Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

Dezembro 2019

A Pastoral da Família da Paróquia de São Pedro do Prior Velho, convida todas as grávidas das comunidades do Prior Velho, de Terraços da Ponte ou outras, para no dia 15 de dezembro estarem presentes na Celebração Eucarística das 10h30, na Igreja do Prior Velho.

Esta celebração inclui uma cerimónia de Bênção das Grávidas, independentemente do seu tempo de gestação e estado civil. Os pais dos bebés e a família que desejarem participar, serão muito bem vindos.

Nesta cerimónia, será ainda realizada a bênção dos bebés que nasceram este ano, cujas mães "grávidas" receberam a bênção no ano passado.

Para melhor preparar esta celebração, contacte o grupo pelo e-mail pastoraldafamilia[at]paroquia-sppv.pt ou pelo telemóvel 966518176 e aceite este convite.

Queremos ter presentes muitas futuras mamãs e papás nesta festa!

 

O Grupo da Pastoral Social da Paróquia de São Pedro do Prior Velho, vai promover nos dias 7 e 8 de Dezembro a 3ª edição da Exposição de Presépios.

É uma oportunidade para apreciar peças de diversas proveniências, desde países longínquos, como Palestina, India, Angola e América, até aos de cidades de produção presepista portuguesa, como Estremoz e Mafra.

Terracota, papel, linha, barro e madeira são algumas das matérias-primas que dão forma aos presépios muitos dos quais criados em pequenos ateliers artesanais e familiares.

Para além de peças de artesanato, a exposição também integra peças de grande valor simbólico produzidas por instituições de solidariedade social e ilustrações de designers como Rita Duque e Marta Teixeira.

Como disse Pedro Miguel Lamet s.j.: “É nascimento e é maternidade, é intempérie e silêncio, é um canto de alegria que vem de dentro e é pura gratuidade. O Natal é um poema dedicado à nossa própria humanidade no que tem de mais autêntico”.

Por isso, nesta caminhada do Advento faça uma pausa e faça do “Presépio lugar de encontro para todos”.

 

Novembro 2019

A Paróquia de São Pedro do Prior Velho irá promover no próximo dia 8 de novembro às 21H00, um encontro sobre “Como viver a caridade no Aqui e Agora” em que o orador convidado é o Padre José Manuel Pereira de Almeida.

Entre outras responsabilidades académicas e pastorais, o Padre Pereira de Almeida, é vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa para os Assuntos Pastorais, Ética e Responsabilidade Social. Sendo que na orgânica da Conferência Episcopal Portuguesa ocupa o cargo de secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, dirige o Secretariado Nacional da Pastoral Social e é o coordenador nacional da Pastoral da Saúde.

No início deste novo ano pastoral, consideramos essencial dar eco às palavras de D. Manuel Clemente, de que a caridade deve orientar todos os cristãos a "trabalhar em conjunto" para "melhor servir quem mais precisa de ser atendido", pelo que na génese deste encontro está a promoção de um espaço e tempo para escuta, reflexão e partilha sobre como juntos poderemos ser verdadeiros instrumentos desta graça no quotidiano do século XXI.

Este encontro é aberto a toda a comunidade e acolhemos com alegria todos os familiares e amigos que queiram convidar.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do e-mail pastoralsocial[at]paroquia-sppv.pt ou telemóvel 963529280.

 

Outubro 2019

(não houve destaques...)

 

Setembro 2019

(não houve destaques...)

 

Agosto 2019

(não houve destaques...)

 

Julho 2019

(não houve destaques...)

 

Junho 2019

Entre sexta-feira e domingo, dias 28 a 30 de junho, teremos as Festas da Paróquia de São Pedro e da Vila do Prior Velho.

Na sexta-feira iniciam-se às 19h00, servindo os jantares, e no arraial da primeira noite teremos a companhia do conjunto musical "Banda Pack7", pelas 21h.

No sábado reabrimos às 12h, com os almoços a serem servidos pelas 13h, e pelas 15h30 teremos a atuação de Grupos da Freguesia. Haverá uma Missa Campal às 17h00 seguida de uma Procissão do Padroeiro pelas 18h00. Os jantares são servidos pelas 19h30 e contamos com o conjunto musical "Fora de Série" para animar o arraial.

No domingo começamos a manhã com a celebração da Eucaristia às 10h30 seguida dos almoços, e pelas 16h00 contamos com a Tuna e Coro da Academia dos Saberes e com o Rancho Folclórico do Clube TAP. Depois dos jantares, pelas 21h, o músico "Manelito" anima as festas que terminam pelas 00h00.

Sinta-se convidado(a) a aparecer e a festejar connosco, junto de amigos e familiares.

Caso não tenha essa possibilidade, pode acompanhar-nos através do Twitter onde iremos colocar algumas fotos, à semelhança de anos anteriores.

O programa completo e os apoios que tivemos para estas festas podem ser consultados no cartaz das festas.

