Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

60 Anos de presença dos
Missionários do Verbo Divino em Portugal

(1949-2009)

 

Os católicos de todo o mundo celebraram no dia 18 deste mês Outubro, o Domingo Mundial das Missões e reavivaram a sua consciência e condição de evangelizados e evangelizadores.

Nesse mesmo dia, no Seminário Missionário do Verbo Divino de Tortosendo, em plena Cova da Beira, iniciaram-se as comemorações dos 60 anos da sua abertura, presença e acção ininterrupta na diocese da Guarda e em toda a vasta região das Beiras.

Estas celebrações prolongar-se-ão pelos próximos meses e por boa parte do ano de 2010 com diversos momentos e actos comemorativos de carácter religioso e cariz popular.

Durante a tarde do Domingo Mundial das Missões realizou-se no Seminário, a partir das 14h, um belo momento evocativo, pleno de significado, com feira missionária, oração missionária e convívio popular.

As comemorações dos 60 anos do Seminário Missionário do Verbo Divino de Tortosendo prosseguirão, a 31/10/09, com o Encontro Anual dos Antigos Alunos SVD e com uma noite de fados, a 14/11/09, 60º aniversário exacto do primeiro dia de aulas no Seminário no longínquo ano de 1949.

Uma interessante exposição retrospectiva, que vai de 1949 a 2009, e é constituída por testemunhos e documentos interessantíssimos, ilustra bem os variados aspectos de um rico pulsar de vida, ao longo de 60 anos, nos mais diversos domínios: religioso, intelectual, musical, teatral e desportivo.

P. José Hipólito Jerónimo, svd

Voltar para a página anterior