Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

Dezembro de 2011

Os Missionários do Verbo Divino vão lançar, no próximo dia 13 de Dezembro, o livro "Portugal: a Missão da Conquista no Sudeste de África" do historiador, antropólogo, etnólogo e linguista alemão Paul Schebesta, que foi missionário em Moçambique, na região da Zambézia, de 1911 a 1916.

A sessão terá lugar no dia 13 de Dezembro, pelas 18 horas, na Sociedade de Geografia de Lisboa (Rua das Portas de Santo Antão, 100; ao lado do Coliseu dos Recreios; Metro: Restauradores), sendo a obra apresentada pelo historiador Prof. Doutor José Mattoso.

Traduzido do original alemão “Portugals Konquistamission in Südost-Afrika”, este livro vem preencher uma importante lacuna na historiografia da missionação e da presença portuguesa em Moçambique.

Os Missionários do Verbo Divino sentir-se-iam sensibilizados com a presença de quem queira assistir a este evento, cuja entrada é livre.

Actualização: a Agência Ecclesia também marcou presença neste lançamento e realizou uma reportagem que pode assistir abaixo.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 06-01-2012)

 

Depois da apresentação da versão em disco compacto (CD), há oito dias, a Sociedade Bíblica disponibiliza agora o texto sagrado, também em versão sonora dramatizada por atores portugueses, para telefones que usam nos principais sistemas operativos: iOS (iPad e iPhone), Android e Blackberry, entre outros.

O Novo Testamento tem 27 volumes e a versão áudio uma duração de 21 horas, que levou mês e meio a gravar e é interpretada por um grupo de 25 actores profissionais, entre os quais Adelaide de Sousa, Fernando Luís e Heitor Lourenço.

A versão em texto das Sagradas Escrituras pode ser descarregada para o próprio equipamento, o que já não poderá acontecer com o ficheiro áudio, que apenas poderá ser ouvido acedendo à internet.

Desde que, há mais de um ano, foram disponibilizadas para telemóveis noutros países, as duas aplicações que permitem aceder à Bíblia (“Bible App/YouVersion” e “Bible.is”) já foram descarregadas mais de 34 milhões de vezes.

«A BÍBLIA para todos», como se designa o projeto, é anunciada como a versão mais actual em língua portuguesa dos textos sagrados e «caracteriza-se pela utilização de linguagem corrente e acessível a pessoas de diferentes idades e níveis de instrução», segundo os seus editores.

O descarregamento dos ficheiros pode também ser feito a partir de computadores com acesso à internet através dos endereços www.abibliaparatodos.pt e www.biblia.pt.

 

Lisboa acolhe, a partir do dia 5 de dezembro, a 12ª edição da iniciativa ‘Presépio na Cidade’, levada a cabo por um grupo de leigos católicos com o objetivo de “repor o verdadeiro sentido do Natal” e “dar a conhecer o Menino Jesus”.

Em declarações ao programa Ecclesia na Antena 1, Sofia Guedes, da equipa organizadora, sublinha o “contacto real com as pessoas”, numa “evangelização de rua” que pretende transmitir “o sentido cristão do Natal”.

Além dos apontamentos previstos, um grupo de voluntários vai a “lares, escolas, prisões”, propondo a criação de “pequenas imagens do Menino Jesus”.

Até ao dia 22 deste mês, os organizadores promovem atividades como a recitação do terço, um percurso pelas ruas da baixa lisboeta, uma celebração de bênção das grávidas e o ‘encontro na cidade’, uma novidade deste ano.

Esta última iniciativa, marcada para o dia 14, junto ao presépio instalado na basílica dos Mártires, decorre entre as 11h00 e as 14h15, concluindo-se com um ‘flash mob’ (expressão inglesa que designa uma ação repentina por um grupo de pessoas em locais públicos), no Largo de São Carlos.

Durante as duas semanas deste projeto proceder-se-á à construção das figuras do presépio, entre as 14h30 e as 19h00, na Rua Garrett, e à recitação diária do terço, por várias intenções, às 18h30.

A ‘Via da Alegria’, uma procissão pelas ruas da Baixa Chiado que simboliza o “caminho que a Sagrada Família fez até Belém”, e a bênção das grávidas, presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, estão marcadas para o dia 18, domingo, a partir das 16h00.

O site da iniciativa (www.presepionacidade.org) oferece a possibilidade de fazer a imagem do Menino Jesus e da manjedoura, através do "download" de um molde. Pode também acompanhar a iniciativa no Facebook.

Actualização: a Agência Ecclesia realizou uma reportagem sobres esta iniciativa que pode assistir abaixo.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 14-12-2011)

 

Durante a época natalícia realizam-se os já tradicionais Concertos de Natal em Lisboa. Com um repertório musical essencialmente sacro, este é um momento de simbiose entre a música e o património cultural que constituem as Igrejas de Lisboa. A pensar nas crianças, este ano, há também uma Ópera Infantil.

Entre os dias 4 e 22 de Dezembro, as igrejas da cidade celebram o Natal com concertos cujos repertórios incluem composições de Schubert, Beethoven, Bruckner ou Bach, interpretados pela Escola de Música do Conservatório Nacional, o Coro Polyphonia Schola Cantorum, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa, entre outros.

Os últimos dias, 21 e 22 de Dezembro, desta programação festiva apresentam, no Cinema São Jorge, a Ópera Infantil “A Menina Gotinha de Água” da autoria de Miguel Azguime.

Para mais informações pode consultar a programação completa no cartaz, o evento criado no Facebook ou o site www.egeac.pt

 

Novembro de 2011

O Banco Alimentar contra a Fome promove nos dias 26 e 27 de novembro (este sábado e domingo), uma nova recolha de alimentos, tanto em superfícies comerciais como através de uma plataforma na Internet.

"De ano para ano, aumenta o número de pessoas com carência de alimentos no nosso país", adverte a instituição.

