Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

Dezembro de 2015

A aplicação para smartphones do Patriarcado de Lisboa, ‘Missas em Lisboa’, tem agora a funcionalidade de pesquisa das Confissões através da geolocalização e horário, nas paróquias da Diocese de Lisboa.

Esta nova funcionalidade, que é disponibilizada no início do Ano Jubilar da Misericórdia, proposto pelo Papa Francisco, é também uma forma de ‘chegar a todos’ os que procuram aproximar-se da Igreja através do Sacramento da Reconciliação.

A atualização da aplicação ‘Missas em Lisboa’ está disponível, de forma gratuita, nas lojas iTunes e Google Play. Para além da pesquisa por Confissões, este último update oferece também a localização das 18 Igrejas Jubilares na Diocese de Lisboa e a possibilidade de visualização das transmissões em direto que são efetuadas pelo Patriarcado de Lisboa. Juntamente com estas funcionalidades, será também possível visualizar os vídeos semanais do projeto ‘iVangelho’ (www.ivangelho.com), na mesma aplicação.

A aplicação ‘Missas em Lisboa’ foi lançada pelo Patriarcado de Lisboa no passado mês de maio e está disponível em 5 idiomas (português, espanhol, francês, inglês e italiano). Até à data registou aproximadamente 4.000 downloads.

 

Novembro de 2015

Hoje, dia 16 de Novembro, vai ser lançado o livro ‘O Pacto das Catacumbas’ por D. Manuel Clemente às 18h30, na Capela do Rato em Lisboa.

Este livro, de Xabier Pikaza e José Antunes da Silva, recorda os 40 bispos que se reuniram nas criptas de Santa Domitila, em novembro de 1965, a poucos dias do final do Concílio Vaticano II.

Ao cumprirem-se 50 anos recolhe-se neste livro não apenas o texto do Pacto e o nome dos que o assinaram (pp. 8-13), como ainda alguns estudos significativos de diversos autores.

Este é um texto fundante de um projeto atualizado que expõe «a missão dos pobres na Igreja». O espírito deste Pacto haveria de servir de inspiração para algumas das melhores iniciativas cristãs dos últimos cinquenta anos, não só na América Latina, onde teve uma repercussão especial, mas no conjunto da Igreja católica.

José Antunes da Silva, um dos coordenadores da publicação, recorda uma carta que o Papa Francisco escreveu a todos os consagrados onde destaca que olhar para o passado “é também uma maneira de tomar consciência do modo como temos vivido o nosso carisma através dos tempos”.
O coordenador contextualiza que o Papa argentino “sonha com uma Igreja pobre ao serviço dos pobres” e apresenta-os como a chave hermenêutica para compreender a missão da Igreja. Observa ainda que “Se a Igreja se esquecer dos pobres perde credibilidade e os critérios-chave de sua autenticidade e autoridade”.

Este livro encontra-se à venda nas livrarias Paulinas e também através do site www.paulinas.pt

 

Outubro de 2015

O Sector de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa promove, nos dias 17 e 18 de outubro, o Fórum das Missões, que vai decorrer na paróquia de Cristo Rei da Portela, com o tema ‘Tu és Missão!’.

Esta iniciativa, segundo uma carta enviada recentemente aos sacerdotes, ocorre “com o intuito de marcar o Dia Mundial das Missões na nossa diocese”. “Seguindo o convite do Papa Francisco a que a Igreja aprofunde a sua natureza missionária e, dando cumprimento ao caminho sinodal que vivemos, teremos neste encontro uma expressão concreta da Igreja em saída. Este Fórum terá presente a riqueza e diversidade de muitos grupos, movimentos e projetos que desenvolvem uma ação pastoral no âmbito da missão, na nossa Diocese, ou fora dela. Será ainda uma oportunidade para reavivarmos, juntos, o sonho missionário de chegar a todos”, salienta a missiva, assinada pelo cónego Daniel Batalha Henriques, diretor do Sector de Animação Missionária.

Do programa, que terá momentos de oração, reflexão, testemunho e partilha de experiências, realce para a participação de Marcelo Rebelo de Sousa, Catarina Martins, da Ajuda à Igreja que Sofre, Jorge Líbano Monteiro, da Fundação Fé e Cooperação, cónego António Rego e D. Nuno Brás. O Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, numa mensagem vídeo, encerra o Fórum das Missões.

O QUE É A MISSÃO? Venha descobrir a resposta...

