Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

Dezembro de 2010

VIII Festival Nacional da Canção

No próximo dia 5 de Dezembro de 2010 (Domingo) às 14h30, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, terá início o VIII Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

A nossa Diocese é representada pela paróquia de Belém com a canção "Bom Mestre" (pode ouvi-la aqui).

O Serviço da Juventude está promovendo a actividade "Lisboa ao Nacional" para mais facilmente todos poderem participar no Festival Nacional em Fátima. Pode consultar mais informações em: www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

Venha ao Festival Nacional apoiar a nossa Diocese!

Classificações do Festival Nacional da Canção Mensagem:

  • 1º Lugar - Diocese de Lisboa
  • 2º Lugar - Diocese do Algarve
  • 3º Lugar - Diocese de Lamego
  • Prémio Mensagem - Diocese de Coimbra
  • Prémio SER - Diocese de Lamego

 

Novembro de 2010

O Banco Alimentar contra a fome realiza a próxima Campanha de Recolha de Alimentos em supermercados e superfícies comerciais nos dias 27 e 28 de Novembro de 2010.

Os Bancos Alimentares têm como valores a dádiva e a partilha. São instituições de voluntários ao serviço e quem mais precisa e têm como missão lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas, que a título voluntário, se associam a esta causa.

Em simultâneo, prolongando-se até 5 de Dezembro de 2010, terá lugar a Campanha "Ajuda Vale", que permite a recolha de alimentos sob a forma de vales que representam seis produtos básicos à alimentação. Esta modalidade de campanha, em que cada pessoa continua a decidir o que quer doar, permite uma simplificação dos procedimentos logísticos.

Pode consultar mais informações em: www.bancoalimentar.pt

Participe na Campanha: Alimente esta ideia !

 

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, convocou uma “Vigília diocesana pela Vida” para o dia 27 de Novembro, no Mosteiro dos Jerónimos, pelas 21h30.

Numa carta dirigida aos párocos e às comunidades do Patriarcado, D. José Policarpo assinala que aceita o convite endereçado aos Bispos de todo o mundo por Bento XVI, o qual “iniciará o Advento com uma Vigília, por ele presidida, na Basílica de São Pedro, intitulada «Vigília pela Vida Nascente»”.

A iniciativa terá uma dimensão mundial e acontece no início do tempo litúrgico que antecede o Natal, no calendário católico.

Na missiva o Cardeal-Patriarca refere-se às “agressões à vida, a esta busca da plenitude da vida, no nosso mundo contemporâneo” e salienta que “a Igreja está ao serviço da vida”.
“Ela acredita que toda a vida brota de Deus que Jesus Cristo é a sua plenitude humana e a fonte da força que nos permite lutar pela verdade da vida, em todas as suas expressões”, acrescenta.

Esta vigília diocesana, para a qual D. José Policarpo convoca de modo particular as famílias, as mulheres grávidas e os jovens, visa ainda, preparar a Jornada Mundial da Juventude a realizar em Agosto do próximo ano em Madrid, o VI Encontro Mundial das Famílias em Milão, em 2012, e, a nível local, as ordenações que se realizam, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos no dia seguinte, 28 de Novembro.

Carta Vida Nascente | Website: www.pelavidanascente.org
Vídeo do convite do Patriarca de Lisboa

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 26 de Novembro de 2010, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizadas pelo Grupo de Taizé.

Está convidado(a) a vir rezar connosco e a trazer mais alguém consigo.

Desta vez estaremos também em Vigília pela Vida Nascente, um convite do Papa Bento XVI e uma ocasião para toda a Igreja se lembrar que "deve ter como primeiro baluarte a defesa da dignidade da vida, em todas as suas formas".

 

A Fundação Evangelização e Culturas (FEC), lançou no passado dia 2 de Novembro a campanha de Natal “Presentes Solidários” de 2010.

Oito presentes diferentes, mas a mesma intenção solidária – desafiar todos os portugueses a contribuírem para a melhoria de vida das famílias desfavorecidas, em cada um dos oito países lusófonos.

A iniciativa “Presentes Solidários” foi a maneira que a Fundação Evangelização e Culturas (FEC) encontrou para, nos últimos anos, apelar ao coração de Portugal, para que olhe para as dificuldades económicas e sociais que atravessa cada país irmão e colabore para a minimização dos problemas.

Mais educação, mais desenvolvimento sustentável, mais desenvolvimento sanitário, mais apoio à terceira idade e a recém-nascidos, mais condições dignas de vida, mais criação de emprego e mais apoio à natalidade são alguns dos alvos da campanha deste ano, que decorre até dia 6 de Janeiro de 2011.

Ao comprar um presente solidário, o dinheiro será entregue aos diversos parceiros da FEC no terreno: Irmãs Doroteias (Angola), Cáritas Cabo Verde, Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino da Guiné-Bissau, Missionários da Consolata (Moçambique e Brasil), Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Timor-Leste), Associação Mãos Unidas (São Tomé e Príncipe).

