Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

 

Dezembro de 2016

Escuteiros, movimentos e paróquias do Patriarcado de Lisboa foram chamados a participar no passado dia 16 de dezembro, na cerimónia de acolhimento e partilha da “Luz da Paz de Belém”.

A cerimónia foi presidida pelo bispo D. José Traquina, na Sé Patriarcal, e este ano a iniciativa tem como tema ‘Construir a Paz com coragem e criatividade’.

A "Luz da Paz de Belém", surgiu como um programa de beneficência com o nome "Luz na Escuridão", dedicado a apoiar crianças necessitadas na Áustria. Desde então, todos os anos, uma criança oriunda do norte da Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém, onde Jesus nasceu, e leva-a para a Áustria onde esta é partilhada numa grande cerimónia ecuménica realizada em Viena. Delegações de Escuteiros e Guias de toda a Europa participam na celebração de Viena para levar a Luz aos seus respetivos países, como uma mensagem de Paz. Sem nunca se apagar durante o percurso, a Luz da Paz de Belém chegou a Portugal trazida da Áustria por quatro representantes do Corpo Nacional de Escutas, que tinham à sua espera mais de 1300 escuteiros.

A Luz da Paz de Belém também se encontra acesa na Paróquia de S. Pedro do Prior Velho e pretende-se que seja partilhada pelos paroquianos que desejarem também mantê-la acesa nas suas casas.
Quem a desejar levar pode acender a sua vela às 3ª feiras, 5ª feiras e sábados depois da celebração das 18h30 ou aos domingos depois da celebração das 10h30.

Lembramos que no dia 25 de dezembro não haverá celebração na igreja do Prior Velho.
Este ano, as duas comunidades da paróquia (Prior Velho e Terraços da Ponte) celebrarão o Dia de Natal em conjunto, na igreja de Terraços da Ponte às 11h. Nesse dia, quem quiser acender a sua vela deverá fazê-lo lá, no final da eucaristia.

 

No próximo dia 11 de dezembro convidamo-lo a si e à sua família a trazer até à Igreja de São Pedro do Prior Velho a imagem do Menino Jesus do vosso presépio.

Na celebração das 10h30, III Domingo do Advento, Domingo da Alegria, será concedida a "Bênção do Menino Jesus" pelo Pe. André Fecko às imagens presentes, que depois serão colocados nos presépios nas casas de cada família.

Aguardamos a vossa presença!

 

 

 

Realizou-se na nossa paróquia, nos passados dias 23 e 25 de novembro, a conferência/reflexão sobre a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” do Santo Padre Francisco, orientada pelo teólogo Juan Ambrósio (Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa).

A conferência/reflexão teve como título “A Alegria do Amor vivido na Família” e teve a participação de 45 pessoas das comunidades de Terraços da Ponte e do Prior Velho.

Nos dois dias da conferência foi feito um enquadramento dos textos do Papa Francisco e de como eles podem ser entendidos como indicações inequívocas do sentido que o Santo Padre quer dar ao seu papado.

O conteúdo da “Amoris Laetitia” foi resumido sublinhando as principais ideias de cada um dos capítulos, mas apelando para a sua leitura e reflexão cuidadas. Podemos sintetizar que esta exortação apostólica pós-sinodal apresenta a realidade sem a mascarar; propõe o projecto de Deus sem reduzir o seu horizonte; não sublinha a distância, mas destaca o caminho percorrido; propõe a via do discernimento; destaca o amor como núcleo constitutivo e dinamizador da família; e destaca que a alegria do amor que se vive nas famílias é igualmente júbilo da Igreja.

 

 

A Pastoral da Família do Prior Velho, convida todas as grávidas das comunidades do Prior Velho e de Terraços da Ponte para no dia 8 de dezembro estarem presentes na Celebração Eucarística das 10h30, na Igreja do Prior Velho.

Esta celebração inclui uma cerimónia de Bênção das Grávidas, independentemente do seu tempo de gestação e estado civil. Os pais dos bebés e a família que desejarem participar, serão bem vindos.

Para melhor preparar esta celebração, contacte o grupo pelo e-mail pastoraldafamilia[at]paroquia-sppv.pt ou pelo telemóvel 962664346 e aceite este convite.

Queremos ter presentes muitas futuras mamãs e papás nesta festa!

 

Novembro de 2016

A Paróquia de São Pedro do Prior Velho convida-o(a) a estar presente na tarde do Magusto que se irá realizar no dia 19 de novembro, no recinto da paróquia.

Será uma tarde de boa disposição e alegria que terá início às 16h e terminará às 22h.

Não vão faltar castanhas assadas, caldo verde, chouriço, febras e água pé.
Haverá também muita música e animação à volta da nossa fogueira tradicional.

Contamos com a sua companhia.