O canal online, inaugurado em maio (www.alimentestaideia.net), foi reativado até 4 de dezembro, o que permite ajudar esta instituição “com facilidade e comodidade”, lê-se no site do Banco Alimentar Contra a Fome. Veja como doar neste vídeo: http://youtu.be/li-oj-eRPNE

Na campanha de novembro de 2010, os 17 Bancos Alimentares contra a Fome conseguiram recolher um total de 3265 toneladas de produtos.

Os alimentos recolhidos foram distribuídos por mais de 1800 instituições de solidariedade social, que os entregaram a cerca de 280 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.

 

A Cáritas Portuguesa lançou mais edição da Campanha de Natal “10 milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz”.

Só nos primeiros 10 meses deste ano, foram assistidas mais de 28 mil famílias, mas os pedidos de ajuda não param de aumentar.
“Se não tivermos esta ajuda, só teremos outra oportunidade que é o peditório público, que se realizará em Março do próximo ano, cujas verbas só estarão disponíveis entre Abril e Maio. Há caritas diocesanas que já não têm recursos financeiros”, disse o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca.

Esta é a nona edição da campanha “Dez Milhões de Estrelas”. Para aderir “basta um euro, para adquirir uma vela, para acender e colocar nas janelas das nossas casas na noite de Natal como sinal de esperança”, explica o dirigente.

As velas estão à venda nas paróquias, escolas e outras instituições que aderiram à iniciativa.

Para mais informações viste a página da campanha (www.caritas.pt/estrelas) ou a Caritas Portuguesa na rede social Facebook que vai apresentar regularmente novidades sobre este projeto.

Actualização: a Agência Ecclesia também marcou presensa no dia do lançamento da campanha e realizou uma reportagem que pode assistir abaixo.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 21-11-2011)

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 25 de Novembro, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

"Parar o desassosego, escutar Deus, olhar a vida: este é o programa que há mais de 70 anos atrai anualmente milhares de jovens à comunidade ecuménica de Taizé"

Venha também rezar connosco através do canto e do silêncio!!

 

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Madre Teresa de Calcutá

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) lançou a edição 2011 da Campanha Presentes Solidários. O catálogo de presentes deste ano está já disponível no renovado site www.presentessolidarios.pt.

A campanha que decorre até 6 de Janeiro de 2012, é uma oportunidade para que sejam dadas respostas concretas a necessidades das comunidades vulneráveis espalhadas pelos países lusófonos e Sudão do Sul. É também uma oportunidade para aproximar continentes e desafiar os portugueses enquanto cidadãos do mundo a reconhecer o seu papel e responsabilidades individuais e colectivas na construção de um mundo mais fraterno. Esta é a proposta de Natal da FEC: a solidariedade participativa é uma forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para a melhoria das condições de vida de tantas famílias dos países em vias de desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com o sofrimento e a falta de esperança. Veja o vídeo de explicação da campanha aqui.

São 10 bens diferentes, mas a causa é a mesma: apelar à solidariedade dos portugueses em prol de um desenvolvimento e prosperidade partilhados com quem mais precisa. Mais educação, mais desenvolvimento sustentável, mais desenvolvimento sanitário, mais condições dignas de vida, mais criação de emprego e mais apoio à natalidade são alguns dos alvos da campanha deste ano, que decorre até dia 6 de Janeiro de 2011.

Delicie-se com o catálogo deste ano e consulte todas as informações sobre cada presente no site da campanha.

 

O núcleo de Lisboa do grupo Diálogos-Leigos SVD para a Missão vai organizar no próximo dia 19 de Novembro (Sábado), pelas 20h, no Seminário do Verbo Divino de Lisboa, o VII Jantar Africano.

Para todos aqueles que têm participado ao longo destes anos já se tornou um momento de reencontro e convívio com os amigos. Para os que vierem pela primeira vez será certamente uma experiência a repetir. Deixe-se envolver pela cultura africana e disfrute de momentos de verdadeira partilha missionária. Os lucros obtidos com esta iniciativa destinam-se a apoiar os projectos de voluntariado do grupo em Portugal e também a reconstrução da Missão de Caungula - Angola.

O grupo conta com sua presença. Convide a sua família, amigos, conhecidos...
Consulte os contactos no Cartaz e reserve já o seu lugar!!

 

A Semana dos Seminários, que a Igreja Católica assinala entre 6 e 13 de novembro, conta com um guião disponível gratuitamente na internet que inclui textos, catequeses e orações, além de relembrar atitudes a seguir pelos padres.

A “proposta de reflexão” sublinha que o sacerdócio deve ser vivido “não como privilégio, nem como conquista nem como motivo de glória nem como anelo de triunfo ou êxito, nem sequer no terreno da santidade”.

O padre, “enquanto homem de comunhão, privilegiará sempre o diálogo”, indica o caderno de 90 páginas elaborado pelos seminários das dioceses de Évora e Algarve, acrescentando que o presbítero é chamado a cultivar “a capacidade de colaborar e trabalhar em equipa”.

O tema da edição de 2011 da Semana dos Seminários, “Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu povo”, baseia-se na homilia da missa que Bento XVI celebrou a 19 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude realizada em Madrid.

Além desta intervenção do Papa dirigida aos seminaristas presentes na capital espanhola, o guião inclui a mensagem de D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, responsável pela organização da Semana dos Seminários.

O livro apresenta sugestões de catequeses para a infância, adolescência, juventude e idade adulta, com textos, cânticos e dramatizações, apontando-se neste capítulo alguns indícios reveladores da inclinação para o sacerdócio, como quando a missa ou a oração “começa a ser uma necessidade quotidiana”.

Pode consultar a notícia completa no site da Agência Ecclesia como também a página www.ecclesia.pt/semanaseminarios2011 com conteúdos respeitantes à Semana dos Seminários.

