Irmã Josefa Stenmans
A cozinha como altar

Irmã Josefa Stenmans, SSpSAs Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) celebraram este Domingo, dia 29 de Junho, em Tegelen (Holanda) a Beatificação da Irmã Josefa Stenmans, uma das primeiras Irmãs da Congregação. A celebração foi presidida pelo Cardeal Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Na celebração da Eucaristia sobressaía a internacionalidade, característica das três Congregações fundadas por S. Arnaldo Janssen. Esta nota sobressaía na música, na simbologia e na danças características de diferentes países e culturas. No momento do Evangelho, a profissão de fé de Pedro “Tu és Cristo, Filho do Deus Vivo” foi proclamada em nove línguas, revelando assim a actualidade e universalidade da pessoa e da mensagem de Jesus Cristo para o mundo de hoje.

Durante a celebração foram destacadas as características da nova Beata: simplicidade, alegria, fidelidade, e espírito missionário. Na sua mensagem, D. José Saraiva Martins disse que “a Irmã Josefa é uma herança preciosa e um património espiritual para nós. O seu exemplo é um programa de vida, especialmente marcado pelo seu amor à missão e ao Espírito Santo e pelo seu testemunho de fidelidade e de amor a Cristo”.

Josefa, cujo nome de baptismo era Hendrina, nasceu em 28 de Maio de 1852 na pequena povoação de Issum (Alemanha) sendo a mais velha de sete irmãos. Após a morte da mãe, Hendrina dedicou-se a cuidar do pai e dos irmãos menores, o que desde cedo despertou nela uma grande sensibilidade às necessidades dos outros.

Desde muito jovem, Hendrina sentiu o desejo de entregar a sua vida a Deus como Irmã Missionária. No entanto, devido às necessidades da família e à situação política de perseguição da Igreja que se vivia na Alemanha, Hendrina teve que esperar longos anos para concretizar o seu sonho. Em 1879 Hendrina entrou em contacto com a Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), fundada em 1875 por Santo Arnaldo Janssen em Steyl (Holanda). Com o olhar centrado no seu grande ideal - entregar totalmente a sua vida pelo anúncio do Evangelho - Hendrina não olhou às dificuldades: sair da sua pátria e ir trabalhar como auxiliar de cozinha na Casa Missionária da SVD por vários anos. Foi admitida em Steyl por Arnaldo em Fevereiro de 1884.

Arnaldo sentia o chamamento de Deus para fundar uma congregação feminina, cujo objectivo primeiro seria acompanhar o trabalho dos Missionários do Verbo Divino nas missões ad gentes, através do serviço e presença junto das mulheres e crianças. O sonho de entregar a sua vida como Irmã Missionária tornou-se realidade apenas em 1889, ano da fundação das Irmãs SSpS. Em Março de 1894, dia da primeira profissão religiosa de 12 Irmãs, Hendrina recebeu o nome de Irmã Josefa e comprometeu-se a “nada procurar a não ser a vontade de Deus!”

A nova Congregação Missionária cresceu rapidamente, e a Irmã Josefa desempenhou um papel fundamental neste crescimento como formadora das novas Irmãs e como superiora da Congregação. Apenas seis anos após a fundação, as primeiras Irmãs foram enviadas como missionárias para a Argentina. Nos anos seguintes, partiram para o Togo, Papua Nova Guiné, Estados Unidos e Brasil.

A Irmã Josefa faleceu a 20 de Maio de 1903, vítima de doença grave, deixando para trás uma vida marcada pela simplicidade, compaixão, oração constante, alegria, liberdade interior, espírito de discernimento e um grande amor ao Espírito Santo.

Seguindo o ideal da Irmã Josefa e a sua paixão pelo anúncio do Evangelho, as SSpS estão presentes hoje em 46 países dos cinco continentes e são chamadas a viver e anunciar a ternura e a compaixão de Deus nos lugares onde se encontram. Em Portugal, as Irmãs estão presentes em duas comunidades na região de Lisboa: Casal de Cambra e Odivelas.

Unidas à Igreja universal, aos Missionários do Verbo Divino, e aos leigos com quem partilham a missão nos cinco continentes, as Irmãs SSpS celebram a acção da graça de Deus na vida da Irmã Josefa nesta festa da sua Beatificação. Ela, cujo sonho de ser enviada às missões ad gentes nunca se concretizou e que sempre procurou ser a menor entre todas as Irmãs, é agora reconhecida publicamente pelo seu exemplo de fidelidade ao projecto de Deus e pela sua total dedicação à proclamação do Evangelho.

Irmã Maria José Rebelo, SSpS
fonte: Agência Ecclesia