Estas instituições são o coração e os olhos desta operação, pois conseguem identificar e avaliar, no terreno, todo o tipo de carências e encaminhar a ajuda necessária, de uma forma mais rápida e eficaz.

Ao mesmo tempo que dão a sua contribuição, pessoal ou em nome institucional, todas as pessoas que se associarem a esta iniciativa vão receber um postal, relativo ao presente que escolheu apadrinhar.

Essa lembrança “poderá ser oferecida a amigos, colegas ou familiares como um presente de Natal”, sugere a FEC, no site oficial desta iniciativa.

Delicie-se com o catálogo deste ano e consulte todas as informações sobre cada presente no site da campanha: www.presentessolidarios.pt

Vídeo de apresentação da campanha

 

Operação 10 Milhões de Estrelas 2010
"Na BELEZA de um gesto, a beleza de outras vidas..."

Neste ano em que se assinala o Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, a "Operação 10 Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz 2010", desenvolvida pela Cáritas Portuguesa, vai ser lançada no próximo dia 18 de Novembro na Paróquia do Prior Velho pelas 11h00.

Disponibilizamos na íntegra o comunicado da Cáritas para 2010:

"O conceito de paz, refere-se à convivência pacífica entre todos os seres humanos e, é considerada umas das principais metas da humanidade.

Mas, Paz, não significa, exclusivamente, ausência de Guerra. Significa, também, solidariedade e justiça para todos.

Só unidos e com gestos concretos teremos capacidade para nos opormos à violência, à injustiça e à exclusão.

Neste Natal, contrariando uma visão meramente consumista queremos relembrar o seu verdadeiro sentido. O nascimento de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz.

Pelo oitavo ano consecutivo está em curso a Operação "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz" organizada pela Cáritas Portuguesa, em parceria com todas as Cáritas Diocesanas de Portugal Continental, Madeira e Açores, com o objectivo de motivar cada cidadão para os valores da Paz, da Justiça e da Solidariedade.

Cada vela da Operação "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz" , constitui um sinal e o meio, através do qual prestamos a nossa ajuda àqueles que mais precisam

O objectivo desta operação é motivar cada cidadão para a aquisição de uma vela que, quando acesa (dia 18 de Dezembro em manifestação pública, em cada uma das Dioceses de Portugal e dia 24 por iniciativa de cada pessoa ou família), simbolize a adesão de toda a população portuguesa à causa da Paz.

Das verbas recolhidas pela campanha, 35% ficarão para a Cáritas Portuguesa e serão aplicadas no apoio a um projecto de ajuda a crianças em risco em S. Tomé e Principe. Esta escolha está intimamente ligada à celebração do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Os restantes 65% ficarão para cada Cáritas Diocesana, sendo já certo que todas elas irão igualmente apoiar projectos nacionais no âmbito desta temática.

Colabore com a Cáritas Portuguesa e, no dia 24 de Dezembro, acenda uma vela pela PAZ."

Para mais informações consulte: www.caritas.pt/estrelas

Actualização: a Agência Ecclesia esteve presente neste evento e realizou uma reportagem que pode assistir abaixo.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 18-11-2010)

 

 

É já no dia 6 de Novembro (Sábado) que acontece o XII Fórum Ecuménico Jovem. Desta vez é Viseu que acolhe no Centro Sócio-Pastoral Diocesano aqueles que queiram fazer uma experiência de comunhão com jovens cristãos de várias confissões: católicos, metodistas, presbiterianos e lusitanos.

Reunindo jovens cristãos de distintas tradições eclesiais, este será um tempo de festa, de encontro, de partilha e de celebração, em torno do tema "Quem é o meu próximo?" (Lc. 10,29). Tal como na parábola que é despontada por esta pergunta, o FEJ é uma oportunidade de nos fazermos próximos dos outros, de descobrirmos o desafio da reconciliação entre os cristãos, de aceitarmos desbravar caminhos novos com jovens de outras pertenças eclesiais.

Este FEJ será ainda marcado pelo lançamento do II CD Ecuménico Jovem, gravado em Novembro do ano passado por jovens de todas as Igrejas participantes, com músicas para celebrações e grupos juvenis.

A novidade deste ano é também o convite à participação das turmas de EMRC.

O Fórum não exige inscrição prévia. Pede-se apenas que cada um traga algo para o almoço partilhado (há sopa e pão).

Mais informações para este dia podem ser consultadas em:
www.mergulha.org ou www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

 

Outubro de 2010

No próximo dia 29 de Outubro(Sexta-feira) pelas 21h30 recomeçamos com as nossas Orações com cânticos de Taizé na paróquia,organizadas pelo Grupo de Taizé.

Estão todos convidados a vir rezar connosco.

 

Farol para os meus passos... Luz para os meus caminhos!

Fruto de um trabalho conjunto entre os Missionários do Verbo Divino e o Departamento da Animação Bíblica de Pastoral - Braga, está à disposição dos fiéis um instrumento para que possam aperfeiçoar a sua vivência eclesial.

Através de um pequeno livro de 46 páginas, os cristãos têm acesso a um subsídio para a dinamização da Palavra de Deus ao ritmo da liturgia: Tempo Comum, Advento e Natal 2010 - 2011.

