Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

Dezembro de 2013

No passado dia 15 de dezembro, acompanhados por um chá quente e um lanche saboroso, a Pastoral Social deu início a uma nova temporada da atividade Chá Falante.

A tarde, orientada pelo seminarista Rafael Gomes, sobre o tema "Liturgia explicada - Passo a Passo na compreensão da Santa Missa", foi de grande aprendizagem.

Clique aqui para saber mais...

 

O grupo da Pastoral Social retoma já este fim de semana a sua atividade Chá Falante e convida-o/a a participar!
A nova temporada deste convivio inicia com o tema "Liturgia explicada - Passo a Passo na compreensão da Santa Missa", contando com a ajuda do seminarista, estudante de teologia, Rafael Gomes.

Trata-se de um momento de convívio, conversa, esclarecimento de dúvidas sobre o tema.

Marcamos encontro no domingo, dia 15 de Dezembro, pelas 17h, na paróquia do Prior Velho, para uma boa conversa e um chá quente!

 

No dia 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos, a rede internacional Cáritas lançou a campanha internacionalUma só família humana, alimento para todos”. Trata-se de uma iniciativa que congrega todas as organizações Cáritas, no mundo – 164 em 200 países – que quer chamar a atenção dos governos, Nações Unidas mas, também, de todos os homens e mulheres, para a importância da luta contra a fome.

Esta é a primeira vez que a Cáritas promove uma campanha internacional. O Papa Francisco é um dos primeiros apoiantes desta iniciativa. Numa mensagem gravada em vídeo e divulgada também à mesma hora em todos o mundo, Francisco afirma que “o mundo não pode voltar o olhar para o lado e fingir que não vê os milhares de pessoas que sofrem por causa da fome”. O Papa afirma mesmo que se trata de um “escândalo”, principalmente quando se sabe que existem no mundo recursos suficientes para alimentar todas as pessoas”.

A Cáritas acredita e defende a implementação do Direito à Alimentação nos países onde isto não acontece. Esta medida é determinante para se alcançar o fim da fome no mundo.

Em Portugal a campanha foi apresentada no mesmo dia no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, e conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa. Num gesto simbólico, às 11h de Lisboa (12h, em Roma) todos os países aderentes participaram numa "onda de oração" pela erradicação da fome no mundo. Um gesto simbólico a representar a união e a sintonia com que esta campanha se apresenta em todo o mundo.

Pode ver aqui uma entrevista a Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, onde explica à Agência Ecclesia os objetivos desta iniciativa da Cáritas Internacional.

 

 

A Junta de Freguesia do Lumiar promove um Concerto de Natal, no próximo dia 15 de dezembro, pelas 15h30, na Igreja do Colégio de São João de Brito, com a participação de vários coros que têm a sede na área.

Venha deliciar-se neste especial encontro, onde não faltarão os mais belos cânticos de Natal e a magia que caracteriza esta simbólica quadra!

A entrada é livre.

 

 

 

 

O grupo que este ano está a preparar a Missa de Natal na Universidade - Núcleo Católico da FCSH - já escolheu a Igreja - Nª Senhora de Fátima na Av. de Berna, em frente à Faculdade.

Promovida pelo CeUC - Centro Universitário Católico, esta missa pretende reunir estudantes, docentes, investigadores e funcionários das Escolas de Ensino Superior de Lisboa e o encontro será esta quinta-feira, dia 12 de dezembro, às 18h45.

Vamos preparar o Natal do Senhor!

Pode consultar aqui o Evento no Facebook.

 

 

No próximo domingo, dia 8 de dezembro, o Coro de Câmara de Lisboa (www.corodecamaradelisboa.com) realizará um Concerto de Natal a favor das vítimas do tufão Haiyan/Yolanda.

Este concerto terá lugar na Igreja da Basílica dos Mártires, em Lisboa, pelas 16h.

O valor dos donativos recebidos reverterá para o hospital de Tacloban, uma das cidades mais afectadas pelo tufão, localizada na província de Leyte, Filipinas, e que é gerido pelos Missionários do Verbo Divino.

Pode consultar o cartaz aqui.

 

 

Como já é habitual nesta época festiva, a EGEAC volta a organizar uma série de concertos nas igrejas de Lisboa. A Basílica da Estrela inaugura o programa recebendo, no dia 7 de dezembro, o Grupo Coral Theoforos de Timisoara que entoam Cânticos Romenos de Natal. O último concerto decorre dia 22 de dezembro na Igreja de São Domingos, com uma atuação do Coro Sinfónico Lisboa Cantat e da Orquestra de Câmara Portuguesa. O título do programa é Milagre Natalício.

Todos os concertos são de entrada livre (sujeita à lotação do espaço), à exceção da Maratona de Concertos do Conservatório de Lisboa, que tem lugar no Cinema São Jorge, dia 20.

Para mais informações consulte a EGEAC pelo 218820090 ou o site www.natalemlisboa.com

 

O «Presépio na Cidade», organizado para anunciar o sentido cristão do Natal por um grupo de leigos católicos, está de volta pelo 13.º ano seguido, com presença na Basílica dos Mártires no Chiado, Lisboa.

A organização explica que se reúnem “mais um ano, a procurar atrair mais pessoas para Jesus”, num “espaço de encontro e acolhimento”, no exterior da Basílica dos Mártires, de 6 a 24 de dezembro, das 14h às 19h.

“Participe para um bem comum, e dê um pouco do seu tempo, alegria e capacidade de ‘fazer’, àqueles que sofrem, que estão sós e que como todas as pessoas precisam e gostam de se sentir amados”.

A Via da Alegria, “uma procissão pelas Ruas de Lisboa, que simboliza o caminho que a Sagrada Família fez até Belém, a partir do Jardim do Príncipe Real”, realiza-se no dia 21 de dezembro, às 15h45.

Ainda nesse dia vai decorrer a Bênção das Grávidas, “um dos momentos mais altos do Presépio na Cidade, uma bênção especial às grávidas e seus bebés, bem como às suas famílias”, na Basílica dos Mártires, com presidência de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, às 18h30.

Das iniciativas previstas destaca-se a oração diária do Terço, às 18h30, onde os participantes são convidados a “trazer uma vela”.

Em www.presepionacidade.org promove-se também uma atividade para os mais novos, a construção de presépios em casa ou na tenda na Basílica dos Mártires, no Chiado, todos os dias, das 14h às 19h.

 

Novembro de 2013

No próximo dia 2 de Dezembro, às 21h, irá realizar-se o tradicional Concerto de Natal da Fundação AIS, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

No âmbito da sua missão, a Fundação AIS pretende com este evento recordar e apoiar aqueles que por todo o mundo sofrem com a discriminação, restrições e perseguição à liberdade religiosa. Este ano, as receitas do concerto reverterão a favor dos refugiados da Síria.

A actuação será da responsabilidade da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana dirigida pelo Maestro Capitão João Afonso Cerqueira. Com cerca de 95 elementos, é considerada uma das melhores a nível internacional e teve a amabilidade de oferecer aos benfeitores e amigos da Fundação AIS este espectáculo em favor dos refugiados da Síria.

O concerto terá a duração de 2 horas, com um intervalo de 15 minutos.
A venda de bilhetes é efectuada em ticketline.sapo.pt e nos locais indicados no site.

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 29 de novembro, sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco através do canto e do silêncio!!

No mês de dezembro não vai haver oração devido às comemorações de natal mas em janeiro estaremos de volta.

 

O Banco Alimentar contra a Fome já iniciou mais uma campanha "online", de recolha de alimentos, numa altura em que aumentam os pedidos de ajuda e diminuem os produtos doados.

Na última campanha, que decorreu em maio, o portal de doações www.alimentestaideia.net recolheu quase 90 toneladas de alimentos, num valor global de cerca de 117 mil euros, tendo sido a média de doação de 36,54 euros.

A presidente da Federação Portuguesa dos Banco Alimentares explica que as pessoas podem fazer o seu donativo através da compra de alimentos básicos que estão disponíveis no site (leite, atum, salsichas, açúcar, óleo e azeite). "Podem escolher o Banco Alimentar da sua região e recebem logo no seu e-mail um recibo que permite descontar nos seus impostos o donativo efetuado."

"Temos um crescimento do número de pedidos diretos, mas temos também  um grande crescimento dos pedidos por parte das instituições, que nos pedem  o reforço do cabaz mensal que lhes é entregue, porque têm mais dificuldades."

Por outro lado, Isabel Jonet adiantou que os bancos alimentares tiveram "muito menos  doações da indústria agroalimentar, que redimensionou a sua produção devido  à quebra do consumo em Portugal".