 

O Colégio São João de Brito, em Lisboa, recebe no dia 5 de Novembro, a partir das 10h30, o XIII Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), um encontro que pretende juntar jovens de todo o país, unidos pela mesma fé em Cristo.

Organizado pelos departamentos juvenis nacionais de várias igrejas e comunidades cristãs [Católica, Presbiteriana, Metodista e Lusitana], o fórum tem como tema ‘De graça recebeste, dá de graça’ (Mt 10, 8).

Será uma ocasião para manifestar aquilo que já há muito se diz no diálogo ecuménico: é muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa. Podemos fazê-lo desta forma alegre e celebrativa, dando ao mundo um sinal de esperança.

Pode consultar o programa no Cartaz ou no Site da Juventude do Patriarcado de Lisboa (www.juventude.patriarcado-lisboa.pt).

Actualização: a Agência Ecclesia também marcou presença no XIII Fórum Ecuménico Jovem e realizou uma reportagem que pode assistir abaixo.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 09-11-2011)

 

Outubro de 2011

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 28 de Outubro, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

MISSA das UNIVERSIDADES - "Ide e Anunciai" é o mote da celebração que a Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa promove na próximo dia 20 de Outubro, 5ª feira, para estudantes, docentes, investigadores e funcionários das Escolas Superiores.

Terá lugar na Igreja do Coração de Jesus, em Lisboa (na rua Camilo Castelo Branco, entre o Marquês de Pombal e a UAL), pelas 18h45.

Esta celebração marca o início de mais um ano académico. Após a celebração, todos são convidados a um tempo de convívio e uma pequena refeição com a animação de tunas.

Estarão universitários de organismos, movimentos, grupos da Igreja de Lisboa presentes no meio universitário que darão a conhecer as suas atividades ao longo do ano. É tempo de acolher os mais novos!

Será entregue a cada estudante do 1º ano presente um símbolo com as cores da sua Escola, marcando assim a entrada num tempo novo e numa nova família. Os interessados em participar deverão contactar o CeUC.

Clique na imagem do cartaz para mais informações ou consulte: www.pulisboa.com

 

Entramos no mês de Outubro, mês em que a Igreja Católica celebra o «Mês das Missões» que culminará com a celebração do «Dia Mundial das Missões», no penúltimo domingo do mês, este ano, em 23 de Outubro, lembrando o dever de todo batizado para colaborar na missão universal da Igreja.

“Não podemos permanecer tranquilos ao vermos que, depois de dois mil anos, ainda existem povos que não conhecem Cristo e ainda não ouviram a sua Mensagem de salvação. Além disso, está a aumentar o número daqueles que, embora tenham recebido o anúncio do Evangelho, já o esqueceram e o abandonaram, já o não reconhecem na Igreja; e muitos ambientes, também em sociedades tradicionalmente cristãs, são hoje refratários a abrir-se à palavra da fé”. (Bento XVI, mensagem para o mês de Outubro sobre o lema “Assim como o pai me enviou, Eu vos envio a vós”).

Deixamos abaixo alguns instrumentos de trabalho colocados à disposição das Dioceses, Paróquias, Institutos Missionários e todos os amigos da Missão, para a melhor vivência deste mês.

Guião Outubro Missionário 2011 / Mensagem do Santo Padre Dia Mundial das Missões 2011 / Cartaz

“Que este outubro missionário nos vincule verdadeiramente a Cristo e, com Cristo, a todos os nossos irmãos que caminham sobre qualquer chão, debaixo de qualquer céu” (D. António Couto, Presidente da Comissão Episcopal das Missões)

Actualização: pode ver a reportagem da Agência Ecclesia, com Pe. António Lopes, Director Nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP).

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 21-10-2011)

 

Setembro de 2011

O patriarcado de Lisboa vai organizar a 1 de outubro o seu XVI Festival Diocesano da Canção, no auditório do Colégio dos Maristas de Carcavelos, a primeira atividade de âmbito diocesano depois da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madrid.

Os participantes são os vencedores dos festivais vicariais com o tema da JMJ, ‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’ (Cl 2,7).

Os bilhetes custam 2 euros e podem ser reservados através do endereço eletrónico juventude@patriarcado-lisboa.pt ou adquiridos no local, no próprio dia.

O site do Patriarcado de Lisboa, www.patriarcado-lisboa.pt, fará a transmissão áudio, em directo, através da Internet.

Regulamento do XVI Festival Diocesano da Canção
Cartaz XVI Festival Diocesano da Cançã

Resultados:
1º Lugar
: Canção Nr. 12 - Ergo os meus braços ao céu - Sobral de Monte Agraço - Vigararia X
2º Lugar: Canção Nr. 5 - "Voz presente" - Santo Isidoro - Vigararia XI
3º Lugar: Canção Nr. 11 - Acolhe-me em Ti - Rio de Mouro - Vigararia VI

Melhor Letra: Canção Nr. 12 - Ergo os meus braços ao céu - Sobral de Monte Agraço - Vigararia X
Melhor Música: Canção Nr. 5 - "Voz presente" - Santo Isidoro - Vigararia XI
Melhor Interpretação: Canção Nr. 5 - "Voz presente" - Santo Isidoro - Vigararia XI

 

Os Leigos associados aos Missionários do Verbo Divino e às Missionárias Servas do Espírito Santo promovem no próximo dia 2 de Outubro uma Feira Missionária no Seminário do Verbo Divino em Lisboa (junto à entrada para Eixo N/S vindo Hosp. Sta. Maria | Metro: Laranjeiras e Cidade Universitária).

Esta feira tem como intuito a angariação de fundos para as Crianças Desnutridas do Liupo (Moçambique). A entrada é livre.

Pode consultar o programa clicando na imagem do cartaz.

