Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

 

Destaques Anteriores...

 

Dezembro de 2012

No próximo, dia 15 de Dezembro, realizar-se-á a Festa de Natal da Catequese.

Estejam presentes na eucaristia das 18h30 para celebrarmos esta festa com todos os grupos catequéticos e famílias.

 

 

 

A Igreja Paroquial de Campolide, ao lado da Faculdade de Economia (UNL), acolhe amanhã, dia 11 de Dezembro, às 18h45, a Missa de Natal na Universidade.

Promovida pelo CeUC - Centro Universitário Católico, Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa, esta celebração pretende reunir os alunos, docentes e funcionários das Escolas de Ensino Superior de Lisboa.

"Vem e traz um alimento" é o pedido feito pela organização, pelo que o ofertório da celebração será para a Residência dos Velhinhos de Campolide, das Irmãzinhas dos Pobres.

"Vamos viver o Natal que virá, em Comunidade, em Tempo de Advento!"

Pode consultar aqui o Evento no Facebook.

 

No próximo dia 15 de Dezembro, pelas 16h, irá realizar-se o tradicional Concerto de Natal da Fundação AIS, na Igreja de S. Domingos, Largo de S. Domingos, nº 25, (junto ao metro da Praça do Rossio), em Lisboa.

A actuação será da responsabilidade do Coro e Orquestra da Academia de Música de Santa Cecília.

Serão interpretadas:
- peças de Aires Fernandez, Diogo Melgaz e João Rodrigues Esteves pelo Ensemble Vocal
- Missa Brevis de Mozart pelo coro e orquestra,
- peças de Bach, Haydn e Prokofiev pela orquestra de cordas,
- canções de Natal pelo coro de câmara e orquestra de cordas,
- actuação do coro de escola.

No âmbito da sua missão, a Fundação AIS pretende, neste evento, recordar aqueles que por todo o mundo sofrem com a discriminação, restrições e perseguição à liberdade religiosa, em especial os cristãos perseguidos na Índia.

Compareça e divulgue esta informação pelos seus amigos e família! A entrada é livre!

Website da Fundação AIS | Evento no Facebook

Atualização: reportagem da Agência Ecclesia sobre este concerto de Natal com Catarina Martins Bettencourt, Presidente do Conselho de Administração da Fundação AIS, e Filipa Pacheco Carvalho e Rui Paiva, elementos da Direção da Academia de Música de Santa Cecília.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 20-12-2012)

 

No passado dia 25 de Novembro, a tarde de Domingo, na paróquia de S. Pedro do Prior Velho, foi aquecida por um delicioso chá e pelo convívio entre cerca de 30 pessoas, que se disponibilizaram para uma conversa sobre alimentação saudável!

Clique aqui para saber mais...

 

 

A Câmara Municipal de Lisboa oferece entre o dia 7 e o dia 22 de dezembro um conjunto de concertos, em diversas igrejas de Lisboa bem como no cinema São Jorge, para assinalar o evento "Natal em Lisboa 2012", sempre com entrada livre.

«Às portas de um novo ano viveremos um momento de trégua, de reflexão, de apaziguamento, de balanço, de esperança. Esse instante, sempre presente na nossa Cultura, ganhou o Mundo e múltiplos sentidos, dando forma e expressão ao que fomos sendo, ao que fomos tendo e ao que esquecemos.

Nestes tempos de mudança, que novos sentidos poderá alcançar esta história simples, inspiradora da criação artística desde há milénios?

O “Natal em Lisboa 2012” é um percurso musical, entre muitos possíveis, dentro dessa busca milenar, que em si transporta o início e o fim de muitos tempos e de muitos mundos. Um caminho que fazemos em conjunto, ouvindo e ouvindo-nos; um encontro entre muitos tempos e muitos espaços que nos provam que, ao estarmos de passagem, permanecemos, como afinal o faz essa remota história que a cada ano nos chega dos confins da Galileia.»

Pode consultar aqui o programa completo.

 

O "Presépio na Cidade" regressa de 3 a 24 de dezembro a Lisboa, onde fica instalado junto à basílica dos Mártires, no Chiado, uma das zonas mais nobres e movimentadas da capital.

«Dar a conhecer o Menino Jesus, à Cidade de Lisboa, e a todos os que nela vivem ou trabalham, num Espírito de Paz, Alegria e Simplicidade», «repor o verdadeiro sentido do Natal» e «levantar bem alto os valores da Família e da Vida» constituem alguns dos objetivos da iniciativa de evangelização organizada por leigos católicos.

O acolhimento funciona todos os dias das 14h00 às 19h30, e às 18h30 é rezado o terço.