O Banco Alimentar realiza, duas vezes por ano, três campanhas: a campanha  online, a tradicional recolha de alimentos nos supermercados e a campanha  "Ajuda vale", em que as pessoas podem comprar, na caixa dos supermercados,  vales de seis produtos selecionados. 

A "Campanha saco" decorre este fim-de-semana, de 30 de novembro a 1 de dezembro, e a "Campanha ajuda vale" decorre entre 30 de novembro e 8 de dezembro.

Pode ver aqui o vídeo de anúncio da campanha.
Se quiser ser voluntário(a) contacte o Banco Alimentar da sua região. Obrigado.

 

O Serviço da Juventude de Lisboa une-se à Fundação AIS na oração pela Paz na Síria e Médio Oriente.

Pelo mundo existem muitos cristãos que são perseguidos por causa da sua fé.
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre vai trazer a Portugal, durante a semana de oração pela paz no Médio Oriente, D. Shlemon Warduni, bispo auxiliar de Bagdade, no Iraque, e de D. Samir Nassar, arcebispo de Damasco, na Síria, para relatar a vida dos cristãos nesses países e testemunhar a sua situação no meio da confusão, da pobreza e da guerra.
Um dos momentos importantes dessa semana será a Vigília pela Paz na Síria e Médio Oriente, no Mosteiro dos Jerónimos, Belém, no dia 30 de novembro às 16h30, onde rezaremos por todos os nossos irmãos que sofrem, e a quem estamos unidos no amor a Jesus Cristo.

Pode ver o vídeo/convite aqui e conhecer todo o programa em www.fundacao-ais.pt.

Atualização: Foi disponibilizado pela Agência Ecclesia o vídeo desta vigília no Mosteiro dos Jerónimos, que também foi transmitida em direto através da Internet.

Vigília de Oração pela paz na Síria - Fundação AIS

 

Tufão Yolanda, nas Filipinas

Segue informação recebida no dia 18 de novembro de 2013 do Superior Provincial dos Missionários do Verbo Divino, nas Filipinas.
O Superior Geral, em carta circular, motivou-nos para a ajuda organizada em duas etapas: a da ajuda imediata e a da reconstrução.

Caros Amigos, a preparação para a grande operação de socorro já se iniciou em força. Centenas de voluntários, sobretudo os estudantes da Universidade de S. Carlos, vieram ajudar no trabalho de embalagem de alimentos. Temos encomendadas toneladas de arroz, caixas de massas, água potável, café, leite, panelas de cozinha, cobertores, etc. Estamos a usar as instalações da Universidade de S. Carlos. Estas podem garantir um espaço adequado no trabalho de distribuição dos materiais de socorro.
A Universidade tem mostrado muita abertura e generosidade nesta causa. Os beneficiários prioritários são das zonas de Tacloban, Ormoc e outras áreas vizinhas do norte de Cebu, incluindo a ilha de Bantayan.

Clique aqui para saber mais...

 

A Cáritas Portuguesa volta a anunciar a sua campanha anual de Natal, “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, que este ano conta com o apoio da maestrina Joana Carneiro. Numa época de crise social e económica a Cáritas pretende iluminar o coração dos portugueses com a décima primeira edição da 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2013, o projeto de visa apoiar os cidadãos mais desfavorecidos, através da venda de velas pelo preço simbólico de 1€. É possível adquirir um pack de 4 velas por 4€ , que inclui no interior um Presépio para pintar.

A Cáritas tem como objetivo vender este ano mais de 500.000 velas. O valor final recolhido nesta campanha, promovida pela Cáritas Portuguesa e pelas diversas Cáritas Diocesanas do país, será aplicado em duas causas distintas: 65% reverterão a favor das famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica que serão ajudadas através das Cáritas Diocesanas e paróquias; e 35% reverterão para uma causa internacional. Este ano a Cáritas irá ajudar as vítimas do conflito da Síria.

As velas podem ser compradas nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias que aderiram, assim como noutros locais, nomeadamente algumas empresas e uma cadeia de supermercados.

Esta décima primeira edição conta com o apoio incontornável da maestrina Joana Carneiro, que vai participar num Concerto pela Paz, no dia 14 dezembro, em Lisboa, na Sé Catedral, com o Coro de Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa.

A campanha conta ainda com a colaboração da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, que se associa ao projeto natalício com o seu novo livro ‘Esperar Jesus com Maria – Caminho do Advento’, ilustrado por Isabel Monteiro, que vai ser lançado o próximo dia 22 de Novembro, pelas 18h30 na Fnac do Colombo.

Ao longo das últimas 10 edições, a campanha de Natal permitiu angariar cerca de três milhões de euros.

 

A paróquia de S. Pedro do Prior Velho e a mesma freguesia foram agraciados, entre os dias 5 e 10 de Novembro, com a visita pastoral do Sr. Bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes que, desta forma, conheceu de perto a atividade atual das pastorais desta paróquia, bem como o trabalho instalações e população de algumas instituições e empresas da freguesia e da própria Junta de Freguesia. O Sr. Bispo percorreu, acompanhado pelos párocos Manuel Meneses e Constantino Malu e por alguns membros da comunidade paroquial, as ruas do Prior Velho, tendo contatado com as suas gentes e com as suas realidades.

Clique aqui para saber mais...

 

Os Presentes Solidários são uma iniciativa da FEC - Fundação Fé e Cooperação, tendo já contribuído desde 2006 com mais de 23.000 presentes solidários enviados para Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A campanha, em vigor até ao dia de Reis, 6 de Janeiro, é uma oportunidade para que sejam dadas respostas concretas a necessidades das comunidades vulneráveis espalhadas pelos países lusófonos. É também uma oportunidade para aproximar continentes e desafiar os portugueses enquanto cidadãos do mundo a reconhecer o seu papel e responsabilidades individuais e coletivas na construção de um mundo mais fraterno. Esta é a proposta da FEC: a solidariedade participativa é uma forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para a melhoria das condições de vida de tantas famílias dos países em desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com dificuldades extremas.

A campanha Presentes Solidários traduz o slogan "Dar a Duplicar!": qualquer pessoa pode escolher entre os onze presentes diferentes que constam do catálogo deste ano e que foram previamente escolhidos de acordo com as necessidades reais do terreno. Fará depois a encomenda em nome de um amigo, colega ou familiar que receberá um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido. Deste modo, estará a dar a duplicar: contribui com o seu dinheiro para que uma família ou comunidade desfavorecida receba algo que lhe é necessário e está ainda a surpreender o seu amigo, colega ou familiar com um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido em seu nome.

Visite www.presentessolidarios.pt, faça a sua encomenda e comece a construir um mundo mais justo e mais fraterno.

 

Na iniciativa assinalada entre os dias 10 a 17 de novembro, D. Virgílio Antunes, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, afirmou que a semana dos semináriosconstitui uma grande oportunidade para que todas as comunidades cristãs reavivem a consciência de que hão-de estar sempre abertas a acolher Cristo e a permitir que Ele se forme nelas”.

A vocação cristã nasce do encontro pessoal com Jesus Cristo, recebido como dom precioso de Deus, que transforma a mente, o coração e a vida de cada pessoa” e refere-se ao seminário como uma “comunidade de filhos prediletos de Deus, chamados a ser discípulos”.

D. Virgílio Antunes acredita que “quando o coração do jovem se deixa habitar pela pessoa de Jesus Cristo e se deixa comover de misericórdia pela humanidade, pode conhecer a vocação ao serviço e ao amor de Deus e dos homens, que é a vocação sacerdotal”.
O cristão é convidado a crescer continuamente na força de Cristo que recebeu e habita nele pela força do batismo e pelo dinamismo da fé que o anima”, explica o bispo acrescentando ainda que o “cristão seminarista é, de um modo particular, um homem que assume com alegria a tarefa de se identificar progressivamente com Cristo e de crescer até à estatura de Cristo”.

D. Virgílio Antunes realça que o seminarista deve estar totalmente comprometido e disposto a permitir que “Cristo se forme dentro de si mesmo, para se tornar Seu rosto visível diante da comunidade à qual é enviado como servo”.

No final da sua mensagem para a Semana dos Seminários, assegura que a ação de graças dos seminaristas se converte “em disponibilidade total para servir os irmãos, como Cristo, até à doação total de si mesmo”.