 

Maio 2019

No próximo dia 11 de maio de 2019 (sábado), às 21h, a Paróquia de São Pedro do Prior Velho vai, como é habitual, homenagear Maria Santíssima, realizando pelas ruas do Prior Velho a Procissão da Luz, com o tema: "Maria sempre connosco em Missão ".

Vamos homenagear Maria colocando nas janelas uma colcha branca e/ou uma vela acesa.

Pode consultar o cartaz com o mapa do percurso da procissão.

Contamos com a sua participação!

 

 

 

Abril 2019

A Pastoral Social tem todo o gosto de convida-lo(a) para a Matinées com Sentido – apresenta - “Dos Homens e dos Deuses", no dia 28 de abril (domingo) às 16H00, na sala Europa.

Um mosteiro localizado no meio das montanhas da Argélia, na década de noventa. Oito monges católicos franceses vivem em harmonia com a população muçulmana, até que, progressivamente, a violência e o terror tomam conta da região. Apesar das ameaças, os religiosos decidem resistir ao terrorismo e ficar, conscientes do preço dessa escolha.

Esta é a história verídica dos monges de Tibhirine, raptados e assassinados por um grupo de fundamentalistas islâmicos durante a guerra civil argelina, em 1996.

Realizado pelo actor e realizador Xavier Beauvois, foi o filme vencedor do Prémio Especial do Júri em Cannes 2010 e foi o filme seleccionado para representar a França nos Óscares de 2011."

Os sete monges trapistas do mosteiro de Nossa Senhora do Atlas foram no passado dia 8 de Dezembro de 2018, beatificados no Santuário de Nossa Senhora da Santa Cruz, em Oran, na Argélia.

Se gosta de bom cinema e de boa companhia, não perca esta oportunidade e traga os seus amigos consigo.

Classificação: M/12 | Duração: 122 Minutos | Trailer legendado em português

 

A Paróquia do Campo Grande iniciou uma série de conversas com um convidado. Ao longo de 11 semanas, Maria João Avillez, jornalista e paroquiana do Campo Grande, convida uma figura da sociedade civil para uma conversa cujo ponto de partida é ‘E Deus nisso tudo?’.

Da política à saúde, passando pela música e ciência, serão certamente momentos a não perder com António Lobo Xavier, Isabel Capeloa Gil, Ruy Vieira Nery, Peu Madureira, Leonor Xavier, Paulo Pereira Silva, Henrique Leitão, José Manuel Pureza, Joana Carneiro, António Filipe Pimentel e Leonor Beleza.

As conversas, que começam sempre às 21h30 e têm, no máximo, uma hora de duração, possibilitam também «saber se em alguns momentos há ou não um combate entre as realidades da fé e da atividade profissional, e como é que se podem harmonizar», acrescenta o P. Hugo Gonçalves, pároco do Campo Grande.

Mais informações em igrejacampogrande.pt ou facebook.com/paroquiacg

Veja a entrevista da Agência Ecclesia a Maria João Avillez sobre a iniciativa.

Março 2019

Neste tempo quaresmal que estamos a viver, o padre José Antunes da Silva, missionário do Verbo Divino, oferece-nos uma original proposta de meditação orante, seguindo os passos de Jesus para o seu derradeiro sacrifício da Cruz.

A Cruz, fonte de esperança” é uma Via-Sacra que, partindo dos vários trechos do Novo Testamento sobre a Paixão, o autor propõe um conjunto de reflexões de «rosto missionário» (com particular inspiração de documentos do Magistério) que ajudam a uma profunda postura de oração sobre o sentido da vida e os vários «caminhos de serviço» que, inevitavelmente, são genuínas opções cristãs de doação.

Este guião da Via-Sacra pode ajudar-nos a viver mais intensamente o Ano Missionário e, deste modo, participar na missão de anunciar o Evangelho.

Pode adquirir um exemplar numa livraria ou na loja online das Paulinas Editora.

 

 

 

 

Irá realizar-se nos dias 30 e 31 de Março de 2019 em Fátima, a habitual Peregrinação Anual dos Amigos do Verbo Divino (AMIVD). Este ano com o Lema: Sou Cristão, Sou Missão.

Poderá obter as informações necessárias para a inscrição junto de alguma comunidade dos Missionários do Verbo Divino da sua região, das Missionárias Servas do Espírito Santo ou ainda de leigos que fazem parte das equipas que estão na organização deste acontecimento.

Pode consultar aqui o programa.

Venha e celebremos juntos a Missão!

 

 

 

A Pastoral Social tem todo o gosto de convida-lo(a) para a Matinées com Sentido – apresenta - “O Estagiário", no dia 24 de março (domingo) às 16H00, na sala Europa.

