Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

Dezembro de 2009

Já se encontram abaixo os números das Rifas premiadas da Lotaria de Natal.

As rifas vencedores foram:
1º Prémio – Nº 22041, rifa nº041 - Rifa não vendida
2º Prémio – Nº 11047, rifa nº 047 – A premiada foi a Sra. Encarnação Costa
3º Prémio – Nº 49432, rifa nº 432 - A premiada foi a Sra. Aurora (C.M.L.)

 

Campanha de Angariação de Livros e Jogos - Um grupo de crianças e jovens do Bairro Quinta da Serra, no Prior Velho, querem ajudar outras crianças do seu bairro.

Participam num projecto chamado "Solidariedade à Solta", com jovens de outros bairros e escolheram o Direito a aprender e o Direito a Brincar para esta acção de solidariedade: Recuperar a Biblioteca do bairro, que fica no Salão Polon.

Para tal precisam do apoio dos habitantes do Prior Velho e pedem a todos os que possam ajudar com Livro Infantis e Juvenis, Dicionários, Jogos Didáticos, etc. Consulte o cartaz para mais informações.

O local da recolha será na Paróquia de S. Pedro do Prior Velho no dia 19 de Dezembro (Sábado), das 14h30 às 16h30 e no dia seguinte (Domingo), das 10h às 12h.

Obrigado pela sua Colaboração!

A Pobreza é uma violação dos Direitos Fundamentais.

O ano de 2010 foi declarado o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Anunciando essa ideia e esse compromisso, um conjunto de organizações da sociedade civil decidiu organizar uma Marcha no próximo dia 17 de Dezembro (quinta-feira), pelas 19h30, na Praça Luís de Camões, em Lisboa (Metro: Baixa-Chiado); Inicia-se um desfile pelo Chiado, Rua Garrett, Rossio e Rua Augusta. Haverá nova concentração no Arco da Rua Augusta - junto à réplica da Praça do Trocadero. Aí haverá a declamação da "Ode do Pão" por vários actores/artistas; depois um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da fome e da exclusão; finalmente um compromisso público através da assinatura de um mural. Encerra com uma festa "Tenda do Pão de Todos, para Todos" no Martim Moniz.

Veja aqui o vídeo de divulgação.
Para mais informações visite: http://marchacombateapobreza.blogspot.com

O "Presépio na cidade" está nas ruas de Lisboa, a partir do dia 6 de Dezembro. A iniciativa decorre no Chiado.

Até 20 de Dezembro, o “Presépio na cidade” estará na Rua Garrett, junto à Basílica dos Mártires. Quem quiser participar nas iniciativas como construção de presépios, pode fazê-lo ali.

Várias figuras em pano como presépios e Meninos Jesus e Ovelhas serão entregues pela mão de voluntários em hospitais e prisões, bem como aos participantes na tradicional “Via da Alegria”. O objectivo desta iniciativa é “chegar cada vez a mais pessoas e a mais famílias”, adianta a organização.

A “Via da Alegria” decorrerá a 20 de Dezembro, a partir das 16h. O percurso a efectuar será desde a Praça do Comércio até ao Presépio. A bênção das grávidas ocorrerá na celebração da Eucaristia, a 20 de Dezembro, na Basílica do Mártires às 18h30.

O Presépio na Cidade, vai unir-se à iniciativa dos "Estandartes de Natal", propondo a todos os que se juntarem à Via da Alegria, que tragam o seu estandarte, preso numa estrutura de tubos de plástico ou madeira. Assim deixaremos uma marca verdadeiramente de Jesus, nas ruas na nossa Cidade.

Informações gerais:

O Presépio na Cidade vai para a Rua Garrett, junto à Basílica dos Mártires, a partir do dia 6 até ao dia 19 de Dezembro de 2009.

O espaço “Tenda” onde poderá participar de iniciativas como construção de presépios é na Rua Garrett, loja 38 , a partir do dia 7 até ao dia 20 de Dezembro de 2009, das 14h30 às 18h30.

A Via da Alegria é no dia 20 de Dezembro, a partir das 16h, da Praça do Comércio até ao Presépio.

A Bênção das Grávidas é no dia 20 de Dezembro, na Basílica do Mártires às 18h30.

Para mais informações visite: www.presepionacidade.org

Concertos de Natal nas Igrejas de Lisboa - A Câmara Municipal de Lisboa e a Egeac apresentam, entre 6 e 20 Dezembro, um ciclo de concertos, em diversas igrejas de Lisboa, para assinalar o Natal na cidade.

Com esta iniciativa pretende-se divulgar o património artístico de igrejas de Lisboa, como a de S. Nicolau, a da N.ª Sr.ª da Conceição Velha, a Igreja Italiana de N.ª Sr.ª do Loreto, a de St. Agostinho, entre outras, proporcionando espectáculos de música erudita para toda a família e com entrada livre.

A programação deste ano conta com a participação da Associação Musical Lisboa Cantat, do Coro Infantil Regina Coeli, do Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa, do GRUPO SHOUT que tem como convidada especial Mafalda Arnauth, entre outros agrupamentos de música clássica e erudita.

Consulte aqui o Programa e Cartaz.
Mais informações em: www.egeac.pt e www.agendalx.pt

Venha orar connosco na Vigília que se vai realizar na Igreja Paroquial de São Pedro do Prior Velho no dia 5 de Dezembro, Sábado, pelas 21h30.
Como Jesus nos convida no Evangelho de S. Mateus:

"Vigiai e orai comigo, para não cairdes em tentação." (Mateus 26, 41)

Divulgue entre os seus amigos e familiares e traga-os consigo.

 

Novembro de 2009

Banco Alimentar contra a fomeBanco Alimentar Contra a Fome - mais uma Campanha de recolha de alimentos em 28 e 29 de Novembro.

APELO À SOLIDARIEDADE E PARTILHA COM OS MAIS NECESSITADOS
Numa altura em que a solidariedade é mais do que nunca necessária, os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar, no próximo fim-de-semana, à generosidade de toda a sociedade civil em mais uma campanha de recolha de alimentos.

Em 17 regiões do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Beja, Aveiro, Abrantes, São Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu e Viana do Castelo), cerca de 25 mil voluntários unidos pela mesma causa, estarão à porta dos estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses a doarem as suas contribuições em alimentos.

MAIS DE 267 MIL PESSOAS CARENCIADAS RECEBERAM APOIO ALIMENTAR NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2009
De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, no primeiro semestre de 2009 foram apoiadas com produtos mais de 1.650 instituições, que concederam apoio alimentar a mais de 267 mil pessoas comprovadamente carenciadas. Os quinze Bancos Alimentares Contra a Fome em actividade distribuíram no ano passado um total de 17.500 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 26,2 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 69,6 toneladas por dia útil.
No 2º semestre de 2009 verificou-se uma crescente procura de apoio e do número de pedidos de assistência a pessoas carenciadas, em linha com o agravamento da situação económica e com o crescimento súbito e muito significativo do desemprego, que tem vindo a afectar de forma um tanto ou quanto indiscriminadamente um cada vez maior número de famílias portuguesas. Web: www.bancoalimentar.pt

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 27 de Novembro, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

 

Cáritas: Campanha de Natal - A Cáritas Portuguesa apresentou pelo sétimo ano consecutivo, a iniciativa "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz" que este ano, a título excepcional, criou um projecto específico para ajudar as vítimas da crise em Portugal - o Fundo de Apoio aos Novos Desempregados.