A semana dos seminários tem este ano por tema “Para que Cristo se forme em nós” e o guião pode ser consultado em www.ecclesia.pt/semanaseminarios2013 ou no site do Patriarcado de Lisboa.
Pode ainda visualizar dois vídeos:
Vídeo realizado pelo Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais
Mensagem do Reitor do Seminário dos Olivais, padre José Miguel Pereira, à diocese de Lisboa

 

O Futebol Clube do Prior Velho tem o prazer de convidar todos para a Festa de S. Martinho que se vai realizar no próximo domingo, 10 de novembro, entre as 15 e as 20h.
Terá lugar no espaço do clube, na Rua Maestro Lopes Graça, nº 2 (junto à Escola Primária e ao recinto da Paróquia do Prior Velho) e conta com o apoio da União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho.

A entrada é grátis e todas as receitas revertem para a compra de material desportivo (bolas, pinos, coletes, parkas, entre outros materiais).

Venha fazer parte desta festa que também é sua.

 

 

Permanecei em Cristo” (cf. Jo. 15, 7). É este o tema que congregará os jovens das diferentes Igrejas cristãs em mais um Fórum Ecuménico Jovem, que decorrerá em Lamego, no próximo dia 9 de novembro. Quinze anos após o início destes Fóruns, e num contexto particularmente difícil para os jovens, marcados muitas vezes pelo desalento e pela falta de perspectivas de futuro, é proposto o desafio de partir à (re)descoberta do essencial: o que pode suportar a minha vida e dar-lhe um sentido? Como alimentar a esperança? Onde buscar forças para um compromisso sempre novo por um mundo mais humano, justo e fraterno?

Estas e outras interrogações nascem no coração de muitos. No coração da resposta cristã, está um convite: “Permanecei em Mim”. Um convite lançado a todos, independentemente da sua pertença a esta ou aquela tradição eclesial, a esta ou aquela Igreja. Porque não deixar-se desafiar por este convite, e descobrir, com outros jovens, o muito que já nos une neste caminho que todos procuramos fazer, juntos, com Jesus?

O ponto de encontro: o Seminário Diocesano de Lamego, no dia 9 de Novembro. A trazer, apenas algo para partilhar para o almoço e vontade de encontrar-se com outros jovens. O resto será fruto do que cada um estiver disposto a dar e a receber...

Para mais informações, consulte o programa, cartaz e ficha de inscrição em www.ecumenismojovem.org

 

Comunicamos que a oração com cânticos de Taizé que estava marcada para quinta-feira, 7 de novembro, foi cancelada.

Este facto prende-se com constrangimentos de calendarização relacionados com as actividades relativas à Visita Pastoral que decorre na nossa paróquia durante esta semana.

A próxima oração será dia 29 de novembro, como habitual, na última sexta-feira do mês.
Pedimos desculpa pelo inconveniente.

 

No dia 1 de novembro de 2013, assinalamos o 5º aniversário do Cancioneiro Online da Paróquia de São Pedro do Prior Velho. Sendo esta data meramente simbólica, queremos destacá-la de forma simples, e fazer um pequeno balanço daquilo em que se tornou este espaço.

Clique aqui para ler mais...

 

Outubro de 2013

É já no final do mês de outubro que nos unimos como amigos e amigas das crianças do Liúpo (Moçambique) para celebrar a Missão e estender as mãos para aliviar o seu sofrimento.

Será no domingo, 27 de outubro no Seminário do Verbo Divino. em Lisboa. Nesta Feira Missionária, organizada por um grupo de leigos associados às Missionárias Servas do Espírito Santo e Missionários do Verbo Divino, haverá uma Missa festiva às 11h e a festa missionária durará toda a tarde com produtos da horta para vender, almoço, música e muita animação.
As crianças terão um espaço preparado especialmente para elas: podem "pintar a cara" e divertir-se imenso, enquanto os pais e avós disfrutam da feira/arraial.

Não fique em casa. Venha celebrar a Missão connosco e dê a mão às "nossas" crianças neste projeto da Campanha Mãos Unidas! Elas esperam por si!

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 25 de outubro, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Na Quarta-feira, o dia 23 de outubro, vai haver um ensaio de cânticos para esta oração. Este ensaio será na paróquia às 21h.

Venha rezar connosco !!

 

MISSA das UNIVERSIDADES - "Acredita para amar, ama para acreditar" é o mote da celebração que a Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa promove na próximo dia 24 de outubro, 5 ª feira, para estudantes, docentes, investigadores e funcionários das escolas de ensino superior de Lisboa.

Terá lugar na Igreja do Coração de Jesus, em Lisboa (na rua Camilo Castelo Branco, entre o Marquês de Pombal e a UAL), pelas 18h45, e este ano será presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Esta celebração marca o início de mais um ano académico. Após a celebração, todos são convidados a um tempo de convívio e uma pequena refeição com a animação de tunas.

Estarão universitários de organismos, movimentos, grupos da Igreja de Lisboa presentes no meio universitário que darão a conhecer as suas atividades ao longo do ano. É tempo de acolher os mais novos!

Será entregue a cada estudante do 1º ano presente um símbolo com as cores da sua Escola, marcando assim a entrada num tempo novo e numa nova família. Os interessados em participar deverão contactar o CeUC.

Clique na imagem do cartaz para mais informações.
Pode consultar ainda o site www.pulisboa.com ou a página do Facebook da CeUC.

 

O Instituto Diocesano para a Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, promove, no próximo dia 17 de outubro, quinta-feira, a partir das 21h30, uma conferência com o tema ‘A Formação Cristã na Diocese’.

Realiza-se no auditório da igreja do Sagrado Coração de Jesus (Rua Camilo Castelo Branco, 4, Lisboa), e será orador o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Esta conferência que será transmitida em direto pelo site do Patriarcado e pelo MeoKanal 210021, tem entrada livre e assinala, ainda, a abertura do ano pastoral do IDFC.
Pretende-se com ela “apresentar as linhas mestras da formação cristã na Diocese de Lisboa” e destina-se a todos que têm “um papel ativo na formação cristã” - famílias, paróquias, institutos religiosos, movimentos eclesiais - e a todos os “interessados”, explica o cónego António Janela, diretor do IDFC-PL.

O Instituto Diocesano da Formação Cristã, recorde-se, é uma instituição religiosa católica ao serviço da formação para a missão, na Igreja de Lisboa.

No âmbito da sua missão, o instituto funciona tendo como eixo três grandes vertentes: coordenação e interligação; formação; estudo/avaliação.

Pode obter mais informações pelo telefone 213558026 ou em www.idfc.patriarcado-lisboa.pt

 

No passado dia 17 de setembro realizou-se um jantar de homenagem ao Pe. Valentim Gonçalves. Foi, de facto, um momento de partilha e de convívio no qual se recordou os 20 anos de entrega pessoal deste missionário à comunidade cristã da paróquia do Prior Velho.

O vídeo que aqui deixamos foi apresentado no início do jantar, tendo sido um trabalho conjunto da paróquia com a Junta de Freguesia do Prior Velho e a Câmara Municipal de Loures.

Homenagem ao Pe. Valentim Gonçalves, SVD

 

Sob o tema “Sei em quem acreditei”, decorreu de 4 a 6 de outubro, na paróquia de Santa Catarina, Caldas da Rainha, a sexta edição do encontro nacional VerbumJovem. Os cerca de nove dezenas de jovens, vindos de vários pontos do país e com um tom multicultural, foram aprofundando este tema, nas várias atividades e dinâmicas do encontro, acompanhados pelos Missionários do Verbo Divino, pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e pelo grupo Diálogos e, ainda, com grande apoio do pastor daquela paróquia, o P. Luís Pedro.

Saliente-se ainda o envolvimento da comunidade, entre outros, em acolher os jovens nas suas casas; o aprofundamento do tema feito pelo P. Filipe, pároco das Caldas da Rainha que despertou nos jovens a vivência da sua fé como uma fé “põe-te andar” ou uma fé “deixa estar”; várias missões realizadas, particularmente da visita aos doentes e aos idosos; momentos de reflexão, de partilha, de oração e de convívio alegres e fraternos.

Os participantes voltaram para as suas casas e as suas comunidades enviados a fazerem “discípulos”. A comunidade de Santa Catarina, as famílias de acolhimento, os jovens e o grupo da organização local ficaram, mas fica também a certeza de que há algo a mudar na vida e nos corações dos que partem e dos que ficam..

Para consultar mais fotos do encontro e testemunhos visite a página no Facebook em: facebook.com/VerbumJovem

 

Outubro Missionário - Uma Igreja terna, pobre para os pobres

O mês de Outubro, é o mês que a Igreja procura reavivar a consciência missionária dos cristãos, celebrando o «Mês das Missões» que culminará com a celebração do «Dia Mundial das Missões» a 20 de outubro de 2013.

