Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

Dezembro de 2014

Há mais de dois mil anos, nasceu em Belém uma Luz que encheu de esperança toda a Humanidade. Hoje o mundo vive entre conflitos, guerras e egoísmos que nos fazem esquecer a mensagem de paz e amor que Jesus nos deixou.

A iniciativa da Luz da Paz de Belém, surgiu como um programa de beneficência com o nome Luz na Escuridão, dedicado a apoiar crianças necessitadas na Áustria. Desde então, todos os anos, uma criança oriunda do norte da Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém, onde Jesus nasceu, e leva-a para a Áustria onde esta é partilhada numa grande cerimónia ecuménica realizada em Viena.

Delegações escutistas e guidistas de toda a Europa participam na celebração de Viena para levar a Luz aos seus respetivos países, como uma mensagem de Paz. Nas suas terras, as Guias e os Escuteiros têm partilhado a Luz e levam a Luz a outras igrejas, casas particulares, hospitais, residências de idosos, prisões, lugares públicos e de importância cultural e política ou a qualquer lugar onde seja apreciado o seu significado.

A nossa paróquia também se associou para em conjunto partilhar a Luz da Paz de Belém. O tema proposto para esta partilha é “Aceita o desafio, parte! Leva a Luz, leva a Paz!”.

Se pretender levar esta luz consigo, e ainda não o fez em celebrações anteriores pode fazê-lo na celebração da noite de Natal, dia 24 às 23h, ou ainda no dia de 25 às 10h30. Se não tiver vela pode adquirir uma na paróquia.
A Luz da Paz de Belém é-nos confiada não para ser conservada mas sim para ser dada aos outros, por nós, de forma a que essa “Luz” alcance o maior número de pessoas.

 

No passado dia 30 de Novembro, acompanhados por um chá quente e um lanche saboroso, a pastoral social deu inicio a uma nova temporada da atividade Chá Falante.

Durante cerca de uma hora o Padre Zé Vieira, recordou os primeiros passos e desafios da comunidade cristã do Prior Velho... [ Ler mais ]

 

Novembro de 2014

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 28 de Novembro, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Esta é uma boa proposta para parar e preparar-se para o Tempo do Advento que se aproxima, orando em silêncio ou através do canto.

Sinta-se convidado(a) e traga mais alguém consigo!!

 

A Cáritas Portuguesa volta a anunciar a sua campanha anual de Natal, “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, que em 2014 se centra na luta contra a pobreza infantil e no apoio à população do Médio Oriente.

A campanha faz-se através de manifestações de natureza cultural, artística e desportiva, que terminam com uma concentração num local emblemático das localidades aderentes. Quem assiste aos espectáculos também participa na campanha ao manter acesas velas especificamente produzidas para o efeito.

O segundo objectivo desta campanha passa por reutilizar as as velas na noite de Natal ao colocá-las nos parapeitos das janelas para que possam ser vistas na rua, de forma a simbolizar a adesão das famílias portuguesas aos valores e ideais da operação.

A Cáritas Portuguesa assume como objetivo vender este ano “mais de 1 milhão de velas” e adianta que o valor final recolhido será aplicado em duas causas distintas: 65% reverterão em favor das famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica que serão ajudadas através das Cáritas Diocesanas e paróquias; e 35% reverterão para a população do Médio Oriente.

Os portugueses são convidados a adquirir uma vela (pelo preço de €1) e acendê-la em nome da paz, na noite de Natal. Existe também a possibilidade adquirir um pack de 4 velas por €4 , que inclui no interior um Presépio para pintar. As velas podem ser compradas nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias que aderiram, assim como em outros locais, nomeadamente algumas empresas. A cadeia de supermercados Pingo Doce mantém-se como parceira da Cáritas Portuguesa na venda de velas.

 

A campanha de Natal dos Presentes Solidários da Fundação Fé e Cooperação (FEC) vai voltar a ajudar Comunidades Lusófonas.

Ao todo são 11 causas apoiadas em comunidades carenciadas em "oito países lusófonos" nas áreas da educação, saúde, alimentação e infraestruturas, e para identificar essas necessidades a FEC conta no terreno com a ajuda de vários parceiros.

A 9ª edição da campanha tem como lema: "Para mudar o mundo, é preciso fazer bem a quem não tem possibilidade de retribuir!", uma citação do Papa Francisco.

A campanha traduz o slogan “Dar a duplicar!”: qualquer pessoa pode escolher entre os 11 presentes diferentes que constam do catálogo deste ano. Fará depois a encomenda em nome de um amigo, colega ou familiar que receberá um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido. Deste modo, estará a dar a duplicar: contribui com o seu dinheiro para que uma família ou comunidade desfavorecida receba algo que lhe é necessário e está ainda a surpreender o seu amigo, colega ou familiar com um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido em seu nome.

Os Presentes Solidários estão disponíveis em www.presentessolidarios.pt , até ao dia 6 de janeiro de 2015, e em cada um a FEC apresenta uma descrição do que se está a oferecer e metas a alcançar.

Como habitualmente várias figuras públicas apadrinham os Presentes Solidários e este ano não foi exceção. Pode consultar os nomes dos padrinhos para este ano no site da campanha.

 

Nos últimos anos o Prior Velho tem sofrido inúmeras alterações populacionais que provocaram transformações também ao nível da comunidade paroquial.
Atualmente, o Prior Velho tem cerca de sete mil habitantes, muitos dos quais não conhecem ou não participam nas atividades da Paróquia de São Pedro do Prior Velho.

Este ano iniciamos a caminhada pré-sinodal, com o intuito de responder ao convite de renovação da pastoral da Igreja. Neste sentido, e animados pelas palavras do Papa, “não pode deixar as coisas como estão”, decidimos tomar esta iniciativa.