A 15 de dezembro realiza-se a "Via da Alegria", que começa às 16h00 na Praça do Comércio e percorre as ruas da Baixa e do Chiado, simbolizando o caminho que José e Maria fizeram até Belém, na Palestina, onde nasceu Jesus.

Com o trajeto, pontuado por quatro paragens, os organizadores pretendem «deixar uma marca do Amor que os homens e mulheres de Lisboa têm por Jesus e pela Boa Noticia que Ele é».

Pelas 18h30 do mesmo dia D. Nuno Brás, um dos bispos auxiliares de Lisboa, preside à missa na igreja do Sacramento, também no Chiado, e abençoa as grávidas, os seus bebés e famílias, que podem ou não ter participado na caminhada.

Para mais informações consulte: www.presepionacidade.org

 

Novembro de 2012

À semelhança do que tem sido habitual, teremos um momento de oração no próximo dia 30 de Novembro, Sexta-feira, às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Como tem sido avisado, o seminarista do Verbo Divino, César Silva, que esteve na nossa comunidade até há alguns meses, será ordenado diácono, juntamente com outros seminaristas, no próximo dia 2 de Dezembro. Assim sendo, e por forma a estarmos unidos em oração com ele, e com os restantes seminaristas, a nossa habitual oração será substituída por uma Vigília de oração por estes futuros diáconos.

Aceite o desafio de, em tempos de tanta azáfama, parar um pouco e encontrar-se consigo e com Deus. Contamos com a sua presença e oração!

 

A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome na Internet já começou e vai entrar nos campos de futebol. Este fim-de-semana, os jogadores da I e da II Liga vão vestir uma camisola onde apelam à participação na campanha. A camisola vai ter o endereço electrónico do portal de doações (www.alimentestaideia.net).

No portal de doações online, pode-se comprar seis produtos (azeite, óleo, salsichas, atum, leite e açúcar), que são depois doados a quem necessita.
A última campanha online contou com a adesão de perto 2.500 internautas com doações registadas e pagas, tendo sido a média do donativo de 31,26 euros, com o leite a ser o bem mais oferecido, seguido do azeite e açúcar.
Entre os dias 24 de Maio a 3 de Junho, altura em que decorreu a outra campanha na Internet, o Banco Alimentar recolheu 72,5 toneladas de alimentos, num valor global de 77.440 euros.
A presidente da instituição, Isabel Jonet, espera agora ultrapassar estes valores: “Temos a convicção de que os pobres vivem tempos mais difíceis e decidimos diversificar as fontes de receitas para aumentar os donativos”.

Mas vão ser três as campanhas a realizar: a campanha online, que se estende até 9 de Dezembro; a tradicional recolha de alimentos nos supermercados, nos dias 1 e 2 do mesmo mês; e a “Ajuda Vale”, que decorre entre 1 e 9 de Dezembro nos supermercados, onde as pessoas podem comprar vales de cinco produtos seleccionados.

Veja aqui o anúncio da campanha no YouTube. PARTICIPE E ALIMENTE ESTA IDEIA !

 

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil promove no próximo dia 1 de Dezembro de 2012 (Sábado) o IX Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, que terá lugar no Centro Pastoral Paulo VI (Fátima) com início às 20h.

Este concurso tem por objectivos: dinamizar a pastoral dos jovens; incentivar a criação poético-musical partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos; promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora; possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada Diocese, Grupos de Jovens, Movimentos Eclesiais em Portugal, no âmbito do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil.

No total irão actuar 13 canções, com os temas "Alegrai-vos sempre no Senhor" (Fl 4,4) e "Ide e fazei discípulos de todos os povos" (Mt 28, 19) e a nossa paróquia será representada pela Paróquia de Rio de Mouro, da Vigararia de Sintra, com a canção 'Deus está aqui'. (pode ver um vídeo aqui).

Pode adquirir os bilhetes até dia 29 de Novembro junto do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

Venha ao Festival Nacional apoiar a nossa Diocese!

Fica o resumo do menos importante: os prémios...
1º Lugar
: Canção Nr. 2 - Diocese do Algarve
2º Lugar: Canção Nr. 1 - Diocese de Viseu
3º Lugar: Canção Nr. 7 -
Diocese de Lisboa

Melhor Mensagem: Canção Nr. 11 - Diocese de Vila Real
Melhor Vídeo-Clip: Canção Nr. 11 - Diocese de Vila Real
Prémio SER: Canção Nr. 5 - Diocese de Lamego

 

A Câmara Municipal de Loures, através da Rede Social está a organizar mais um momento de reflexão e partilha: um seminário com o tema "Envelhecer Hoje: Contextos e Desafios" que assinala o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e propõe-se analisar os principais desafios que nos colocam o envelhecimento demográfico e a crise das solidariedades familiares.