"Jules Ostin (Anne Hathaway) é fundadora e directora executiva de um bem-sucedido site de moda. Quando acede a integrar na sua empresa um programa de sensibilização da comunidade para o bem-estar na terceira idade, não imagina o quanto a sua vida vai ser afectada. É neste contexto que conhece Ben Whittaker (Robert De Niro) um homem de 70 anos que encontra no estágio sénior criado pela empresa a oportunidade por que sempre esperou para fugir ao tédio e sedentarismo da sua vida de reformado. Embora toda a gente adore Ben e o seu optimismo crónico, Jules demora a deixar-se conquistar pelas suas boas intenções e inegável carisma. E tudo se altera quando vê a sua liderança questionada pelos accionistas da sua própria empresa, que a acham jovem demais para decisões tão importantes…"

Na audiência geral de março de 2015, o Papa Francisco afirmou que os idosos tem um papel fundamental para os jovens, fruto de sua experiência de vida, auxiliando os mais jovens a evitar caminhos errados. "Podemos recordar aos jovens ambiciosos que uma existência sem amor é uma vida árida. Podemos dizer aos jovens medrosos que a angústia em relação ao futuro pode ser derrotada. Podemos ensinar aos jovens demasiado apaixonados por si mesmos que há mais alegria em dar do que em receber."

Se gosta de bom cinema e de boa companhia, não perca esta oportunidade e traga os seus amigos consigo.

Classificação: M/12 | Duração: 121 Minutos | Trailer legendado em português

 

Fevereiro de 2019

A Pastoral Social da Paróquia de São Pedro do Prior Velho tem todo o gosto de convida-lo(a) para a Matinées com Sentido – apresenta - “Patch Adams: O Amor é Contagioso", no dia 24 de fevereiro (domingo) às 16H00, na sala Europa.

Patch Adams não é um médico como os outros. Quando estudava, sentiu-se desgostado com o que viu do sistema de saúde americano: médicos destruídos pelo "stress" da profissão, pacientes assustados pela impessoalidade dos tratamentos. Por isso, resolveu dedicar a sua vida ao projecto de construir um hospital gratuito, em que não haja distinções entre médicos e pacientes, aberto a todos os tipos de medicina, cujo lema seja: a saúde baseia-se, antes de tudo, na felicidade. A sua vida dava um filme - e deu mesmo.

O protagonista afirma a certa altura: "Quando se trata uma doença, umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se; quando se trata uma pessoa, ganha-se sempre".A visão do dr. Hunter Adams ("Patch", palavra inglesa para "remendo", é uma alcunha) sobre a medicina contemporânea é muito negativa: no seu livro "Gesundheit!", no qual se baseou o argumento do filme, afirma que a profissão médica nos dias de hoje está desumanizada, minada pela falta de motivação dos técnicos de saúde e pela desconfiança dos doentes em relação ao sistema.

Patch Adams defende a necessidade de uma relação mais íntima entre os médicos e os seus pacientes. A forma que Patch Adams encontra de humanizar a medicina é, primordialmente, o humor. O humor, escreve, é "um antídoto para todas as doenças, tão necessário às pessoas como um aminoácido vital".

Ao longo da sua carreira, Adams utilizou constantemente o humor no tratamento de doentes: "Tentei fazer a minha vida o mais 'tola' possível, não no sentido em que a palavra é normalmente usada, mas no seu sentido original. 'Tolo' quer dizer bom, feliz, abençoado ou gentil em muitas línguas. Usar um nariz de borracha mudou a minha vida".

Classificação: M/12 | Duração: 115 Minutos | Trailer legendado em português

Se gosta de bom cinema e de boa companhia, não perca esta oportunidade e traga os seus amigos consigo.

 

Janeiro de 2019

A Pastoral Social tem todo o gosto de convida-lo(a) para a Matinées com Sentido – apresenta - “Wonder - Encantador", no dia 27 de janeiro (domingo) às 16h00, na sala Europa.

Auggie Pullman, de dez anos, sofre de síndrome de Treacher Collins, uma malformação congénita rara que se manifesta em deformações no crânio e na face. Foi operado diversas vezes ao longo da sua curta existência. Agora que está a iniciar o quinto ano de escolaridade, os pais entendem que é o momento ideal de ele deixar de estudar em casa e de se aventurar numa escola normal.

Assim como a sua família, os seus novos colegas de turma e toda a comunidade enfrentam a capacidade do poder da compaixão, da aceitação e da não-discriminação.

Nesta extraordinária jornada, Auggie vai tentar conseguir com que todos se unam pela mesma causa e provar que todas as crianças são únicas, especiais e nasceram com um dom encantador de se destacar, de amar e ser amados.

A sua força interior e a capacidade de mostrar a sua verdadeira essência vão fazer com que todos entendam que ele é apenas mais uma criança comum, e que a beleza não está na aparência.

Uma história enternecedora para toda a família que vai abrir os nossos olhos e corações e fazer de nós, pessoas mais encantadoras!

Classificação: M/12 | Duração: 113 minutos | Trailer legendado em português

Se gosta de bom cinema e de boa companhia, não perca esta oportunidade e traga os seus amigos consigo.

 

Voltar para a página anterior