Queremos saber o que podemos fazer de diferente, como é que podemos chegar aos que, por diversos motivos, não participam nas atividades da comunidade e finalmente como podemos continuar a cativar os que já nela participam.
Nós, Pastoral da Família, acreditamos que, com este primeiro passo, podemos contribuir para uma paróquia mais aberta, mais atenta e em constante crescimento.

Para tal, pedimos que preencha o nosso inquérito.
Basta seguir o link: http://goo.gl/forms/1UOzqy02nO
Pedimos também que nos ajude a divulgá-lo pelos seus familiares, amigos e vizinhos.

Contamos com a sua ajuda e participação!

 

Já ouviu falar do Sínodo de Lisboa? Sabe o que é? Gostava de ter uma voz mais ativa na Igreja, mas não tem muito tempo? Este encontro é para si!

A Pastoral Social e da Família estão a promover dois encontros para esclarecer estas e outras dúvidas que tenha e, simultaneamente, dar-lhe oportunidade para dar a sua opinião e contribuir para o caminho sinodal.

Assim, esperamos por si na sala Europa, dia 22 de Novembro às 17h e dia 29 de Novembro às 11h. Estes encontros terão uma duração máxima de uma hora. Poderá participar num dos encontros ou nos dois, conforme a sua disponibilidade.

Convide um(a) amigo(a) e venha fazer connosco caminho sinodal.
Contamos com a sua presença!

 

A Unidade de Adoção Apadrinhamento Civil e Acolhimento Familiar (UAACAF) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai realizar uma Sessão Informativa subordinada aos temas Apadrinhamento Civil e Acolhimento Familiar.

Esta sessão informativa é gratuita e será no próximo dia 28 de novembro (6ª feira), entre as 9h30 e as 12h30, no Espaço Santa Casa, situado no Campo Santa Clara, 160, Lisboa (junto ao Panteão Nacional).

As inscrições podem ser feitas até dia 26 de novembro, através do telefone 21 32 35 133 ou do e-mail servico.adopcao[at]scml.pt.

 

 

 

O que fazes do teu tempo? Esta é a pergunta que está na base do XVI Fórum Ecuménico Jovem, que decorrerá em Coimbra, no próximo dia 15 de Novembro, no Instituto Missionário dos Dehonianos.

Neste ano em que somos convidados, em termos europeus, a reflectir sobre a necessidade de conciliação entre a vida profissional e a vida familiar, o Fórum propõe aos jovens ir à raiz do problema, interrogando-se sobre o sentido das suas opções e sobre o destino que dão ao seu próprio tempo. Com efeito, num tempo em que tudo parece acontecer tão depressa, em que não há tempo para nada, em que os próprios ritmos de vida e de trabalho parecem retirar tempo para outras dimensões do ser-se pessoa (a família, a relação, a escuta, o descanso, a ajuda aos outros…), importa perguntar sobre as lógicas em que construímos a nossa vida. A quem, a quê, entregamos o nosso tempo? O texto bíblico escolhido para o Fórum vem dar uma resposta sensata e sábia: «Para tudo há um momento e um tempo…» (cf. Eclesiastes 3, 1-8).

O que fazemos do nosso tempo? A quem, a quê, concedemos algum do nosso tempo? A que velocidade passamos pelas coisas, pelas pessoas, pela vida? E se tentássemos parar um pouco, para escutar, para dizer o que nos vai cá dentro, para partilharmos com outros o que realmente enche, ou queremos que encha, o nosso tempo?

O desafio fica lançado. A ousadia é fazê-lo, não apenas com os jovens que já conhecemos, ou que pensam como nós, mas também com outros que, crendo também em Jesus, aprenderam a dizê-lo e a celebrá-lo de maneira diferente. Ou se calhar não tão diferente…

Para mais informações consulte o site www.ecumenismojovem.org

 

A Semana dos Seminários decorrerá de 9 a 16 de novembro de 2014, com o tema «Servidores da Alegria do Evangelho». O Sr. D. Virgílio Antunes, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, escreve na mensagem para essa Semana: «Ontem, como hoje, a Igreja e o Mundo reclamam padres que sejam homens de Deus, cheios do Evangelho no coração e na vida, apaixonados por Jesus Cristo, discípulos disponíveis para seguir o Mestre.»

As vocações sacerdotais são um dom que Deus faz à sua Igreja para que ela possa continuar a desenvolver a sua missão no meio dos homens. Pela sua vez, esta deve promovê-las, cuidar delas e rezar por elas.

Os materiais elaborados a nível nacional pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios já estão disponíveis na internet em formato digital, e poderão ser descarregados e usados nas comunidades. Neles encontramos subsídios muito úteis, que poderão ser utilizados localmente: mensagem para a semana, duas sessões de catequese (para a infância e para a adolescência), dois esquemas de vigília de oração, preces da oração dos fiéis para a eucaristia, meditações para a oração do rosário… Também podemos encontrar o cartaz e a pagela com a oração para esta semana.

 

Outubro de 2014

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 31 de Outubro, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

A tradicional Missa das Universidades, celebrada no início do ano académico e pastoral, decorre no dia 23 de outubro, às 18h45, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, havendo confissões a partir das 18h00.

Organizada pelo CeUC - Pastoral Universitária da diocese, a celebração vai ser presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e pretende ser um momento de acolhimento aos alunos dos primeiros anos. Após a Eucaristia, haverá refeição, animação de tunas e outros momentos de convívio, com apresentação de organismos, movimentos e grupos de pastoral universitária.