Este seminário realiza-se no dia 29 de novembro de 2012, no Auditório do Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures (junto à Nacional 8).

A participação é gratuita e pode ser feita até dia 26 de novembro de 2012, limitada aos lugares disponíveis no auditório. Para mais informações clique aqui.

 

A Pastoral Social convida-o/a a participar no Chá Falante de Novembro sobre o tema “Alimentação saudável”.

Trata-se de um momento de convívio e debate sobre uma temática que faz parte das nossas vidas e preocupações diárias.

Dia 25 de Novembro, pelas 17h, venha, à paróquia do Prior Velho, conversar e tomar um chá!

 

No passado dia 7 de Novembro a Rádio Renascença foi conhecer o projecto desenvolvido pelos Missionários do Verbo Divino na zona do Prior Velho, onde dezenas de famílias moram em barracas e lutam contra carências alimentares, económicas e o isolamento social.

Os missionários do Verbo Divino apoiam a comunidade mais carenciada do Prior Velho, às portas de Lisboa, onde ainda há barracas com dezenas de famílias a viver em condições humanas de extrema pobreza.

A Renascença foi conhecer o projecto, numa viagem conduzida pelo padre Valentim Gonçalves, o rosto desta experiência missionária.

No terreno, há mais de duas décadas, voluntários sintonizados com os Missionários do Verbo Divino partilham as dificuldades e os problemas destas pessoas e promovem projetos solidários em tempo de crise.

Pode ouvir aqui a reportagem.

 

Os leigos associados às Missionárias Servas do Espírito Santo e Missionários do Verbo Divino vão levar a efeito no próximo dia 24 de Novembro de 2012 (Sábado) , no Seminário do Verbo Divino de Lisboa, uma Grande Noite de Fados.

Esta acção missionária terá início às 19h30 e quer levar mais vida às crianças desnutridas do Liúpo (Moçambique) e, ao mesmo tempo, proporcionar a todos os participantes uma noite de alegria, encontro e festa.

A organização gostaria de contar com a ajuda de todos, seja através da participação, seja divulgando através das listas de contactos de cada um ou pelas redes sociais, ou ainda convidando pessoalmente e trazendo amigos.

Reunidos à volta de uma grande causa podemos viver o entusiasmo da partilha e da festa. Para fazer a sua inscrição/reserva consulte os contactos no cartaz.

Em nome das crianças do Liúpo e de toda a equipa de organização um muito obrigado.

 

Fruto de um trabalho em conjunto entre os Missionários do Verbo Divino e o Departamento de Animação Bíblica da Pastoral de Braga, está disponível este livrinho para ajudar à vivência do Advento e Natal de 2012, "Advento, porta para o Natal ".

Pode encontrá-lo em livrarias católicas, na Cúria diocesana de Braga, paróquias, ou fazer o seu pedido ao Secretariado dos Missionários do Verbo Divino: Apartado 2, 2496-908 Fátima ou ainda pelo e-mail proc.missoes.fatima[at]verbodivino.pt

 

 

 

A “Operação 10 Milhões de Estrelas - Um gesto pela Paz”, uma iniciativa da Cáritas Portuguesa, que em 2012 chega à sua 10.ª edição, pretende angariar fundos para poder continuar a ajudar os mais desfavorecidos.

Este ano, a Cáritas lança um desafio no âmbito da campanha de Natal: o apelo é que se acenda uma vela por cada desempregado em Portugal, o que pode levar à compra de cerca de 600 mil velas.

As velas já estão disponíveis e podem ser adquiridas nas Cáritas diocesanas, paróquias, escolas e nos supermercados que, em 2012, já aderiram à iniciativa.

Bernardino Silva, o coordenador da campanha, explicou que os fundos angariados revertem para duas causas distintas, com “65% do valor angariado” a ficar nas Cáritas diocesanas, que dão “prioriodade às necessidades prementes de cada diocese, sempre privilegiando a criança, o idoso e a sociedade mais frágil de cada localidade”, e os restantes 35% seguem para “uma causa internacional”, que, este ano, é “um projecto dos Missionários do Verbo Divino, na Amazónia”.

Pode encontrar mais informações em: www.caritas.pt/estrelas

 

Vamos viver, no próximo dia 11 de Novembro, o Dia da Comunidade, com o objectivo de conhecer melhor o Mestre e dar continuidade à sua Missão, como indivíduos e também como comunidade, rezando e reflectindo em conjunto.
Neste dia, o convívio também não será descurado, pelo que teremos a oportunidade de, todos juntos, comemorar o magusto.

Programação:
09h30 – Início das Actividades
12h30 – Almoço Partilhado
14h – Reinício das Actividades
16h – Magusto
18h30 – Celebração da Eucaristia.