Clique aqui para fazer o download do livro.

 

 

Vigília Missionária do Patriardado de Lisboa - A Equipa de Acção e Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa realiza no próximo dia 22 de Outubro pelas 21h30 na Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, uma Vigília Missionária.

Estão todos convidados a estarem presentes e viver em alegria a preparação do dia Mundial das Missões. (Consulte aqui o Cartaz de divulgação.)

"Caríssimos, neste Dia Missionário Mundial no qual o olhar do coração se dilata sobre os imensos espaços da missão, sintamo-nos todos protagonistas do compromisso da Igreja de anunciar o Evangelho. O estímulo missionário foi sempre sinal de vitalidade para as nossas Igrejas (cf. Carta enc. Redemptoris missio, 2) e a sua cooperação é testemunho singular de unidade, de fraternidade e de solidariedade, que nos torna críveis anunciadores do Amor que salva!"

da mensagem do Papa Bento XVI para o dia mundial das Missões 2010

 

MISSA das UNIVERSIDADES - "Enraizados em Cristo, Firmes na Fé" é o mote da celebração que a Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa promove na próxima Quinta-feira, dia 21 de Outubro, para estudantes, docentes, investigadores e funcionários das Escolas Superiores.

Terá lugar na Igreja do Coração de Jesus, em Lisboa (Rua Camilo Castelo Branco, junto ao Marquês de Pombal), pela 18h45.

Esta celebração marca o início de mais um ano no ambiente universitário. “Uma forma de nos encontrarmos uns aos outros e reavivarmos a nossa missão”.

Após a celebração, somos convidados para um tempo de convívio e uma pequena refeição com a animação de tunas.

Será distribuída informação sobre as actividades de organismos, movimentos, grupos da Igreja de Lisboa presentes no meio universitário.

Na Missa das Universidades será entregue a cada estudante do 1º ano presente um símbolo com as cores da sua Escola, marcando assim a entrada num tempo novo e numa nova família.

Clique na imagem do cartaz para mais informações ou consulte: www.pulisboa.com

 

ARTE COMPAIXÃO - Arte contra a Exclusão e Pobreza

O Centro de Acolhimento para Sem-Abrigo do Exército de Salvação, em Xabregas, convida a participar no Arte ComPaixão.

Será um evento com exposição de pintura de 15 artistas reconhecidos, gravura, serigrafia e escultura de educandos do CED Maria Pia. Serão também prestados alguns Apoios Sociais, Serviços à Comunidade e haverá Animações... e muito mais!

Entre os dias 17 e 22 de Outubro, das 13h às 17h com entrada livre.

Para mais informações consulte o Cartaz de Divulgação ou www.exercitodesalvacao.pt

 

Faça parte dos 100 milhões de cristãos que vão estar a orar pelos pobres e a assumir o compromisso de defender a causa das populações mais vulneráveis do planeta.

"Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência." (Gálatas 2:10)

Miqueias 2010 é uma campanha especial para focar o nosso compromisso com os pobres, dez anos depois dos Estados-membros das Nações Unidas terem assinado a Declaração do Milénio e assumido o compromisso de reduzir 50% da pobreza até 2015.
Como cristãos, afirmamos a paixão do coração de Deus pelos pobres e relembramos os nossos governantes que valem a pena todos esforços para introduzir políticas que reduzam a pobreza. Como cristãos é nosso dever lembrar-nos dos pobres.

Vídeo de apresentação da campanha

A mudança surge quando duas ou três pessoas de fé se juntam a centenas de milhares e a milhões em todo o mundo para proclamar que os valores eternos de Deus podem moldar as políticas e as decisões.

Junte-se ao Desafio MIQUEIAS

Website: www.desafiomiqueias.com
Desafio MIQUEIAS 2010 - A GRANDE IDEIA

 

Setembro de 2010

Aproxima-se o III Encontro Nacional de Jovens.

Será nos dias 1, 2 e 3 de Outubro no bonito concelho de Tortosendo (na Covilhã).
À semelhança dos anos anteriores serão dias fantásticos, em que haverá oportunidade de conhecer novas pessoas, rever amigos e fazer uma experiência de reflexão e missão com certeza enriquecedora.

As inscrições já estão aberta. Inscreva-se e passe a informação a outros jovens!
Para fazer a inscrição basta preencher esta Ficha de Inscrição (folha A5 frente e verso); no caso de menores de 18 anos não esquecer de preencher também o Termo de Responsabilidade; depois é só entregar esses dados a um dos responsáveis.

Os responsáveis na paróquia de São Pedro do Prior Velho são os seguintes:

As inscrições podem ser entregues até ao dia 15 de Setembro.
Vão ser três dias surpreendentes, e com a participação de todos, serão ainda mais fantásticos!

 

O Cardeal-Patriarca de Lisboa cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do Senhor D. Tomaz Pedro Barbosa da Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa. O Senhor D. Tomaz faleceu durante a noite, tendo sido encontrado morto no quarto de dormir, hoje, pelas 9h30m. Está junto de Deus, única recompensa de uma vida toda entregue ao serviço da Igreja.

