Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

Dezembro de 2018

 

 

Novembro de 2018

A Pastoral Social tem todo o gosto de convida-lo(a) para a Matinées com Sentido – apresenta “Milagre no rio Hudson”, no dia 25 de novembro (domingo) às 16H00, na sala Europa.

Este filme é uma obra inspiradora que retrata a história verídica do piloto Chesley “Sully” Sullenberger (Tom Hanks) e do co-piloto, Jeff Skiles (Aaron Eckhart), que em 2009, conseguiram amarar um avião no rio Hudson, em Nova Iorque, salvando a vida de todos os tripulantes e passageiros.

A imagem icónica dos passageiros sentados nas asas do avião à espera de serem resgatados, renova a nossa fé na humanidade. Bondade, generosidade, bravura e coragem foi o que permitiu salvar as 155 pessoas em 24 minutos.

Como disse Sully: "Foi toda a minha vida que me levou àquele rio em segurança."

Classificação: M/12 - Duração: 96 Minutos - Trailer legendado

Se gosta de bom cinema e de boa companhia, não perca esta oportunidade e convide os seus amigos.

 

A Pastoral Social da Paróquia de São Pedro do Prior Velho vai organizar, dia 23 de novembro, às 21h00, uma conferência sobre Bioética que tem como orador o médico João Paulo Malta.

O encontro, orientado pelo membro do Conselho de Ética do José de Mello Saúde e vice-presidente do núcleo de Lisboa da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, tem por base o Manual de Bioética para Jovens e pretende ser uma abordagem formativa e informativa do ponto de vista científico e ético, sobre as questões relacionadas com a vida, como a ideologia do género, eutanásia e dádiva de órgãos.

A atividade, cuja entrada é livre, destina-se fundamentalmente a jovens, animadores pastorais, catequistas e pais que desejam compreender ou aprofundar os seus conhecimentos sobre esta temática.

 

 

 

Outubro de 2018

A Pastoral Social da Paróquia de São Pedro do Prior Velho tem todo o gosto de convida-lo(a) para a Matinées com Sentido – apresenta - “COCO”, no dia 28 de outubro (domingo) às 16H00, na sala Europa.

Desde que se conhece como gente que Miguel, de 12 anos, sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos. Lá, encontra muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhes vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar.

O filme inspira-se no tradicional festival do Dia dos Mortos. Celebrado em vários países da América Central e em muitas zonas dos EUA, é uma celebração de origem indígena em honra dos que já partiram, que se comemora no dia 2 de Novembro e que foi declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Classificação: M/6 - Duração: 1h 45m - Trailer em português

Se gosta de bom cinema e de boa companhia, não perca esta oportunidade e traga os seus amigos consigo.

 

Setembro de 2018

(não houve destaques...)

 

Agosto de 2018

(não houve destaques...)

 

Julho de 2018

(não houve destaques...)

 

Junho de 2018

Entre sexta-feira e domingo, dia 29 de junho a 1 de julho, teremos as Festas da Paróquia de São Pedro e da Vila do Prior Velho.

Na sexta-feira iniciam-se às 18h00, com a Eucaristia presidida pelo Bispo D. Nuno Brás. Segue-se os jantares e no arraial teremos a companhia do conjunto musical "Fora de Série", pelas 21h.

No sábado reabrimos às 12h, com os almoços a serem servidos pelas 13h, e pelas 15h30 teremos a atuação do Coro da Mina de São Domingos e do Grupo de Karate do Clube Desportivo do Prior Velho, celebração da Eucaristia às 18h30 e depois dos jantares contamos com o conjunto musical "Prestige" para animar o arraial.

No domingo começamos a manhã com a celebração da Eucaristia com Procissão às 10h00, depois teremos os almoços, e pelas 15h30 contamos com o Racho Folclórico Velha Guarda da Bobadela, o Racho Folclórico do Bairro da Fraternidade e com a atuação do Grupo de Ballet. Depois dos jantares, pelas 21h, o músico "Manelito" anima as festas que terminam pelas 00h00.