A Comissão Episcopal das Missões e as Obras Missionárias Pontifícias publicaram o “Guião Outubro Missionário 2013” para apoio das Dioceses, Paróquias, Institutos Missionários e todos os amigos da Missão, para a melhor vivência deste mês.

Além dos esquemas para as diversas semanas, o guião contém a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, entre outros textos e fotos que muito podem ajudar a fortalecer o espírito missionário de cada cristão, grupos e comunidades cristãs.

Guião Outubro Missionário 2013 / Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2013 / Cartaz

«O território da missão não é um espaço geográfico mas o coração de cada homem e de cada mulher, que a missão é sempre jovem e que a chave da missão e da evangelização é o testemunho.»

(Conclusão das Jornadas Missionárias e da Pastoral Juvenil 2013)

Atualização: Entrevista da Agência Ecclesia ao padre António Lopes, Diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifícias e missionário verbita, sobre o Outubro Missionário 2013 e a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões.

Entrevista no programa Ecclesia (emissão 08-10-2013)

 

Setembro de 2013

Na próxima sexta-feira, dia 27 de Setembro, retomamos as habituais orações com cânticos de Taizé na paróquia. A oração terá início às 21h30 e é organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !

 

Foi com muita alegria que a comunidade paroquial do Prior Velho recebeu oficialmente os seus dois novos párocos, momento que foi assinalado solenemente no decorrer da celebração eucarística do dia 21 de setembro.

Este dia de graça iniciou-se cheio da alegria das crianças, famílias, catequistas e restantes membros da comunidade que, num animado convívio, deram inicio a algumas das atividades pastorais do novo ano e culminou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa que, trouxe à nossa comunidade a carta do patriarca D. Manuel Clemente relativa a apresentação dos dois novos párocos.

Este foi também um momento em que a comunidade paroquial pôde, uma vez mais, dar graças pela pessoa e pelo trabalho catalisador, dinâmico e próximo do Sr. Pe. Valentim Gonçalves.

Os paroquianos acompanharam, em comunhão fraterna, a profissão da fé e os votos de compromisso do senhor Pe. Manuel Meneses e do senhor Pe. Constantino Buapale que relembraram a importância da responsabilização de todos no processo de construção da comunidade.

 

Realizou-se no domingo, 15 de setembro, a celebração do envio do Pe. Valentim Gonçalves. O até então pároco da nossa paróquia foi enviado para a sua nova missão nas paróquias confiadas à comunidade de Guimarães.

Estiveram presentes numerosos fiéis das comunidades do Prior Velho e de Terraços da Ponte. Os confrades verbitas da comunidade de Lisboa também concelebraram. Foi uma celebração dinâmica. O Pe. Valentim afirmou, na sua homilia, que quem não encontra o Deus verdadeiro, constrói o seu ídolo. “No serviço de Deus, quem quer ser maior torna-se pequeno. Sem a humildade de servir, a missão ficará seca”, afirmou o mesmo. O Pe. António Leite, Superior Provincial, salientou, por sua vez, que a comunidade do Prior Velho e de Terraços da Ponte são uma escola onde muitos dos missionários que passaram por aqui aprenderam a formar-se. “Nesta comunidade diversificada, só a fé que une. Vamos lançar-nos para frente!”, disse o Provincial. Depois da celebração eucarística, seguiu-se o almoço partilhado.

Este domingo, 21 de setembro, celebraremos a tomada de posse da nova equipa paroquial, composta pelo Pe. Manuel Meneses e Pe. Constantino Buapale. A celebração terá início 18h30 e será presidida pelo bispo D. Nuno Brás.

 

No próximo dia 28 de Setembro de 2013, às 21h00, no Auditório da Boa Nova, no Estoril, realizar-se-á mais um Festival Diocesano da Canção.

Como nas edições anteriores, pretende-se que este Festival seja um momento de encontro dos jovens da Diocese de Lisboa com Cristo e entre si e uma oportunidade de todos os participantes expressarem a sua fé através da música, promovendo a canção cristã como instrumento de evangelização.

O tema deste ano é “Ide e fazei discípulos de todas as nações”, e estarão a concurso 13 canções, provenientes das Vigararias de Alcobaça-Nazaré, Alenquer, Amadora, Cascais, Lisboa II, Lisboa III, Lisboa IV, Loures – Odivelas, Lourinhã, Mafra, Sacavém, Sintra, e do Movimento Juventude Dehoniana.

Os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira do Auditório da Boa Nova por €2,50, no dia do Festival, a partir das 18h00.
Os lugares disponíveis são limitados e por isso também podem ser feitas reservas. Para mais informações consulte o site juventude.patriarcado-lisboa.pt

Apoie a sua Vigararia/Movimento nesta noite de festa e alegria!

Atualização: Para os que não puderem estar presentes, o Serviço da Juventude e o Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa irão transmitir em direto o festival, a partir das 21h00.
Pode assistir a partir do CANAL MEO 210021 e da internet em www.juventude.patriarcado-lisboa.pt e www.patriarcado-lisboa.pt

 

Agosto de 2013

(não houve destaques relevantes...)

 

Julho de 2013

Já passou praticamente um ano, desde outubro de 2012. O tempo passa mesmo a correr. Parece que foi ontem que estávamos reunidos em "Unidos para dar", na paróquia de Odivelas. Foi espectacular e extremamente gratificante a participação de todos… mas esse já passou e agora estamos a pensar no próximo encontro que será nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2013.

A palavra de ordem agora é RUMO A SANTA CATARINA para o 6º Encontro Nacional VerbumJovem. Pois é… este ano o grupo encontrar-se-á no concelho das Caldas da Rainha com o tema "Sei em quem acreditei". Vai ver que vai valer a pena… Estamos muito motivados e queremos organizar um encontro extraordinário; porém, sozinhos pouco valemos e, por isso, contamos com a colaboração de todos. Não nos esqueçamos que este é um encontro para todos e de todos.

Para se poder inscrever use esta ficha de inscrição e para mais informações consulte um dos responsáveis locais ou a página no Facebook em: facebook.com/VerbumJovem

 

Do Cristo Rei ao Cristo Redentor’ é a proposta da pastoral juvenil da Diocese de Setúbal para o próximo sábado, dia 27 de julho, iniciativa que pretende unir os jovens ao Papa Francisco e à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013.

O evento dirige-se a todos os jovens que gostariam de participar na JMJ que começa hoje no Rio de Janeiro e decorre até domingo, num dia passado entre o Santuário do Cristo Rei, em Almada, a praia da Costa da Caparica e a ligação em direto com a vigília da JMJ.

O dia da vigília com o Papa é muito emotivo, de muita alegria, de oração e comunhão entre os jovens cristãos, por isso, o propósito da pastoral juvenil foi unir os jovens da diocese nesta grande atividade e neste evento”, explicou Inês Castro, da equipa de pastoral juvenil da Diocese de Setúbal.

O ponto de encontro é o Cristo Rei, às 10h, onde as atividades começam “com a oração da manhã”, e partem num peddy-papper, “muito animado e muito divertido”, até ao Parque da Paz, ainda em Almada, onde decorre o almoço partilhado entre todos.

Depois, de autocarro, os participantes vão para a Costa da Caparica para vários momentos como “evangelização de rua, uma ida à praia, onde as pessoas podem descontrair um pouco, e algumas surpresas e atividades”.

Ainda de tarde haverá a celebração da eucaristia antes do jantar na igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como igreja nova.

As inscrições encerram dia 24 de julho, às 18h.
Para obter mais informações e se inscrever visite o site: www.sdpj-setubal.org ou o Evento no Facebook.

 

Junho de 2013

Estamos a poucos dias das Festas da Paróquia e do 24º Aniversário da Freguesia do Prior Velho.

Estas terão início no próximo dia 28 de junho, sexta-feira, pelas 19h e terminarão no dia 30 de junho, domingo, pelas 23h.

Sinta-se convidado(a) a aparecer e a trazer consigo amigos e familiares. Venha festejar connosco!

Caso não possa se juntar a nós por qualquer motivo, tem ainda a possibilidade de nos acompanhar através do Twitter, onde iremos colocar algumas fotos, um pouco à semelhança dos últimos anos.

O programa completo das festas pode ser consultado no cartaz.

 

A Agenda Jovem e o Calendário Missionário dos Missionários do Verbo Divino para o ano 2014 já estão disponíveis.

A agenda é feita a pensar em si. Uma companhia alegre para todos os dias do ano com textos e frases que convidam ao optimismo, à amizade, à esperança e alegria de viver. Nelas pode ainda encontrar as leituras bíblicas para cada dia.

Deus concede-nos cada dia uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.

Pode adquirir para si e para oferecer aos seus amigos. Cada uma das agendas custa €2,00.