O corpo do Senhor D. Tomaz irá para a Igreja de Fátima, em Lisboa, onde foi baptizado e ordenado Bispo. A missa exequial será amanhã, dia 2 de Setembro, às 11horas.

Lisboa, 1 de Setembro de 2010
† JOSÉ, Cardeal-Patriarca

Agosto de 2010

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude estará em Lisboa, no dia 17 de Agosto, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Clique aqui para ver em maior o Cartaz Oficial com o itinerário da Cruz das JMJ em Portugal.

Os símbolos da JMJ, a Cruz e o Ícone, estarão em Portugal durante o mês de Agosto, começando a sua peregrinação pelas dioceses portugueses a partir de 8 de Agosto. No dia 17 de Agosto, estes símbolos estarão em Lisboa, sendo acolhidos pelas Dioceses de Lisboa e Setúbal.

Convidamos-lhe a estar presente na celebração de acolhimento da Cruz e do Ícone, a qual terá lugar na Igreja de Nª Srª Fátima (Av Berna), no dia 17 de Agosto a partir das 21h30. Com esta celebração, daremos também início à preparação da ida da nossa Diocese à JMJ 2011, em Madrid.

Para saber um pouco mais sobre estes símbolos consulte um pequeno resumo da sua história clicando aqui.

 

Julho de 2010

Festival Jota 2010 - A quarta edição do maior Festival Católico de Verão, o «Jota» 2010 começa a aquecer motores, prometendo novidades para todos os que nele queiram participar.

A iniciativa decorre de 23 a 25 de Julho no espaço do festival Paredes de Coura, na praia fluvial do Taboão, Diocese de Viana do Castelo e promete elevar o certame a um nível internacional.

O «Jota» é apresentado como “um festival de música de inspiração cristã, em que o encontro com os outros, a natureza e Deus faz a diferença”.

O Pe. Jorge Castela, Director do Secretariado de Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda e responsável pela Direcção Artística do Festival Jota, realçou o facto de “a ideia este ano é tentar ir mais longe, ao trazer participantes da vizinha Espanha”, fomentando assim uma união entre os dois países, ao nível da acção cristã.

Para além dos concertos, a organização promete momentos de “oração, reflexão, debates, oficinas de artes, teatro, cinema, dança, desportos radicais, canoagem, hipismo, BTT, visitas guiadas, caminhadas, muita música, banhos na praia fluvial”, entre outras iniciativas.

As inscrições podem ser feitas até dia 10 de Julho através do site oficial: www.festivaljota.com

Deixamos aqui dois vídeos: um da apresentação do Cartaz com os grupos participantes deste ano e outro da apresentação oficial do Festival, que decorreu no passado dia 23 de Junho e que passou na RTP 2.

Apresentação dos grupos do Cartaz do Festival Jota 2010

Apresentação Oficial do Festival à Imprensa

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 2 de Julho de 2010, Sexta-feira, com inicio às 21h30, desta vez organizada pela Equipa Vicarial de Animação Jovem da Vigararia II de Lisboa.

Estão todos convidados a vir rezar connosco.

 

Junho de 2010

No passado dia 29 de Junho, dia de São Pedro, o nosso pároco Pe. Valentim juntou-se à Rádio Ecclesia numa entrevista à volta do padroeiro da nossa paróquia e da comunidade do Prior Velho.

Pode ouvir a entrevista clicando aqui.

Estamos a poucos dias das Festas da Paróquia e do 21º Aniversário da Freguesia do Prior Velho.

Estas terão início no próximo dia 25 de Junho, Sexta-feira, pelas 19h e terminarão no dia 27 de Junho, Domingo, pelas 23h.

Apareça e traga consigo amigos, familiares, etc... Estão todos convidados a festejar connosco.

Pode consultar o programa completo das Festas clicando na imagem do cartaz.

 

No dia 26 de Junho, Sábado, pelas 16h, inserido no programa das Festas da Paróquia e do 21º Aniversário da Freguesia do Prior Velho, será apresentado o livro "Unidos no Amor Contra a indiferença", de Isabel Barata e Manuel Matos.

Esta apresentação conta com o apoio da Junta de Freguesia do Prior Velho e da editora QuidNovi.

Uma filosofia de vida : Isabel Barata, 42 anos, economista, reformada por invalidez devido ao agravamento de uma osteogénese imperfeita, empenhada e activa, desde 1992, na área do voluntariado e do desenvolvimento pessoal.
Manuel Matos, 54 anos, licenciado em Germânicas, professor do ensino secundário durante 28 anos, reformado devido ao agravamento de uma doença neuromuscular severa e congénita, escritor, tradutor, co-fundador da Associação Portuguesa de doentes Neuromusculares. Conheceram-se à distância, através de palavras, de poemas, de livros. Encontraram-se e apaixonaram-se, como milhares de pessoas, todos os dias, em todo o mundo, aspiraram a viver juntos – eis uma história simples.