Sinta-se convidado(a) a aparecer e a festejar connosco, junto de amigos e familiares.

Caso não tenha essa possibilidade, pode acompanhar-nos através do Twitter onde iremos colocar algumas fotos, à semelhança de anos anteriores.

O programa completo e os apoios que tivemos para estas festas podem ser consultados no cartaz das festas.

 

Maio de 2018

No próximo dia 11 de maio de 2018 (sexta-feira), às 21h, a Paróquia de São Pedro do Prior Velho vai, como é habitual, homenagear Maria Santíssima, realizando pelas ruas do Prior Velho a Procissão da Luz, com o tema: "Com Maria temos Fé na Palavra de Deus".

Vamos homenagear Maria colocando nas janelas uma colcha branca e/ou uma vela acesa.

Pode consultar o cartaz com o mapa do percurso da procissão.

Contamos com a sua participação!

 

 

 

No próximo dia 5 de maio a Pastoral Social da Paróquia de São Pedro do Prior Velho, irá realizar em conjunto com a Associação Conversa Amiga (ACA), a II Tarde da Saúde.

A mesma terá lugar na Capela Nossa Senhora da Nazaré - Comunidade Cristã de Terraços da Ponte entre as 15h e as 18h com vários rastreios gratuitos e workshops.

Pode consultar mais informações no cartaz.

Participe!

 

 

Abril de 2018

A Pastoral Social da Paróquia de São Pedro do Prior Velho tem todo o gosto de convida-lo(a) para a Matinées com Sentido – apresenta “A Família Bélier”, no dia 22 de abril (domingo) às 16H00, na sala Europa.

Todos os elementos da família Bélier sofrem de surdez, exceto Paula, a filha adolescente. Desde pequena que se habituou a ser porta-voz de cada um deles, fazendo a ponte de comunicação com o resto do mundo. A vida deles é simples e feliz. Graças à ajuda de Paula, a sua surdez nunca foi incapacitante. Mas tudo muda quando o professor de música de Paula descobre o seu enorme talento para cantar e a incita a participar num prestigiado concurso em Paris (França). Para uma adolescente comum, tudo seria relativamente simples mas, para Paula, esta decisão implica deixar a família entregue a si mesma. Sentindo-se dividida entre aquilo que considera ser o seu dever e o que deseja para si, Paula tem de tomar a difícil decisão de se manter por perto o resto da vida ou caminhar em direção aos seus sonhos...

Uma comédia dramática com realização de Eric Lartigau. Visto por mais de sete milhões de espetadores em França, o filme teve seis nomeações para os Césares e deu a Louane Emera, a jovem que interpreta a personagem principal, o prémio de Atriz.

Classificação: M/12 - Duração: 106 Minutos - Trailer legendado

Se gosta de bom cinema e de boa companhia, não perca esta oportunidade e traga os seus amigos consigo.

 

A Pastoral da Família da Paróquia do Prior Velho organizou no dia 2 de fevereiro um debate com o tema "Afinal quem é o Homem? O erro da eutanásia".

No evento participaram como oradores Hugo Piçarra, médico; Raquel Abreu, cuidadora com experiência internacional; e Sofia Guedes, do Movimento Stop Eutanásia.

O objetivo desta sessão foi informar sobre os argumentos da lei da eutanásia, que alguns partidos pretendem apresentar à Assembleia da República, incidindo sobretudo sobre temas como autonomia, liberdade, dignidade, direito a morrer.

Foram apresentados pelos oradores argumentos bioéticos de defesa da vida humana. Este é um assunto importante e fraturante para a sociedade portuguesa e é algo que não deve ser descurado por um cristão que se deve manter informado.

É focados nessa perspetiva que divulgamos um texto da autoria de Raquel Abreu (uma das oradoras da nossa sessão) que aconselhamos a leitura e que nos mostra o lado da defesa da vida. O texto tem o título Eutanásia - o fracasso da Humanidade.

