal.

Para isso está a recolher apoio a favor desta causa por meio de uma petição on-line que a cada 168 assinaturas envia uma carta ao Presidente da República.(www.objectivo2015.org/atequando)

De 24 de Julho a 10 de Agosto a campanha chama a atenção para o facto de Portugal não estar a cumprir com o apoio que se propôs dar aos países menos desenvolvidos.

Para Portugal, esse apoio significa 0.7% do Rendimento Nacional Bruto que se traduz nesses países num apoio substancial em programas de saúde e educação. Em 2007, Portugal investiu 0,19%. O compromisso assumido foi o de investir 0,7% até ao ano 2015.

Esta iniciativa é apoiada pela Millennium Campaign – Campanha do Milénio das Nações Unidas que procura cumprir os ODM, apoiando iniciativas dos cidadãos de todo o mundo que se mobilizem para pressionar os seus líderes a cumprir os 8 Objectivos do Milénio, compromissos assumidos pelos países membros da ONU no ano 2000. A Declaração do Milénio, como ficou conhecida comprometeu-se a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA, melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável.

Para avaliar o cumprimento destas promessas, estabeleceram-se 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a alcançar até 2015. Em Portugal a Campanha do Milénio – Objectivo 2015 procura sensibilizar os portugueses para os 8 Objectivos através de várias iniciativas, implementadas ao longo do ano. Pretende desse modo inspirar todos os cidadãos e organizações que acreditam que o Governo Português deve conceder mais e melhor ajuda pública para o desenvolvimento.


Para mais informações:
www.objectivo2015.org

Voltar para a página anterior