Uma história de acção: Manuel Matos nunca chegou a andar. Desde criança se habituou a ouvir dizer que “não podia querer a Lua”, mas nunca aceitou que ela estivesse fora do seu alcance. Fez coisas, lutou por coisas, conseguiu coisas, teve uma vida profissional activa e de sucesso, viajou, teve uma juventude, teve amigos, teve discípulos. Recusou-se a aceitar que não tinha direito a uma vida afectiva, a uma vida amorosa, a viver a sua sexualidade como qualquer ser humano. Apaixonou-se, encontrou finalmente a sua “alma gémea”, lutou por esse encontro, por essa vida, por esse amor.
Isabel Barata teve uma infância e uma juventude activa e normal, à excepção das cirurgias correctivas a que teve de se submeter desde criança. Após uma queda acidental viu a sua condição física agravar-se até ao ponto de ir perdendo a sua preciosa autonomia. Impedida de ter um emprego normal, vira-se para o voluntariado em IPSS e para a área do desenvolvimento pessoal. O caminho faz-se caminhando e por várias maneiras, e Isabel não pára nem se entrega. Apaixonou-se, encontrou finalmente a sua “alma gémea”, lutou por esse encontro, por essa vida, por esse amor – em seu nome reivindicou uma parte da autonomia perdida e viajou sozinha, todos os meses, de Lisboa ao Porto e volta, para estar com o Manuel.

Um grito de dignidade: Unidos no Amor Contra a Indiferença é um grito de dignidade: uma obra subversiva na nossa sociedade acomodada e formatada, onde a diferença é tolerada desde que se comporte dentro de certos padrões e não pretenda, com é apontado constantemente a um dos autores do livro “agarrar a Lua”.É uma história de dois concidadãos nossos – um professor e uma economista — que se recusaram a ser emocionalmente “deficientes” e a aceitar a recusa que lhes foi imposta de construírem um futuro a dois. O futuro comum já não existe – uma vez que o Manuel Matos faleceu durante o processo de produção do livro – mas o seu último projecto em conjunto, aquele em que trabalharam e que acarinharam como veículo para fazer chegar ao mundo a mensagem da sua luta por direitos fundamentais e da sua luta pela visibilidade enquanto elementos válidos, produtivos e necessários à saúde e ao funcionamento da sociedade como um todo aqui está.

 

O XV Festival Diocesano da Canção Cristã realizar-se-á no próximo dia 20 de Junho (Domingo), às 15h30. Este ano decorrerá novamente no Auditório do Colégio dos Maristas, em Carcavelos.

Subordinado ao tema «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a Vida Eterna» concorrem a este festival 12 canções que representam 11 Vigararias da diocese e um movimento de jovens.

Existem cerca de 550 lugares disponíveis. Não deixes esgotar. Apressa-te a reservar os bilhetes para ti e/ou para o teu grupo!

Como fazer?
Basta seguir as indicações apresentadas no site do Serviço da Juventude (link directo)

Actualização:
A transmissão integral pode ser acompanhada a partir das 15:30 no sítio internet da Rádio Olivais (www.seminariodosolivais.org/radioolivais) ou no Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa (www.juventude.patriarcado-lisboa.pt).

 

clique na imagem do cartaz para o aumentar


Voluntariado 2010: um Verão diferente

Neste Verão o Grupo Diálogos, vai promover, mais uma vez, 3 projectos de voluntariado em Portugal, entre Julho e Agosto.

Têm a duração de 10 dias e são abertos a quem quiser participar, a partir dos 16 anos.

Aceita o desafio e atreve-te a uma experiência muito rica, de alegria, de trabalho, encontro, partilha, oração e sobretudo crescimento pessoal.

As inscrições são limitadas e decorrem até ao dia 20 de Junho. No dia 4 de Julho haverá um dia de formação obrigatória, em Fátima.

Podes aceder aqui à Ficha de Inscrição.

 

Maio de 2010

Campanha do Banco Alimentar

A próxima Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome em supermercados realiza-se nos dias 29 e 30 de Maio de 2010. Reserve já esta data na sua agenda.

Numa altura em que a solidariedade é mais do que nunca necessária, os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à generosidade de toda a sociedade civil em mais uma campanha de recolha de alimentos.

Mais de 27 mil voluntários vão, no próximo fim-de-semana, convidar os portugueses a serem solidários com os mais necessitados da sua região, doando alimentos, em 17 regiões do país.

Se quiser ser Voluntário, preencha a ficha de voluntário ou inscreva-se por telefone, para o Banco Alimentar da sua região.

Em simultâneo, mas prolongando-se até 6 de Junho de 2010, terá lugar a Campanha "Ajuda Vale", que permite a recolha de alimentos sob a forma de vales que representam seis produtos básicos à alimentação.

Anúncio da Campanha no YouTube. PARTICIPE NA CAMPANHA: ALIMENTE ESTA IDEIA !

 

Procissão da Luz

No dia 29 de Maio de 2010, Sábado, está programada a Procissão da Luz pelas ruas do Prior Velho.
Esta terá inicio às 21h junto da Paróquia.