 

Março de 2018

Realizado de três em três anos, o Encontro Mundial das Famílias reúne famílias de todo o mundo para celebrar, rezar e refletir sobre a importância central do casamento e da família como pedra angular das nossas vidas, da sociedade e da Igreja. A Irlanda foi escolhida pessoalmente pelo Papa Francisco para acolher o próximo Encontro Mundial das Famílias em 2018.

A organização do evento preparou uma série de catequeses preparatórias ao grande evento que se realizará em Dublin, de 21 a 26 de agosto de 2018.

Para saber mais informações e se inscrever pode visitar o endereço familia.patriarcado-lisboa.pt/emf

 

De 16 a 18 de março, acontecerá mais um retiro da Vinha de Raquel, um espaço para todos aqueles que passaram pela dor do aborto.

A Vinha de Raquel é uma obra de Compaixão e Misericórdia que a Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa propõe, visando acompanhamento e apoio espiritual e psicológico a quem sofre por ter passado pela dor do aborto. Colaboram voluntariamente neste serviço, entre outros, sacerdotes e psicólogos que, a partir de uma partilha espiritual centrada em Jesus Cristo, facilitam o acolhimento do perdão de Deus, e simultaneamente ajudam a trabalhar a dimensão psicológica para lidar com a dor, a angústia e o desgosto que parece não ter lugar.

Para mais informações visite o website vinhaderaquel.org

 

 

 

A Pastoral da Família da Paróquia de São Pedro do Prior Velho convida todos os paroquianos interessados a virem à nossa paróquia no dia 14 de março de 2018, às 21h, ouvir e refletir com o Prof. Juan Ambrósio sobre o tema "A Família - Da escuta da palavra à transmissão da fé".

O tema é muito importante e interessante e o Orador é fantástico e dinâmico nas comunicações que faz.

Pode fazer a sua inscrição por "dois sorrisos", quer diretamente com o pároco, com os elementos da Pastoral da Família ou ainda por mail para pastoraldafamilia[at]paroquia-sppv.pt

Pode convidar os seus amigos e familiares, pois também poderão ter interesse nesta palestra.

 

 

Fevereiro de 2018

No passado dia 26 de Janeiro realizou-se na Paróquia de São Pedro do Prior Velho um encontro sobre “Espiritualidade Missionária”, orientado pelo Pe. Antony Pates, svd.

Nascido nas Filipinas o Missionário do Verbo Divino, que já trabalhou no Brasil, na Holanda (Steyl) e em Itália, tem nos últimos anos dedicado-se, em particular, à formação de leigos e missionários e à orientação de retiros um pouco por todo o mundo.

Para todos os que não tiveram oportunidade de estarem presentes, partilhamos o bonito testemunho do Carlos Fernandes.

“Final de mais uma semana de trabalho. O corpo pede pantufas e lareira mas o coração e a cabeça anseiam por algo mais. O coração ganha e vamos à Paroquia de S. Pedro no Prior Velho conhecer o Padre Antony Pates svd.

E num português açucarado, somos levados a pensar e a interiorizar aquilo que tantas vezes fazemos de uma forma automática.

O sinal da cruz, uma profissão de fé, síntese da nossa espiritualidade. Ser filho, ser discípulo, ser irmão. Tudo aquilo que devíamos viver em comunidade mas que tantas vezes…

Que pelo batismo somos imersos na comunidade, como seus filhos.
No crisma confirmamos o nosso batismo, unimo-nos e configuramo-nos com Cristo, dando-nos forças para difundir a fé.
O sinal da cruz que expressa de maneira premente o amor misericordioso do Pai.
A cruz é a doação total.

Não vos quero maçar mais com esta minha reflexão, mas àqueles que não puderam estar presentes aconselho-os a solicitarem esta apresentação à Pastoral Social.