Mais informações pelo 213859217 ou no site www.pulisboa.com

 

 

Em breve, vai acontecer nos dias 11 e 12 de Outubro em Guimarães, na Paróquia de São Torcato, a 7ª edição do Encontro Nacional de Jovens “VerbumJovem”.

A Igreja procura novas gerações de cristãos, padres, feiras, e casais que ajudem a fazer diferença na sociedade. Ai estais vós. O tema deste ano é mesmo o dum Deus que continua a chamar, mulheres e homens dispostos a responder ao seu apelo. Por isso:«Atende, é para ti…». É comigo? É consigo… é connosco. Veja o antes de si, olhe para o depois de si, que será…?

Venha partilhar a sua experiência da fé connosco num fim de semana divertido. No meio de tanto medo e frieza, o Senhor fala no mais íntimo do nosso ser e sentimos que a nossa resposta encontra fundamento na Sua Palavra... “O Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do evangelho fosse plenamente proclamada e todas as nações a ouvissem;” (2 Tim 4,17)

Para mais informações e contactos consulte a ficha de inscrição do encontro.

 

Para viver este mês de Outubro Missionário 2014 e o Dia das Missões, que se celebra no dia 19, as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) em Portugal, prepararam para a Igreja e para os cristãos viverem um itinerário de vida e de missão, com diversos contributos, intitulado “Missão: uma paixão por Jesus e por todos”.

O guião contém a mensagem do Papa Francisco, a mensagem do presidente da Comissão Episcopal das Missões, D. Manuel Linda, e uma mensagem do padre António Fernandes, presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes.

Para além destas mensagens, tem também reflexões, temas para leituras e momentos de oração/celebração, uma vigília missionária, a via-sacra e o rosário missionário. São propostas que se podem fazer em família, individualmente, mas sobretudo em comunidade.

O cristão devia estar atento, por natureza, para o facto de haver pessoas que ainda não conhecem Jesus, que nunca ouviram falar d’Ele e depois ajudar os missionários para que surjam novas Igrejas nesses locais. É o que faz a animação missionária: que cada cristão se sinta responsável por aqueles que nunca ouviram falar de Jesus.

Este guião está disponível nas paróquias, nas livrarias católicas ou nas comunidades do Verbo Divino em Portugal.

Update: O site das OMP encontra-se em atualização por isso colocamos endereços alternativos para a mensagem do Papa Francisco e para o Guião.

 

Setembro de 2014

O grupo da Pastoral Social da Paróquia de S. Pedro do Prior Velho em parceria com a Associação Coração sem Fronteiras, asseguram desde 2012 apoio escolar a crianças da EB1 do Prior Velho, através do trabalho dedicado e rigoroso dos seus voluntários.

O sucesso escolar das crianças tem sido motivo de grande orgulho para crianças, pais, professores e para os próprios voluntários.
Para estes últimos cada momento de interação tem sido uma oportunidade de aprendizagem e satisfação.

Se pensa poder fazer a diferença na vida destes meninos e meninas, dedicando-lhes um par de horas semanais, convidamo-lo(a) a conhecer melhor e a integrar o projecto, bastando para isso enviar um e-mail para pastoralsocial[at]paroquia-sppv.pt ou contactando o nº. 91 792 97 25

Aguardamos o seu precioso apoio!

 

Na próxima sexta-feira, dia 26 de Setembro, retomamos as habituais orações com cânticos de Taizé na paróquia. A oração terá início às 21h30 e é organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !

 

O próximo dia 27 de Setembro será um dia de música, de fé e de alegria na Diocese de Lisboa!
Marque já na sua agenda e venha apoiar os jovens provenientes de 11 Vigararias, vencedores dos seus Festivais locais, com o tema “O que importa é a fé que se realiza pela Caridade”.

Este XIX Festival Diocesano da Canção Cristã realizar-se-á em Torres Vedras, no Pavilhão Multiusos, às 21h, e pretende-se que seja um momento de encontro dos jovens da Diocese com Cristo e entre si, e uma oportunidade de todos os participantes expressarem a sua fé através da música, promovendo a canção cristã como instrumento de evangelização.

O custo dos bilhetes é de €3 e poderão ser adquiridos na bilheteira do Pavilhão, no dia do Festival, a partir das 18h.

Se quiser efetuar alguma reserva para o seu grupo deverá seguir as indicações presentes na página do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

Além da apresentação das canções haverá animação, a actuação da banda Laetare e muito mais!

Para mais informações pode visitar e até aderir ao Evento no Facebook.

 

Com o tema: «Família, um projecto…», as próximas Jornadas Missionárias realizar-se-ão nos dias 20 e 21 de Setembro em Fátima, juntamente com a Pastoral Juvenil.

«Queremos dar o nosso contributo à reflexão e à acção da preocupação do Papa Francisco que colocou a Família no centro das suas preocupações, e por isso vai haver um sínodo extraordinário em Outubro de 2014 e um sínodo ordinário em 2015, sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização», indica o P. António Lopes (SVD), Director Nacional das «Obras Missionárias Pontifícias» (OMP).

«Estas Jornadas, estou em crer, abordam a família nas suas diversas componentes e descobriremos que deveremos estar junto das famílias com benevolência, para as apoiar nos seus desejos de viverem melhor, de ser comunidades de fé, de partilha, de respeito, de atenção, de crescimento e de solidariedade. E ao mesmo tempo, alertar para tudo o que faz definhar: a violência, o ciúme e a inveja, a mentira. Na família, todos sabemos, somos capazes do melhor, do mais belo, como também do mais terrível», explica.

«A família é uma comunidade que se reúne, que se recebe pelo amor vivido, pela palavra comum, pela atenção à totalidade da existência de cada membro.