Para mais informações visite a página no Facebook em www.facebook.com/lisboamissao

 

Setembro de 2015

"Felizes os puros de coração porque verão a Deus" (Mt 5,8) será o tema do XX Festival Diocesano da Canção, que se realizará no dia 26 de setembro de 2015, às 21h, no Colégio dos Salesianos de Manique, em Cascais.

Tal como tem acontecido nas últimas edições, o Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa irá efetuar a transmissão do festival em direto e online, através do site www.patriarcado-lisboa.pt.

A concurso vão estar 13 canções vencedoras dos respetivos festivais vicariais, durante o ano pastoral passado. Os cerca de 90 participantes prometem “uma noite de fé e de alegria”, conforme avançou o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa que também organiza a atividade.

O custo dos bilhetes é de €3.00 e poderão ser adquiridos na Bilheteira, no dia do festival, a partir das 18h.

Divulgue no seu grupo/paróquia e venha apoiar a sua Vigararia!

 

Agosto de 2015

(sem destaques relevantes...)

 

Julho de 2015

O festival “Jota”, de música de inspiração cristã, ruma a Faro de 31 de Julho a 2 de Agosto, para mais uma edição que inclui momentos de lazer, aventura e reflexão.

Yeshua, Maresia, Claudine Pinheiro, Graal, a banda ecuménica Xpression Cross, Nico Montero, The Sun, DJ Zoon e Jovem Levanta-te são alguns dos artistas que vão passar pelos palcos do “Jota”, na urbanização do Vale das Almas.

Na apresentação do evento, o padre António de Freitas, da Pastoral Juvenil do Algarve, referiu que: ”Vai haver workshops, visitas à cidade, desportos náuticos, visitas às salinas, ou observação de aves. Estão reunidas condições para fazer deste festival, através da cultura e do desporto, uma brincadeira, com muita alegria, e uma casa aberta para todos”.

O festival que nasceu em 2007, como uma iniciativa do Secretariado da Pastoral Juvenil da Guarda, “tem sido um espaço importante para a evangelização juvenil, tendo contribuído, igualmente, para que que a música de inspiração cristã ganhe um novo vigor”.

O prazo de inscrição foi alargado para esta quarta-feira, dia 15 de julho, e continua com os mesmos preços de bilheteira. A partir desta data o preço acresce 5 euros. Podem ser feitas inscrições individuais ou de grupo.

Veja aqui o vídeo de apresentação e para mais informações consulte www.festivaljota.com

 

Junho de 2015

Estamos a poucos dias da Festa da Paróquia de São Pedro e da Vila do Prior Velho.

Estas terão início no próximo dia 26 de junho, sexta-feira, pelas 18h30 e terminarão no dia 28 de junho, domingo, pelas 23h30.

Sinta-se convidado(a) a aparecer e a festejar connosco, junto de amigos e familiares.

Caso não tenha possibilidade para tal por qualquer motivo, tem ainda a possibilidade de nos acompanhar através do Twitter, onde iremos colocar algumas fotos, à semelhança de anos anteriores.

O programa completo pode ser consultado no cartaz da festa.

 

 

Maio de 2015

O Banco Alimentar (BA) contra a Fome vai proceder a mais uma campanha direta de angariação de alimentos neste fim de semana (30 e 31 de maio) que traz uma novidade em relação às anteriores.

Este ano as campanhas diretas em hipermercados, supermercados, minimercados e alguns mercados municipais decorrem sob o lema “Dar 2 vezes”, que resulta do aprofundar da responsabilidade social e ecológica do BA, que optou por substituir desde já o tradicional saco de plástico por um saco de papel, que está de acordo com as normativas europeias que entrarão em vigor no próximo ano.

Assim sendo, ao ajudar nesta campanha, qualquer cidadão contribuirá ainda mais, porque, para além da sua ajuda direta, o saco devolvido será reciclado através da campanha “Papel por Alimentos”, permitindo esta troca conseguir ainda mais bens alimentares não perecíveis.

A campanha direta de angariação de alimentos será complementada pela campanha vale e pela campanha online (www.alimentestaideia.net), ambas a decorrer até dia 7 de junho.

Participe porque o seu contributo faz diferença.

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 29 de Maio, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Sinta-se convidado(a) a vir rezar connosco !

 

No próximo dia 7 de junho, Domingo, celebramos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpo de Deus.

A Sé Patriarcal de Lisboa acolhe, às 11h30, a celebração da Eucaristia, presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Após a celebração, haverá, entre as 13h e as 16h, Adoração do Santíssimo Sacramento.