Pode consultar o cartaz ao lado que contém as ruas do percurso e um mapa com a localização dos vários pontos de paragem.

 

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 28 de Maio de 2010, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

 

A Equipa Vicarial da Vigararia II de Lisboa está a organizar o XII Festival Vicarial da Canção Jovem.

Os objectivos deste Festival são de incentivar a criação poético-musical como expressão da fé cristã, promover a canção cristã como instrumento de evangelização e possibilitar um encontro de jovens da Vigararia II de Lisboa com Cristo e em si.

Os vários grupos participantes levarão canções inéditas, de temática cristã, com o tema «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» (Mc 10, 17)

Este Festival terá lugar na Igreja de São João de Brito, em Alvalade, no dia 9 de Maio (Domingo) pelas 16h. Não Falte!! A nossa paróquia também irá participar.

Actualização: a nossa paróquia conseguiu ficar em 2º Lugar no Festival com a canção: "Ser Jovem é Caminhar Contigo"

1º Lugar: Vale de Chelas - "Senhor, Quero a Vida Eterna"
2º Lugar: Prior Velho - "Ser Jovem é Caminhar Contigo"
3º Lugar: São João da Talha - "Dom de Amor"

Melhor Letra: Olivais Sul - "Bom Mestre!"
Melhor Música: São João da Talha - "Dom de Amor"
Melhor Interpretação: Portela - "Vida Eterna"

Fátima Jovem ‏ 2010 - A Peregrinação Nacional dos Jovens ou Fátima Jovem irá realizar-se nos dias 1 e 2 de Maio, sob o título «Uma directa com Maria».

Terá início, às 15h30, com um concerto pela Banda Jota e, à noite, depois do terço e da procissão de velas, decorrerá nos espaços do Centro Paulo VI com uma proposta alargada de iniciativas: a vigília decorrerá em três momentos, intercalados com um concerto de oração, espaço permanente de cinefórum e uma Capela aberta para a Reconciliação Sacramental ou simplesmente encontro dos jovens com sacerdotes disponíveis para o diálogo. Um espaço Lounge com música ambiente e serviço de alimentação também estará aberto toda a noite. De madrugada, será a visita à Capelinha das Aparições com um momento de oração original, intitulado «Feliz dia da Mãe, Maria». Termina a Peregrinação com a Eucaristia na Basílica, junto do túmulo dos Pastorinhos, às seis da manhã.

Desta forma conclui-se uma «Directa com Maria». As inscrições, em meados de Março, alcançavam já as 2500 pessoas, com a participação já confirmada de 14 dioceses.

Mais informações em: www.ecclesia.pt/pjuvenil

IV Caminhada Vocacional - Os Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Diálogos - leigos SVD para a Missão estão a organizar a IV Caminhada Vocacional, desta vez em Tortosendo.

É uma caminhada para jovens a partir dos 16 anos que será realizada nos dias 1 e 2 de Maio.

A concentração será feita no Seminário de Verbo Divino de Tortosendo, às 8h no dia 1 de Maio. Quem vier de longe poderá vir na noite anterior.

Itinerário: Tortosendo - Santuário de Nª Srª das Dores, Paúl. O caminho é pela serra por isso aconselha-se a trazer calçado apropriado.

Preço: 15 euros (que inclui 1 jantar, dormida, 2 peq. almoços, 2 almoços e inscrição).

Para mais informações e inscrições contactar o César Silva através do nr. 961670824 ou e-mail cesar_svd@yahoo.com.br até ao dia 18 de Abril.

Abril de 2010

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 30 de Abril de 2010, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

 

Jornadas Diocesanas da Juventude - "Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?" (Mc 10,17) é a palavra que nos vai juntar a todos na VIII JDJ, no dia 18 de Abril em Alcobaça

Manda um mail para o Serviço da Juventude para fazeres a tua inscrição, individual ou em grupo. Fica atento a mais informações na página do Facebook!

Haverá Workshops sobre a Família, Oração, Verdade, Pobreza, Caridade, Vocação e Testemunho Cristão...

Tanto o programa para este dia como a Mensagem de Bento XVI para o XXV Dia Mundial da Juventude 2010 podem ser consultados nesta página.

Março de 2010

A Bênção e Procissão de Ramos, no dia 28 de Março, terá início junto do Pavilhão Multiusos, às 10h00.

 

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 26 de Março de 2010, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

 

VI Jantar Africano - Grupo Diálogos

A fim de angariar fundos para os projectos de voluntariado 2010, o núcleo de Lisboa do grupo Diálogos-Leigos SVD para a Missão vai organizar, no dia 20 de Março, pelas 20 horas, mais um Jantar Africano.

Será no Seminário do Verbo Divino, em Lisboa, e prometem desde já muita animação... e a melhor «cachupa do mundo».

Reserve já o seu lugar através dos contactos presentes no Cartaz (até dia 16 de Março).

 

Fevereiro de 2010


Clique no cartaz para
o ver em maior

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 26 de Fevereiro de 2010, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

«Será que, todos os dias,
poderíamos encontrar um pouco de tempo
para nos voltarmos para Deus?»