Há também o Calendário Missionário para 2014, para colocar na parede. Uma companhia bem interessante para cada dia do ano... uma janela aberta para a Missão. Cada exemplar custa €0,70.

Pode fazer o pedido junto de uma das casas dos Missionários do Verbo Divino, em algumas livrarias católicas portuguesas ou ainda via carta, e-mail ou telefone para o Secretariado Missionário do Verbo Divino, tanto para a Agenda como para o Calendário. Existem descontos para encomendas de maior quantidade. Consulte o site www.verbodivino.pt ou as fichas de requisição abaixo para mais informações.

Fichas de requisição: Agenda Jovem 2014 / Calendário Missionário 2014

 

Estão abertas as inscrições para o Curso de Missiologia a decorrer em Fátima de 26 a 31 de agosto no Seminário dos Missionários da Consolata.

É um curso que visa a formação do missionário e, consequentemente, da Missão. Lança as bases da Teologia missionária a partir da Bíblia, história, espiritualidade e metodologia. Está estruturado de forma intensiva, empenhada e acessível. Além das conferências dos professores, a metodologia usada ajuda a criar uma dinâmica de comunhão e espirito de família: trabalhos de grupo, debates, plenários, workshops, testemunhos missionários, convívio e orações em comum.

É organizado pelos Institutos Missionários (IMAG), em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias, tendo vindo a preencher uma lacuna na maioria dos centros de formação da Igreja portuguesa.

É aberto a todos, mas destina-se especialmente aos membros dos Institutos Missionários, religiosos/as, sacerdotes diocesanos, missionários em férias, seminaristas e estudantes de Teologia, candidatos ao laicado Missionário e a voluntários da Missão.

O curso é de dois anos, mas funciona em sistema de ciclo, de maneira que o aluno pode inscrever-se e ingressar em qualquer dos anos. Os temas tratados este ano correspondem ao 2.º ano do ciclo bienal

O valor da inscrição é de €20, existindo número limitado de vagas, tendo como data limite para inscrição o dia 19 de agosto de 2013.
Para mais informações e inscrições pode consultar o site cursodemissiologia.blogspot.pt ou o folheto do curso.

 

A Câmara Municipal de Loures (CML), por iniciativa do Departamento de Ambiente e Transportes Municipais (DATM), no âmbito do Projeto Limpar Loures – Freguesias está a promover ações de limpeza em estreita colaboração com as juntas de freguesia que adiram a este projeto.

Na prática, pretende-se que estas ações passem por selecionar locais, desde arruamentos a espaços verdes, e proceder à remoção de resíduos, vulgo lixo, de acordo com a sua tipologia através da participação voluntária dos munícipes, a título individual ou através de organizações, devidamente acompanhados pelos serviços da CML e das juntas de freguesia.

Para o efeito, a Câmara e a respetiva junta de freguesia disponibilizarão técnicos responsáveis pela iniciativa, bem como os meios necessários para os trabalhos de limpeza e o encaminhamento adequado dos resíduos.

Contudo, é essencial ter conhecimento de algumas regras de segurança a adotar antes e durante a iniciativa.

A ação de limpeza na freguesia do Prior Velho será no dia 22 de junho, das 9h às 13h, com o ponto de encontro na Junta de Freguesia. Pode-se voluntariar inscrevendo-se através de um dos e-mails presentes no cartaz.

Colabore, venha participar!

 

Partindo da constatação das inúmeras dificuldades sentidas pela grande maioria dos jovens diocesanos em poderem participar nas Jornadas Mundiais da Juventude – Rio 2013, a Pastoral Juvenil na Diocese do Porto (através do seu Secretariado Diocesano e diversos Movimentos Juvenis) propõe esta forma alternativa de “viver” e “celebrar” essas mesmas Jornadas na cidade do Porto e neste “nosso” Rio.

A iniciativa "Rio in Douro" marcada para 27 e 28 de julho de 2013, últimos dois dias da JMJ, pretende ser um “mega encontro” dos jovens da Diocese do Porto (e das várias Dioceses do país), pertencentes quer às suas paróquias, quer aos movimentos juvenis nela presentes, nas suas mais pluriformes estruturas e concretizações, que queiram viver e experimentar, em clima de festa, de alegria, de oração e de partilha, o “espírito” das Jornadas Mundiais da Juventude.

O encontro começa na manhã do dia 27 na praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, junto à foz do Rio Douro, após uma caminhada a partir de quatro locais, à semelhança do percurso a pé que habitualmente antecede a vigília e a missa de encerramento da JMJ. A agenda contempla a realização, no primeiro dia, de “workshops muito variados”, seguidos de uma oração e concertos, enquanto que no domingo de manhã vão ser proferidas catequeses pelos bispos da diocese, antes da “missa final de envio”.

Para mais informações e inscrições visite www.rioindouro.org ou a página no Facebook. As inscrições terminam a 30 de junho. Caso pretenda se inscrever através do Serviço da Juventude de Lisboa pode fazê-lo até ao dia 17 de junho.

 

Maio de 2013

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 31 de maio, sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Comunicamos também que nos meses de junho a agosto não haverá orações do grupo mas em setembro estaremos de volta. Não falte!

 

O Banco Alimentar contra a fome já iniciou a recolha de alimentos no portal online. Leite, açúcar, azeite, atum, salsichas e óleo são os bens que se podem doar online. Há ainda a possibilidade de escolher um cabaz, que conta com todos os bens.

O site está disponível, nesta campanha, em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol. De acordo com o Banco Alimentar, o portal conta com um contador de doação por alimento, em tempo real, que permite aos internautas acompanharem a evolução das doações. Os interessados podem pagar por “homebanking”, mediante recepção por e-mail da referência da transacção e da entidade doadora, e ainda através do sistema Visa.

A campanha online vai decorrer até 9 de junho, em www.alimentestaideia.net.

A par da doação na internet vai decorrer, no próximo fim-de-semana, 1 e 2 de Junho, a recolha nos supermercados.
Se quiser ser voluntário contacte o Banco Alimentar da sua região.

Anúncio na TV da Campanha de Junho de 2013

 

Entre 19 e 21 de julho, o Festival Jota regressa à Serra da Estrela, onde nasceu, mais concretamente à vila do Paul, a 20 km da Covilhã, com uma oferta musical diversificada, enriquecida com momentos de oração e reflexão, espaços de lazer e cultura e desporto, atividades direcionadas para indivíduos, grupos e famílias.

Os portugueses Claudine Pinheiro e Lautare, o espanhol Fray Nacho e o brasileiro Luciano San são alguns dos grupos com presença garantida num dos eventos mais importantes no panorama da música de inspiração cristã e que é promovido pela Diocese da Guarda.

A organização disponibilizou uma “playlist” com “um tema de cada uma das bandas e artistas convidadas para a edição deste ano”.

Existem várias modalidades de inscrição no festival para os interessados que podem reservar o seu lugar até 7 de julho; a partir dessa data a organização aceitará inscrições mas com um valor acrescido de 5 euros.

Há também um espaço para “os artistas ou bandas amadoras que quiserem participar” no Festival Jota podem inscrever-se até dia 16 de junhono espaço ‘Teu palco’, onde poderão mostrar as suas habilidades num máximo de 3 temas originais e 15 minutos no máximo”.

Para mais informações visite www.festivaljota.com

Cartaz | Vídeos Promocional | Playlist Oficial | Página no Facebook

Atualização: O Director Artístico do Festival, o Pe Jorge Castela, o Director do Festival Jota 2013, o Pe Rui Manique, e Tânia Marques, uma jovem da organização, foram entrevistados pelo director da Ecclesia, Paulo Rocha, no passado dia 1 de Julho, na RTP2.

Entrevista no programa Ecclesia (emissão 01-07-2013)

 

No próximo dia 2 de junho, Domingo, a Sé Patriarcal de Lisboa acolhe, às 11h30, a celebração da Eucaristia na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpo de Deus.

O Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo, preside à celebração em honra do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Entre as 13h e as 16h, ainda na Sé, haverá Adoração do Santíssimo Sacramento.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, que este ano tem como lema, em Lisboa, ‘Cristo vivo no coração da Cidade’, terá também a habitual Solene Procissão do Corpo de Deus, que tem início às 17h e que vai percorrer diversas ruas da cidade de Lisboa: Largo da Sé, Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Rua dos Condes de Monsanto, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Rua de Santo António da Sé e Largo da Sé.

Por volta das 18h30, no final da procissão, haverá, no Largo da Sé, a tradicional bênção.

Foi ainda produzido um vídeo promocional da Procissão, com legendas em várias línguas.

