Visita Pastoral do Bispo D. Joaquim Mendes
5 a 10 de Novembro de 2013

A paróquia de S. Pedro do Prior Velho e a mesma freguesia foram agraciados, entre os dias 5 e 10 de novembro, com a visita do Sr. Bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes que, desta forma, conheceu de perto a atividade atual das pastorais desta paróquia, bem como o trabalho instalações e população de algumas instituições e empresas da freguesia e da própria Junta de Freguesia. O Sr. Bispo percorreu, acompanhado pelos párocos Manuel Meneses e Constantino Malu e por alguns membros da comunidade paroquial, as ruas do Prior Velho, tendo contatado com as suas gentes e com as suas realidades.

No início da tarde do dia 5 de novembro, o Sr. Bispo teve encontro com os professores, alunos e membros da associação de pais da Escola EB1/JI do Prior Velho e mais tarde, foi também recebido pela associação O Cantinho das Crianças. Desta visita, sublinhou a importância do trabalho destas instituições que se dedicam à formação dos futuros membros da comunidade.

Ainda na noite do dia 5 houve a oportunidade de um jantar e reunião com os Conselhos Pastoral e Económico da paróquia, onde, de forma esclarecedora, relembrou a importância do serviço que estes órgãos prestam para a unidade e evangelização dos diversos grupos e da própria comunidade paroquial, deixando algumas diretrizes para um funcionamento responsável, rigoroso e próximo, assente nos princípios da colaboração, comunhão, discernimento, consenso e fraternidade.

No dia 6 de novembro foi visitada a empresa JOCA, o Jardim de Infância A Mãe Canguru, onde foi brindado com uma canção pelos meninos desta instituição, o Centro de Dia, as instalações da ex-Junta de Freguesia do Prior Velho, tendo terminado com uma passagem pelo centro de estudo Atlas do Saber.

No dia 7 de novembro foi altura da visita decorrer na comunidade de Terraços da Ponte, pertencente à comunidade paroquial do Prior Velho. Ali foram visitadas a Casa da Cultura de Sacavém nas suas diversas valências, a creche CAIC, a Associação Unida e Cultural e o projeto Esperança. Às 18h30 foi celebrada a Eucaristia seguida de um encontro com alguns grupos da paróquia (Pastoral da família, Pastoral Social, Pastoral Juvenil e Grupo de Taizé) tendo o Sr. Bispo lembrado que devemos irradiar a beleza do ser cristão (ser amáveis, gentis - não deixar indiferente quem por nós passa), dar testemunho de fé com simplicidade, ser fermento na vida dos outros.

No dia 8 de novembro a visita continuou pela comunidade de Terraços da Ponte, desta vez com um olhar mais atento à comunidade paroquial em si. Assim, foram visitados alguns doentes e seguidamente realizou-se uma assembleia comunitária com os grupos da liturgia, catequese, JOC, Administração e alguns movimentos católicos. À noite o jantar foi com o grupo dos Ministros Extraordinários da Comunhão das duas comunidades paroquiais (Terraços da Ponte e Prior Velho).

A Assembleia comunitária da comunidade paroquial do Prior Velho decorreu na tarde de sábado, dia 9 de novembro. Os grupos Corais, Liturgia, Acólitos e Comércio Justo apresentaram o seu trabalho e foram atendidos nas questões colocadas; mais tarde pelas 17h a catequese (catequistas, catequisandos e pais) puderam também conversar com D. Joaquim expondo-lhe algumas questões. Seguiu-se a habitual Eucaristia de sábado e o dia terminou com o jantar e reunião com os catequistas.

A visita foi encerrada no dia 10 de novembro, com a celebração da Eucaristia dominical nas duas comunidades paroquiais do Prior Velho e seguiu-se um animado momento de convívio entre todos com o Sr. Bispo durante um almoço partilhado, pontuado pela riqueza das diferentes gastronomias africanas e portuguesa.

A semana de intenso trabalho deixa a comunidade do Prior Velho plena de satisfação pela proximidade, pelo conselho e orientação e pela unidade da igreja Diocesana na pessoa do Sr. Bispo D. Joaquim Mendes e espera continuar a poder responder com amor ao desafio proposto em cada dia e em cada pessoa pelo Senhor Jesus.