Tufão Yolanda, nas Filipinas
18 de novembro de 2013

Segue informação recebida do Superior Provincial dos Missionários do Verbo Divino, nas Filipinas.
O Superior Geral, em carta circular, motivou-nos para a ajuda organizada em duas etapas:
a da ajuda imediata e a da reconstrução.

Caros Amigos,

A preparação para a grande operação de socorro já se iniciou em força. Centenas de voluntários, sobretudo os estudantes da Universidade de S. Carlos, vieram ajudar no trabalho de embalagem de alimentos. Temos encomendadas toneladas de arroz, caixas de massas, água potável, café, leite, panelas de cozinha, cobertores, etc. Estamos a usar as instalações da Universidade de S. Carlos. Estas podem garantir um espaço adequado no trabalho de distribuição dos materiais de socorro.
A Universidade tem mostrado muita abertura e generosidade nesta causa. Os beneficiários prioritários são das zonas de Tacloban, Ormoc e outras áreas vizinhas do norte de Cebu, incluindo a ilha de Bantayan.
Depois continuaremos com a segunda fase de distribuição de material de construção e de programas de subsistência.
Já enviámos dois camiões cheios de provisões para o norte de Cebu. Os enfermeiros voluntários partiram com o grupo. As máquinas de filtrar água pedidas pelo nosso hospital em Tacloban já estão a caminho.

As ajudas monetárias de todo o mundo têm sido muito generosas: Missionários do Verbo Divino, amigos do Verbo Divino, comunidades filipinas no estrangeiro, amigos dos filipinos no estrangeiro, instituições de diversa índole, sem diferença de raça ou religião. Neste momento estamos a ser parceiros com a Fundação Aid Muçulmana da Indonésia e a Fundação de Recurso da Ásia, Bangkok. Os donativos têm sido em forma de dinheiro, mas também os materiais de consumo estão a chegar. Estamos à espera de contentores de Hong Kong, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Coreia, Japão, e outros.

Estamos a receber notícias de muitas partes de áreas afetadas pelo tufão, que mantêm viva a esperança. Aos poucos conseguem chegar auxílios de provisões e bens de consumo. O caos em que ficara a ilha de Leyte já está a ser transformado. Muitas estradas já estão a ser limpas e os corpos estão a ser sepultados dignamente. Mas, ainda assim, toda a situação continua a ser muito difícil. A maior parte dos auxílios de bens de consumo que é distribuído só chega para um ou dois dias, no máximo. Não há eletricidade e também falta água potável.

O único hospital que está a funcionar é dos Missionários do Verbo Divino, em Tacloban. Mas há falta de eletricidade, de medicamentos, de água, médicos e outro pessoal do hospital. Entretanto os nossos esforços estão a ganhar impulso. Estivemos recentemente também em Bohol e os voluntários estão disponíveis para se movimentarem no socorro às vítimas do tufão Yolanda.

Em nome de todos os beneficiários, agradecemos sinceramente a todos pelas vossas preciosas ajudas.

P. Jingjong Rocha, svd
Superior Provincial

Em Portugal, e com as indicações do Superior Geral, estamos organizados da seguinte maneira:
Província Portuguesa da Congregação do Verbo Divino
NIB (BPI) – 0010 0000 36589570001 48