Uma família é o lugar do diálogo. Graças à palavra a criança aprende a dar nome ao mundo, e a exprimir os seus sentimentos: o seu amor e os seus medos, a sua confiança, os seus desejos e as suas inumeráveis questões. É aí que conhece a relação entre o amor e a verdade, o perdão e a solidariedade, o “eu” o “nós” e os “outros”», conclui o P. António Lopes.

Inscreva-se e participe. As Jornadas também têm necessidade do seu ponto de vista e do seu contributo para anunciar novamente a beleza da família cristã.

 

Agosto de 2014

"O grupo Diálogos - Leigos SVD para a Missão esteve com as comunidades de Terraços da Ponte e Prior Velho, em Loures, de 1 a 10 de Agosto, no projeto de voluntariado "Caminhos e Sorrisos 2014". Este grupo contou com treze voluntários, oriundos de diversas zonas do país, onde a missão principal foi sair dos seus esquemas limitados e descobrir algo de novo nas crianças e jovens destas comunidades.

Foi um projeto muito enriquecedor pois ajudou-nos a alargar horizontes, face a outras realidades. Terminámos o projeto, com o sentimento de que a nossa missão foi cumprida: espalhar magia e desencadear sorrisos em cada rosto que se cruzou connosco.

"Caminhos e sorrisos" transformou simples encontros em momentos inesquecíveis!"

 

Julho de 2014

O Festival Jota é o maior festival de música de inspiração cristã realizado em Portugal e este ano está de regresso com muita música e bandas nacionais e internacionais de qualidade!

Neste ano de 2014, a 7ª edição do Festival Jota realiza-se em Carvalhais, S. Pedro do Sul, nos dias 25, 26 e 27 de julho!

O padre Jorge Castela, que lidera banda que há oito anos deu origem ao certame, acredita que a música de inspiração cristã ganhou ao longo dos anos um papel importante junto dos jovens, em termos de crescimento humano e de fé. Destaca uma “experiência enriquecedora”, que tem permitido aos mais novos alargarem horizontes “em termos de fé, de vivências” e “mesmo em termos afetivos”.

O “feedback” do público tem sido “extraordinário” e as bandas estrangeiras que têm composto o cartaz falam num evento sem paralelo em outros países, como “Espanha, Itália ou Inglaterra”.

O programa para este ano está disponível no site festivaljota.com e é composto por duas dezenas de concertos e ainda sessões de cinema, workshops e diversas atividades lúdicas.
As inscrições ao público ainda podem ser feitas sendo que acrescem a quantia de €5 por estar mais próximo da data do evento.

Se quiser saber mais sobre o festival pode ver uma entrevista da Agência Ecclesia onde foi apresentado com mais pormenores.

 

A Agenda Jovem e o Calendário Missionário dos Missionários do Verbo Divino para o ano 2015 já estão disponíveis.

A agenda é feita a pensar em si. Uma companhia alegre para todos os dias do ano com 224 páginas a cores com textos e frases que convidam ao otimismo, à amizade, à esperança e alegria de viver. Nelas pode ainda encontrar as leituras bíblicas para cada dia.

Deus concede-nos cada dia uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.

Pode adquirir para si e para oferecer aos seus amigos. Cada uma das agendas custa €2,00.

Há também o Calendário Missionário para 2015, para colocar na parede. Uma companhia bem interessante para cada dia do ano... uma janela aberta para a Missão. Cada exemplar custa €0,70.

Pode fazer o pedido junto de uma das casas dos Missionários do Verbo Divino, em algumas livrarias católicas portuguesas ou ainda via carta, e-mail ou telefone para o Secretariado Missionário do Verbo Divino, tanto para a Agenda como para o Calendário. Existem descontos para encomendas de maior quantidade. Para mais informações consulte o site www.verbodivino.pt onde encontra as respetivas fichas de requisição.

 

Junho de 2014

Estamos a poucos dias da Festa da Paróquia de São Pedro e da Vila do Prior Velho.

Estas terão início no próximo dia 27 de junho, sexta-feira, pelas 19h e terminarão no dia 29 de junho, domingo, pelas 23h.

Sinta-se convidado(a) a aparecer e a trazer consigo amigos e familiares para festejarem connosco!

Caso não possa se juntar a nós por qualquer motivo, tem ainda a possibilidade de nos acompanhar através do Twitter, onde iremos colocar algumas fotos, à semelhança de anos anteriores.

O programa completo pode ser consultado no cartaz da festa.

 

O João Lopes, um jovem da nossa paróquia a quem foi diagnosticado leucemia em 2011 vai promover um Concerto de Música Clássica como forma de agradecimento pelo apoio que recebeu ao longo desta luta. Este concerto terá lugar no Seminário do Verbo Divino de Lisboa no próximo domingo, dia 22 de junho, às 16h. Como convidados terá alguns amigos e colegas do seu curso e o Coro dos Pequenos Cantores da Pontinha.

Os fundos angariados através desta iniciativa reverterão para a Associação Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Doenças com Cancro - e para o Centro Nutricional do Liupo - um projecto da Campanha Mãos Unidas do Secretariado das Missões dos Missionários do Verbo Divino.

Será um concerto a não perder!

 

No próximo Domingo, 22 de junho, a Sé Patriarcal de Lisboa acolhe, às 11h30, a celebração da Eucaristia na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpo de Deus, presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Após a celebração, haverá, entre as 13h e as 16h, Adoração do Santíssimo Sacramento. A partir das 17h, decorre a Solene Procissão do Corpo de Deus, que vai percorrer diversas ruas da cidade de Lisboa (Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Rua dos Condes de Monsanto, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Rua de Santo António à Sé) e que termina, no Largo da Sé, pelas 18h30, com a tradicional bênção pelo Patriarca de Lisboa.