Mais informações:

  • Filomena Afonso: 93 528 06 25
  • Cremilde Ramos: 96 615 08 88
  • Ana Silva: 93 944 18 56
  • Alice Rodrigues: 93 295 38 76

 

Durante os dias 7, 8 e 9 de Outubro realizar-se-á o Encontro Nacional VerbumJovem 2011. Terá lugar na Paróquia de São Pedro do Prior Velho.
Este encontro destina-se a jovens e sobretudo às famílias que os vão acolher durantes estes dias. Encontrando-se já na sua 4ª edição, acontece pela segunda vez na nossa paróquia.

O tema adoptado para este ano é: «Vai e faz o mesmo» (Lc 10, 37)
Com este tema todos serão convidados a fazer uma partilha de vida e de fé, entre muitos momentos alegres de festa e de oração.

Convidamos as famílias bondosas da zona do Prior Velho e Terraços da Ponte a acolher alguns dos jovens nas suas casas. Apesar destes tempos difíceis, já muitas famílias se mostraram disponíveis, mas ainda precisamos de mais: estamos a contar com um grande número de jovens a visitar-nos. As famílias que já acolheram, dizem que foi uma experiencia inesquecível, por isso a todos os que pensam em receber jovens pela primeira vez: não tenham medo!

Vamos fazer deste encontro o nosso encontro com Jesus Cristo: contamos com a presença e colaboração de todos.
Pode consultar o cartaz, panfletos, programa e outras informações do encontro clicando aqui.

PODE ACOMPANHAR ESTE ENCONTRO DE JOVENS ATRAVÉS DA CONTA DO:
TWITTER DA PARÓQUIA / FACEBOOK DO ENCONTRO

 

Agosto de 2011

Os Franciscanos Capuchinhos de Portugal apresentam hoje uma aplicação que permite a leitura gratuita da Bíblia nas novas plataformas da comunicação, como telemóvel, computador e Ipad.

O projeto “Bíblia Comigo” vai ser apresentado hoje (30 de Agosto) às 16h30, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.

Inserida na Semana Bíblica Nacional, esta iniciativa pretende passar aos fiéis a mensagem de que, independentemente do lugar em que estejam, “a Palavra de Deus pode ser fonte de oração e alimento diário de fé”.

Para mais informações sobre este trabalho, basta entrar no site www.bibliacomigo.com ou consultar a página do Facebook em www.facebook.com/bibliacomigo

Podem ser encontrados para 'download' gratuito todos os programas disponíveis para telemóvel (nos sistemas Java - que funciona em 80% dos aparelhos disponíveis no mercado -, Iphone, Ipod e Android) e para computador (nos sistemas Windows, Linux e Mac).

No caso dos programas disponíveis para Iphone, Ipod e Android ainda só está disponível o Novo Testamento.

Actualização: pode ver a reportagem da Agência Ecclesia, com o frei Hermano Filipe, realizada no dia de apresentação do projecto no Seminário do Verbo Divino de Fátima.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 07-09-2011)

 

No próximo dia 24 de Setembro de 2011 realizar-se-á um Encontro Interparoquial de Crismandos na Paróquia de S. Pedro do Prior Velho.

As inscrições estão abertas e deverão ser feitas junto dos catequistas responsáveis de cada paróquia até dia 11 de Setembro.

O dia contará com várias actividades que terão como objectivo aprofundar um pouco mais o Sacramento do Crisma.
O tema do encontro é: «Tatuei o teu nome na palma das minhas mãos» (Is 49, 16)

Contamos com a presença de todos!

 

A cidade de Madrid, em Espanha, acolhe desde hoje até Domingo centenas de milhares de pessoas que vão participar na 26ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), maior iniciativa juvenil promovida pela Igreja Católica.

A iniciativa tem início às 20h00 (menos uma em Lisboa), com uma missa na praça de Cibeles, presidida pelo arcebispo de Madrid, cardeal Rouco Varela, e concelebrada por 800 cardeais, arcebispos e bispos de todo o mundo, para além de cerca de 8 mil padres.

O programa é marcado, nos primeiros dias, pelo ‘Festival da Juventude’, um conjunto de actividades artísticas e culturais que incluem música e dança; teatro; exposições de pintura, escultura, fotografia, decoração e desenho de espaços urbanos; amostras do trabalho social da Igreja nos cinco continentes; itinerários biográficos de santos e missionários; percursos históricos; cinema e produções audiovisuais.

Portugal ocupa o sétimo lugar na lista de países com mais inscrições - 12 298 pessoas confirmadas, até 10 de Agosto, incluindo 2200 jovens que vão participar apenas na vigília e missa com o Papa no aeródromo de Cuatro Vientos, neste Sábado e Domingo.

Se há alguma coisa que marca a diferença nesta JMJ de Madrid é o facto de ser a primeira jornada completamente ligada às redes sociais, indicam os responsáveis por este sector. Uma equipa de profissionais geriu, nos últimos meses, várias redes em mais de 20 línguas, para dar a conhecer o maior evento juvenil organizado pela Igreja Católica aos mais de 350 mil seguidores da iniciativa.

A JMJ 2011 vai decorrer entre 16 e 21 de Agosto, na capital espanhola, onde são esperados mais de um milhão de peregrinos, a quem se vai juntar o Papa Bento XVI, nos últimos quatro dias.

Pode acompanhar isto tudo através do site oficial (www.madrid11.com), no portal da Agência Ecclesia (http://agencia.ecclesia.pt/jmj2011) ou nas Redes Sociais (somos.madrid11.com).

 

Julho de 2011

Já está disponível a Agenda Jovem do Verbo Divino para o ano 2012. São 240 páginas a cores, com textos e frases que convidam ao optimismo, à amizade, à esperança e alegria de viver. Nelas pode ainda encontrar as leituras bíblicas para cada dia do ano.

Pode adquirir para si e para oferecer aos seus amigos. Cada uma das agendas custa €2,00.