Irmão Alois, Porto, Fevereiro 2010

Caminhada da Quaresma e Páscoa (Ano C) - Conscientes da importância e densidade espiritual da Quaresma e da Páscoa, núcleo da fé cristã, os Missionários do Verbo Divino e o Departamento de Animação Bíblica da Pastoral (DABP) da Arquidiocese de Braga propõem a dinâmica de reflexão e trabalho que, a seguir, se apresenta.

Da Quaresma da conversão à Páscoa da Ressurreição é o título que foi escolhido, em virtude do seu carácter dinâmico, rítmico e apelativo. Usando as leituras de cada Domingo, dá-se particular relevo, em Tempo Quaresmal, ao arrependimento, conversão e reconciliação; no Tríduo Pascal, à entrega de Jesus que possibilita a Páscoa; e, no Tempo Pascal, à fé que brota da conversão a Deus e à consequente vida nova e alegria que irradiam da ressurreição.

Seguindo o esquema tripartido do Triénio Pastoral (2008-2011) da Arquidiocese de Braga, subordinado ao tema genérico Tomar conta da Palavra que toma conta de nós - os temas específicos são Encontrados pela Palavra (2008-2009), Acolhemos a Palavra (2009-2010) e Vivemos da Palavra (2010-2011).

Para se tirar um melhor proveito destes esquemas de trabalho, é conveniente ter em mãos os textos das leituras referidas - o Leccionário ou um Missal Popular serão excelentes instrumentos de trabalho.

É desejo dos Missionários do Verbo Divino e do DABP que o arrependimento, a conversão e a reconciliação quaresmais abram as portas do túmulo da vida dos cristãos, a fim de que ressurja vida nova em Cristo e a luz da Páscoa inunde a criação e a história, provocando a explosão de incontida alegria pascal.

Para ter acesso a esta caminhada em formato digital clique aqui.

Catequeses Quaresmais na Sé Patriarcal com transmissão online - Entramos na Quaresma, e, como costume, o Cardeal-Patriarca fará, na Sé de Lisboa, uma Catequese em cada um dos seis Domingos deste tempo. Essas catequeses são um meio de ajudar a comunidade diocesana a viver este tempo de conversão e a preparar a celebração da Páscoa.

O Seminário dos Olivais em parceria com o jornal Voz da Verdade vai transmitir em directo, via internet, estas Catequeses, já a partir deste Domingo 21 de Fevereiro de 2010.

Em exemplo de anos anteriores estas Catequeses Quaresmais realizadas na Sé Patriarcal de Lisboa, pelas 18 horas, são seguidas da oração de Segundas Vésperas de Domingo, e podem desta vez ser também, acompanhadas online através do sistema de rádio criado pelo Seminário Maior de Cristo Rei, denominado por “Rádio Olivais”, ao qual poderá aceder seja pela página electrónica da Voz da Verdade (www.jornalw.org), seja pelo próprio sítio do Seminário (www.seminariodosolivais.org/radioolivais).

A Voz da Verdade vai proceder, também, ao registo em formato vídeo das respectivas catequeses Quaresmais que ficarão depois disponíveis no site jornal do Patriarcado de Lisboa (aqui).

Além dos fiéis que se reúnem na Catedral para as escutar, tem havido a preocupação de as fazer chegar a um maior número de fiéis. Na última sessão do Conselho Presbiteral foi, inclusivamente, sugerido que os fiéis leigos reflectissem e trabalhassem a temática e o conteúdo dessas mesmas catequeses, como forma de melhor viver este Ano Sacerdotal.
Assim, introduz-se, este ano, um novo instrumento que permitirá aos fiéis, pessoalmente ou em grupo, trabalharem o tema da Catequese antes de ela ser pronunciada. É para esse trabalho que se publicam seis fichas que correspondem aos seis temas que serão abordados por Sua Eminência nas catequeses quaresmais deste ano.

Sugere-se que cada pároco encontre forma de promover o estudo destes temas nas suas comunidades. Estes textos, estão disponíveis em formato digital, para descarga, no sítio da Internet do Patriarcado de Lisboa. Está já disponível uma apresentação multimédia para cada tema.

> Faça aqui o download do guião e dos PowerPoints das Catequeses Quaresmais <
(Tamanho: 29 MB)

Passo a rezar: oração a qualquer hora, em qualquer lugar - A partir de 17 de Fevereiro, o Apostolado da Oração oferecerá, de 2.ª a 6.ª feira, um ficheiro áudio (voz e música) que pretende “ajudar as pessoas a sintonizarem-se com Jesus Cristo e a rezar com o mundo, no mundo e pelo mundo”.

“Trata-se de uma prece diária de 10 a 12 minutos, com música de fundo, introdução, uma leitura – normalmente o Evangelho do dia – e pontos de oração inspirados na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola”, explicou o jesuíta Francisco Martins ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O acesso à oração, gratuito, far-se-á através do site www.passo-a-rezar.net. O ficheiro será disponibilizado na véspera do dia a que corresponde, podendo ser guardado no computador ou enviado por correio electrónico. Mas também pode ir para qualquer lado através da transferência para um leitor de música digital ou para um dispositivo de armazenamento portátil – uma pen drive, por exemplo.