Segundo refere a organização católica na sua página oficial, o projecto de Natal "consiste numa iniciativa de angariação de fundos a nível nacional, através da venda de velas pelo preço simbólico de 1 Euro, cujo resultado final reverte a favor dos mais necessitados, aqueles que, no decorrer deste ano, ficaram sem meios de subsistência por causa da alarmante vaga de desemprego. Na nossa paróquia iremos ter algumas velas disponíveis.

Das verbas recolhidas com a venda das velas, 35% serão especialmente canalizadas para o Fundo de Apoio aos Novos Desempregados e suas famílias; os restantes 65% serão aplicados, por cada uma das Cáritas Diocesanas, em projectos nacionais direccionados para a mesma temática.

"Num ano marcado pelo agudizar de uma crise económica gravíssima, com dolorosos reflexos na vida dos cidadãos mais carenciados, a operação "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz 2009" assume um papel premente na resposta a um conjunto de novas situações de grande carência que atingiram pessoas por todo o país", afirma Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas.

No dia 6 de Dezembro, realizar-se-á, no Santuário de Fátima, uma Eucaristia presidida por D. Carlos Azevedo alusiva aos "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz", com a presença das Cáritas Diocesanas que, nessa data, estarão em Fátima, reunidas em Conselho Geral. Para o dia 19 de Dezembro está agendada a já habitual Manifestação Pública que reunirá pessoas por todo o país, num apelo solidário à Paz no mundo.

Contando com o apoio activo das Cáritas Diocesanas de Portugal, esta acção volta a desafiar todos os cidadãos portugueses, independentemente das suas convicções religiosas ou políticas, a adquirirem e a acenderem, no próximo Natal, uma vela da Cáritas, símbolo do desejo de Paz para o Mundo.

Veja aqui o vídeo de lançamento da campanha.

Estandartes de Natal - Campanha "devolve" Cristo à festa

Aproximar o menino do presépio daqueles que, com um simples levantar de olhos, se cruzarem com Ele nas varandas e janelas das nossas casas é o desafio lançado pela campanha “Estandartes de Natal”.

O estandarte com a imagem do Menino Jesus já é visível nas fachadas de algumas igrejas.
A campanha foi inspirada no exemplo espanhol. Em várias cidades do país vizinho, já é hábito enfeitar varandas e janelas com a imagem do Menino Jesus, mas, por cá, no comércio, nas ruas ou edifícios públicos os símbolos são cada vez mais não-cristãos.
A campanha visa, precisamente, contrariar essa tendência. “O Natal, acima de tudo, é uma festa religiosa”, explica Nuno Saraiva de Ponte, um dos organizadores da campanha, sublinhando que “os tradicionais valores do Natal não estão patentes na rua, na cidade”. Assim, “as pessoas sentem-se na necessidade de colocarem esses símbolos para transmitir o Natal cristão”, diz o responsável.

A iniciativa tem tido bastante sucesso. “Não sendo os portugueses propriamente exuberantes, a verdade é que está a ter uma grande aceitação. Já se pode ver, por exemplo na fachada de algumas igrejas, como na Basílica da Estrela, ou em algumas igrejas da Baixa” lisboeta.
O estandarte custa 15 euros e está á venda em várias paróquias. Na nossa paróquia temos alguns exemplares disponíveis.

Para saber mais, pode consultar, na Internet, o endereço www.estandartesdenatal.org. Há também uma página no Facebook.
As receitas da campanha serão direccionadas para obras sociais das paróquias ou movimentos que promovam a venda dos Estandartes de Natal.

Apoio Escolar Sinalizado

A Associação Sócio Cultural da Quinta da Serra, com o apoio do Projecto À Bolina, convida todos os jovens, que estejam interessados, a fazer voluntariado no Apoio Escolar Sinalizado.

Os interessados deverão dirigir-se à Paróquia (Sala América) às terças e quintas-feiras das 17h00 às 19h00 para efectuarem a inscrição.

Esperamos por vocês!!!!

 

II Noite de Fados em Tortosendo

A delegação Regional de Tortosendo do AMIVD (Movimento dos Amigos do Verbo Divino), vai levar a efeito no próximo dia 14 de Novembro de 2009, no Seminário do Verbo Divino de Tortosendo, a sua II Noite de Fados.

Esta iniciativa tem como finalidade a angariação de fundos para o projecto “Vem a minha casa”, que auxilia na construção de casas para leprosos em Timor Leste, da responsabilidade das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres.

Clique na imagem do cartaz para mais informações.

Outubro de 2009

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 30 de Outubro, com inicio às 21h, organizada pelo Grupo de Taizé. Esta oração não terá lugar na Paróquia mas sim no Bairro da Quinta da Serra, no espaço da Associação Sócio Cultural, sendo todas as pessoas acompanhadas na entrada e saída do bairro, pelo que às 20h45 estará um grupo de jovens à porta da paróquia para acompanhar quem queira ou possa ir.

Missa das Universidades - Com o início de mais um ano lectivo, as universidades portugueses alteram a sua composição. Chegam milhares de alunos a estas instituições.

Celebramos como comunidade de cristãos - estudantes, docentes, investigadores, funcionários - das escolas Superiores de Lisboa o início de um novo ano académico na Missa das Universidades, a realizar no próximo dia 29 de Outubro, às 18h45, na Igreja do Coração de Jesus, em Lisboa (Rua Camilo Castelo Branco, junto ao Marquês de Pombal).

Esta celebração marca o início de mais um ano no ambiente universitário. “Uma forma de nos encontrarmos uns aos outros e reavivarmos a nossa missão”.

Após a celebração, somos convidados para um tempo de convívio e uma pequena refeição com a animação de tunas.
Será distribuída informação sobre as actividades de organismos, movimentos, grupos da Igreja de Lisboa presentes no meio universitário.

Na Missa das Universidades será entregue a cada estudante do 1º ano presente um símbolo com as cores da sua Escola, marcando assim a entrada num tempo novo e numa nova família.

Clique na imagem do cartaz para mais informações ou consulte: www.pulisboa.com

60 Anos de presença dos Missionários do Verbo Divino em Portugal (1949-2009)

Os católicos de todo o mundo celebraram no dia 18 deste mês Outubro, o Domingo Mundial das Missões e reavivaram a sua consciência e condição de evangelizados e evangelizadores.

Nesse mesmo dia, no Seminário Missionário do Verbo Divino de Tortosendo, em plena Cova da Beira, iniciaram-se as comemorações dos 60 anos da sua abertura, presença e acção ininterrupta na diocese da Guarda e em toda a vasta região das Beiras.

[Ler mais]

 

Já está próximo o Fórum Ecuménico Jovem deste ano! Será no dia 24 de Outubro, no Montijo. Aí se encontrarão jovens católicos, metodistas, presbiterianos e lusitanos.

"Reconciliai-vos" (2 Cor 6, 20). Com este tema, decorrerá no Centro Paroquial do Montijo a 11ª edição do Fórum Ecuménico Jovem. Será, pois, a Diocese de Setúbal a acolher neste ano este encontro de e para jovens das diversas confissões cristãs que desejam descobrir e viver desde já o desafio à unidade e à reconciliação que nasce do próprio Evangelho de Jesus.
Com tempos de escuta, de partilha, de festa e de oração, o Fórum Ecuménico é um desafio também para nós, os jovens da Diocese de Lisboa, a aceitarmos a fazer o caminho da nossa vida com os outros, a aprofundarmos a nossa identidade cristã e o que podemos desde já partilhar com outros jovens que, acreditando em Cristo, fazem o seu percurso de fé no âmbito de outras tradições eclesiais.
O Fórum não exige inscrição prévia. Pede-se apenas que cada um traga algo para o almoço partilhado. De resto, o normal: vontade de se encontrar com os outros e com Deus, abertura para acolher este desafio da reconciliação, tempo para estar, escutar e partilhar. Fórum Ecuménico: porque não?