Para além da Agenda há também um Calendário Missionário para 2012. Uma companhia bem interessante para cada dia do ano, de acordo com o grande desafio da Nova Evangelização. Cada exemplar custa €1,00.

Pode fazer o pedido junto do Secretariado Missionário do Verbo Divino ou de uma das comunidades verbitas, tanto para a Agenda como para o Calendário. Consulte o site www.verbodivino.pt para mais informações.

Fichas de requisição: Agenda Jovem 2012 / Calendário Missionário 2012

 

Junho de 2011

Estamos a poucos dias das Festas da Paróquia e do 22º Aniversário da Freguesia do Prior Velho.

Estas terão início no próximo dia 24 de Junho, Sexta-feira, pelas 19h e terminarão no dia 26 de Junho, Domingo, pelas 23h.

Sinta-se convidado(a) a aparecer e a trazer consigo amigos e familiares. Venha festejar connosco.

O programa completo das Festas pode ser consultado no cartaz.

Actualização: Este ano pode acompanhar as nossas festas através do Twitter onde colocaremos algumas fotos. De qualquer modo não deixe de nos fazer companhia.

 

No dia 23 de Junho, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpo de Deus). Em Lisboa, o Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo, preside à celebração eucarística na Sé Patriarcal, às 11h30.

Após a Eucaristia, ainda na Sé de Lisboa, haverá Adoração do Santíssimo Sacramento até às 16 horas. Uma hora mais tarde, às 17h, inicia a Solene Procissão do Corpo de Deus, com o seguinte percurso: Largo da Sé, Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Rua dos Condes de Monsanto, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Rua de Santo António da Sé e Largo da Sé.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como “Corpo de Deus”, realiza-se anualmente desde o século XV e é uma ocasião privilegiada para os cristãos, em todo o mundo, aprofundarem o mistério da Eucaristia.

fonte: patriarcado-lisboa.pt

Vigília de Pentecostes

No próximo dia 11 de Junho, Sábado, às 21h30, realizar-se-á na Sé de Lisboa a Vigília de Pentecostes, que incluirá o compromisso do Itinerário Juvenil.

De facto, todos os que se deixam guiar pelo Espírito, esses é que são filhos de Deus.” Rm 8,14

A celebração da Vigília de Pentecostes, aberta a todos os jovens da nossa Diocese, é também, por vontade expressa do Senhor Patriarca, o momento de compromisso dos grupos do 1º e 3º anos do Itinerário Juvenil com a Igreja de Lisboa.

Para mais informações clique aqui.

 

Maio de 2011

A Equipa Vicarial da Vigararia II de Lisboa está a organizar o XIII Festival Vicarial da Canção Jovem.

Os objectivos deste Festival são de incentivar a criação poético-musical como expressão da fé cristã, promover a canção cristã como instrumento de evangelização e possibilitar um encontro de jovens da Vigararia II de Lisboa com Cristo e em si.

Os vários grupos participantes levarão canções inéditas, de temática cristã, com o tema «Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.» (Cl. 2, 7)

Este Festival terá lugar no Colégio Pedro Arrupe, no Parque das Nações, no dia 29 de Maio (Domingo) pelas 15h30. A canção que obtiver o primeiro lugar neste festival irá representar a Vigaria II no XVI Festival Diocesano da Canção, a realizar no dia 5 de Junho de 2011.

Não falte!! Venha apoiar a nossa paróquia que também irá participar.

Actualização: a nossa paróquia obteve o prémio de Melhor Interpretação com a canção: "Jovens, as Sementes de Cristo".

1º Lugar: Parque das Nações - "Na Tua Estrada"
2º Lugar: São João da Talha - "Palavra Semeada"
3º Lugar: Bobadela - "Entrego-me a Ti"

Melhor Letra: Charneca - "Só em Ti"
Melhor Música: Parque das Nações - "Na Tua Estrada"
Melhor Interpretação: Prior Velho - "Jovens, as Sementes de Cristo"

 

O Banco Alimentar Contra a Fome realiza a próxima Campanha de Recolha de Alimentos em supermercados e superfícies comerciais nos dias 28 e 29 de Maio de 2011.

O número de pessoas com carências alimentares tem aumentado de ano para ano. Mais uma vez contamos com todos para ajudar os Bancos Alimentares.

Seja Voluntário ou contribua com alimentos em mais uma campanha de recolha em supermercados. Inscreva-se ou apareça no BA da sua região.

Pode consultar mais informações em: www.bancoalimentar.pt ou ainda na página oficial do Facebook.

Actualização: agora pode também fazer a sua doação on line. Até 5 de Junho contribua no site www.alimentestaideia.net

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 27 de Maio, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

PROJECTOS DE VOLUNTARIADO 2011

O grupo Diálogos - leigos SVD para a Missão tem vindo a desenvolver diversas acções de voluntariado comprometendo-se a fazer a diferença no quotidiano das pessoas mais carenciadas, marginalizadas, muitas vezes, em situações limite. Realizam, regularmente estes projectos de voluntariado missionário, durante o período de férias, com exigências de participação diferentes e nas quais, ao longo dos anos já participaram dezenas de jovens.

Neste ano de 2011 o grupo organizará três actividades de voluntariado: no centro Santo Estêvão, em Viseu com jovens e adultos portadores de multideficiência; no Prior Velho/Terraços da Ponte (Loures), o projecto “Caminhos e Sorrisos”com crianças e jovens e em Vilar Formoso/Aldeia da Ponte, campo de trabalho com animação em lares de idosos.

Para mais pormenores e inscrições consulte: http://dialogossvd.blogspot.com

Actualização: pode ver a reportagem da Agência Ecclesia, realizada no passado dia 3 de Julho no Seminário do Verbo Divino de Fátima, durante o Encontro de Formação para os projectos.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 19-07-2011)

 

Num mundo em que mais de mil milhões de pessoas não têm comida suficiente, o Programa Alimentar das Nações Unidas (WFP), juntamente com os seus parceiros globais TNT e Unilever preparam a Marcha Contra a Fome 2011.