 

As Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) em colaboração com os Missionários do Verbo Divino organizam de 27 a 29 de junho um Retiro Contemplativo, em Fátima, com o tema "Perdão... caminho para a cura interior!"

Este será um retiro em total silêncio, desde a noite de sexta-feira até ao almoço de domingo. É uma oportunidade para parar, escutar aprender e ver a realidade dentro e fora de si, com o olhar de Deus, aprendendo e praticando a oração contemplativa.

O retiro terá lugar no Seminário do Verbo Divino de Fátima e as inscrições podem ser feitas até dia 24 de junho.
Para mais informações e contactos consulte o folheto ou a página do Evento no Facebook

 

No Espírito Santo, vemos e acreditamos” – será este o tema que conduzirá a oração no próximo dia 7 de junho (sábado), na Vigília de Pentecostes preparada pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

A partir das 21h30, na Sé de Lisboa, em conjunto com o Patriarca D. Manuel Clemente, somos convidados a percorrer o caminho desde a Páscoa até ao Pentecostes, iluminados pela presença do Espírito Santo que nos une e anima.
E neste ambiente de oração será também realizado o compromisso dos grupos de jovens que estão neste momento a seguir o percurso do Itinerário Juvenil (1º e 3º ano).

Se é membro ou animador de um desses grupos, a organização pede que contacte o Serviço da Juventude, com brevidade, informando o número de elementos do grupo que estão nessas condições e se vão estar na Sé para fazer o seu compromisso.

 

Maio de 2014

Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à solidariedade dos portugueses, em mais uma recolha de alimentos, nos dias 31 de maio e 1 de junho (sábado e domingo). Esta campanha realiza-se num contexto particularmente difícil para muitas famílias, mas, por mais pequena que seja a contribuição, muitas pessoas irão beneficiar dessa ajuda.

Até ao dia 8 Junho (domingo), decorrem ainda a Campanha de Doação Online e a Campanha "Ajuda Vale" (nas lojas das várias cadeias de supermercados e hipermercados). Esta última permite a recolha de alimentos sob a forma de vales que representam alguns produtos básicos, como azeite, óleo, leite, salsichas e atum. Em simultâneo, será igualmente possível proceder à doação online de bens alimentares, através do site da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em alimentestaideia.net.

Pode também ser um Voluntário, bastando se inscrever no Banco Alimentar da sua região.
Colabore e alimente esta ideia.

Veja ainda alguns vídeos de divulgação desta campanha com receitas dadas por alguns Chefs de Cozinha: Chef Justa Nobre, Chef José Avillez e Chef José Avillez.

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 30 de abril, sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Comunicamos também que nos meses de junho a agosto não haverá orações do grupo mas em setembro estaremos de volta. Venha rezar connosco !!

 

O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) do Patriarcado de Lisboa vai promover nos próximos dias 15 e 22 de maio, dois debates sobre o tema "Sem filhos, que futuro para Portugal?".

Na primeira sessão, no dia 15 de maio, quando se assinala o dia das famílias, os sociólogos João Peixoto e Isabel Oliveira vão fazer uma “análise demográfica” do relatório do “Inquérito à Fecundidade” do Instituto Nacional de Estatística, refere o IDFC.

A segunda sessão do ciclo "Sem filhos, que futuro para Portugal?", no dia 22 de maio, vai decorrer em torno de uma análise “sociopolítica e eclesial do mesmo Relatório”, feita por António Bagão Félix e Juan Ambrosio.

Os debates sobre a demografia em Portugal vão decorrer no auditório da Igreja de São João de Deus, às 21h30 do dia 15 e 22 de maio inserem-se no projeto de "Leitura Crente da Atualidade à Luz da Palavra" levado a cabo pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa.

 

Os Leigos associados às Missionárias Servas do Espírito Santo e aos Missionários do Verbo Divino promovem no próximo dia 10 de maio, às 19h, uma grande noite de Fados & Napolitanas no Seminário do Verbo Divino de Lisboa (junto à entrada para Eixo N/S vindo Hospital Sta. Maria).

Serão interpretados fados e canções tradicionais de Nápoles pelos artistas Jorge Baptista da Silva, Lia Altavilla e mais alguns convidados especiais, acompanhados por Joana Vasconcelos e Sá ao piano. Um espetáculo a não perder!

Esta iniciativa tem como intuito a angariação de fundos para as Crianças Desnutridas do Liupo (Moçambique), um projeto da Campanha Mãos Unidas do Secretariado das Missões dos Missionários do Verbo Divino.

 

 

Já nos encontramos no mês de maio e a nossa Paróquia vai, mais uma vez, homenagear MARIA SANTÍSSIMA, realizando no sábado, dia 17 de maio de 2014, às 21h, pelas ruas do Prior Velho, a PROCISSÃO DA LUZ "Em Família aprendamos as virtudes de Maria".

Vamos homenagear MARIA colocando nas janelas uma colcha branca e/ou uma vela acesa.

Pode consultar aqui um mapa mais detalhado com o percurso da procissão.
Contamos com a sua participação!

 

 

 

Abril de 2014

No próximo dia 18 de Maio todos os jovens da Diocese de Lisboa estão convocados para mais uma Jornada Diocesana da Juventude. O local é Torres Vedras. Juntamente com o nosso Bispo, D. Manuel Clemente, celebraremos aquilo que nos une – a nossa Fé em Jesus Cristo!

Todos os momentos da nossa JDJ serão conduzidos à luz do tema que o Papa Francisco escolheu para a XXIX Jornada Mundial da Juventude – «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus» (Mt 5, 3).