Cartaz | Evento no Facebook

 

O musical multimédia "Wojtyla", homenagem ao beato João Paulo II (1920-2005), vai ser apresentado pela primeira vez no Coliseu do Porto, estreando-se depois em Braga e regressando para nova exibição em Lisboa, num total de 15 sessões.

O espetáculo de Matilde Trocado intitulado com o apelido do papa polaco foi criado na paróquia de Cascais e teve a estreia absoluta há três anos, a 18 de maio de 2010, data do aniversário do nascimento de João Paulo II.

A peça com cerca de 40 intervenientes em palco, entre atores e membros da banda, não pretende ser um relato histórico nem uma biografia mas a evocação de testemunhos de quem se cruzou com João Paulo II, «de vidas que mudaram» e que conheceram «o lado mais divertido» do papa, refere a sinopse do espetáculo.

A digressão começa no Coliseu do Porto (31 maio e 1 junho), depois passará pelo Auditório Vita em Braga (7 a 9 de junho) e terminará no Teatro Tivoli de Lisboa (18 a 23 de junho).

A receita dos bilhetes, à venda na Ticketline e nas lojas Fnac e Worten, reverte para a Associação para Tratamento das Toxicodependências (A.T.T.).

www.musicalwojtyla.org | Página no Facebook | Músicas (YouTube) | Musical Wojtyla (JMJ 2011)

 

No passado dia 28 de abril realizou-se mais um Chá Falante sob o tema “A Fé – Caminho ou caminhos… Uma história de amor”.

Foram oradores César Silva, diácono, que trabalhou durante algum tempo connosco, principalmente ligado aos jovens e Filomena Sanches, um membro ativo nas atividades da nossa Paróquia que nos deram os seus testemunhos pessoais e as suas próprias definições de , um tema tão atual e que nos suscita uma reflexão profunda.

Clique aqui para saber mais...

 

"Com o Espirito Santo rezamos pela Igreja que sofre" – este será o tema da Vigília de Pentecostes que o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa organiza no próximo dia 18 de Maio (Sábado) pelas 21h30, na Sé de Lisboa.

Por todo o mundo existem cristãos que são perseguidos e impossibilitados de viver de acordo com a sua fé. Os desafios são múltiplos: conflitos, totalitarismo de esquerda ou de direita, fanatismo religioso, multiplicação de seitas, materialismo, falta de sacerdotes, etc. Aproveitaremos esta oportunidade para ajudar a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, cuja missão é, através da oração, da acção e da informação, disponibilizar todos os meios para que a Igreja perseguida não deixe de realizar a sua missão de evangelização, chegando ao coração de todos os homens. É pedido para trazer o que puder para partilhar – o valor que juntarmos será destinado a financiar campanhas e projectos em curso.

Sem fazer concorrência a outras celebrações paroquiais ou vicariais, os jovens da nossa Diocese são convidados a viver esta noite de oração ao Espírito que nos une e anima.

A celebração da Vigília de Pentecostes é também, por vontade expressa do Senhor Patriarca, o momento de compromisso dos grupos do 1º e 3º anos do Itinerário Juvenil com a Igreja de Lisboa. A organização pede aos membros ou animador de grupos que estejam a seguir o Itinerário Juvenil e com jovens no 1º e 3º anos, que contactem o Serviço da Juventude informando de quantos são e se vão estar na Sé para fazer o seu compromisso.

 

O mês de Maio está a aproximar-se e a nossa Paróquia vai, mais uma vez, homenagear MARIA SANTÍSSIMA, realizando no sábado, dia 11 de Maio de 2013, às 21h, a PROCISSÃO "Redescobrindo o caminho da fé... COM MARIA SEGUIMOS A LUZ", pelas ruas do Prior Velho.

Vamos homenagear MARIA colocando nas janelas uma colcha branca e/ou uma vela acesa.

Pode consultar aqui um mapa mais detalhado com o percurso da procissão.

Contamos com a sua participação!

 

O Fátima Jovem 2013 vai realizar-se, em Fátima, nos dias 4 e 5 de Maio, e terá o tema "Com(o) Maria, ide e fazei discípulos!"

Este é o encontro nacional de jovens católicos, realizado em Fátima e organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. Do programa fazem parte momentos de animação, de convívio mas também de oração e reflexão, entre muitas novidades.

Podem participar todos os jovens com idade recomendada a partir dos 16 anos, inscritos ou através do seu movimento ou, de preferência, através do Serviço da Juventude da sua Diocese.

Para ajudar a preparar e a divulgar esta peregrinação, o DNPJ disponibilizou aqui alguns recursos. As inscrições podem ser realizadas até ao dia 23 de Abril.

Cartaz | Vídeo Promocional | Evento no Facebook

 

Abril de 2013

PROJETOS DE VOLUNTARIADO 2013 - O grupo Diálogos - leigos SVD para a Missão tem vindo a desenvolver diversas acções de voluntariado comprometendo-se a fazer a diferença no quotidiano das pessoas mais carenciadas, marginalizadas, muitas vezes, em situações limite. Realizam, regularmente estes projectos de voluntariado missionário, durante o período de férias, com exigências de participação diferentes e nas quais, ao longo dos anos já participaram dezenas de jovens.

Neste ano de 2013 propõem três actividades de voluntariado: no centro Santo Estêvão, em Viseu com jovens e adultos portadores de multideficiência; no Prior Velho/Terraços da Ponte (Loures), o projecto “Caminhos e Sorrisos” com crianças e jovens e em Vilar Formoso/Aldeia da Ponte, campo de trabalho com animação em lares de idosos.

Chegou a hora de ser também um VOLUNTÁRIO e fazer a diferença! Arrisque!
Para mais informações e inscrições consulte o cartaz ou o site dialogossvd.blogspot.com

 

O grupo da Pastoral Social convida-o(a) para mais uma interessante tarde de partilha sobre um tema da atualidade que a todos suscita reflexão: "A Fé – Caminho ou caminhos… Uma história de amor”.

No dia 28 de Abril, pelas 17h, venha até à paróquia do Prior Velho, conversar e tomar um chá!

 

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 26 de Abril, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

Fantástico! Foi a palavra encontrada por Maria da Conceição Amaral para classificar a noite de 20 de abril de 2013 vivida na casa dos Missionários do Verbo Divino, em Lisboa. Uma noite de cancões napolitanas atraiu cerca de 130 pessoas que vibraram com o espetáculo e colaboraram, desta maneira, com o Centro nutricional do Liupo, Moçambique.

A organização esteve sob a responsabilidade de um grupo de leigos de Odivelas e Ramada em sintonia com as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. Gente que trabalha e sorri; gente que reza e canta; gente que vive a Missão!

Naquela noite “fantástica” estiveram as vozes maravilhosas de Jorge Baptista da Silva e de Elisete Teixeira, acompanhadas ao piano por Nataliya Kuznyetsova.

Na mesma mensagem que nos chegou da Maria da Conceição – que participara com os dois filhos pequenos, marido, irmã e uma amiga – dizia ela que “os meninos durante o dia seguinte não falavam noutra coisa”. Em relação ao marido, acrescentava que “o Vítor inicialmente não estava muito entusiasmado, mas ficou contente e até me perguntou quando é que havia outro”. Também a irmã estava “surpreendida com toda a dinâmica envolvida”. E a amiga, simplesmente, “ficou fascinada”.

Uma noite que deixou muita gente deliciada e que contribuiu para que as crianças do Liupo, Moçambique, possam sonhar com mais vida.

Pe. António Leite, SVD

 

Ide e fazei discípulos de todas as nações’ é o tema da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que vai decorrer no próximo Domingo, 21 de abril, a partir das 10h, em Belém.

Será um dia cheio de alegria, de partilha, de oração”, garante o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, que organiza o encontro dos jovens da diocese. A JDJ tem início no Colégio São José, no Restelo (junto ao Hospital São Francisco Xavier), com o acolhimento e o tema ‘A Missão’. Às 12h30, é hora de almoço nos Jardins de Belém e uma hora mais tarde, no Colégio Casa Pia, haverá o tema ‘Ser testemunha’.

Além dos movimentos e grupos de jovens que estarão presentes a animar cada momento, teremos os testemunhos do padre Miguel Almeida, do Gonçalo e da Maria João Archer, do Fernando d’Oliveira e do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa”, informa o Serviço da Juventude. Ainda da parte da tarde, às 15h, na Praça do Império, os jovens vão fazer um momento de oração, e às 16h, novamente no Colégio Casa Pia, a juventude encontra-se com o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que preside à Eucaristia a partir das 17h, nos Jerónimos. A Jornada Diocesana da Juventude termina com o concerto de encerramento, às 18h30, no Colégio Casa Pia, pelo grupo Anima Christi.