Carregue na imagem do cartaz para mais informações ou visite www.ecumenismojovem.org..

ARTE COMPAIXÃO - Um Dia de Arte contra a Pobreza e a Exclusão Social

O Centro de Acolhimento para Sem-Abrigo do Exército de Salvação, em Xabregas, convida a participar no Arte ComPaixão. Será um evento com diversas manifestações artísticas, incluindo: pintura, escultura, azulejaria, desenho, música, prosa e muito mais, entre as 14h e as 22h, do Sábado, dia 17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Para mais informações consulte o Cartaz de Divulgação.

 

 

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - Já começou a contagem decrescente para 17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O “Levanta-te e Actua” é uma iniciativa global que entre 16 e 18 de Outubro apela a todos para que se levantem, exigindo que os seus governos cumpram com as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

Em 2008, mais de 116 milhões de pessoas em todo o mundo levantaram-se, quebrando o recorde mundial reconhecido pelo Guiness. Portugal contribuiu com mais de 93 mil vozes nesta iniciativa.

À semelhança do ano passado, espera-se que 2009 volte a ser um grande momento de mobilização a nível nacional acreditando que, juntos, alcançaremos pelo menos os 100 mil participantes.

Estão a ser programadas diversas acções de norte a sul do país, como forma simbólica de luta e protesto: concertos musicais, actividades desportivas, performances teatrais, dança, tertúlias, entre muitas outras acções.

Diariamente morrem 50 mil pessoas de pobreza extrema. A desigualdade entre os ricos e pobres não pára de aumentar. Aproximadamente metade da população mundial vive em situação de pobreza.

Mais informações em: www.levanta-te.org

Cartaz Concertos SolidáriosConcertos solidários - jhá mexe! - Com o intuito de ajudar os projectos missionários, a JH (Juventude Hospitaleira) está a preparar quatro grandes concertos ainda para este ano: 10 de Outubro, com Terceira Margem, em Lisboa; 7 de Novembro, com Claudine Pinheiro, em Barcelos; 14 de Novembro, também com Claudine, no Funchal - Madeira; 5 de Dezembro, com Padre Luís Borga, em Barcelos. MARCA JÁ NA AGENDA!

A Juventude Hospitaleira está, mais uma vez, a dar cor e sentido à verdadeira essência da hospitalidade.

Com o intuito de ajudar os trabalhos missionários que, desde há muito, também são marcas no movimento está a preparar quatro grandes concertos. Atenta nas datas e marca já na tua agenda:

10 de Outubro de 2009, com Terceira Margem em Lisboa;
7 de Novembro de 2009, com Claudine Pinheiro em Barcelos;
14 de Novembro de 2009, com Claudine Pinheiro no Funchal - Madeira;
5 de Dezembro de 2009, com Padre Luís Borga em Barcelos;

Os lucros revertem a favor dos projectos missionários.
Vem cantar, dançar, sorrir e conviver...sempre em hospitalidade. Esperamos por ti e "passa a palavra".
Para mais informações consulte o Cartaz de divulgação.

Alfabetização de Adultos - terá início o Projecto de Alfabetização de Adultos - Ler com Arte.

Os interessados deverão estar presentes no dia 7 de Outubro de 2009, das 10h às 12h, numa das salas da nossa paróquia onde serão dadas mais algumas informações.

Ajude a divulgar...

 

De 3 a 5 de Outubro, cerca de 120 jovens, ligados aos Missionários do Verbo Divino e às Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, provenientes de vários pontos do país, reuniram-se, na Paróquia do Prior Velho, em Lisboa, no seu segundo Encontro Nacional, que teve por lema "Para mim viver é…"

Num primeiro momento, e partindo da passagem do Evangelho de S. Lucas, cada jovem foi chamado a partilhar como responder, hoje, ao convite que Jesus lança do “vai e faz o mesmo” e, tal como o bom samaritano, amar “qualquer um, amigo ou inimigo, conhecido ou desconhecido”.

Na noite de oração, ao estilo de Taizé, cada um foi interpelado a pensar com Quem é que verdadeiramente se quer encontrar na sua vida.

No Domingo, a Eucaristia foi vivida com grande alegria, como o verdadeiro momento de festa. Da parte da tarde, à semelhança dos discípulos, os jovens foram enviados em missão, em pequenos grupos, para diferentes lugares e diversas realidades, e desafiados a olharem para a cidade, tal como Jesus a olharia hoje.

À noite houve festa missionária, animada pela música e pelo canto do grupo “Vozes de África” e do grupo da comunidade brasileira de Odivelas.

No último dia foi lançado o “desafio ao compromisso/missão”, partindo da dinâmica do envio com todas as suas consequências. Todos os participantes, recebendo uma cruz, foram enviados a serem testemunhas do amor do Pai nas mais diversas situações.

Tónica dominante deste encontro foi a partilha da alegria dos jovens, vivida igualmente com todas as famílias que os acolheram, como filhos, em suas casas.

P. António Leite, svd

2º Encontro Nacional de Jovens - Por ocasião do ano centenário da morte S. Arnaldo Janssen e S. José Freinademetz, no passado ano, realizou-se o 1º Encontro Nacional de Jovens em Santa Catarina, Caldas da Rainha.
O objectivo deste encontro foi aprofundar o conhecimento do testemunho de vida dado por estes dois santos, chamando os jovens à missão.
Este 1º encontro deixou, não só frutos relativamente à missão, como uma necessidade óbvia de continuar a aprofundar o nosso ser missionário.

É com este intuito que surge o 2º encontro, desta vez a ter lugar no Prior Velho, Lisboa.
Este 2º Encontro Nacional de Jovens decorrerá de 3 a 5 de Outubro e o tema será “Para mim viver é…” que tem por objectivo desafiar os jovens (e menos jovens) a viver a paixão por Cristo e pela missão.

Estamos a contar com a vossa presença e colaboração para tornar este encontro num momento de partilha e crescimento na fé. Pode consultar o cartaz, panfletos, programa e outras informações do encontro clicando aqui.

Setembro de 2009

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 25 de Setembro, com inicio às 21h, organizada pelo Grupo de Taizé. Estão todos convidados a participar e a trazer mais alguém consigo. A folha de cânticos já está disponivel.

 

Taizé - Encontro em Poznan (Polónia) - Se gostarias de...
"Passar cinco dias com dezenas de milhares de jovens de toda a Europa e de outros continentes; Redescobrir a Igreja como fermento de comunhão na família humana; Descobrir um povo e a sua cidade através de encontros pessoais; Preparar um futuro de paz para além dos muros que nos separam;
Rezar juntos com cânticos e em silêncio; Abrir-te à beleza de uma vida interior e de uma comunhão em Deus; Ser acolhido por jovens, famílias e paróquias de toda a região de Poznan; Procurar um sentido para a vida e viver o evangelho no meio dos desafios do nosso tempo; Começar ou continuar uma "Peregrinação de Confiança" na própria vida"...
...vem fazer parte deste Encontro!