No site do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa pode descarregar o itinerário de preparação para preparar, em grupo, a caminhada até à JDJ 2014.
Se precisar de transporte organizado da zona de Lisboa para Torres Vedras pode ver no site como se inscrever. O prazo para inscrição no transporte está mesmo a terminar! Para a JDJ não é necessária inscrição: basta aparecer e levar o que é pedido.

A jornada terá início a partir das 10h00 e culminará com a Eucaristia, a partir das 17h30 presidida por D. Manuel Clemente. Esperamos por si e pelo seu grupo!

 

Realizou-se, na Paróquia de São João das Lampas, em Sintra, a VIII Caminhada Vocacional, promovida pelos missionários do Verbo Divino, as irmãs Servas do Espírito Santo e o grupo Diálogos, com o lema «Já o viste?», baseado no evangelho do domingo da Divina Misericórdia. A mesma decorreu entre os dias 25 e 27 de abril de 2014, iniciando-se com um almoço partilhado na comunidade dos missionários do Verbo Divino, em Lisboa. Seguiu-se uma atividade lúdica na parte norte do Parque das Nações, antes da partida para aquela paróquia.

Participaram cerca de 70 jovens, vindos de todo o país, e foram acolhidos nas famílias da mesma paróquia durante aqueles três dias. Nesta Caminhada, os jovens realizaram várias atividades: oração, reflexão, caminhada e missão. Nesta última, os jovens foram visitar as pessoas no lar de idosos e nas casas, em diversas localidades da mesma paróquia.

A Caminhada encerou com a celebração eucarística na igreja de São João das Lampas, presidida pelo pároco Pe. Alberto José Oliveira.

 

O Patriarcado de Lisboa escolheu o dia 4 de maio, domingo, Dia da Mãe, para a realização do concerto de homenagem ao Papa Francisco, adiado devido à morte de D. José Policarpo.

O alinhamento do concerto sofreu algumas alterações, mas o compositor italiano Marco Frisina continuará a ser o convidado especial da iniciativa que a PAULUS Editora está a promover, em conjunto com a Associação Portuguesa de Cultura e Desenvolvimento (APCD), a Renascença e o Patriarcado de Lisboa, para assinalar o primeiro ano do Pontificado do Papa Francisco.

A Sé de Lisboa vai receber os Coros da Catedral de Lisboa e da Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado, que irão ser dirigidos pelo reconhecido maestro.

Este será também um momento de ação de graças pelas canonizações de João Paulo II e João XXIII. Desta forma, os hinos dedicados a cada um dos santos (o concerto acontecerá já depois das canonizações) serão tocados na Sé de Lisboa.

Outra das novidades inclui um concerto multimédia com cânticos do Monsenhor Marco Frisina, inspirados nas orações de São Francisco, vídeos a recordar a eleição, os gestos mais significativos e as viagens do Papa Francisco.

Haverá ainda um momento de oração de consagração a Nossa Senhora, já previsto no alinhamento anterior, mas agora coincidindo com a celebração no Dia da Mãe.

A entrada na Sé é gratuita. O início do concerto está marcado para as 17h.
Pode ver aqui um vídeo/convite para o concerto.

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 23 de abril, Quarta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

O grupo Diálogos - leigos SVD para a missão tem vindo a desenvolver diversas ações de voluntariado comprometendo-se a fazer a diferença no quotidiano das pessoas mais carenciadas, marginalizadas, muitas vezes, em situações limite. Este grupo, ligado aos Missionários do Verbo Divino, realiza regularmente projetos de voluntariado missionário durante o período de férias, com exigências de participação diferentes e nas quais, ao longo dos anos já participaram dezenas de jovens.

Neste ano de 2014 são propostas duas atividades de voluntariado: no Prior Velho/Terraços da Ponte (Loures), com o projeto “Caminhos e Sorrisos” com crianças e jovens e em Vilar Formoso/Aldeia da Ponte, campo de trabalho com animação em lares de idosos.

Chegou a hora de você também ser um VOLUNTÁRIO(A) e fazer a diferença!
As inscrições podem ser feitas até dia 10 de julho de 2014. Arrisque e inscreva-se aqui!

 

O mês de maio está a aproximar-se e mais uma vez vamos realizar a Procissão da Luz, com Nossa Senhora, pelas ruas do Prior Velho. Esta será no dia 17 de maio (sábado) às 21h.

No dia 30 de abril (4ª feira) vai-se realizar uma reunião às 21h, na igreja, para todas as pessoas interessadas em colaborarem na organização da procissão (para definir o trajeto da procissão, fazer a distribuição dos cartazes, enfeitar o andor e a igreja, ensaiar os cânticos, levar o andor, definir equipas de “segurança” e de “som”, etc.).

O cartaz e o percurso serão divulgados brevemente.

Contamos com a colaboração de todos!

 

 

O Santuário de Fátima volta a acolher mais um Fátima Jovem nos dias 3 e 4 de maio com o tema "Bem-aventurados... no amor de Deus pelo mundo".
Além dos momentos de oração já conhecidos (terço, procissão das velas e eucaristia) estão previstas outras atividades que pretendem reforçar o espírito de festa, partilha e oração que este encontro propõe.

À semelhança do ano passado, o DNPJ irá lançar um itinerário de preparação para o Fátima Jovem, entre o Domingo de Ramos e o Fátima Jovem chamado "8 semanas 8 palavras", com o objectivo de meditar sobre a mensagem do Papa para o dia Mundial da Juventude!

O DNPJ convida também os jovens a trazerem a máquina fotográfica e a inscreverem-se em "Novos Olhares", à semelhança do que fez em anos anteriores.

Toda a informação estará disponível em permanência no site do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

O Serviço da Juventude de Lisboa tem as inscrições abertas para os grupos que desejem participar.