Não podes perder esta JDJ! Juntos faremos discípulos na cidade!”, sublinha o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

Cartaz | Evento no Facebook | Mais informações em: www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

 

Os Leigos associados às Missionárias Servas do Espírito Santo e aos Missionários do Verbo Divino promovem no próximo dia 20 de Abril, às 19h30, uma grande noite de Canções Napolitanas no Seminário do Verbo Divino de Lisboa (junto à entrada para Eixo N/S vindo Hospital Sta. Maria).

Serão interpretadas canções tradicionais de Nápoles pelo tenor Jorge Baptista da Silva e pela soprano Elisete Teixeira, acompanhados por Nataliya Kuznyetsova ao piano. Um espectáculo a não perder!

Esta iniciativa tem como intuito a angariação de fundos para as Crianças Desnutridas do Liupo (Moçambique), um projeto da Campanha Mãos Unidas do Secretariado das Missões dos Missionários do Verbo Divino.

 

No próximo dia 19 de Abril, Sexta-feira, realiza-se na Igreja de São Mamede de Lisboa uma Cantata com cânticos do Ano da Fé. Esta terá início às 21h e contará com textos do Papa Emérito Bento XVI e do Senhor Cardeal Patriarca D. José Policarpo, interpretados pelo Coro dos alunos da EDMS-Lisboa com a direcção do Pe. Diamantino.

Será um momento de meditação orante sobre a caminhada da fé cristã: a beleza da palavra e a beleza da música, convidando a uma vida mais bela.

Esta cantata será também apresentada na Igreja do Calhariz de Benfica, Lisboa, no dia 26 de Maio, Domingo, pelas 16h.

 

Juntos em Missão na mesma Fé foi o lema que, qual fio condutor, foi unindo os diversos momentos da Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino nos dias 13 e 14 de abril.

Foram praticamente mil pessoas que de braços abertos acolheram e vibraram com um fim-de-semana de sol maravilhoso em Fátima. Chegaram do norte, do centro e do sul do país. Os diferentes momentos do programa foram acontecendo de maneira serena. Os espaços tinham sido preparados para que os participantes se sentissem bem acolhidos. E, se as pessoas chegaram felizes, regressaram, depois da celebração da tarde missionária, com forças renovadas para a Missão. No coração de todos tinham encontrado espaço as preocupações da Igreja em Portugal que D. Manuel Felício, bispo da Guarda, apresentara durante a sua homilia na Eucaristia celebrada no recinto do Santuário.

Pode ver algumas fotos aqui.

 

Juntos em Missão na mesma Fé é o lema que convoca os Amigos do Verbo Divino para a sua Peregrinação Nacional a Fátima nos dias 13 e 14 de Abril.

Desta maneira pretendem celebrar juntos a Missão como família fundada por Santo Arnaldo Janssen junto a Nossa Senhora de Fátima. Por ela querem pedir ao Filho uma fé simples e profunda e o entusiasmo renovado ao serviço do Evangelho.

Poderá obter as informações necessárias junto de alguma comunidade dos Missionários do Verbo Divino da sua região, das Missionárias Servas do Espírito Santo ou ainda de leigos que fazem parte das equipas que estão na organização deste acontecimento.

 

Março de 2013

Celebração da SEMANA SANTA na nossa Paróquia:

  • Dia 23 de Março - Sábado
    21h30 – Celebração do Perdão

  • Dia 24 de Março – DOMINGO DE RAMOS
    10h00 – Bênção dos Ramos e Procissão dos Ramos (no recinto da igreja) seguido da Celebração da Eucaristia.

  • Dia 25 de Março – Segunda-feira
    21h00 – Via Sacra

Tríduo Pascal

  • Dia 28 de Março – QUINTA-FEIRA SANTA
    21h30 - Missa da Ceia do Senhor + Adoração

  • Dia 29 de Março – SEXTA-FEIRA SANTA
    17h00 – Liturgia da Paixão e Morte do Senhor

  • Dia 30 de Março – SÁBADO SANTO
    22h00 – Vigília Pascal

  • Dia 31 de Março – DOMINGO DE PÁSCOA
    10h30 – Eucaristia

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 22 de Março, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Durante a oração será assinalado o envio dos jovens que partem para Taizé para as celebrações Pascais deste ano.

Venha rezar connosco !!

 

No passado dia 10 de Março realizou-se mais uma sessão da atividade "Chá Falante"; esta sessão, teve como tema "Mantenha-se saudável dos 0 aos 100".

Apesar da grande dificuldade em abordar um tema tão abrangente como este, os oradores, Jorge Catarino, Isabel Vilaça e Catarina Nunes, conseguiram expor as problemáticas relacionadas com cada faixa etária, assim como as boas práticas e dicas para que cada idade seja vivida em plenitude e com qualidade.

Clique aqui para saber mais...

 

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) e a Paróquia de Santa Isabel, promovem no dia 20 de Março às 21h30, um Encontro onde será debatida a Reflexão para a Quaresma de 2013 - documento conjunto da Comissão Nacional Justiça e Paz e das Comissões Diocesanas Justiça e Paz do Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Setúbal e Viseu - intitulada ÉTICA NAS FINANÇAS uma questão de Justiça e Paz.

O Encontro, com entrada livre, decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa ( Rua Saraiva de Carvalho, 41).

O texto integral da Reflexão pode ser consultado em www.ecclesia.pt/cnjp

 

O ELO SOCIAL – Associação para a Integração e o Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto, no âmbito das Comemorações do seu 30º Aniversário e numa parceria estratégica com a EGEAC e o cinema S. Jorge, vai promover a realização de dois espetáculos no Cinema. S. Jorge, nos dias 18 e 19 de Março de 2013, pelas 21h, do seu Musical “Jesus Cristo Superstar”.

Trata-se de uma adaptação a palco e à realidade dos cerca de 60 Atores com deficiência, da obra cinematográfica Jesus Christ Superstar, dos anos 70.

O êxito alcançado na estreia, em 2011, lotando por completo a Sala A do cinema S. Jorge (850 lugares), deveu-se à arte e capacidade expressiva dos seus Atores, ao conjunto de Profissionais do Espetáculo e Cantores que se associaram e à resposta pronta e inequívoca dos cidadãos a este evento inovador.

Deste modo e no meio de tantas coisas negativas que nos assolam e diariamente nos deprimem, o Elo Social lança mais uma vez um apelo a toda a comunidade para que afluam em massa a este espetáculo tão singular, promotor da inclusão social pela Arte das pessoas com deficiência.

Venha e traga um Amigo, para celebrar mais um êxito destes Atores especiais.

Pode ainda visualizar o vídeo promocional ou ou visitar a página do Facebook para mais informações. Os ingressos podem ser adquiridos no Elo Social pelo valor de 5 €los.

 

A Sé Patriarcal de Lisboa recebe a 16 de março um concerto interpretado pelo Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa (CIUL), a que se juntam 65 vozes do coro canadiano Shallaway.

O Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa é constituído por cerca de 40 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, tendo associado oficinas de Canto e Expressão Corporal.

Desde a primeira apresentação pública, em 2005, realizou uma centena de concertos nos pais e no estrangeiro.

Em maio de 2012 tornou-se o primeiro coro português a ser selecionado para participar no Festival Europeu de Coros Juvenis, tendo atuado em diversas igrejas e salas de concerto de Basileia, na Suíça.

O concerto na catedral de Lisboa, com entrada livre, começa às 21h30.
Pode consultar ainda o evento no Facebook.

 

O grupo da Pastoral Social convida-o(a) a participar no Chá Falante de Março sobre o tema “Mantenha-se saudável dos 0 aos 100”.

Trata-se de um momento de convívio, conversa, esclarecimento de dúvidas sobre o tema da saúde nas diferentes fases da vida.

Dia 10 de Março, pelas 17h, venha à paróquia do Prior Velho, conversar e tomar um chá!

 

Fevereiro de 2013

Os organizadores do Eu Acredito vão encontrar-se de novo no dia 28 de Fevereiro, Quinta-feira, para rezar pelo Papa Bento XVI no último dia do seu pontificado.

"Queremos viver este momento especial da Igreja em conjunto, com muita alegria e confiança, e por isso ao final da tarde, teremos uma Missa e um momento de oração, na Igreja de São Domingos em Lisboa.

Será uma oportunidade única da Igreja jovem voltar a mostrar a sua força, e de agradecer o pontificado do Papa Bento XVI.
Voltaremos a usar as t-shirts azuis do Eu Acredito, como forma de recordar a Missa no Terreiro do Paço, e os dias que o Papa passou em Portugal."