Mais informações e programa em: www.taizepoznan2009.blogspot.com ou www.taize.fr/pt_rubrique495.html
Clique aqui para ver o Cartaz de divulgação

Vamos dar início a um novo ano catequético (2009/2010).
Neste sentido, as inscrições para os que pretendem frequentar a catequese pela primeira vez estarão abertas a partir dia 5 de Setembro, terminando no dia 31 de Outubro. Consulte a secção da Catequese para mais informações.
A Catequese tem início no dia 10 de Outubro para todos os grupos. As listas e horários estarão dentro de pouco tempo disponíveis aqui no site.

Agosto de 2009

Férias junto dos deficientes - De 24 a 30 de Julho o grupo Diálogos, leigo SVD para a missão, promoveu, pelo 9.º ano consecutivo um projecto de voluntariado no Centro João Paulo II em Fátima. Vindos de várias regiões do país, os 15 voluntários partilharam os seus dias com alguns dos cerca de 190 utentes do centro, portadores de deficiência profunda.

O dia-a-dia desenvolvia-se através de apoio às tarefas normais de cada módulo: ajuda às funcionárias na higiene dos utentes e do módulo, na alimentação; esteve-se, também, na lavandaria e na cozinha do centro, mas a ajuda principal está no tempo que cada voluntário despendeu com os utentes, fazendo algumas actividades, estando simplesmente ao lado deles a fazer companhia ou levando-os a passear fora das sua “casinhas”.

À noite o espaço do grupo era de oração e partilha sobre o seu dia.

Foram gestos de amor ao próximo que levaram os voluntários, através de uma atitude de serviço, a descobrirem em cada utente e funcionários o rosto de Deus, que seguramente interpelou, cada um, a voltar a repetir a experiência.

fonte: Agência Ecclesia

Julho de 2009

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 31 de Julho, com inicio às 21h, organizada pelo Grupo de Taizé.

Durante o mês de Agosto não vai haver oração mas em Setembro estaremos de volta. Não falte e traga alguém consigo.


Clique no cartaz para o ver em maior

Plataforma por Darfur lembra drama por resolver - A Plataforma por Darfur, promove no próximo dia 28 de Julho uma Mesa-Redonda na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, seguida de uma acção de rua, com concentração no Rossio. As iniciativas decorrem, respectivamente, pelas 17h00 e as 18h30.

Na mesa-redonda estarão o Pe. Feliz, missionário Comboniano, português, que trabalha no Darfur - Nyala - desde 2006 e o jornalista Paulo Moura, que visitou o território.

Segundo os promotores da iniciativa, o objectivo é manter o tema na actualidade, junto da opinião pública, lembrando o drama humanitário no Darfur e dando a conhecer os projectos que estão a decorrer no terreno. [ver mais]

O grupo Diálogos inicia no próximo dia 24 de Julho os seus Projectos de Verão, começando com um voluntariado no Centro João Paulo II, em Fátima com deficientes profundos. Já tiveram uma reunião de formação no passado dia 5 de Julho e no conjunto dos três projectos apresentados participarão cerca de 50 pessoas.
Entre os dias 6 de 16 de Agosto estarão na nossa paróquia e na Urbanização dos Terraços da Ponte a orientar diversas actividades destinadas a crianças e jovens.

Os jovens do grupo Diálogos que este ano partem em missão para Angola mas também para experiências de missão em terras portuguesas, foram enviados numa celebração simbólica na casa dos Missionários do Verbo Divino, em Lisboa, no passado dia 19 de Julho.

A celebração foi presidida pelo Pe. José Antunes. Presentes, simbolicamente, estiveram os três lugares em que o grupo Diálogos organiza projectos de voluntariado neste Verão: Vilar Formoso, Terraços da Ponte e Fátima. Da mesma maneira foi assinalada a presença de Angola, onde estará a Fernanda Ramalhoto, juntamente com outros jovens de Guimarães.

O P. José Antunes apelou "à capacidade para encontrar respostas para os imprevistos que fazem parte da vida do missionário". Os jovens leigos SVD para a missão manifestaram a sua alegria "pela confiança que Deus colocou em cada um deles". Os missionários receberam uma vela acesa para serem "sinais da Luz que vem até eles e que quer chegar a outros através deles".

Festival Jota 2009 - "Um festival de música "em tudo semelhante a outros" que animam o Verão mas com "uma componente mais positiva".

Foi desta forma que o Pe. Jorge Castela apresentou, em Aveiro, a 3ª edição do Festival Jota, o maior acontecimento musical de inspiração católica realizado em Portugal.

1800 pessoas, maioritariamente jovens, são esperados, de 24 a 26 de Julho, na praia de S. Jacinto, Aveiro para assistir aos concertos e participar num sem número de actividades paralelas.

Para mais informações e constantes actualizações consultar: www.festivaljota.com

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) irá realizar um Seminário com o tema "Direitos Humanos e Destituição", que terá lugar já no próximo dia 23 de Julho, pelas 9h00, no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), Picoas Plaza. (mapa)

O termo "destituição" deriva da palavra latina destituere, que significa deixar para trás, desistir, esquecer, abandonar. No contexto do presente seminário, este termo refere-se à população migrante e compreende 3 dimensões: privação de bens materiais (incapacidade de satisfazer as necessidades básicas); total falta de controlo sobre a vida; situação de exclusão social. A destituição é uma realidade ainda mais gritante no âmbito da crise económica actual, podendo provocar situações de grande vulnerabilidade e constituir uma ameaça aos direitos humanos.

O Seminário pretende reflectir sobre a realidade dos estrangeiros destituídos em Portugal, identificando problemas e apontando possíveis soluções. No dia 10 de Dezembro de 2009, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o JRS Portugal irá lançar um livro com os conteúdos e debates deste Seminário. Programa e Inscrições

Realizaram-se as FESTAS DA PARÓQUIA. De novo os objectivos propostos foram conseguidos: proporcionou-se um espaço de encontro e de convívio para nós e para todos os priorenses; também no aspecto económico correspondeu ao esperado, embora as condições climatéricas do Domingo tenham provocado uma quebra significativa nas receitas. Mas, acima de tudo, constituiu uma oportunidade para concretizar a generosidade, o esforço, o altruísmo que sempre estiveram presentes no envolvimento de tanta gente, o que contraria a tendência para o individualismo. Por isso, como responsável por esta Paróquia, quero manifestar a minha alegria e os sentimentos de gratidão para todos os que as tornaram possíveis.

  • À Comissão de Festas, aos responsáveis das equipas e a todos os que tão generosamente se dedicaram a este projecto.
  • Ao povo do Prior Velho que esteve connosco, nos peditórios porta a porta ou de rua, ou estando presentes nas festas.
  • Aos comerciantes e às empresas que tornaram mais fácil a sua realização.
  • Ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia, ao seu Executivo, à Assembleia, aos trabalhadores, pois que foi nesta parceria Freguesia/Paróquia que, dentro da autonomia própria de cada parte, se conseguiu uma acção que consideramos positiva para esta terra e para este povo.

Que o Senhor a todos recompense e que o bem comum nos anime no esforço para fazermos cada vez melhor.

O Pároco

Junho de 2009

Já se encontram abaixo os números das Rifas premiadas da Lotaria de São Pedro.

As rifas vencedores foram:
1º Prémio – Nº 33465, rifa nº 465 - Rifa não vendida
2º Prémio – Nº 17791, rifa nº 791 – O premiado foi o Sr. Guilherme
3º Prémio – Nº 57665, rifa nº 665 - A premiada foi a Sra. Fátima Neto

Entramos na Semana das Festas da Paróquia e da Freguesia do Prior Velho, espaço de encontro e de convívio para nós e para todos os priorenses.