A partir das 17h, decorre a Solene Procissão do Corpo de Deus, que vai percorrer diversas ruas da cidade de Lisboa e que termina, pelas 18h30, no Largo da Sé, com a tradicional bênção.

A dimensão desta Procissão, pela quantidade de pessoas que habitualmente congrega e a dignidade de que se reveste, manifesta no profundo ambiente de oração que envolve todos os que nela participam, fazem dela um momento muito significativo de afirmação da nossa fé no coração da Cidade.

Em tempo de caminhada sinodal, de uma Igreja que se quer em saída para chegar a todos, a Procissão poderá ser uma maneira de Deus tocar o coração daqueles que venham a ser surpreendidos por ela. Participe: sigamos o Senhor!

Vídeo de promoção da Procissão do Corpo de Deus em Lisboa

 

O mês de Maio está a aproximar-se e a nossa Paróquia vai, mais uma vez, homenagear MARIA SANTÍSSIMA, realizando na sexta-feira, dia 8 de maio de 2015, às 21h, a PROCISSÃO DA LUZ "Fazer caminho com Maria anunciando o Evangelho", pelas ruas do Prior Velho.

Vamos homenagear MARIA colocando nas janelas uma colcha branca e/ou uma vela acesa.

Pode consultar aqui um mapa mais detalhado com o percurso da procissão.

Contamos com a sua participação!

 

 

Abril de 2015

Com o lema “Revestidos de Cristo, enviados em missão”, a família missionária que partilha a espiritualidade de Santo Arnaldo Janssen – Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Leigos amigos-colaboradores na missão – organizou a sua peregrinação a Fátima nos dias 18 e 19 de abril (AMIVD).

O primeiro momento de encontro aconteceu no Seminário do Verbo Divino, no início da tarde de sábado, seguindo-se depois o programa com uma saudação mariana na Capelinha das aparições e a participação no terço, à noite.

No domingo, a Eucaristia no Santuário, foi presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar do patriarcado de Lisboa. Depois do almoço foi a vivência da tarde missionária, no anfiteatro do Centro Paulo VI, terminando com o envio missionário.

 

O mês de maio está a aproximar-se e este ano a Procissão da Luz com Nossa Senhora, será dia 8 de maio (sexta-feira) às 21h, pelas ruas do Prior Velho.

Convidam-se todas as pessoas interessadas em colaborarem na organização e preparação da procissão, para uma reunião dia 11 de abril (sábado) às 16h, na sala Europa, da nossa paróquia.

O cartaz e o percurso serão divulgados brevemente.

Todos serão bem vindos!

 

Celebração do Tríduo Pascal na nossa Paróquia:

  • Dia 2 de Abril – QUINTA-FEIRA SANTA
    21h00 - Missa da Ceia do Senhor + Adoração

  • Dia 3 de Abril – SEXTA-FEIRA SANTA
    16h00 - Via Sacra
    17h00 – Liturgia da Paixão e Morte do Senhor

  • Dia 4 de Abril – SÁBADO SANTO
    22h00 – Vigília Pascal

  • Dia 5 de Abril – DOMINGO DE PÁSCOA
    10h30 – Eucaristia

 

Março de 2015

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 27 de Março, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

É já na próxima próxima 5ª feira, dia 5 de março, que se realiza o terceiro encontro da iniciativa Escutar a Cidade, que pretende ser um contributo para a reflexão no processo do Sínodo diocesano.

Nesta sessão, dedicada a algumas das questões sociais mais fustigadas pela crise dos últimos anos, intervêm a demografa Teresa Rodrigues, o geógrafo João Ferrão e a filósofa Olga Pombo, que falarão sobre as suas áreas de intervenção: escola, envelhecimento populacional, saúde e dinâmicas de transformação. A reflexão ajudará a entender as dinâmicas sociais que marcam hoje o território da diocese, e que serão complementados por poesia dita pela actriz Teresa Lima.

A entrada é livre e a sessão decorre de novo no Fórum Lisboa (Av. Roma, 14 L, antigo cinema Roma) entre as 19h e as 21h.

Para mais informções, consulte o site escutaracidade.wordpress.com.

 

Fevereiro de 2015

O musical «Godspell» vai passar pelos palcos portugueses. A obra conta a vida de Jesus através de diversas parábolas.