 

 

 

De forma a promover a reflexão sobre a 2ª Exortação do Papa Francisco “Amoris Laetitia”, a Pastoral da Família da Paróquia de São Pedro do Prior Velho convidou o Professor Juan Ambrósio, docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, para vir à paróquia realizar uma conferência com o tema “A alegria do amor vivido na família

Esta conferência e reflexão terá lugar nos dias 23 e 25 de novembro (4ª e 6ª feira) às 21h.

Para se inscrever deve enviar o seu nome completo para o e-mail do grupo (pastoraldafamilia[at]paroquia-sppv.pt) ou ligar para o telemóvel 962 664 346. Em alternativa pode-se dirigir a um dos elementos do grupo no final das eucaristias de sábado (18h30) ou de domingo (10h30).

A inscrição tem um custo de 5 sorrisos (para os dois dias) e pode ser feito no dia do encontro ou na altura da inscrição.

Ficamos à sua espera… Inscreva-se!

 

A Semana dos Seminários 2016, que vai decorrer entre 6 e 13 de novembro, tem como base o Jubileu da Misericórdia e destaca a importância desta componente no desenvolvimento das vocações.

“A vocação sacerdotal não nasce somente de um chamamento, de um desejo ou de um impulso interior; ela é fruto do encontro do Deus misericordioso com o homem perdido e que é encontrado, com o homem morto e que revive”, realça D. Virgílio Antunes, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, na mensagem para a iniciativa deste ano.

Intitulada “Movidos pela Misericórdia de Deus”, esta semana quer sublinhar os seminários como lugares onde os jovens aprendem “a misericórdia” do Pai para depois se poderem entregar “ao serviço dos outros”.

Pretende recordar também a importância do papel da educação, quer na família quer nas várias etapas dentro da Igreja Católica, para o surgimento de mais crianças e jovens dispostos a consagrarem a sua vida a Cristo.

O guião da Semana dos Seminários, já disponível, apresenta algumas propostas para a vivência deste tempo, que é sobretudo de ação de graças e de oração pelo surgimento de novas vocações. Entre elas a oração para a semana, uma vigília de oração e um terço vocacional.
Podem ainda aceder ao Cartaz e a uma Pagela.

Fonte: Agência Ecclesia

 

Outubro de 2016

No dia 2 de Outubro de 2016 a Paróquia de São Pedro do Prior Velho deu as boas vindas ao seu novo pároco: o padre André Fecko, missionário do Verbo Divino.

A celebração eucarística da tomada de posse foi presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar do patriarcado. Encontrava-se presente também o Pe. Valentim Gonçalves, como representante do Conselho Provincial. Na mesma celebração, o povo exprimiu também o seu agradecimento aos padres Manuel de Meneses e Constantino Malu, pela sua missão na paróquia no triénio passado.

Depois da Missa, houve um almoço partilhado onde a comunidade paroquial conviveu com grande alegria com o seu novo pastor.

fonte: Missionários do Verbo Divino

 

Setembro de 2016

O XXI Festival Diocesano da Canção Cristã vai decorrer já no próximo dia 24 de Setembro, às 21h, nos Salesianos de Lisboa (Campo de Ourique).

O tema para este ano é “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7) e serão 12 as canções a concurso, com mais de 70 participantes.

O custo dos bilhetes é de 3 eur. e poderão ser adquiridos na Bilheteira, no dia do Festival, a partir das 20h, não sendo necessário fazer reserva.

Divulgue o seu grupo/paróquia e venha apoiar a sua Vigararia!

Saiba mais no site do Serviço da Juventude de Lisboa ou na respetiva página do Facebook.

 

 

As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) em Portugal vão promover as suas jornadas nacionais que este ano têm como tema ‘Missão com histórias de misericórdia’, nos dias 17 e 18 de setembro, em Fátima.

As Jornadas Missionárias são uma oportunidade de “escutar, ver e palpar” as histórias de misericórdia de homens e mulheres que “procuram ajudar a Igreja a ‘sair’ de si” e dar resposta, ao “mundo plural e necessitado de muito amor e misericórdia” a partir do Evangelho.

O Pe. António Lopes (SVD), diretor nacional das OMP, assinala que é nos Evangelhos que o missionário “descobre como agir à maneira de Jesus” e sabe que a fé “é um dom que não se pode guardar” nem nos lugares onde “manifestá-la o põe em perigo”, como nos países do Médio Oriente.

Neste contexto, no programa das Jornadas Missionárias 2016 destaca-se a participação da irmã Myri, a monja contemplativa portuguesa que vive no Convento de São Tiago Mutilado, em Qarah, na Síria, que vai partilhar a sua experiência a partir das 9h de 18 de setembro, no Centro Pastoral Paulo VI.
Ainda neste dia, as jornadas contam com o testemunho de D. José Aguirre, bispo de Bangassou, na República Centro Africana.