Domingo, dia 22 de Maio de 2011 pelas 10h00, os portugueses são convidados a juntar-se a esta iniciativa global e contribuir para o objectivo da Campanha do Milénio das Nações Unidos: erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015.

Milhares de pessoas voltam a participar, mais uma vez, na Marcha que irá decorrer em mais de 58 países para sensibilizar o mundo para a fome e angariar fundos para alimentar crianças através do programa de refeições escolares do Programa Alimentar Mundial. Este ano, 25% das verbas angariadas em Portugal será entregue à Caritas Portuguesa para ser utilizado em projectos de combate às carências alimentares reforçando o apoio que presta a muitas famílias portuguesas.

Para mais informações consulte o folheto ou visite www.cjp.cirp.pt

 

Os Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Diálogos - leigos SVD para a Missão estão a organizar a V Caminhada Vocacional, desta vez em Nisa.

É uma caminhada para jovens a partir dos 16 anos que será realizada nos dias 20 a 22 de Maio.

A concentração será feita no centro pastoral de Nisa pelas 8h30 no dia 21 de Maio. Quem vier de longe poderá vir e pernoitar a noite anterior.

Itinerário: Percorreremos alguns dos caminhos famosos de Nisa, prometendo natureza e águas cristalinas.

Teremos também a oportunidade de conhecer as pessoas da região pois ficaremos acolhidos em famílias.

Preço: 10 euros (que inclui 1 jantar, dormida, 2 peq. almoços, 2 almoços e inscrição e recordações surpresa).

Para mais informações e inscrições contactar o César Silva através do nr. 96 167 08 24 ou e-mail cesar_svd[at]yahoo.com.br até ao dia 8 de Maio.

 

Noite de Fados - “Elas” estão à sua espera

Um grupo de leigos comprometidos com a causa missionária está a organizar um concerto/noite de fados com o objectivo de angariar fundos para o Centro de Nutrição do Liupo (Moçambique). Este Centro é coordenado pelo Missionários do Verbo Divino em colaboração com as Missionárias Servas do Espírito Santo e proporciona tratamento a crianças desnutridas.

O Centro apoia cerca de 200 a 250 crianças por ano. Muitas dessas crianças conseguem recuperar do estado de desnutrição em que se encontram.

O Centro Nutricional funciona exclusivamente com o apoio de benfeitores. Como tal, decidimos realizar um concerto/noite de fados no sábado, dia 21 de Maio de 2011, pelas 19h30, no Seminário do Verbo Divino (Rua São Tomás de Aquino, 15 – 1600-203 Lisboa).

Para inscrições/compra de bilhetes, pode contactar:
Liliana Pratt – 962312272 (contacto na nossa Paróquia)
Alice Rodrigues – 932953876
Filomena Afonso – 935280625

 

Este Domingo, dia 15 de Maio, teremos na nossa paróquia a apresentação da peça de Teatro "A Conversão de Zaqueu", uma peça da autoria de Bento dos Santos Adega e encenada por João Carlos Moreira.

A representação está a cargo do Grupo de Teatro "PALAVRA VIVA", constituído por actores amadores. Para muitos, é das primeiras vezes que pisam o palco mas fazem-no com amor ao teatro e à sua Fé. Estrearam-se no dia 4 de Janeiro de 2009, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Lisboa) e têm como missão evangelizar sob a forma de teatro.

Não perca esta magnifica peça que terá início pelas 16h e é de entrada livre.

Pode visitar a página do Facebook do grupo e ver algumas fotos.

 

Dando continuidade às campanhas realizadas em anos anterior, vai o AMIVD (Amigos do Verbo Divino – delegação de Tortosendo) levar a efeito mais uma Noite de Fados, a ter lugar no Seminário do Verbo Divino de Tortosendo, no próximo dia 7 de Maio, pelas 21h30.

Esta actividade está inserida na Campanha “Mãos Unidas”, da responsabilidade do Secretariado das Missões do Verbo Divino.

O projecto de angariação de fundos de 2011, levado a cabo pelo AMIVD, tem como destino os “Meninos da Rua de Luanda”. Todo o dinheiro angariado, será canalizado para este projecto em Luanda, da responsabilidade dos Missionários do Verbo Divino.

Contamos com a vossa presença e com o vosso apoio.
Desde já o nosso muito obrigado.

 

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil organiza nos próximos dias 7 e 8 de Maio o Fátima Jovem 2011, subordinado ao tema «Com Maria, enraizados em Cristo», sublinhando assim a sua ligação com as Jornadas Mundiais da Juventude a realizar em Madrid, em Agosto próximo, com a presença de Bento XVI.

Na caminhada para a Jornada Mundial da Juventude, é fundamental o apoio e a companhia de Nossa Senhora. Por isso, o tema da pastoral juvenil deste ano - "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé" (Cl 2,7) - será celebrado agora em perspectiva mariana: Com Maria, enraizados em Cristo.

O convite é feito a todos os jovens; os que vão e os que não vão à JMJ Madrid 2011.