Contamos com a sua presença que faz a diferença, para cada um de nós e para todos, como comunidade viva que somos.

 

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) lançou a 7ª edição da Campanha Presentes Solidários. O catálogo de presentes deste ano está já disponível no site www.presentessolidarios.pt. Pode visitar também a página do Facebook.

A campanha, em vigor até ao dia de Reis, 6 de Janeiro, é uma oportunidade para que sejam dadas respostas concretas a necessidades das comunidades vulneráveis espalhadas pelos países lusófonos. É também uma oportunidade para aproximar continentes e desafiar os portugueses enquanto cidadãos do mundo a reconhecer o seu papel e responsabilidades individuais e coletivas na construção de um mundo mais fraterno. Esta é a proposta de Natal da FEC: a solidariedade participativa é uma forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para a melhoria das condições de vida de tantas famílias dos países em vias de desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com dificuldades extremas.

Há um novo catálogo com dez novos presentes, dois deles, Bicicleta para Moçambique e Maleta de Parteira para Angola, de valor mais elevado que podem ser adquiridos a título individual, mas também por grupos ou empresas.

Esta iniciativa natalícia, beneficia também as comunidades mais desfavorecidas de Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Brasil e Cabo Verde, e “vai ao encontro de áreas tão importantes como a educação, a saúde e as infraestruturas”.

Com o apoio da sociedade portuguesa e o contributo de parceiros no terreno, como a Cáritas de Angola, o Grupo Missão Mundo ou a Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas P. Damião, os presentes serão “comprados em cada país”, ajudando também a “promover o comércio local”.

Este ano, a campanha conta com novos padrinhos, figuras públicas, absolutamente comprometidas com as dez causas desta edição e todos eles um testemunho vivo de solidariedade e compaixão.

A compra dos presentes, cujo preço oscila entre os 8 e os 250 euros, é feita em nome de uma pessoa conhecida, tornando-se uma oferta dupla ao beneficiar as populações e o familiar ou amigo que será considerado como doador da prenda.

 

A Igreja Católica em Portugal vai promover de 11 a 18 de novembro a Semana dos Seminários, procurando chamar mais jovens ao sacerdócio no contexto do Ano da Fé convocado por Bento XVI.

A crise das vocações sacerdotais a que se assiste na Igreja é, sem dúvida, uma das consequências da erosão da fé cristã”, escreve o presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios (CEVM), D. Virgílio Antunes.

O prelado admite que as vocações sacerdotais dependem de muitos fatores, mas diz que “o testemunho de fé dos sacerdotes é, sem dúvida, um dos mais relevantes”.

O padre é chamado homem de fé. No meio de todas as suas atividades, a fé, assumida e testemunhada, há de sobressair como o fogo que alimenta toda a sua vida”, refere.

Quando são tantas as solicitações que chegam aos sacerdotes e quando as comunidades cristãs são tão exigentes, é preciso que eles [sacerdotes] cultivem uma grande capacidade de discernimento para se não deixarem arrastar pelas realidades importantes, mas não decisivas”, alerta.

Neste contexto, D. Virgílio Antunes deixa votos de que os jovens possam ter “um contacto mais próximo com o testemunho de fé dos sacerdotes que servem, com entusiasmo, os seus irmãos e as comunidades”.

Na sua mensagem para a Semana dos Seminários 2012, o bispo de Coimbra adianta que a iniciativa quer oferecer aos fiéis “uma oportunidade de aprofundamento sobre o mistério do padre e sobre o ministério que ele realiza” e convidar à oração pelas vocações sacerdotais “numa corrente contínua”.

A mensagem e outros materiais preparados pela CEVM estão disponíveis, online em www.ecclesia.pt/semanaseminarios2012.

Atualização: reportagem da Agência Ecclesia sobre a Semana dos Seminários 2012, com o Cónego Emanuel Silva, Secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM).

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 15-11-2012)

 

Deste para outro… mundo - Exposição missionária virtual

Foram muitas as pessoas que, durante seis meses, passaram por Fátima, Portugal, e se deixaram encontrar pela exposição missionária: Alarga o espaço da tua tenda. Foram experiências e missão a acontecer!

Há porém muita outra gente que não passou por Fátima. Entre esta estás tu que viajas por caminhos até há pouco desconhecidos, e você que se deixou apaixonar ou precisou de percorrer estes caminhos que levam a outros encontros e a outros mundos.

É por isso que fazemos esta proposta: caminhar pelo virtual. Está aí para ti, para si, a possibilidade de entrar nesta exposição missionária e alargar a tua/sua tenda. É a possibilidade de mais um encontro.

É só entrar em www.exposicaomissionaria.org e… descobrir… e convidar outros.