Com este projecto, a oração supera os limites horários e geográficos e adapta-se à mobilidade urbana. “As pessoas já não rezam só dentro das igrejas. A partir de agora podem fazê-lo diante do computador, no trânsito, nos transportes – onde acontecer. A iniciativa quer responder à necessidade de rezar onde o ritmo da vida impõe”, referiu o religioso.

O conceito, inspirado no site pray-as-you-go, concebido pelos Jesuítas ingleses, pretende “chegar à cultura da vida daqueles que rezam todos os dias e que, no encontro com Jesus Cristo, ganham força para transformar o mundo”.

A Rádio Renascença cederá os estúdios para as gravações e editará os sons. As vozes e a escolha dos conteúdos são asseguradas por dezenas de voluntários. O projecto conta igualmente com o apoio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e da Ecclesia.

Francisco Martins está convencido de que o sucesso do passo-a-rezar.net deverá ser medido não só pelo número de visitas ao site e pela quantidade de ficheiros transferidos, mas também “pela qualidade da oração das pessoas”.

Veja aqui o vídeo de apresentação.

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 12 de Fevereiro de 2010, Sexta-feira. Esta será uma oração de envio para os peregrinos que irão ao Encontro Ibérico no Porto, de 13 a 16 de Fevereiro, onde milhares de jovens vão procurar juntos as fontes da alegria.

 

 

Encontro de Crismados 2009 - vai realizar-se no dia 6 de Fevereiro, na Igreja da paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Olivais Sul) um encontro destinado aos Crismados do ano 2009 da Vigararia II da Discese de Lisboa. Este terá início às 15h e termina com a Eucaristia às 18h30.

"Bom meste, que devo fazer para alcançar a vida eterna?" Mc 10,17

Venha conhecer, venha descobrir, venha (re)viver...

 

Janeiro de 2010

Ofertório para o Haiti - D. José Policarpo enviou uma carta aos párocos e às comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa no sentido de promover um peditório em favor da população de Haiti. Afirmou que “o terramoto do Haiti atingiu proporções inimagináveis”.

“Quem não se comoveu com aquelas imagens? A nossa partilha fraterna, expressão do amor que nos une a esses irmãos só pode ser generosa. Não recusemos aliviar, com a nossa generosidade, um pouco daquela dor”, apela.

O Cardeal-Patriarca sublinha que “a Igreja Católica do Patriarcado de Lisboa quer associar-se a essa onda imensa de solidariedade suscitada em todo o mundo”.

Na nossa paróquia as ofertas recolhidas nas Missas dos dias 30 e 31 de Janeiro serão depois enviadas para ajuda às vítimas do terramoto.

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 29 de Janeiro de 2010, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé. A folha de cânticos já está disponivel.

Este mês, especialmente, rezaremos pela unidade dos Cristãos e estaremos em comunhão com o povo Haitiano, orando pelos milhares de pessoas afectados pelo sofrimento e pela dor que lhes trespassa a vida.

 

No dia 24 de Janeiro de 2010 o site da nossa paróquia comemora o seu 3º Aniversário de vida.

Ultrapassando já as 4.000 visitas por mês o site tem sido motivo de orgulho e satisfação para a paróquia.

A todos os visitantes que passam por aqui, pelo estímulo das mensagens, os nossos sinceros agradecimentos.

 


Clique na imagem do Cartaz para o ampliar

Celebração Ecuménica Nacional - No contexto do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, no dia 19 de Janeiro, terça-feira, decorrerá a Celebração Ecuménica Nacional, desta vez em Lisboa, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (mapa), pelas 21h.

Somos convidados a participar nesta Celebração que juntará numa oração comum cristãos de várias confissões - católicos, anglicanos, protestantes e ortodoxos. Por isso, a nossa já tradicional Vigília Ecuménica Jovem (neste ano marcada para 23) não acontecerá.

Juntamo-nos no dia 19 para podermos viver juntos a fé que nos une: "Vós sois as testemunhas destas coisas" (Lc 24, 48).



Clique na imagem do Cartaz para o ampliar

Concerto dos Reis - No próximo Domingo, dia 10 de Janeiro, pelas 16h a Igreja de S. Domingos (ao Rossio) recebe mais um Concerto dos Reis, com entrada livre, este ano com a participação do coro CORUTIB – Coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro e do Coro de Santo Inácio.


Se entrardes em São Domingos,
Maravilhas ouvireis
De dois coros bem queridos,
No seu Concerto dos Reis.

Separados pelo Tejo,
De cantar ninguém proíbe:
É o Coro Santo Inácio
Mais o Coro CORUTIB.


Tudo canções de Natal,
Simples, puras, sem alarde:
Traga a família e amigos,
No Domingo, dez, à tarde.

Este cartaz sugestivo
Pela net é enviado,
Desejando felicidades
E Ano Novo abençoado!

João Carita

 

Voltar para a página anterior