«Godspell», um musical que mostra a vida de Jesus através de várias parábolas, será apresentado a 5 de março, no Teatro Tivoli, em Lisboa, estando em palco até ao dia 15 seguinte. O Teatro Aveirense acolhe a peça no dia 27 do mesmo mês. Dos dez atores que permanecem todo o espetáculo em cena encontram-se nomes como Mia Rose, Bruno Xavier, Manuel Moreira, Carina Leitão e Soraia Tavares.

A versão portuguesa resulta de uma adaptação da encenadora Matilde Trocado, profissional associada ao musical «Wojtyla», sobre João Paulo II, a que se junta Artur Guimarães, responsável pela direção musical de algumas produções em Portugal.

Estreado na Broadway (Estados Unidos da América) em 1971, esta é «uma história com Jesus, ao som do melhor pop, rock e muito mais, com um elenco de luxo», destacam os responsáveis pelo musical. A obra foi escrita por Stephen Schwartz e John-Michael Tebelak e reapresentada por várias companhias desde então.

Os bilhetes já estão à venda em locais como Fnac, Worten, El Corte Inglés, Campo Pequeno ou através da ticketline, entre muitos outros, com preços entre os €12,5 e os €22,5.

Pode saber mais pormenores pela página do Facebook em: www.facebook.com/GodspellEmPortugal

 

Vai realizar-se a habitual Oração com cânticos de Taizé no próximo dia 26 de fevereiro.

Este mês realiza-se a uma Quinta-feira de modo a não coincidir com a formação organizada pela Pastoral da Família da paróquia. Terá início às 21h30 e é organizada pelo Grupo de Taizé.

Sinta-se convidado(a) a vir orar connosco e traga mais alguém consigo!!

 

A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira” – Este é o tema das Catequeses Quaresmais que vão decorrer nos seis Domingos que antecedem a Páscoa.

A primeira catequese que teve lugar hoje, às 17h no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e foi igualmente um momento de ação de graças pelo cardinalato de D. Manuel Clemente. Pode assistir à gravação da celebração aqui.

As restantes catequeses quaresmais serão proferidas pelos Bispos Auxiliares de Lisboa e vão decorrer, ao Domingo, pelas 18h, na Sé de Lisboa. A última catequese, que acontecerá no Domingo de Ramos, será proferida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente.

Estes momentos terão transmissão online, em direto, através do site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt).

 

Numa noite em que a solidariedade e a missão são o mote, está de volta o Jantar Africano organizado pelo grupo Diálogos, leigos SVD para a missão, em Lisboa.

No próximo dia 21 de fevereiro, sábado, a "melhor" cachupa do mundo vai ser rainha, numa noite que se quer de alegria.

Desde 2000 que o grupo Diálogos organiza e apoia projetos de voluntariado missionário em Portugal e junto de comunidades missionárias além fronteiras e os fundos angariados são canalizados para estas iniciativas.

As pontes de amor constroem-se com laços de partilha e caridade.

O grupo esperamos por você no Seminário do Verbo Divino de Lisboa. Traga amigos e reserve já o seu lugar até o dia 17 de Fevereiro!

Contactos: E-mail - dialogossvd[at]gmail.com | Gabriela - 917 905 404 | Fernanda - 966 446 151

Atualização de 18 Fev 2015: o grupo Diálogos informou-nos que o jantar foi cancelado.
"Esperemos que haja novamente a oportunidade de nos juntarmos e em solidariedade apreciarmos a deliciosa cachupa. Obrigada a todo os que se disponibilizaram a ajudar e a estarem presentes.

 

Fruto de um trabalho conjunto dos Missionários do Verbo Divino e do Departamento da Animação Bíblica de Pastoral da Arquidiocese de Braga, sairá por estes dias mais um subsídio para a dinamização e vivência da Palavra de Deus ao ritmo da liturgia.

O opúsculo pretende ajudar a viver este tempo da Quaresma e da Páscoa de uma maneira diferente. À semelhança dos anos anteriores, contém propostas para cada domingo da Quaresma, Semana Santa e Páscoa, e ainda uma proposta de Via Sacra.

Poderá encontrá-lo nas casas e paróquias do Verbo Divino, nalgumas livrarias ou pedi-lo diretamente ao Secretariado Missionário do Verbo Divino, em Fátima (proc.missoes.fatima[at]verbodivino.pt).

Teremos brevemente alguns exemplares disponíveis na nossa paróquia e poderão ser adquiridos por 1 euro cada.

 

É já na próxima quinta-feira, dia 12 de fevereiro, que se realiza a segunda sessão do Escutar a Cidade.