Eu, com o coração cheio regressei a casa a cantar: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui… ficando a aguardar por um novo evento que nos enriqueça a todos.

Bem hajam.“

"O missionário não é a luz, mas aquele que revela a luz: Cristo." Santo Arnaldo Janssen

 

Janeiro de 2018

A Pastoral da Família da Paróquia do Prior Velho organiza esta 6ª feira, dia 2 de fevereiro, às 21h, um debate com o tema "Afinal quem é o Homem? O erro da eutanásia".

No evento participam como oradores Hugo Piçarra, médico; Raquel Abreu, cuidadora com experiência internacional; e Sofia Guedes, do Movimento Stop Eutanásia.

Contamos com a sua participação!

 

 

Na próxima sexta feira, dia 26 de Janeiro, pelas 21h vai realizar-se na Paróquia de São Pedro do Prior Velho um encontro sob o tema "Espiritualidade Missionária", orientado pelo Pe. Antony Pates, svd.

Pretende-se que seja um momento de formação e partilha que enriqueça e consciencialize os participantes sobre a temática.
O encontro será em língua portuguesa e é uma oportunidade para escutar um bonito testemunho de quem vem dedicando a sua vida à missão.

Nascido nas Filipinas o Missionário do Verbo Divino, que já trabalhou no Brasil, em Steyl (Holanda) e em Itália, tem larga experiência missionária nas áreas da pastoral paroquial e emigrantes e no acompanhamento de grupos.

Nos últimos anos tem-se dedicado, em particular, à formação de leigos e missionários e à orientação de retiros um pouco por todo o mundo.

Fica o desafio: apareça e traga um amigo.

"O missionário não é a luz, mas aquele que revela a luz: Cristo." Santo Arnaldo Janssen

 

A Pastoral Social tem todo o gosto de convida-lo(a) para a Matinées com Sentido – apresenta “A Boa Mentira”, no dia 21 de janeiro (domingo) às 16H00, na sala Europa.

Entre 1983 e 2005, durante os terríveis anos da Guerra Civil que assolou o Sudão, estima-se que mais de dois milhões de pessoas tenham perdido a vida. Em busca de abrigo, um sem-número de famílias deixou as suas casas e seguiu em direcção a campos de refugiados. Devido à situação caótica em que viviam, perto de 27 mil crianças foram separadas dos pais, fazendo o trajecto sozinhas. Eram estes os "lost boys/girls", crianças de todas as idades que, fugindo aos perigos e, muitas vezes, acompanhadas pelos irmãos, percorriam milhares de quilómetros para alcançar os campos. Alguns anos mais tarde, um esforço humanitário levou para os EUA algumas destas crianças.

1993, Mamere e Theo são filhos do chefe de uma pequena aldeia no Sul do Sudão. Quando um ataque das milícias destrói toda a aldeia e lhes mata os pais, Theo é forçado a liderar um grupo de jovens sobreviventes e levá-los para um lugar seguro. Nesse árduo percurso, vão encontrando outras crianças em fuga. Entre elas está Jeremiah, de 13 anos, um rapaz inteligente e destemido que os ajuda a chegar com vida ao campo de refugiados de Kakuma, no Quénia. Anos mais tarde, Mamere, Theo e Jeremiah têm a oportunidade de deixar o campo e de se estabelecerem na América.

Ao chegarem a Kansas City, no Missouri, são recebidos por Carrie Davis, que foi incumbida de os ajudar a retomar as suas vidas. Para ela, esta será uma oportunidade de perceber como a generosidade e o despojamento podem fazer realmente a diferença na vida de alguém.

Com argumento de Margaret Nagle e realização de Philippe Falardea, uma história dramática baseada em factos reais que conta com Reese Witherspoon como protagonista.
Classificação: M/12 | Duração: 110 Minutos | Trailer do filme

Se gosta de bom cinema e de boa companhia, não perca esta oportunidade e traga os seus amigos consigo.

 

 

Voltar para a página anterior