 

A Inspirit é uma ONG (Organização Não Governamental) que lançou, em parceria com a agência portuguesa BAR, uma campanha contra o trabalho infantil nos campos de cacau na Costa de Marfim.

Esta campanha chamada "O que cá é doce, para estas crianças é amargo" presentou um vídeo com o intuito de mostrar como é “amarga” a vida dos jovens que cultivam o fruto do chocolate e, assim, angariar 15 mil euros para a construção de cinco escolas em Marandallah. Pode ver aqui o vídeo da campanha.

Além do apoio financeiro para a construção das escolas, a InSpirit pretende recrutar voluntários para diversas missões. Dado o cariz religioso desta organização, esta campanha tem também como objectivo atrair colaboradores não necessariamente católicos. A escolha da Costa do Marfim deve-se à presença neste país de um dos missionários, João Nascimento, e também por ser um país que saiu recentemente da guerra, em condições humanas difíceis. Segundo dados da UNICEF, a percentagem de crianças que frequenta o ensino primário na Costa do Marfim varia entre 55,8% e 67,1%, dependendo do género.

Para saber mais sobre a campanha visite www.getinspirit.org ou a página de angariação de fundos, onde pode assistir a um vídeo de divulgação/explicação desta missão.

Atualização: pode ver aqui uma reportagem da Agência Ecclesia sobre esta campanha com algumas palavras de José Carlos Bomtempo, Diretor Criativo da BAR, e de como a criatividade foi posta ao serviço de um mundo melhor.

Inspirit - campanha pelas vítimas de trabalho infantil (emissão de 2014-04-30)

 

Decorreu em Fátima, nos dias 5 e 6 de abril de 2014, a Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino, sob o lema: “Pelo Espírito à Alegria do Evangelho”.

O encontro reuniu cerca de mil participantes, nestes dois dias, entre eles Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e leigos associados a estas duas congregações, acolhendo não só os nacionais mas também outras comunidades estrangeiras presentes no país.

Os pontos altos do encontro, entre outros, foram a Via-sacra nos Valinhos, na tarde de sábado, e a recitação do terço na Capelinha, na noite do mesmo dia. Ainda, a eucaristia dominical no recinto do Santuário, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, coincidindo com a peregrinação anual desta diocese, e a tarde missionária no Centro Paulo VI. O salão do “Bom Pastor” tornou-se pequeno para acolher tantos amigos que, durante cerca de duas horas, mostraram a sua riqueza cultural e diversas iniciativas de cariz missionário. Foi uma tarde verdadeiramente missionária.

Por fim, todos foram enviados de novo para as suas comunidades, levando um renovado entusiasmo missionário para testemunhar a alegria do evangelho.

Atualização: pode ver algumas fotos do encontro aqui.

 

Pelo Espírito à Alegria do Evangelho é o lema que convoca os Amigos do Verbo Divino para a sua Peregrinação Nacional a Fátima nos dias 5 e 6 de abril.

Sob o olhar maternal de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vamos renovar a nossa fé e partilhar com renovado entusiasmo a vida de cada dia!

Para mais informações informe-se junto de alguma comunidade dos Missionários do Verbo Divino da sua região, das Missionárias Servas do Espírito Santo ou ainda de leigos que fazem parte das equipas que estão na organização deste acontecimento. Pode consultar aqui o programa da peregrinação.

São pedidos €2 pela inscrição de cada participante com mais de 10 anos, tendo direito a recebe um cachecol, livro-guia e recordação da Peregrinação! Se pretender alojamento ou refeições, informe-se com tempo.

 

Março de 2014

A Pastoral da Família da Paróquia de São Pedro do Prior Velho vem convidá-lo para um momento de formação sobre o tema do ano pastoral: "A Fé actua pela caridade" orientada pelo Professor Juan Ambrósio. Esta formação terá lugar nos dias 8 e 9 de maio, na própria paróquia.

Na vida apressada do dia-a-dia, nem sempre temos tempo para um verdadeiro momento de reflexão e formação. Assim esta é uma oportunidade a não perder.

Para saber mais informações e se inscrever clique aqui.

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 28 de Março, Sexta-feira, com início às 21h45, organizada pelo Grupo de Taizé.

O horário será 15 minutos mais tarde que habitualmente devido à realização da Via Sacra na Igreja às 21h.

Venha rezar connosco !!

 

Vai realizar-se nos próximos dias 25 a 27 de abril em Lisboa, S. João das Lampas, a VIII Caminhada Vocacional organizada pelos Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e grupo Diálogos.

Ao longo das últimas edições, este tipo de caminhadas tem juntado dezenas de jovens de vários pontos do país, que durante dois dias foram convidados a reflectir sobre temáticas da vida de Jesus Cristo.

Em consonância com o dos anos anteriores, o lema deste ano "Já O Viste ?" servirá de mote à caminhada.

As inscrições podem ser feitas até dia 13 de abril preenchendo a ficha de inscrição e entregando-a depois ao responsável da sua área ou enviando-a via e-mail. Podem participar jovens a partir dos 16 anos.

 

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2014

Queridos irmãos e irmãs!
Por ocasião da Quaresma, ofereço-vos algumas reflexões com a esperança de que possam servir para o caminho pessoal e comunitário de conversão. Como motivo inspirador tomei a seguinte frase de São Paulo: «Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza» (2 Cor 8, 9). O Apóstolo escreve aos cristãos de Corinto encorajando-os a serem generosos na ajuda aos fiéis de Jerusalém que passam necessidade. A nós, cristãos de hoje, que nos dizem estas palavras de São Paulo? Que nos diz, hoje, a nós, o convite à pobreza, a uma vida pobre em sentido evangélico? [ Ler mais... ]

Pode também ver um vídeo da Agência Ecclesia onde são salientadas algumas partes da mensagem.

