MARCHA CONTRA A FOME 2008
Walk The World 2008

Já vai na 6ª edição o "Walk the World" – "Marcha contra a Fome", uma iniciativa surgida no âmbito de uma parceria entre o Programa Alimentar das Nações Unidas e a empresa TNT. Já se espalhou por mais de uma centena de países. Tem por objectivo minimizar as carências alimentares e educacionais das crianças de todo o mundo.

Uma tão nobre iniciativa merece o nosso apoio e participação. Como muito bem questionava o Papa João Paulo II na "Tertio Millennio Ineunte": "Como é possível que ainda hoje, no nosso mundo, haja quem morra de fome?" É uma pergunta que bate no centro da avaliação final que a todos será feita: "Estava com fome... e destes-me (ou não) de comer..."

A data escolhida foi o dia 1 de Junho 2008 (Domingo). Haverá a Marcha e ao mesmo tempo a Corrida para quem o desejar.

No acto da inscrição no valor de 10€, destinados ao o Fundo Alimentar da ONU recebe-se uma t-shirt e um boné. Essa quantia é insignificante para algumas pessoas; para outros é impossível. Por isso quem puder que adopte a forma normal; quem não puder acompanhe a marcha sem t-shirt; o mais importante é dar um sinal de repúdio pela situação do nosso mundo, no qual em cada 6 segundos morre uma criança por causa da fome; no qual em cada dia morrem 14.000 crianças vítimas da fome.

A marcha começa na Torre de Belém, às 10h e termina nas Docas.

A partir daí a Cáritas Portuguesa organizará um segundo momento do evento, completamente autónomo em relação ao primeiro, mas dando-lhe o complemento preciso, porque mais profundo: caminharemos até ao local onde vamos celebrar a Eucaristia como sinal da entrega de Jesus a todos nós e como sinal de compromisso de uns com os outros. E, no final, em jeito de refeição fraterna, partilharemos a merenda (ligeira) que levarmos. Esperamos que no final possamos ter algo como um "Manifesto" para ser a quem for conveniente.

Procuremos juntar-nos ao que já está organizado. Se tal não existir, nada nos impede de nós mesmos organizarmos algum gesto que nos leve a tomar consciência das situações de injustiça e, ao mesmo tempo, procurar algum compromisso na linha da justiça tanto para os que estão longe como para os que estão perto. E, porque é o Dia da Criança, que boa oportunidade para ajudá-las a "ver", a "sentir" e a "fazer" alguma pequena coisa com vista a um mundo melhor!

José de Frias Gomes
Caritas Diocesana de Lisboa
Presidente da Direcção

Para mais informações consulte este página:

Trailer do evento - em Inglês
  • Há alimentos suficientes para alimentar toda a população mundial durante quase meio século.

• Apesar disso, mais de 300 milhões de crianças em todo o mundo sofrem de fome crónica.

• A fome e a subnutrição são as causas de mais de metade do número total de mortes de crianças, provocando, todos os anos, a morte de aproximadamente 6 milhões de crianças.

• Pode ser fornecida uma refeição escolar a uma criança que tem fome pela irrisória quantia de 16 cêntimos por dia (lembre-se de que pela “bica” que toma depois da refeição paga à volta de 80 cts)

Vamos tomar consciência e vamos fazer alguma coisa para que seja erradicada a fome e a pobreza extrema, respondendo assim aos Objectivos do Milénio.

Marcha contra a fome 2008 - Anúncio da RTP

Locais onde irá decorrer o Walk the World 2008 em Portugal:

Lisboa – Torre de Belém . Docas
Porto – Cais de Gaia . Passeio Alegre