Escutar a Cidade é um convite a que os católicos da diocese de Lisboa se deixem interrogar por pessoas que, vivendo no mesmo tecido social, mas não partilhando a condição de pertença eclesial, enunciem uma reflexão pertinente sobre aspetos decisivos da sociedade, da economia, da cultura e dos modos de vida que marcam o território da diocese.

Cremos que, tal como a primeira, será uma sessão desafiadora e que nos deixará com certeza expectativas estimulantes para a dinâmica sinodal para a qual pretendemos contribuir.

Os ingredientes são convidativos. Desde logo, pelo tema – Política, participação e democracia. Também pelos quatro intervenientes que nos ajudarão, com certeza, a aprofundar pistas interessantes: Ana Drago, ex-deputada e activista do Fórum Manifesto; Inês Drummond, deputada pelo PS e presidente da Junta de Freguesia de Benfica; João Pacheco, jornalista, que já esteve envolvido no movimento dos Precários Inflexíveis; e Viriato Soromenho-Marques, ensaísta e professor universitário. E ainda pela intervenção musical do Império Suburbano, um grupo de música rap, constituído por jovens cristãos do bairro da Quinta do Mocho (Camarate, Loures).

A entrada é livre e a sessão decorre de novo no Fórum Lisboa (Av. Roma, 14 L, antigo cinema Roma) entre as 19h e as 21h.

Para mais informações consulte escutaracidade.wordpress.com.
Pode ainda ver os vídeos de apresentação dos encontros e reportagem sobre o 1º encontro, ambos trabalhos da Agência Ecclesia.

 

Vimos convidá-lo(a) para mais uma formação promovida pela Pastoral da Família.

Decorreu, no passado mês de Outubro, o Sínodo dos Bispos sobre a família. O trabalho desenvolvido neste sínodo e, os resultados ao respetivo questionário preparatório, levantaram interrogações e originaram novas preocupações relativas à família. A Igreja é chamada a refletir a realidade familiar, e essa reflexão envolve-nos em particular. Assim, esta é uma oportunidade a não perder.

O que é?
Uma formação sob o tema “Declinações do amor. Uma proposta de reflexão no âmbito da pastoral familiar” orientada pelo Professor Juan Ambrosio.

Quando?
Dias 23 e 27 de fevereiro às 21h (segunda e sexta).

Onde?
Na Paróquia do Prior Velho – sala Europa.

Para quem é?
Para todos, sejam jovens, adultos, pais, netos ou avós.

Como fazer a inscrição?
Através do preenchimento do formulário online http://goo.gl/forms/rd5iSD9gLc.
Pessoalmente com qualquer membro da Pastoral da Família.
A inscrição é obrigatória e tem um valor mínimo de €3 por pessoa. O número de inscrições é limitado.

Quem organiza?
A Pastoral da Família da Paróquia do Prior Velho

E se tiver dúvidas?
Contactar por email: pastoraldafamilia[at]paroquia-sppv.pt
Contactar por telefone para: Liliana Pratt - 962312272 e Isabel Vilaça - 962651607

Esta formação é para si!! Inscreva-se já!

 

Janeiro de 2015

O Patriarcado de Lisboa promove, no próximo dia 21 de janeiro, quarta-feira, às 21h30, o encontro ‘Sínodo para todos – Análise ao Guião de Leitura #2’, que vai decorrer em quatro diferentes locais da diocese: Alenquer, Nova Oeiras, Parque das Nações e Peniche.

Este encontro vai ser presidido pelo Patriarca D. Manuel Clemente, que vai estar presente no Colégio Pedro Arrupe, no Parque das Nações, e visa analisar o conteúdo do Guião de Leitura #2, com o tema ‘A crise do compromisso comunitário’. Organizado no início do 2º trimestre (janeiro a março de 2015) da caminha sinodal, esta conferência decorre igualmente em três diferentes pontos da diocese, com a presença dos Bispos Auxiliares: Alenquer (auditório Damião de Góis), sendo esperada a presença de D. Nuno Brás, Nova Oeiras (auditório paroquial), com participação de D. Joaquim Mendes, e Peniche (auditório Stella Maris), com a presença de D. José Traquina. Cada local vai estar ligado em conferência online com o Patriarca de Lisboa, no Colégio Pedro Arrupe, e existe a possibilidade de todos participarem na discussão.

A transmissão do encontro será feita online, a partir do site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt) e do canal do YouTube (www.youtube.com/patriarcadolx)

Mais informações em: http://sinodo2016.patriarcado-lisboa.pt

 

Voltar para a página anterior