Pode consultar o programa completo em: www.ecclesia.pt/pjuvenil/

Reportagem do Programa 70x7 da RTP2 (emissão 15-05-2011)

 

 

Abril de 2011

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 29 de Abril, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

Celebração da SEMANA SANTA na nossa Paróquia:

  • Dia 15 Abril - Sexta-feira
    16h00 – Confissões / 21h30 – Celebração do Perdão

  • Dia 17 Abril – DOMINGO DE RAMOS
    10h00 – Bênção dos Ramos (junto do Pavilhão Multiusos) seguindo depois em Procissão até à Paróquia para a Celebração da Eucaristia

  • Dia 19 Abril – Terça-feira
    21h00 – Via Sacra

Tríduo Pascal

  • Dia 21 Abril – QUINTA-FEIRA SANTA
    21h30 - Missa da Ceia do Senhor + Adoração

  • Dia 22 Abril – SEXTA-FEIRA SANTA
    17h00 – Liturgia da Paixão e Morte do Senhor

  • Dia 23 Abril – SÁBADO SANTO
    22h00 – Vigília Pascal

  • Dia 24 Abril – DOMINGO DE PÁSCOA
    10h30 – Eucaristia

 

PÁSCOA na UNIVERSIDADE - O Centro Universitário Católico de Lisboa (CeUC) promove no próximo dia 7 de Abril, Quinta-feira, a PÁSCOA na UNIVERSIDADE com início às 18h30 nos Restauradores (placa central) e que terá depois como destino a Igreja de S. Nicolau (Rua da Vitória).

Esta celebração é especialmente dedicada a estudantes, docentes, investigadores e funcionários das Universidades de Lisboa.

Mais informações em: www.pulisboa.com

 

 

Março de 2011

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 25 de Março, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

Livro: As mais belas Flores para ti
Quem conquista o coração, conquista a pessoa

Faz bem receber apoio. Uma boa palavra que transmita coragem e confiança. Uma frase que nos ajude a ver a nossa situação a outra luz. Um pensamento que eleve para além da rotina quotidiana.

Deixe-se encorajar na sua fé em Deus e levar pelos bons pensamentos dos missionários da Obra de Steyl.
Uma bonita oferta para os momentos mais diversos da vida!

Consulte nesta apresentação algumas das razões para adquirir este livro.

O livro custa 5 euros. A partir de 10 exemplares desconto de 30%. (Edições Paulinas)

Pode fazer o seu pedido a:
Secretariado Missionário do Verbo Divino
Apartado 2
2496-908 FÁTIMA
Tel. 249 534 118 / E-mail: proc.missoes.fatima[at]verbodivino.pt

 

Catequeses Quaresmais na Sé de Lisboa - As catequeses quaresmais de D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, vão centrar-se em 2011 no tema “Aspectos gerais da vida da Igreja, cujo aprofundamento é exigido pela Nova Evangelização”.

Estas conferências, destinadas a todos os cristãos da diocese, vão decorrer na Sé patriarcal de Lisboa, pelas 18 horas, a partir do dia 13 de Março, anuncia o site oficial do Patriarcado.

A primeira catequese tem por tema específico “A Igreja é o Povo do Senhor”, seguindo-se, a 20 de Março, uma reflexão sobre “A resposta da Igreja: Escutar a Palavra do Senhor”.

No dia 27 de Março, a catequese tem por tema “A resposta da Igreja: A fidelidade” e no sábado, dia 2 de Abril, D. José Policarpo aborda o tema “A resposta da Igreja: A Santidade”.

“A vocação e Missão” é o tema da meditação no dia 10 de Abril, antes da sexta e última catequese quaresmal, que ocorre no Domingo de Ramos, 17 de Abril, sob o tema “Em cada ano a Igreja celebra a Páscoa com o seu Senhor”.

A transmissão das catequeses, que são seguidas da oração de vésperas, presididas por D. José Policarpo, podem ser acompanhadas online através do sistema de comunicação Rádio Olivais, do Seminário dos Olivais, nas páginas www.seminariodosolivais.org e www.patriarcado-lisboa.pt.

Fonte: Agência Ecclesia

Viver a Quaresma... Celebrar a Páscoa!

Já está disponível para chegar às suas mãos, e ser uma boa companhia para o tempo de Quaresma e Páscoa, o livro bíblico «Viver a Quaresma... Celebrar a Páscoa!» elaborado pelos Missionários do Verbo Divino e pelo Departamento de Animação Bíblica da Pastoral da arquidiocese de Braga.

Poderá encontrá-lo onde estão presentes os Missionários do Verbo Divino, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, nos Serviços Centrais da arquidiocese de Baga, nalgumas livrarias de índole religiosa, nalgumas paróquias... incluindo a nossa do Prior Velho.

Se desejar pode obter o livro em formato PDF clicando aqui: download do livro.

Para mais informações dirija-se a: proc.missoes.fatima[at]verbodivino.pt

 

Fevereiro de 2011

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 25 de Fevereiro de 2011, Sexta-feira, com inicio às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

«Saborear, por muito pouco que seja, a alegria de Deus
faz de nós mulheres e homens de comunhão.»

Irmão Alois, Carta do Chile

Venha rezar connosco !!

Para os mais "ousados": convívio depois da oração no bar da paróquia com distribuição de chá.

 

CAMPANHA MÃOS UNIDAS 2011 - Juntos podemos

Caros amigos/as e companheiros/as de Missão

Chegue até vós a minha saudação amiga e a alegria da vida partilhada ao serviço da Missão.
É bom caminhar. Mas caminhar juntos é melhor ainda. E sobretudo quando nos sabemos unidos na mesma Força e envolvidos nos mesmos Braços do Senhor da Missão.
Damos graças a Deus por todos aqueles nossos irmãos e irmãs que partilham vida e fé com outros povos e culturas. É a manifestação da catolicidade da Igreja. Quem não tem na família, entre os amigos ou conhecidos, alguém a dedicar a sua vida à Missão noutros lugares?! Pois bem, também nós queremos fazer-lhe este convite de embarcar na Missão. Sabemos bem que podemos contar consigo.

Os projectos da Campanha Mãos Unidas 2011 nada mais são – usando a linguagem do mar – do que a possibilidade de subir ao barco para chegar até Angola e ali nos encontrarmos com os Meninos da rua acolhidos no Centro Arnaldo Janssen (projecto nº 1) ou chegar ainda até Caungula para colocarmos alguns tijolos na reabertura daquela missão (projecto nº 3).