Vamos tornar possível esse objectivo, tendo sempre presente o espírito que como comunidade nos deve animar. E vamos participar activamente para que também o segundo objectivo de obtenção de meios económicos possa ser atingido.

As Festas terão início esta Sexta-feira, dia 26 de Junho, pelas 19h e terminarão no Domingo, dia 28 de Junho, pelas 23h. Apareça e traga consigo amigos, familiares, etc... Estão todos convidados e festejar connosco.

Pode consultar o programa das Festas clicando na imagem do cartaz.

XIV Festival Diocesano da Canção - O auditório do Colégio Marista de Carcavelos vai ser palco da XIVª edição do Festival Diocesano da Canção.

Esta iniciativa, promovida pelo serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, vai realizar-se no próximo dia 21 de Junho pelas 16h.

O festival vai juntar no mesmo palco os vencedores dos 11 Festivais Vicariais realizados na nossa Diocese, mais um de um Movimento.

Mais informações em: http://www.juventude.patriarcado-lisboa.pt/?evento=4

Está afixada a lista de tarefas para as Festas de S. Pedro. A lista continua em aberto. Quem estiver disponível queira juntar-se.

Estão à venda cadernetas de Rifas para as festas. Adquira-as e/ou venda-as. Há 3 prémios a atríbuir.

O sorteio será feito pela Lotaria Clássica de S. Pedro a realizar-se no dia 29 de Junho de 2009.

 

No próximo Sábado, dia 20 de Junho temos, às 18h30, a celebração da Eucaristia de encerramento da Catequese deste ano 2008/2009. Esta será uma celebração campal no recinto da Paróquia.

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 19 de Junho, com inicio às 21h, organizada pelo Grupo de Taizé. Excepcionalmente, este mês a oração não será na última Sexta-feira, devido às comemorações de S. Pedro que se irão realizar na paróquia.

11 / 06 / 2009, Quinta-feira
   
No próximo dia 11 de Junho celebra-se a Solenidade do Corpo de Cristo. Sendo dia santo, temos a Eucaristia às 10h30. À tarde, em diversos lugares há a Procissão do Corpo de Deus; na cidade, no Largo da Sé, às 16h30 há Procissão e Bênção.

Para assinalarmos o Ano Paulino e a importância da Palavra de Deus na vida da Igreja, vamos criar a "Casa da Bíblia" e diversas referências bíblicas nas áreas verdes da igreja.

07 / 06 / 2009, Domingo
   
Neste Domingo, às 17h, há um encontro para todas as pessoas que querem colaborar nas Festas da Paróquia.

Marcha Contra a Fome - Às 10 horas do dia 7 de Junho (Domingo) em LISBOA e no PORTO e no mesmo fuso horário em cerca de 100 países em todo o mundo, dezenas de milhares de pessoas juntam-se numa iniciativa comum: a Marcha Contra a Fome - Walk the World 2009. Vídeo do evento.

Este é um projecto promovido pela TNT e pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, que tem como objectivo minimizar as carências alimentares e educacionais das crianças. Para se juntarem a esta iniciativa os participantes contribuem com 5 Euros, que revertem integralmente para o Programa Alimentar Mundial. Inscrições até 05/06/2009 na Sportzone:
Lisboa: Almada Forum, Armazém Chiado, CascaiShopping, Colombo, Oeiras Parque, Vasco da Gama.
Porto: Arrábida Shopping, Gaia Shopping, Ikea Matosinhos, NorteShopping, Parque Nascente, Via Catarina.
Ou ainda no dia 7 de Junho, até à hora da marcha na linha da partida.

Lisboa => Torre de Belém / Docas; Porto => Cais de Gaia / Passeio Alegre; (links para os mapas)
Para mais informações clique aqui.

EMRC 2009 Do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso recebemos o pedido para chamar a atenção dos pais, encarregados de educação e dos jovens para a importância de planificarem o seu projecto de educação com a escolha de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) no Boletim de Matrícula.

No site do Jornal da Voz da Verdade, do Patriarcado de Lisboa, pode consultar alguns bons motivos para se inscrever em EMRC.

Para obter mais informações visite: www.emrcdigital.com

 

O FORCIM - Fórum de Organizações Católicas para Imigração promove uma Audição Pública sobre as migrações no contexto socioeconómico actual, a realizar no dia 6 de Junho, no Auditório do Colégio de S. João de Brito, no Lumiar-Lisboa, com início às 10h.

04 / 06 / 2009, Quinta-feira
    Realizou-se o primeiro encontro para a formação de um "grupo folclórico" na passada quinta-feira, com a presença de duas dezenas de pessoas. Espera-se que muitas mais adiram a esse projecto. A próxima reunião será na próxima Quinta-feira, 4 de Junho, às 20h30, na igreja.

Maio de 2009

Banco Alimentar contra a fomeBanco Alimentar Contra a Fome - Nova campanha de recolha de alimentos dos a 30 e 31 de Maio de 2009.

Numa altura em que a solidariedade é mais do que nunca necessária, os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar, no próximo fim-de-semana, à generosidade do público em mais uma campanha de recolha de alimentos. A solidariedade sempre renovada dos portugueses volta a ser posta à prova num momento de particular dificuldade e necessidade: nunca como agora fez tanto sentido a ideia de que é possível fazer a diferença apenas com um pequeno gesto.

Em 15 regiões do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Beja, Aveiro, Abrantes, São Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga e Santarém), mais de 23.000 mil voluntários devidamente identificados estarão à porta dos estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses a associarem-se a uma causa que já conhecem, doando as suas contribuições em alimentos. Web: www.bancoalimentar.pt

JOC Acampamento Nacional 2009A JOC (Juventude Operária Católica)está a organizar o seu "Acampamento Nacional 2009", em Coimbra, com o tema: "Rasga os teus Rótulos!!! Arrisca a diferença...".

Este decorrerá de 29 de Julho a 2 de Agosto de 2009.

 

 

 

29 / 05 / 2009, Sexta-feira
Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé, às 21h, organizada pelo Grupo de Taizé. Esta oração não terá lugar na Paróquia mas sim no Bairro da Quinta da Serra, no espaço da Associação Sócio Cultural, sendo todas as pessoas acompanhadas na entrada e saída do bairro.

28 / 05 / 2009, Quinta-feira
   
Temos uma proposta para a formação de um "grupo folclórico" no Prior Velho, envolvendo tanto crianças como adultos. Há pessoas interessadas? Então, para o efeito, realizar-se-á um encontro com essas na próxima Quinta-feira, dia 28, às 20h30, aqui na paróquia.

26 / 05 / 2009, Terça-feira
   
Na Terça-feira, às 18h, encontro de "Actividade à roda do livro Infantil", para pais e crianças dos 4 aos 6 anos, na sala do palco.

Cinquentenário do Santuário de Cristo Rei - Em 16 e 17 de Maio deste ano, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que se encontra na Capelinha das Aparições vai sair do Santuário pela décima vez.

Deslocar-se-á a Lisboa e a Almada, para estar presente nas Comemorações do Cinquentenário do Santuário de Cristo Rei, erguido em Almada, Diocese de Setúbal.

O Reitor do Santuário de Cristo Rei anuncia que as comemorações de terão um programa “rico e variado”, que incluirá um concurso a nível nacional – para crianças, jovens e adultos – que abrange escultura, pintura, fotografia e poesia sobre o tema «Jesus Cristo: um Homem de Paz» e, entre outras actividades, a publicação de dois livros sobre o Cristo Rei.