Pe. Alberto Silva
(Presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes)

Atualização: reportagem da Agência Ecclesia sobre a Exposição Missionária Online, com a participação do Pe. Alberto Silva e Lúcia Pedrosa, uma das visitantes.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 06-11-2012

 

Realiza-se a 10 de Novembro, no Porto, o XIV Fórum Ecuménico Jovem.

Valoriza a juventude que há em ti’, frase tirada da I Carta de Paulo a Timóteo, é o lema da XIV edição do Fórum Ecuménico Jovem. Depois de Leiria, Lisboa, Gaia, Coimbra, Aveiro, Santarém, Braga, Guarda, Viana, Montijo e Viseu cabe ao Porto acolher este Fórum organizado pelas Igrejas Católica, Metodista, Lusitana e Presbiteriana.

A manhã, após um jogo de pistas, terá como ponto alto uma Celebração Ecuménica, com hierarcas das diferentes Igrejas. Haverá ainda alguns workshops sobre retratos da realidade juvenil no mundo social, universitário, laboral e no âmbito do testemunho cristão no dia-a-dia. Após o almoço partilhado, o programa da tarde aposta em grupos de reflexão sobre os caminhos da Esperança.

A celebração de envio conclui o Fórum, onde será proclamada uma Carta da Esperança, que faz o balanço do caminho ecuménico feito e das perspetivas para os próximos tempos.

Durante todo o dia, haverá nas instalações do Colégio Salesiano (antigo Colégio dos Órfãos), o espaço ‘Ágora da Esperança’, onde se poderão conhecer melhor as diferentes Igrejas e algumas instituições a elas ligadas.

As inscrições para este dia estão abertas e podem ser feitas on-line em www.ecumenismojovem.org.

 

02 / 11 / 2012, Sexta-feira
    Será a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos e neste dia teremos na paróquia duas celebrações: uma às 16h00 e outra às 21h30.

01 / 11 / 2012, Quinta-feira
    Será a Solenidade de Todos os Santos e teremos na paróquia uma celebração às 10h30.

 

Outubro de 2012

A Solenidade da Dedicação da Sé Patriarcal, no próximo dia 25 de Outubro (Quinta-feira), é a data escolhida pela Diocese de Lisboa para a abertura do Ano da Fé, anunciou o Cardeal-Patriarca.

A abertura do Ano da Fé a nível nacional realizou-se em Fátima, na peregrinação de 13 de Outubro, presidida por D. José Policarpo. "Na nossa Diocese fá-lo-emos no dia 25 de Outubro, na Solenidade da Dedicação da Sé Patriarcal. As Paróquias encontrarão o modo e o momento de assinalar esta abertura, sempre em comunhão com o Santo Padre e com a Diocese de Lisboa”, escreve o Patriarca, numa carta enviada ao clero e comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa.

A celebração vai ter transmissão online em formato áudio, no site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt) e tem início às 21h00.

Para nos ajudar nesta caminhada no Ano da Fé, o Serviço da Juventude disponibilizou uma proposta de temas para grupos de jovens. São recursos e pistas de reflexão que cada grupo deverá adaptar à sua realidade, quer no método de abordagem, quer nos tempos em que se implementam e que poderão ajudar a viver este ano pastoral de forma mais profunda e em comunhão com todos os jovens da nossa Diocese. Encontra aqui mais informações.

 

 

MISSA das UNIVERSIDADES - "A Força da Fé" é o mote da celebração que a Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa promove na próximo dia 23 de Outubro, 3ª feira, para estudantes, docentes, investigadores e funcionários das escolas de ensino superior de Lisboa.

Terá lugar na Igreja do Coração de Jesus, em Lisboa (na rua Camilo Castelo Branco, entre o Marquês de Pombal e a UAL), pelas 18h45.

Esta celebração marca o início de mais um ano académico. Após a celebração, todos são convidados a um tempo de convívio e uma pequena refeição com a animação de tunas.

Estarão universitários de organismos, movimentos, grupos da Igreja de Lisboa presentes no meio universitário que darão a conhecer as suas atividades ao longo do ano. É tempo de acolher os mais novos!

Será entregue a cada estudante do 1º ano presente um símbolo com as cores da sua Escola, marcando assim a entrada num tempo novo e numa nova família. Os interessados em participar deverão contactar o CeUC.

Clique na imagem do cartaz para mais informações.
Pode consultar ainda o site www.pulisboa.com ou a página do Facebook da CeUC.

 

No dia 17 de Outubro de 2012, celebra-se o DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA, para o qual, a Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas P. Damião tem vindo a realizar, desde 2000, uma Campanha Nacional de Angariação de Fundos, juntamente com a Campanha da Malária, Poliomielite e Cólera.