Passamos pelo Congo e aí entramos no bairro onde se encontra o Centro de saúde de Limete, na periferia da grande cidade de Kinshasa. É o projecto nº 4 que procura dar vida a quem precisa no meio de condições que bradam aos céus.

Descemos depois até Moçambique para encontrarmos os rostos e braços dos nossos missionários e missionárias que se entregam a outros rostos concretos como aqueles que frequentam o Centro do Liúpo (projecto nº 5), onde pode chegar uma mãe que já nem leite tem para dar ao seu filho!

Dali partimos até à Amazónia (Brasil) para estar com o nosso bem conhecido P. Lopes Rodrigues que procura mais saúde para os pobres da Amazónia. É o projecto nº 2.

Claro que numa viagem há sempre as surpresas do caminho. Para isso apresentamos o projecto nº 6 numa abertura às surpresas. E elas já começaram a chegar. Vieram exactamente da Amazónia pela mão do P. José Cortes!

O barco está à sua espera. Venha embarcar connosco.
Contamos com a sua colaboração na certeza de que juntos podemos!
Invocamos para todos as bênçãos do nosso Deus que é o Senhor da viagem.

Pelos Missionários do Verbo Divino
P. António Leite
(Secretário das Missões)

Nota: os projectos encontram-se com mais pormenores no jornal Contacto de Janeiro/Fevereiro e na página www.verbodivino.pt

 

Janeiro de 2011

O Grupo de Taizé convida-o(a) a participar na Oração com cânticos de Taizé, esta Sexta-feira, 28 de Janeiro, na Paróquia de São Pedro do Prior Velho, pelas 21h30.

Teremos connosco a pastora Eva, da Igreja Metodista, para uma noite de oração pela Unidade dos Cristãos.

 

Nos dias 12 e 13 de Março 2011 decorre em Fátima a Peregrinação Anual dos AMIGOS DO VERBO DIVINO (AMIVD).

O programa já está em andamento. A equipa organizadora já reuniu e as coisas já mexem em relação a este evento missionário. Aqui fica o programa e poderá obter informações mais completas junto das comunidades dos Missionários do Verbo Divino da sua região ou das Irmãs Missionárias Servas do E. Santo, ou ainda junto daqueles leigos que fazem parte da equipa e que são conhecidos de tanta gente.

Este ano queremos viver este acontecimento à volta do lema Como ELE: dá rosto à Missão (tendo em conta o documento dos nossos bispos sobre a Missão da Igreja, assim como o Ano Europeu do Voluntariado).

E recorde, o seu lugar só pode ser ocupado por si. A Missão não é delegável.

Pode consultar o programa no Cartaz de divulgação.

Actualização: já pode consultar algumas fotos do encontro clicando aqui.

 

O site da Paróquia de São Pedro do Prior Velho está hoje de Parabéns. Comemora hoje, dia 24 de Janeiro 2011, o seu 4º aniversário. Foram 4 anos passados com muitas notícias publicadas, muitas campanhas divulgadas, muitas actividades anunciadas e, sobretudo, muita partilha.

Durante este período tivemos mais de 120.000 visitas, verificando-se agora uma média de 140 visitantes/dia não só dos nossos paroquianos, mas também de todo o Portugal, bem como de outros países de língua portuguesa ou comunidades portuguesas. A todos o nosso muito obrigado pela visita e pelo apoio dado.

Temos consciência que um dos factores que ajudou a estes números foi o Cancioneiro Online que, não só tem sido uma ferramenta útil para nós, mas também tem ajudado outros grupos/coros de outras paróquias a darem os primeiros passos, ou a diminuir alguma dificuldade que ainda possam sentir em encontrar partituras de cânticos. Apesar de o Cancioneiro Online ter um perfil paroquial, o facto de estarmos a partilhar o nosso trabalho dá-nos também uma responsabilidade acrescida, mas os elogios que recebemos são tantos que isso só nos dá vontade de partilhar ainda mais.

E para assinalar melhor esta data, decidimos hoje marcar também presença na rede social Twitter em:


http://twitter.com/paroquiasppv

Criamos assim mais um meio para informar e divulgar as várias actividades da nossa paróquia e da nossa diocese a um maior número de utilizadores, usufruindo das novas ferramentas de partilha na Internet.

Tendo como ponto de partida a página da paróquia e o Cancioneiro Online, cada vez que é publicado algo relevante, ou inserido/actualizado algum cântico no Cancioneiro, é enviada também uma mensagem (tweet) para a página do Twitter.

Isto vai servir também para colmatar o pouco uso que a Newsletter do Cancioneiro Online tem tido. Em breve daremos mais notícias relativamente a este ponto.

Se desejar saber mais sobre esta ferramenta do Twitter visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter

Uma vez mais, o nosso muito obrigado

 

O mês de Janeiro é dedicado à Oração pela Unidade dos cristãos. Orar com as outras denominações, unidos no que nos junta, é um chamamento forte a quem leva a sério as páginas do evangelho.

"Unidos no ensinamento dos apóstolos,
na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações"

(Actos dos Apóstolos 2, 42)

A Vigília Ecuménica Jovem é preparada por jovens católicos, metodistas, presbiterianos e lusitanos, por altura do Oitavário de oração pela unidade dos cristãos. Será no Sábado, dia 22 de Janeiro, às 21h na Igreja do Campo Grande (mapa).

A Vigília Ecuménica Jovem deste ano tem com subtítulo Orar com os cristãos de Jerusalém. E haverá um gesto solidário associado ao momento: uma Colecta especial de géneros alimentícios não perecíveis (arroz, massas, enlatados,...), mantas e sacos-cama que são destinadas ao serviço aos sem-abrigo da Comunidade de Sant'Egídio.

A oração e a devoção devem existir bem enraizadas na realidade da vida e não devem andar longe dos gestos concretos de serviço aos mais desfavorecidos.

 

Voltar para a página anterior