As jornadas começam no dia anterior, a 17 de setembro, com a abertura pelo presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda. Segue-se o relato da experiência de três missionários no Sudão (África), Japão (Ásia) e na Amazónia (América Latina), respetivamente o padre comboniano José Vieira, o padre Adelino Ascenso, superior geral da Sociedade da Boa Nova, e o antropólogo espanhol Luís Ventura Fernández.
Durante a tarde são propostas seis ‘Tendas da Missão’, ou seja, diferentes workshops que ligam Misericórdia a temas como “desenvolvimento, voluntariado, inclusão, casa comum”.

O programa completo pode ser consultado na página das OMP e os interessados em participar já se podem inscrever através de um formulário de inscrição online. A data limite de inscrições é até dia 9 de setembro.

fonte: Agência Ecclesi

 

Agosto de 2016

(não houve destaques...)

 

Julho de 2016

(não houve destaques...)

 

Junho de 2016

Entre sexta-feira e domingo, dia 24 a 26 de junho, teremos as Festa da Paróquia de São Pedro e da Vila do Prior Velho.

Na sexta-feira iniciam-se pelas pelas 18h30 seguidas de jantares e no arraial teremos a companhia do conjunto musical "Remédiu Santu".

No sábado reabrimos pelas 12h, durante a tarde teremos a atuação de vários grupos da freguesia (Zumba, Capoeira, Karaté, Zumba Kids e Ballet), celebração da eucaristia às 18h30 e depois dos jantares contamos com o conjunto musical "Prestige" para animar a festa.

No domingo começamos a manhã com a celebração da eucaristia às 10h30 e depois teremos os almoços e pelas 15h45 contamos com a tuna "Agricultuna", o Rancho Folclórico do Centro Social e Cultural do Bom Sucesso e o Rancho Folclórico do Bairro da Fraternidade. Depois dos jantares teremos a atuação da artista "Carla Carapeto" e as festas terminam pelas 00h00.

Sinta-se convidado(a) a aparecer e a festejar connosco, junto de amigos e familiares.

Caso não tenha essa possibilidade, pode nos acompanhar através do Twitter onde iremos colocar algumas fotos, à semelhança de anos anteriores.

O programa completo e os apoios que tivemos para estas festas podem ser consultados no cartaz das festas.

 

Maio de 2016

No próximo dia 13 de maio de 2016 (sexta-feira), às 21h, a nossa Paróquia vai, como é habitual, homenagear Maria Santíssima, realizando pelas ruas do Prior Velho a Procissão da Luz, com o tema: "Salvé Rainha, Mãe de Misericórdia, por um mundo melhor".

Vamos homenagear Maria colocando nas janelas uma colcha branca e/ou uma vela acesa.

Pode consultar aqui um mapa mais detalhado com o percurso da procissão.

Contamos com a sua participação!

 

 

 

Abril de 2016

(não houve destaques...)

 

Março de 2016

(não houve destaques...)

 

Fevereiro de 2016

Desde 17 de Janeiro e até 7 de Fevereiro a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, está a percorrer as várias vigararias do Patriarcado de Lisboa. Amanhã, dia 3 de Fevereiro às 19h, caberá à Paróquia de São Pedro do Prior Velho receber a sua visita.

A Imagem Peregrina chegará em automóvel próprio, vidrado e iluminado, e passará pela Rua de Moçambique, Rua de Cabo Verde e Rua Maestro Lopes Graça. Às 19h45 terá de partir em cortejo automóvel rápido pela Rua de Bissau, Rua de S. Tomé, Rua de Lourenço Marques, Rua de Moçambique, Rotunda Cenfic em direção a Sacavém, onde será entregue à Paróquia de Sacavém, na Rotunda do Lidl.

Às 20h, realizar-se-á uma Procissão em cortejo lento (a pé), até à Igreja Paroquial de Sacavém, onde permanecerá até ao dia seguinte.
Às 21h, haverá a Eucaristia da Vigararia de Sacavém presidida pelo bispo D. Nuno Brás.

Na Igreja Paroquial de Sacavém, durante toda a noite, vários grupos da Vigararia assegurarão a Vigília de Oração a Nossa Senhora. Coube à Paróquia do Prior Velho assegurar o horário das 6h às 7h da manhã e contamos com a participação de todos os que possam marcar presença.

Programa para a paróquia do Prior Velho (cartaz)

 

Janeiro de 2015

No próximo dia 17 de Janeiro comemora-se o Dia Mundial do Emigrante e Refugiado e a pensar nessa data, e nas situações dramáticas que temos assistido em várias regiões do mundo, o Grupo Emaús da Paróquia do Prior Velho achou por bem realizar uma Vigília de Oração pelos Refugiados.

Esta vigília terá lugar na paróquia do Prior Velho no Sábado, dia 16 de Janeiro às 21h.

Na mensagem do Papa Francisco para este dia somos questionados: "Como pode a Igreja agir senão inspirando-se no exemplo e nas palavras de Jesus Cristo? A resposta do Evangelho é a misericórdia. (...) a hospitalidade vive do dar e receber."

Sinta-se convidado a aparecer e a orar connosco pelos refugiados, e estenda o convite a um amigo(a) para vir consigo.

 

 

Voltar para a página anterior