Sobre a ida da Imagem de Fátima ao Santuário de Cristo Rei, o Padre Sezinando Alberto informa que “Vamos repetir o gesto realizado há 50 anos” e adianta: “A imagem chega a Lisboa no dia 16 de Maio onde haverá uma concelebração Eucarística, junto da Praça do Comércio. Nessa tarde viajará de barco, levada em uma embarcação da Marinha Portuguesa, para Almada. Em Almada ficará na Igreja Paroquial, para uma Vigília de Oração. Ao final da manhã do dia 17 será levada ao Santuário de Cristo Rei em procissão, para estar presente nas celebrações da comemoração, às 16h, com a presença dos Bispos Portugueses”.

Cartaz das celebrações / Díptico / Cartaz da procissão fluvial

Reinventar a Solidariedade (em tempo de crise) - Atenta a actual conjuntura nacional e mundial, a Conferência Episcopal Portuguesa decidiu promover um Simpósio de interpelação da sociedade portuguesa, convocando todos os cidadãos para uma reflexão alargada e profunda sobre o futuro da solidariedade e o paradigma de desenvolvimento das sociedades hodiernas. O desafio é o de se encontrarem novos modos e expressões para a solidariedade, ou seja, que cada um de nós, individual e colectivamente, seja capaz de “reinventar a solidariedade”! O Simpósio terá lugar no dia 15 de Maio, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL). Mais informações: www.reinventarasolidariedade.org

O dom da profecia acabará, o dom das línguas há-de cessar, a ciência desaparecerá; mas a caridade não acaba nunca.” (S. Paulo)

Procissão da Luz

No dia 16 de Maio de 2009, Sábado, está programada a Procissão da Luz pelas ruas do Prior Velho.
Esta terá inicio às 21h30 junto da Paróquia.

Pode consultar o cartaz ao lado que contém as ruas do percurso e um mapa com a localização dos vários pontos de paragem.

 

 

 12 / 05 / 2009, Terça-feira
    Na Terça-feira, na igreja, vai realizar-se mais uma sessão de "Actividades à roda do livro infantil" para crianças dos 4 aos 6 anos e respectivos pais e educadores.

 11 / 05 / 2009, Segunda-feira
    Nesta Segunda-feira, com vista às Festas da Paróquia, vai iniciar-se o peditório porta a porta. As pessoas vão devidamente identificadas com uma braçadeira e com o crachá com fotografias. (Ninguém mais está autorizado a pedir em nome da Paróquia).

O Diálogos, Leigos Svd para a missão propõe este ano umas férias diferentes com os seguintes projectos de voluntariado:


Clique no cartaz para o ampliar

Se estiver interessado(a) em algum projecto, os contactos encontram-se no cartaz. Data limite de inscrição: 28 de Junho de 2009.

O grupo Diálogos, Leigos Svd para a missão, vai organizar, no próximo dia 9 de Maio (Sábado), o V Mega Jantar Africano de angariação de fundos para os seus projectos de voluntariado missionário.

A noite promete ser de festa entre amigos e como já é habitual, terá animação musical e a já famosa cachupa (e também moamba).

O jantar irá ser no Seminário do Verbo Divino em Lisboa (R. S. Tomás de Aquino n.º 15).
Venha. Divulgue. Traga amigos. As inscrições estão abertas até dia 5 de Maio.

(aos que não gostam ou por qualquer motivo não podem comer cachupa, o grupo pede que os contactem com antecedência para prepararem uma ementa alternativa).

Noite de Fado em Tortosendo

A delegação Regional de Tortosendo do AMIVD (Movimento dos Amigos do Verbo Divino), vai levar a efeito no próximo dia 9 de Maio de 2009, no Seminário do Verbo Divino de Tortosendo, uma grandiosa Noite de Fados.

Esta iniciativa tem como finalidade a angariação de fundos para o projecto “Vem a minha casa”, que auxilia na construção de casas para leprosos em Timor Leste, da responsabilidade das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres.

Esta Noite de Fados é a primeira de muitas outras iniciativas, das quais destacamos a já célebre Feira Missionária a realizar no Seminário do Verbo Divino de Tortosendo, no próximo dia 21 de Junho de 2009, aquando do Encontro Regional dos Amigos do Verbo Divino. [Saber mais...]

VII Jornada Diocesana da Juventude - Patriarcado de Lisboa

A paróquia de Carcavelos, em Cascais, acolhe, no próximo dia 3 de Maio de 2009, a VII Jornada Diocesana da Juventude, subordinado ao tema “Colocamos a nossa esperança no Deus vivo”.

Este encontro dos jovens do Patriarcado de Lisboa inicia-se às 10h na igreja paroquial, sendo a manhã destinada à reflexão. Após o almoço no Colégio Maristas de Carcavelos, decorre a iniciativa “Alegres na Esperança” estando marcado para as 16 horas o encontro com o Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo. A VII Jornada Diocesana da Juventude termina com a celebração da Eucaristia.

Consulte o programa e a inscrição em juventude.patriarcado-lisboa.pt
Editado: Já pode também consultar um resumo do encontro.

3ª Caminhada Vocacional - "A minha meta é Cristo"

Entre os dias 1 a 3 de Maio de 2009 irá se realizar mais uma Caminha Vocacional. É uma caminhada para jovens a partir dos 16 anos da organização dos Missionários do Verbo Divino, Irmãs Missionários Servas do Espírito Santo e do Grupo Diálogos. No ano passado foi realizada em Fátima e este ano irá ser em Guimarães-Sameiro.

A partida será às 8h do dia 1 de Maio e toda tarde e noite desse dia serão passadas em Guimarães. No dia seguinte será então a caminhada no período da manhã; no perído da tarde e à noite haverá algumas actividades; no Domingo dia 3, às 8h30 terá lugar a Missa e a seguir o regressamos a Lisboa.

Esta caminhada tem um custo de €30 que já incluem: 2 jantares, dormida, 2 peq. almoços, 1 almoço e inscrição. Mais informações e inscrição através do e-mail: dialogossvd@gmail.com

Irá ser mais uma experiência de enriquecimento para os participantes e também a organização.

Abril de 2009

Inicia-se a 46ª Semana das Vocações (26 de Abril a 3 de Maio) com o tema «sei em quem pus a minha confiança».

Para a celebração desta semana foram disponibilizados diversos materiais de apoio, além da oração e das mensagens do Santo Padre e do Presidente da Comissão Episcopal das Vocações, materiais que podem ser encontrados no sitio das vocações na internet: http://www.myspace.com/vocacoes

Com o objectivo de sensibilizar os jovens para o tema das vocações, foram produzidos alguns vídeos testemunhais que visam desmistificar ideias preconcebidas relativamente à escolha da vida religiosa. Abrir a mente em relação à vocação e à igreja é o grande objectivo desta acção de comunicação. Venha descobrir um mundo que pensa já conhecer...

Neste Domingo, dia 26 de Abril de 2009, em Roma, celebra-se a Canonização do Condestável D. Nuno Álvares Pereira.

 

 

XI Festival Vicarial da Canção Jovem - Vigararia II - Lisboa

No próximo dia 25 de Abril de 2009, às 16h00 irá se realizar o XI Festival Vicarial da Canção Jovem da Vigararia II de Lisboa.

Os vários grupos participantes levarão canções inéditas, de temática cristã, com o tema " Sei em quem pus a minha confiança" (2 Tm 1, 12).

Este terá lugar no Auditório da Igreja de S. João de Brito, em Alvalade. Não falte!!