Tendo em conta que o dia 17 de Outubro de 2012 coincide com um dia de semana de trabalho (Quarta-Feira), foi decidido organizar esta Marcha no dia 21 de Outubro (Domingo), pelas 15h30.

Este ano, pretende-se realizar esta iniciativa com o objetivo de sensibilizar a opinião pública portuguesa para o drama da pobreza, quer em Portugal, quer no Mundo.

Esta MARCHA NACIONAL CONTRA A FOME E A POBREZA será assinalada em várias Cidades e Vilas do nosso país, a decorrer à mesma hora, ou seja, pelas 15h30. As Cidades e Vilas já confirmadas são: BRAGANÇA, CARREGAL DO SAL, FUNCHAL, LEIRIA, LISBOA, PONTA DELGADA, SANTA COMBA DÃO.

Dada a natureza desta iniciativa, são todos convidados a estar presentes e participar. A organização quer mobilizar as comunidades escolares e sociedade civil, pelo que é também importante envolver os grupos musicais, artísticos e culturais de cada localidade.

Em Lisboa o ponto de partida será no Terreiro do Paço e a marcha terminará na Praça de Figueira.
Para mais informações visite o site porDarfur.org

 

No próximo sábado, dia 20 de Outubro, teremos na Paróquia a Oração com cânticos de Taizé, com início às 21h30, preparada pelo Grupo de Taizé.
A razão da mudança de sexta para sábado é excecional pelo seguinte: Sendo o dia 21 o Dia Mundial das Missões queremos assinalar o dia com uma vigília de oração.

Para essa convidámos a participar D. John Barwa, Arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, na província de Orissa, na Índia, onde nos últimos anos a comunidade cristã viveu momentos difíceis de perseguição, havendo mais de uma centena de pessoas mortas, vítimas da intolerância religiosa que deixou ainda um rasto de destruição com mais de cinco mil casas e Igrejas destruídas.

Também esperamos ter a presença de Luciano Manicardi, um monge da Comunidade do Mosteiro de Bose, na Itália, que se encontra a orientar um retiro em Lisboa.

Venha também rezar connosco através do canto e do silêncio e do encontro com a Igreja Missionária aqui tão bem representada!

 

No próximo Sábado, dia 13 de Outubro, o coro filipino "The Philippine Madrigal Singers" (www.philippinemadrigalsingers.com), cujo repertório abrange vários estilos e formas, estará presente no Seminário do Verbo Divino de Lisboa para um concerto de angariação de fundos para a construção da igreja em Alicia, Zamboanga, Sibugay e Mindanao nas Filipinas.

Este coro está entre os mais premiados a nível mundial. Foi o primeiro coro em todo o mundo a ganhar o “European Grand Prix for Choral Singing” por duas vezes (1997 e 2007). A UNESCO atribuiu ao grupo o título de Artists for Peace (Julho de 2009) e foi atribuído o Guidoneum Award (Setembro de 2010), pelo Concorso Polifónico Guido d´Arrezzo Foundation.

O concerto terá início pelas 20h30 e o bilhete tem um custo de 10 euros.

Endereços do coro: Canal do YouTube / Página no Facebook / Página no Twitter

 

Jovens ao ritmo do Evangelho

Cerca de centena e meia de jovens vindos de todo o país reuniram-se este fim-de-semana na paróquia de Odivelas. Foi o 5º Encontro VerbumJovem – jovens ligados aos Missionários do Verbo Divino e às Missionárias Servas do Espírito Santo, juntamente com outros jovens ligados aos Palotinos. Ao sabor do tema “Unidos para Dar” aconteceu reflexão, animação e trabalho missionário. A abertura do encontro contou com a presença de D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa.

Com uma boa organização e esmerada execução, os jovens transmitiram a outros jovens que é possível e necessário viver os valores cristãos. Foi também muito bonito o facto das portas de muitas famílias se abrirem para o acolherem estes aprendizes da missão. Centenas de pessoas foram tocadas por este acontecimento.

A esperança nascida nestes corações volta agora como testemunho a tantas partes do país. O compromisso com o Evangelho é aqui e agora!

 

Entramos no mês de Outubro, mês em que a Igreja Católica celebra o «Mês das Missões» que culminará com a celebração do «Dia Mundial das Missões», no penúltimo domingo do mês, este ano, em 21 de Outubro, lembrando o dever de todo batizado para colaborar na missão universal da Igreja.

Os Institutos Missionários “Ad Gentes” e as Obras Missionárias Pontifícias publicaram o “Guião Outubro Missionário 2012”, instrumento de trabalho que pretende reforçar a dinâmica da evangelização num mês marcado pelo arranque do Ano da Fé.

