Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Visita Pastoral do Bispo D. Joaquim Mendes
5 a 10 de Novembro de 2013

 

A paróquia de S. Pedro do Prior Velho e a mesma freguesia foram agraciados, entre os dias 5 e 10 de novembro, com a visita do Sr. Bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes que, desta forma, conheceu de perto a atividade atual das pastorais desta paróquia, bem como o trabalho instalações e população de algumas instituições e empresas da freguesia e da própria Junta de Freguesia. O Sr. Bispo percorreu, acompanhado pelos párocos Manuel Meneses e Constantino Malu e por alguns membros da comunidade paroquial, as ruas do Prior Velho, tendo contatado com as suas gentes e com as suas realidades.

No início da tarde do dia 5 de novembro, o Sr. Bispo teve encontro com os professores, alunos e membros da associação de pais da Escola EB1/JI do Prior Velho e mais tarde, foi também recebido pela associação O Cantinho das Crianças. Desta visita, sublinhou a importância do trabalho destas instituições que se dedicam à formação dos futuros membros da comunidade.

Ainda na noite do dia 5 houve a oportunidade de um jantar e reunião com os Conselhos Pastoral e Económico da paróquia, onde, de forma esclarecedora, relembrou a importância do serviço que estes órgãos prestam para a unidade e evangelização dos diversos grupos e da própria comunidade paroquial, deixando algumas diretrizes para um funcionamento responsável, rigoroso e próximo, assente nos princípios da colaboração, comunhão, discernimento, consenso e fraternidade.

No dia 6 de novembro foi visitada a empresa JOCA, o Jardim de Infância A Mãe Canguru, onde foi brindado com uma canção pelos meninos desta instituição, o Centro de Dia, as instalações da ex-Junta de Freguesia do Prior Velho, tendo terminado com uma passagem pelo centro de estudo Atlas do Saber.

No dia 7 de novembro foi altura da visita decorrer na comunidade de Terraços da Ponte, pertencente à comunidade paroquial do Prior Velho. Ali foram visitadas a Casa da Cultura de Sacavém nas suas diversas valências, a creche CAIC, a Associação Unida e Cultural e o projeto Esperança. Às 18h30 foi celebrada a Eucaristia seguida de um encontro com alguns grupos da paróquia (Pastoral da família, Pastoral Social, Pastoral Juvenil e Grupo de Taizé) tendo o Sr. Bispo lembrado que devemos irradiar a beleza do ser cristão (ser amáveis, gentis - não deixar indiferente quem por nós passa), dar testemunho de fé com simplicidade, ser fermento na vida dos outros.

No dia 8 de novembro a visita continuou pela comunidade de Terraços da Ponte, desta vez com um olhar mais atento à comunidade paroquial em si. Assim, foram visitados alguns doentes e seguidamente realizou-se uma assembleia comunitária com os grupos da liturgia, catequese, JOC, Administração e alguns movimentos católicos. À noite o jantar foi com o grupo dos Ministros Extraordinários da Comunhão das duas comunidades paroquiais (Terraços da Ponte e Prior Velho).

A Assembleia comunitária da comunidade paroquial do Prior Velho decorreu na tarde de sábado, dia 9 de novembro. Os grupos Corais, Liturgia, Acólitos e Comércio Justo apresentaram o seu trabalho e foram atendidos nas questões colocadas; mais tarde pelas 17h a catequese (catequistas, catequisandos e pais) puderam também conversar com D. Joaquim expondo-lhe algumas questões. Seguiu-se a habitual Eucaristia de sábado e o dia terminou com o jantar e reunião com os catequistas.

A visita foi encerrada no dia 10 de novembro, com a celebração da Eucaristia dominical nas duas comunidades paroquiais do Prior Velho e seguiu-se um animado momento de convívio entre todos com o Sr. Bispo durante um almoço partilhado, pontuado pela riqueza das diferentes gastronomias africanas e portuguesa.

A semana de intenso trabalho deixa a comunidade do Prior Velho plena de satisfação pela proximidade, pelo conselho e orientação e pela unidade da igreja Diocesana na pessoa do Sr. Bispo D. Joaquim Mendes e espera continuar a poder responder com amor ao desafio proposto em cada dia e em cada pessoa pelo Senhor Jesus.

 

Voltar para a página anterior