 

24 / 04 / 2009, Sexta-feira
Vai realizar-se realizar uma Oração com cânticos de Taizé, às 21h, organizada pelo Grupo de Taizé. A folha de cânticos já está disponivel.



Clique no cartaz para o ver em maior

22 / 04 / 2009, Quarta-feira

Encontro de Bíblico, às 21h30.

 

20 / 04 / 2009, Segunda-feira

Adoração ao Santíssimo, às 19h00.

 

Após obras de beneficiação, reabriu o Bar-Sala de Convívio.

12 / 04 / 2009, Domingo
   
A Eucaristia do Domingo de Páscoa será às 10h30. Não haverá a celebração das 18h30.

11 / 04 / 2009, Sábado
    Temos a Vigília Pascal durante a noite e terá inicio às 22h.

10 / 04 / 2009, Sexta-feira
    A Liturgia da
Paixão e Morte do Senhor será às 17h.

09 / 04 / 2009, Quinta-feira
    Às 21h30
haverá a Missa da Ceis do Senhor seguida de um momento de Adoração.

07 / 04 / 2009, Terça-feira
    Será realizada uma Via-Sacra
às 21h30.

No próximo dia 5 de Abril, Domingo de Ramos, iniciaremos a procissão junto do Pavilhão Multiusos, às 10h30 e terminamos na Igreja onde será celebrada a Eucaristia. Se o desejar, pode consultar algumas fotos da procissão do ano passado.

 

03 / 04 / 2009, Sexta-feira
Vai realizar-se realizar uma Oração com cânticos de Taizé, às 21h, organizada pelo Grupo de Taizé. Será uma oração de Envio do Grupo que viaja para Taizé no dia seguinte. Para estes peregrinos é importante a presença de todos nesta oração. A folha de cânticos já está disponivel.

 

02 / 04 / 2009, Quinta-feira
    Realiza-se a Cimeira do G20. Londres vai ser o palco onde os homens mais poderosos do planeta se preparam para reinventar o sistema financeiro e definir uma nova ordem para a economia mundial. O Desafio Miqueias evárias oraganizações religiosas promovem uma Campanha de Oração e Mobilização por um Mundo Melhor.

Março de 2009

28 / 03 / 2009, Sábado
    No próximo Sábado, dia 28, teremos a Celebração do Perdão, às 21h30.

Nos dias 28 e 29 de Março haverá a Celebração do Perdão para os grupos da Catequese, em horário a indicar pelos catequistas. Depois será interrompida a Catequese, que recomeçará nos dias 18 e 19 de Abril.

 

PÁSCOA na UNIVERSIDADE - O Centro Universitário Católico de Lisboa (CeUC) promove no próximo dia 26 de Março, Quinta-feira, a PÁSCOA na UNIVERSIDADE e terá lugar na Igreja do Santíssimo Coração de Jesus, junto ao Marquês de Pombal.

SEJAM ALEGRES, PROCUREM SER PERFEITOS. ANIMEM-SE UNS AOS OUTROS. (S. Paulo aos Coríntios - 2ª Cor 13,11)

Inicia-se às 18h30 com o Teatro de Rua, "Há viagens que escolhemos e há viagens que nos escolhem", do Pe. Tolentino Mendonça. Seguem-se testemunhos de universitários com vivências de missão e culmina com a Missa, às 19h, que será presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo.

Esta celebração é especialmente dedicada a estudantes, docentes, investigadores e funcionários das Universidades de Lisboa. Clique na imagem do cartaz para consultar mais informações.

25 / 03 / 2009, Quarta-feira
    Continuamos com os encontros de Oração Bíblica, às Quarta-feiras, às 21h30.

Viagem a Steyl - Holanda - No seguimento do encerramento do ano centenário da morte de Santo Arnaldo Janssen e São José Freinadmetz, a comunidade verbita do Tortosendo irá realizar uma peregrinação a Steyl, de 14 a 23 de Agosto de 2009.

Será um momento para conhecer as origens destes dois santos cuja vida foi, é e continuará a ser uma preciosidade à missão.

Pelo caminho procurar-se-á tirar partido das belezas que a natureza e o engenho humano nos proporcionam.

Para mais informações ou contactos consulte o  cartaz.

Com S. Paulo venha conhecer Jesus, no encontro bíblico das Quartas-feiras, às 21h30.
No último encontro participaram 25 pessoas.

 

 

16 / 03 / 2009, Segunda-feira
Adoração ao Santíssimo. às 19h00.

 

18 / 03 / 2009, Quarta-feira
    Com S. Paulo venha conhecer Jesus, no encontro bíblico da quarta-feira, às 21h30. No último encontro participaram 25 pessoas.

Peditório Nacional da Cáritas - Para que ninguém “faça de contas”, a Cáritas lançou um apelo à solidariedade em favor dos mais de dois milhões de portugueses que vivem abaixo pela pobreza, no YouTube, tendo em vista o peditório nacional da organização católica, que decorre entre 12 e 15 de Março.

“A solidariedade reduz injustiças”, indica a Cáritas, que no próximo Domingo celebra o seu dia nacional. Nesta ocasião, à imagem de anos anteriores, é lançada uma campanha de rua, a par do peditório que se faz nas igrejas, para recolha de fundos. Solicitamos para a nossa paróquia duas caixas para o mesmo.

Para ver o vídeo da campanha clique aqui: vídeo da campanha.

09 / 03 / 2009, Segunda-feira
Na próxima segunda-feira, dia 9 de Março, às 21h30, temos reunião do Conselho Pastoral Paroquial.

06 a 08 / 03 / 2009, Sexta-feira a Domingo
A Confederação Portuguesa do Voluntariado promove o I Congresso Português do Voluntariado, na senda do congresso realizado por ocasião do Ano Internacional do Voluntariado pela respectiva comissão organizadora, procurando envolver as entidades (privadas e públicas) e os indivíduos que se identifiquem com a causa gratuita do ‘serviço ao próximo’.
Consulte o Programa do evento e para mais informações visite: www.convoluntariado.pt

Patriarca dedica catequeses Quaresmais ao tema da Redenção
A Palavra Criadora e a Redenção” é o tema escolhido por D. José Policarpo para as Catequeses Quaresmais de 2009. O Cardeal-Patriarca proferirá as suas intervenções pelas 18h de cada Domingo da Quaresma, na Sé de Lisboa.

Num serviço prestado pelo site do Seminário dos Olivais (www.seminariodosolivais.org), é agora possível ouvir na íntegra a Catequese Quaresmal de D. José Policarpo.

O Cardeal Patriarca de Lisboa escolheu para cada umas das Catequeses os seguintes temas:

1ª Catequese: O poder criador da Palavra. As obras da Palavra (1 de Março) Áudio Texto
2ª Catequese: Escutar a Palavra contemplando as suas obras (8 de Março) Áudio Texto
3ª Catequese: A encarnação da Palavra humaniza o homem (15 de Março) Áudio Texto
4ª Catequese: A Palavra e a Vida (22 de Março) Áudio Texto
5ª Catequese: Uma Palavra de Amor (29 de Março) Áudio Texto
Domingo de Ramos: A Palavra é pessoa: Jesus Cristo o rosto da Palavra (5 de Abril) Áudio Texto

01 / 03 / 2009, Domingo
No
dia 1 de Março (Domingo) - assinalando o ano Paulino - teremos a Peregrinação da Vigararia desde a Igreja de S. Paulo até à Sé de Lisboa, com início na Igreja de S. Paulo (próxima do Cais de Sodré) até às 15h e conclusão na Sé de Lisboa às 18h30.