Numa mensagem dedicada ao “Outubro Missionário”, o presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização desafia dioceses e paróquias a seguirem “com particular atenção”, o exemplo deixado “pelas primeiras comunidades cristãs”.

“Embora pequenas e indefesas”, elas “souberam, pelo anúncio e pelo testemunho, difundir o Evangelho em todo o mundo conhecido de então”, realça D. António Couto (svd), reforçando o convite deixado por Bento XVI na sua mensagem pastoral para o Dia Missionário Mundial.

O “Guião Outubro Missionário 2012” procura dinamizar as comunidades para esta tarefa, a partir do tema “Vive a Missão – Transmite a Fé”, que convida também as pessoas a levarem “esperança” a todos aqueles que estão a sofrer com as dificuldades económicas que atingem o país.

Guião Outubro Missionário 2012 / Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões 2012 / Cartaz

 

Setembro de 2012

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 28 de Setembro, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

 

No dia 22 de Setembro de 2012 às 16h00 a Banda Norueguesa Stavanger, do Exército de Salvação, estará na nossa paróquia para dar um concerto.

Toda a comunidade do Prior Velho está convidada a assistir e a acolhê-los.

Será sem dúvida uma experiência única que nos irá enriquecer na nossa caminhada comunitária fraterna.

 

 

 

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro terá lugar o 5º Encontro Nacional VerbumJovem 2012, na Paróquia do Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas, mas todas as atividades decorrerão na Igreja da Divina Misericórdia - Patameiras. O mesmo destina-se a jovens a partir dos 16 anos de idade e às famílias de acolhimento para intercambiarem o espírito missionário durante estes dias.

O tema deste encontro é: «Unidos para dar». O foco do mesmo é "dar-se" aos outros. Para a sua realização todos serão enviados em missão a fim de partilhar as experiências da vida e de fé.

Convidamos todos os jovens, todos os cristãos, as famílias de Odivelas e suas comunidades cristãs a acolher os jovens vindos dos 4 cantos de Portugal. Apesar destes tempos difíceis, já muitas famílias estão disponíveis, mas ainda precisamos de mais jovens para participar e mais famílias para acolher. Estamos a contar com um grande número de jovens para partilhar connosco Vida e Missão nestes dias, e quem sabe, no futuro! Queremos fazer deste momento o nosso encontro com Deus, jovens e famílias.

Ficha de Inscrição / Versão Online
Programa para o encontro
Termo de Responsabilidade (para menores de 18 Anos)
Hino Verbum Jovem 2012
facebook.com/VerbumJovem

 

Agosto de 2012

O XVII Festival da Canção Cristã da Diocese de Lisboa vai levar a concurso 13 canções dedicadas ao tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4, 4).

O setor de Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa destaca o evento como “um momento de encontro dos jovens com Cristo e entre si” e também como “uma oportunidade de todos os participantes expressarem a sua fé através da música, promovendo a canção cristã como instrumento de evangelização”.

O festival, que terá lugar no dia 29 de setembro, às 21h00, no Auditório da Boa Nova - Estoril, vai contar com a participação de grupos de jovens vindos das vigararias de Alcobaça-Nazaré, Alenquer, Amadora, Cascais, Lisboa II, Lisboa III, Lisboa IV, Loures – Odivelas, Lourinhã, Mafra, Sacavém, Sintra, e do Movimento JAP.

Para informações relacionadas com bilhetes e reservas, basta consultar o site do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

 

Todos os anos, na última semana de agosto, os Franciscanos Capuchinhos promovem, em Fátima, uma Semana Bíblica Nacional, aberta a todo o povo de Deus. Este ano, na sequência do novo Sínodo a realizar-se em outubro de 2012, sobre a Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã, o tema escolhido pela comissão organizadora da semana foi “Desafios da nova Evangelização”.

A Semana decorrerá de 26 a 30 de agosto, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. O programa consta de uma variada abordagem ao tema, reunindo um vasto leque de conferencistas.

O programa completo e as informações relativas às inscrições podem ser consultadas aqui onde encontrará disponível o Livro da XXXV Semana Bíblica Nacional com poemas, cânticos, salmos, orações entre outros textos.

Atualização: reportagem da Agência Ecclesia sobre a Semana Bíblica Nacional, com o Pe. João Lourenço, Diretor da Faculdade de Teologia da UCP, e o Frei Herculano Alves, do Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 04-09-2012)

 

Julho de 2012

Já está disponível a Agenda Jovem dos Missionários do Verbo Divino para o ano 2013.

São 224 páginas a cores, com textos e frases que convidam ao optimismo, à amizade, à esperança e alegria de viver. Nelas pode ainda encontrar as leituras bíblicas para cada dia do ano.

Pode adquirir para si e para oferecer aos seus amigos. Cada uma das agendas custa €2,00.