A participação é aberta a todos.
Para mais informações consulte o Evento no Facebook.

 

No passado dia 10 de Fevereiro, acompanhados por um chá quente e um lanche saboroso, pudemos ouvir as professoras Magda Soares e Ana Fonseca sobre as temáticas da dança e da música, tendo a tarde sido abrilhantada pela apresentação de um minuete em piano e uma sonata em violoncelo executados, respectivamente, por Gabriela Fonseca e Helena Fonseca, alunas do Instituto Gregoriano de Lisboa e catequisandas nesta paróquia. O espaço de convívio que se seguiu foi também um agradável momento de proximidade entre os participantes.

Clique aqui para saber mais...

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 22 de Fevereiro, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

As Catequeses Quaresmais de D. José Policarpo, a realizar durante a Quaresma deste ano 2013, na Sé Patriarcal de Lisboa, vão ter transmissão em direto na internet e na televisão.

No próximo dia 17 de fevereiro, o Cardeal-Patriarca de Lisboa vai iniciar o ciclo de catequeses quaresmais, que se vai prolongar até ao dia 24 de março, Domingo de Ramos, e para as quais convida, todos os anos, os cristãos da diocese. Este ano, o Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa vai efetuar a transmissão das seis catequeses através da internet (pelo site do Patriarcado, em www.patriarcado-lisboa.pt, e pelo Portal Sapo em http://videos.sapo.pt/patriarcadodelisboa) e pela televisão, através do novo Meo Kanal do Patriarcado de Lisboa (210021), disponível para os utentes do serviço de televisão Meo. Desta forma, e numa parceria com o Sapo.pt e o Grupo Renascença, o Patriarcado de Lisboa leva a um público mais vasto, e utilizando as mais recentes tecnologias de informação, as catequeses quaresmais do Patriarca de Lisboa.

Sob o tema geral ‘A visão da fé no Magistério Conciliar’, D. José Policarpo vai, este ano, proferir as catequeses de forma espontânea, ficando depois disponível no site do Patriarcado o texto de cada uma das seis catequeses. No I Domingo da Quaresma, dia 17 de fevereiro, a primeira catequese terá por tema ‘Fé e escuta da Palavra de Deus’. As restantes catequeses quaresmais decorrem nos dias 24 de fevereiro, 2 de março, sábado, em virtude do encerramento da Visita Pastoral a decorrer na Vigararia de Caldas-Peniche, 10, 17 e 24 de março, Domingo de Ramos. As catequeses têm início às 18h00, seguindo-se pelas 18h30 a oração de vésperas presididas, também, pelo Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo.

 

Fruto de um trabalho conjunto dos Missionários do Verbo Divino e do Departamento da Animação Bíblica de Pastoral da Arquidiocese de Braga, acaba de lançar e colocar à disposição dos fiéis mais um subsídio para a dinamização e vivência da Palavra de Deus ao ritmo da liturgia, "Quaresma: Porta da Páscoa".

O opúsculo pretende ajudar a viver este tempo da Quaresma e da Páscoa de uma maneira diferente. Contém propostas para cada domingo da Quaresma, Semana Santa e Páscoa, e ainda uma proposta de Via Sacra.

Poderá encontrá-lo nas casas e paróquias do Verbo Divino, nalgumas livrarias ou pedi-lo directamente ao Secretariado do Verbo Divino, em Fátima.

 

 

Janeiro de 2013

No passado dia 20 de Janeiro realizou-se mais uma sessão da atividade "Chá Falante"; esta sessão, a primeira do ano, teve como tema "Mais por menos - as nossas dicas para poupar".

Clique aqui para saber mais...

 

 

O Teatro Nacional D.Maria II associa-se à Comunidade Vida e Paz com a iniciativa ‘Teatro por alimentos', a decorrer nos dias 26 e 27 de janeiro (sáb. e dom.), no âmbito da apresentação do espetáculo Condomínio da rua, na Sala Garrett.

Nestes dois dias, o espectador poderá contribuir para esta campanha entregando 1 embalagem de manteiga, marmelada, compota, atum ou salsichas, alimentos mais solicitados pela instituição de solidariedade social, em troca de 1 bilhete para assistir ao Condomínio da rua, um espetáculo sobre a complexidade da exclusão social e da pobreza, com encenação de João Mota.

A troca do bilhete por alimentos (máx. 4 bilhetes/pessoa) realizar-se-á junto da bilheteira do TNDM II, nos dias 26 e 27 de janeiro, a partir das 14h. Entrada sujeita à lotação da sala.

Os alimentos recolhidos farão parte das ceias distribuídas pelos voluntários da instituição.

Constituída por cerca de seis centenas de voluntários, a Comunidade Vida e Paz pretende ir ao encontro e acolher pessoas sem-abrigo, ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a (re)construir o seu projeto de vida, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.

 

Na próxima Sexta-feira, dia 25 de Janeiro, teremos a habitual oração com cânticos de Taizé na paróquia com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Esta oração insere-se na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que começou no passado dia 18 e termina a 25 de Janeiro. Este oitavário é uma oportunidade para os cristãos rezarem juntos ao mesmo Deus, com a mesma alma e o mesmo coração.

Vai estar a rezar connosco a Pastora Idalina Sitanela da Igreja Presbiteriana. Sinta-se também convidado(a) a vir e a trazer mais alguém consigo.

 

O site da Paróquia de São Pedro do Prior Velho comemorou no passado dia 24 de Janeiro 2013, o seu 6º aniversário. Uma data que coincide com o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

 

 

A Junta de Freguesia da Portela, o Rotary Club de Portugal e Grupo Coral da Portela organizam no próximo Domingo, dia 20 de Janeiro, um Concerto de Ano Novo.

Este inicia-se pelas 16h30 no Elo Social da Portela e terá a participação do Grupo Coral da Portela, do Coro de Pequenos Cantores da Portela e da Banda Filarmónica Ereirense.

Haverá transporte gratuito entre a Igreja de Cristo-Rei da Portela e a Av. Bensaúde (partidas: 15h45, 16h00 e 16h15); o regresso após o concerto é igualmente assegurado. Para mais informações consulte www.jf-portela.pt

 

 

A Pastoral Social convida-o/a a participar no Chá Falante de Janeiro sobre o tema “Mais por menos - os nossos truques para poupar”.

Trata-se de um momento de convívio e debate sobre uma temática que faz parte das nossas vidas e preocupações diárias.

Dia 20 de Janeiro, pelas 17h, venha, à paróquia do Prior Velho, conversar e tomar um chá!

 

No próximo dia 19 de Janeiro, na Catedral de S. Paulo (Igreja Lusitana Evangélica – Comunhão Anglicana – Rua das Janelas Verdes, 32), em Lisboa, pelas 21h30, realizar-se-á a Vigília Ecuménica Jovem, que terá como tema "O que Deus espera de nós?" (Cf. Miq. 6,6-8).

Para além das Igrejas promotoras – Igreja Presbiteriana, Igreja Católica, Igreja Metodista e Igreja Lusitana – também outras comunidades serão convidadas a participar nesta noite de oração que se enquadra no Oitavário (oito dias) de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrado em todo o mundo desde 1908 e que tradicionalmente decorre entre os dias 18 a 25 de Janeiro.

Desta vez coube ao Movimento de Estudantes Cristãos da India a missão de propor ao mundo inteiro um tema e um guião que norteiam as diversas iniciativas ecuménicas. A partir da experiência indiana de injustiça e descriminação devido à posição social, a sua reflexão centra-se nosdalits – comunidades sem casta classificadas como as mais “baixas” – e onde têm origem quase 80% dos cristãos indianos. A partir do texto do profeta Miqueias, concluímos que a verdadeira fé não pode ser separada da santidade pessoal e da busca da justiça social – um verdadeiro caminho com Deus e com os irmãos. E também por isso somos convidados a trazer um alimento para partilhar com aqueles que, ao nosso lado, enfrentam dificuldades económicas.

Esta é uma oportunidade para experimentarmos na prática tanto do que nos une, um verdadeiro ecumenismo espiritual que resulta tão necessário. Rezar pela unidade com outros irmãos cristãos é caminhar na direcção da comunhão.

Atualização: reportagem da Agência Ecclesia sobre esta Vegília Ecuménica Jovem 2013, João Luís Fontes, do Grupo Ecuménico Jovem - Igreja católica, Alexandra Matos, da Igreja Presbiteriana, Lucinda Cafumana, da Igreja Matodista e Pe. Carlos Gonçalves, do Secretariado da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 23-01-2013)

 

Voltar para a página anterior