Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Irmã Josefa Stenmans
A cozinha como altar

 

Irmã Josefa Stenmans, SSpSAs Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) celebraram este Domingo, dia 29 de Junho, em Tegelen (Holanda) a Beatificação da Irmã Josefa Stenmans, uma das primeiras Irmãs da Congregação. A celebração foi presidida pelo Cardeal Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Na celebração da Eucaristia sobressaía a internacionalidade, característica das três Congregações fundadas por S. Arnaldo Janssen. Esta nota sobressaía na música, na simbologia e na danças características de diferentes países e culturas. No momento do Evangelho, a profissão de fé de Pedro “Tu és Cristo, Filho do Deus Vivo” foi proclamada em nove línguas, revelando assim a actualidade e universalidade da pessoa e da mensagem de Jesus Cristo para o mundo de hoje.

Durante a celebração foram destacadas as características da nova Beata: simplicidade, alegria, fidelidade, e espírito missionário. Na sua mensagem, D. José Saraiva Martins disse que “a Irmã Josefa é uma herança preciosa e um património espiritual para nós. O seu exemplo é um programa de vida, especialmente marcado pelo seu amor à missão e ao Espírito Santo e pelo seu testemunho de fidelidade e de amor a Cristo”.

Josefa, cujo nome de baptismo era Hendrina, nasceu em 28 de Maio de 1852 na pequena povoação de Issum (Alemanha) sendo a mais velha de sete irmãos. Após a morte da mãe, Hendrina dedicou-se a cuidar do pai e dos irmãos menores, o que desde cedo despertou nela uma grande sensibilidade às necessidades dos outros.

Desde muito jovem, Hendrina sentiu o desejo de entregar a sua vida a Deus como Irmã Missionária. No entanto, devido às necessidades da família e à situação política de perseguição da Igreja que se vivia na Alemanha, Hendrina teve que esperar longos anos para concretizar o seu sonho. Em 1879 Hendrina entrou em contacto com a Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), fundada em 1875 por Santo Arnaldo Janssen em Steyl (Holanda). Com o olhar centrado no seu grande ideal - entregar totalmente a sua vida pelo anúncio do Evangelho - Hendrina não olhou às dificuldades: sair da sua pátria e ir trabalhar como auxiliar de cozinha na Casa Missionária da SVD por vários anos. Foi admitida em Steyl por Arnaldo em Fevereiro de 1884.

Arnaldo sentia o chamamento de Deus para fundar uma congregação feminina, cujo objectivo primeiro seria acompanhar o trabalho dos Missionários do Verbo Divino nas missões ad gentes, através do serviço e presença junto das mulheres e crianças. O sonho de entregar a sua vida como Irmã Missionária tornou-se realidade apenas em 1889, ano da fundação das Irmãs SSpS. Em Março de 1894, dia da primeira profissão religiosa de 12 Irmãs, Hendrina recebeu o nome de Irmã Josefa e comprometeu-se a “nada procurar a não ser a vontade de Deus!”

A nova Congregação Missionária cresceu rapidamente, e a Irmã Josefa desempenhou um papel fundamental neste crescimento como formadora das novas Irmãs e como superiora da Congregação. Apenas seis anos após a fundação, as primeiras Irmãs foram enviadas como missionárias para a Argentina. Nos anos seguintes, partiram para o Togo, Papua Nova Guiné, Estados Unidos e Brasil.

A Irmã Josefa faleceu a 20 de Maio de 1903, vítima de doença grave, deixando para trás uma vida marcada pela simplicidade, compaixão, oração constante, alegria, liberdade interior, espírito de discernimento e um grande amor ao Espírito Santo.

Seguindo o ideal da Irmã Josefa e a sua paixão pelo anúncio do Evangelho, as SSpS estão presentes hoje em 46 países dos cinco continentes e são chamadas a viver e anunciar a ternura e a compaixão de Deus nos lugares onde se encontram. Em Portugal, as Irmãs estão presentes em duas comunidades na região de Lisboa: Casal de Cambra e Odivelas.

Unidas à Igreja universal, aos Missionários do Verbo Divino, e aos leigos com quem partilham a missão nos cinco continentes, as Irmãs SSpS celebram a acção da graça de Deus na vida da Irmã Josefa nesta festa da sua Beatificação. Ela, cujo sonho de ser enviada às missões ad gentes nunca se concretizou e que sempre procurou ser a menor entre todas as Irmãs, é agora reconhecida publicamente pelo seu exemplo de fidelidade ao projecto de Deus e pela sua total dedicação à proclamação do Evangelho.

Irmã Maria José Rebelo, SSpS
fonte: Agência Ecclesia
30 de Junho de 2008

Voltar para a página anterior