 

Fevereiro de 2009

27 / 02 / 2009, Sexta-feira
Convidamos-lhe a fazer, neste inicio de Quaresma, um momento de pausa, reflexão e oração, para iniciarmos esta caminhada de preparação.

Assim contamos com a sua presença na próxima Oração com cânticos de Taizé a realizar já no próximo dia 27 de Fevereiro, pelas 21h, organizada pelo Grupo de Taizé. A folha de cânticos já está disponível.

25 / 02 / 2009, Quarta-feira
    Na próxima Quarta-feira, iniciamos o TEMPO DA QUARESMA. Às 21h30 temos a celebração da Eucaristia, com bênção e imposição de cinzas.

Itinerário: Quaresma e Páscoa - Ano B
Várias Dioceses de Portugal estão a dar continuidade ao Sínodo sobre a importância da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, com programas de formação bíblica, com particular destaque para S. Paulo de quem estamos a celebrar os dois mil anos do seu nascimento.

Os Missionários do Verbo Divino sentem-se chamados de modo especial a colaborar nesta tarefa e por isso apresentam este itinerário de reflexão para ajudar a todos a orientar a sua vida pela Palavra de Deus neste tempo de Quaresma.

Para ter acesso a este itinerário em formato digital clique
aqui.

Pode ser usado individualmente, mas foi sobretudo pensado para pequenos grupos de leitura orante da Bíblia.
Propõe-se no início, um dos muitos métodos de leitura orante da Bíblia, usado na África do Sul e que tem sido adoptado em muitos outros países.

Preze a Deus que este livro ajude os leitores a fazerem uma boa caminhada de fé para que, renovados pelo Espírito Santo, e seguindo o Crucificado-Ressuscitado, ressuscitem para a luz da vida.

Está a ter boa aceitação a campanha "Família com a Palavra de Deus": a família interessada propõe-se, na medida do possível, a dedicar, em família, alguns momentos à leitura orante da Palavra. Que essa leitura nos ajude a ficar mais fiéis à fé. Nas Quarta-feiras, às 21h30, pode juntar-se no encontro bíblico.

No Sábado, dia 21 de Fevereiro 2009, não haverá Catequese porque os Catequistas estarão em retiro.

 

 

08 / 02 / 2009, Domingo
    Dará dar cumprimento a uma proposta do CPP: vamos iniciar a campanha "Família com a Palavra de Deus". A família interessada propõe-se, na medida do possível, a dedicar, em família, alguns momentos à leitura orante da Palavra. Durante a Eucaristia (de Sábado e de Domingo) entregaremos simbolicamente a Bíblia ou o Novo Testamento.

07 / 02 / 2009, Sábado
    Assembleia Eclesial do Povo de Deus, no Col. S. João de Brito, das 9h às 13h - (alguns representantes da paróquia).
    Encontro Vicarial para Jovens Crismados 2007/08, às 15h na Igreja de S. José Olivais Sul.

 
Clique no cartaz para o ver em maior

Ainda há pouco tempo celebrámos a chegada dos Reis Magos a Jerusalém. Os Reis Magos já se encontravam a caminho há algum tempo. Apesar de serem guiados por uma estrela, tiveram com certeza de superar muitas incertezas e dificuldades até encontrarem O que os tinha feito partir: Jesus.

É-nos feito um desafio: vivermos como os Reis Magos, e pormo-nos a caminho e desenvolvermos a nossa capacidade de esperar até encontrar, de estar atentos ao que nos guia e de nunca perdermos a fé que nos anima.

É este desafio que o FALLAR - Faz-te ao largo e Lança as tuas Redes pretende dar resposta. Em cada mês, são propostas actividades dirigidas essencialmente ao jovens mas também para todos as pessoas da nossa comunidade.

Que nos dizem de encontrar-mos tempo para ser e dar testemunho do amor de Deus?

Para mais informações consultar: fallar.paroquia-sppv.pt

Janeiro de 2009

31 / 01 / 2009, Sábado
    "Missa Étnica" - Concerto de Ano Novo - Realiza-se no dia 31 de Janeiro, na Paróquia de São João de Brito (Alvalade), o Concerto de Ano Novo pela Paz. Terá inicio às 21h30 e a entrada é livre.

Do repertório a apresentar faz parte a "Missa Étnica pela Paz" uma obra que tem a particularidade de ser uma Missa, com os "componentes do Próprio e do Ordinário da Missa, mas que usa melodias e textos pouco habituais na tradição sacra europeia. Para mais informações clique aqui

30 / 01 / 2009, Sexta-feira
Na continuidade da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a Paróquia de São Pedro do Prior Velho, na sua Oração com cânticos de Taizé agendada para o dia 30 de Janeiro (Sexta-feira), às 21h00, terá presente a Pastora Idalina Sitanela da Igreja Presbiteriana que vem orar connosco.
A oração será organizada pelo Grupo de Taizé e a folha de cânticos já está disponível. Vem também e trás um amigo(a) contigo.

 
Clique no cartaz para o ver em maior

28 e 29 / 01 / 2009, Quarta-feira e Quinta-feira
    Assembleia do Presbitério, em Fátima.

25 / 01 / 2009, Domingo
Peregrinação Nacional a Fátima - No próximo domingo, dia 25 de Janeiro, decorrerá a Peregrinação Nacional a Fátima, iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa para assinalar o dia litúrgico da Festa da Conversão de São Paulo.
Na nossa paróquia tentaremos organizar-nos servindo-nos de viaturas particulares. [www.fatima.pt]

Guião da Celebração Nacional do Ano Paulino / Cartaz da Celebração Nacional evocativa de São Paulo 

24 / 01 / 2009, Sábado
No dia 24 de Janeiro de 2009 o site da nossa paróquia comemora o seu 2º Aniversário de vida.

 

 

23 / 01 / 2009, Sexta-feira

Clique no cartaz para o ver em maior

Aproxima-se o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de Janeiro).

Vamos encontrar-nos para rezar em Vigília Ecuménica Jovem com outros jovens cristãos: lusitanos, metodistas e presbiterianos.

SERÁ NO DIA 23 DE JANEIRO (SEXTA-FEIRA), ÀS 21H, NA IGREJA DO CAMPO GRANDE

Serão um, em tuas mãos (Ez 37,17)

A oração em comum é uma manifestação de ecumenismo espiritual. Vem rezar connosco!  

Para mais informações consultar a página do Serviço da Juventude em: www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

Na reunião do Conselho Pastoral Permanente (CPP) propôs-se que, num dos próximos Domingos, durante a celebração da Eucaristia, fosse lançada a campanha "Família com a Palavra de Deus": a família interessada propõe-se, na medida do possível, a dedicar em família alguns minutos à leitura orante da Palavra.

18 / 01 / 2009, Domingo
    Encontro dos Amigos do Verbo Divino, em Fátima.

A Catequese recomeça o seu 2º período no fim-de-semana de 10 e 11 de Janeiro de 2009.

 


04 / 01 / 2009, Domingo
    A Eucaristia das 18h30 contará com um "Auto de Natal" realizado por crianças da Catequese.  

02 a 04 / 01 / 2009, Sexta-feira a Domingo
    Vamos cantar os Reis pelas ruas dos Prior Velho, como sinal de alegria natalícia e também como oportunidade de partilha. 

01 / 01 / 2009, Quinta-feira
    Há Eucaristia às 10h30.
 

Voltar para a página anterior