 

Fevereiro de 2014

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 28 de Fevereiro, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

O padre e compositor italiano Marco Frisina vai dirigir, na noite do próximo dia 13 de março, às 21h, na Sé Patriarcal de Lisboa, um concerto de homenagem pelo primeiro ano de pontificado do Papa Francisco.

Organizado pela Paulus Editora, APCD - Associação Portuguesa de Cultura e Desenvolvimento, Rádio Renascença e Patriarcado de Lisboa, este concerto vai contar com a atuação dos coros da Catedral de Lisboa e da Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado.

A entrada no evento é gratuita, e os responsáveis esperam uma casa cheia. «Esperamos uma Sé Patriarcal cheia mas também emocionada, pois ninguém fica indiferente quando vê e ouve o Papa Francisco; especialmente no dia em que faz 1 ano da sua eleição. Estou certo de que assim como a praça de São Pedro estava cheia para saudar o Papa Francisco, também a Sé Patriarcal estará cheia para homenagear o Santo Padre», assegura o Pe. José Carlos Nunes.

Para mais informações consulte o site www.paulus.pt.
Vídeo de divulgação da Paulus Editora.

Atualização: o concerto foi adiado para data a anunciar, devido ao falecimento de D. José Policarpo. (Fonte: site do Patriarcado de Lisboa)

 

A fé atua pela caridade: a dimensão social da evangelização’ (cf. Papa Francisco, Exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, capítulo IV), é o tema das Catequeses Quaresmais no Patriarcado de Lisboa.

Neste ano pastoral, as catequeses que decorrem aos Domingos ao fim da tarde, na Sé Patriarcal de Lisboa durante a Quaresma, o tempo litúrgico de preparação para a Páscoa, vão ser divididas pelo Patriarca e os seus Bispos Auxiliares.

A 9 de março, D. Manuel Clemente reflete sobre ‘No próprio coração do Evangelho, aparece a vida comunitária e o compromisso com os outros’ (EG, 177), e dia 16 de março D. Nuno Brás sobre ‘Este laço indissolúvel entre a receção do anúncio salvífico e um efetivo amor fraterno exprime-se nalguns textos da Escritura’ (EG, 179). Na semana seguinte, novamente o Patriarca de Lisboa fala sobre ‘Ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional’ (EG, 183), e a 30 de março será D. Joaquim Mendes a proferir a catequese quaresmal ‘Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos pobres’ (EG, 187). A 6 de abril, D. Nuno Brás lembra que ‘Para a Igreja, a opção pelos pobres é mais uma categoria teológica que cultural, sociológica, política ou filosófica’ (EG, 198), terminando as Catequeses Quaresmais no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, com o Patriarca de Lisboa a proferir a catequese ‘A pior discriminação de que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual’ (EG, 200).

As Catequeses Quaresmais vão ter transmissão vídeo em direto pelo site do Patriarcado (www.patriarcado-lisboa.pt), pelo Portal Sapo (http://videos.sapo.pt/patriarcadodelisboa) e pela televisão, através do Meo Kanal ‘Patriarcado TV’ (acessível no canal 210021, após carregar na tecla verde do comando Meo).

 

Janeiro de 2014

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 31 de janeiro, sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Vai estar a rezar connosco a Pastora Idalina Sitanela da Igreja Evangélica Metodista, dando assim continuidade à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que terminou no passado dia 25 de janeiro.

Contamos com a sua presença e ânimo!

 

Apreensão, inquietação, receio.... Sonho, confiança, risco, acreditar...

É 2014 que se apresenta para que as pessoas possam ser melhores.
É nesta perspetiva que se coloca o Papa Francisco na sua mensagem para a celebração do Dia Mundial da Paz, apontando a fraternidade como caminho e fundamento para a paz.

É também nesta perspetiva que se quer apresentar a Campanha Mãos Unidas 2014: Juntos conseguimos.
Temos sido testemunhas desta descoberta de que juntos podemos chegar onde sozinhos seria impensável.

E quantas coisas maravilhosas, e das mais diversas maneiras, têm acontecido! É no horizonte do sonho e do acreditar que nos confiamos à graça de Deus e a cada um de vós para que os projetos que apresentamos se possam transformar em realidades e que elas testemunhem que juntos conseguimos!

Conheça aqui os projetos propostos para este ano pela Congregação do Verbo Divino (www.verbodivino.pt) e aceite o convite de ajudar e de caminhar com outros.

 

O site da Paróquia de São Pedro do Prior Velho comemorou no dia 24 de janeiro de 2014, o seu 7º aniversário. Uma data que coincide com o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

 

 

No próximo dia 25 de janeiro (sábado), na Catedral de S. Paulo, em Lisboa, pelas 18h, acontecerá a Celebração Ecuménica Nacional que terá como tema “Estará Cristo dividido?” (1Cor 1,13).

Neste ano cabe à Diocese de Lisboa, acolher esta Celebração Nacional que se enquadra no Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrado em todo o mundo desde 1908, e receberemos por isso diversos hierarcas e comunidades cristãs do nosso país das Igrejas Presbiteriana, Católica, Metodista, Lusitana e Ortodoxa.

Um dos pontos altos deste encontro de oração será a assinatura de uma Declaração de Reconhecimento Mútuo do Baptismo entre as Igrejas, um sinal evidente do caminho de unidade que se vai construindo. É uma oportunidade única para presenciar um momento histórico e experimentar, tanto do que nos une, num verdadeiro ecumenismo espiritual que se revela cada vez mais presente e necessário.

Para mais informações visite www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

 

Voltar para a página anterior