Para além da Agenda há também um Calendário Missionário para 2013, para colocar na parede. Uma companhia bem interessante para cada dia do ano, de acordo com o grande desafio do Ano da Fé. Cada exemplar custa €1,00.

Pode fazer o pedido junto de uma das casas dos Missionários do Verbo Divino, em algumas livrarias católicas portuguesas ou ainda via carta, e-mail ou telefone para o Secretariado Missionário do Verbo Divino, tanto para a Agenda como para o Calendário. Existem descontos para encomendas de maior quantidade. Consulte o site www.verbodivino.pt ou as fichas de requisição abaixo para mais informações.

Fichas de requisição: Agenda Jovem 2013 / Calendário Missionário 2013

 

O XVII Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino reunido na cidade italiana de Nemi, próxima de Roma, elegeu no passado dia 3 de julho o P. Heinz Kulüke como novo Superior Geral da Congregação para os próximos 4 anos.

Desde 2005, o P. Heinz Kulüke era o Superior Provincial da Província Sul das Filipinas com sede em Cebu City. Nasceu em 1956 em Spelle, em Emsland, na diocese de Osnabrück no norte da Alemanha, sendo o segundo de quatro irmãos.

Entrou na SVD em 1979 e foi ordenado sacerdote a 9 de março de 1986. Entre 1986 e 1989 trabalhou como missionário em Agusan do Sul, na ilha de Mindanao.

Além do seu trabalho científico na área de filosofia e de ser Superior Provincial, o P. Kulüke está acompanhando há 25 anos a gente que subsiste nas lixeiras da cidade de Mandaue e está comprometido com vários projetos sociais naquele país. Pela sua dedicação aos mais necessitados foi condecorado na sua pátria com a Cruz Federal de Mérito, em reconhecimento do seu trabalho em favor do bem comum.

Ontem, dia 6 de julho, o P. José Antunes da Silva, responsável pela província portuguesa, foi eleito Conselheiro Geral da Congregação do Verbo Divino, integrando assim a equipa do novo Superior Geral.

O P. José Antunes da Silva nasceu em 1957 em Sarzedas, diocese de Portalegre-Castelo Branco. Depois da sua ordenação em 1984 trabalhou uns anos na pastoral paroquial em Kintampo, no Gana. De 1990 a 1992 fez estudos superiores em Washington-USA, em ciências religiosas.

Nos 11 anos seguintes José trabalhou na pastoral universitária de Guimarães. De 2003 a 2007 foi responsável pelo jornal "Contacto SVD" e trabalhava com os missionários leigos em Portugal. Desde 2007, o P. José Antunes é o Provincial de Portugal.

Bento XVI vai fazer na segunda-feira, dia 9 de julho, uma visita privada à casa onde decorre o Capítulo Geral, dado que o espaço recebeu o então jovem Joseph Ratzinger em 1964, durante os trabalhos do Concílio Vaticano II (1962-1965), nos quais tomou parte na qualidade de perito.

Pode continuar a acompanhar o decorrer dos trabalhos em: http://svdgc2012.blogspot.i

 

Junho de 2012

Encontram abaixo os números das Rifas premiadas da Lotaria Clássica de S. Pedro (extração de 25 junho 2012). As rifas vencedoras foram:

1º Prémio – Nº 02217, rifa nº 217 - A premiada foi a Sra. Telma Nogueira
(Caixa com 3 Ferramentas e Acessórios)
2º Prémio – Nº 26140, rifa nº 140 – A premiada foi a Sra. Mariana
(Mala com 2 Ferramentas e Acessórios)
3º Prémio – Nº 48948, rifa nº 948 - A premiada foi a Sra. Beatriz Gomes
(Toalha de mesa branca - grande)

 

Estamos a poucos dias das Festas da Paróquia e do 23º Aniversário da Freguesia do Prior Velho.

Estas terão início no próximo dia 29 de junho, sexta-feira, pelas 19h e terminarão no dia 1 de julho, domingo, pelas 23h.

Sinta-se convidado(a) a aparecer e a trazer consigo amigos e familiares. Venha festejar connosco!

Caso não possa se juntar a nós por qualquer motivo, tem ainda a possibilidade de nos acompanhar através do Twitter, onde iremos colocar algumas fotos, um pouco à semelhança do ano passado.

O programa completo das festas pode ser consultado no cartaz.

 

Decorre de 17 de junho a 15 de julho de 2012 o XVII Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino. Durante um mês, os membros desta magna assembleia, reunidos em Nemi – a cerca de 40 km de Roma – irão procurar, em atitude de oração, reflexão e trabalho, escutar a voz do Espírito e apontar os desafios que a Congregação deve abraçar nos próximos anos, assim como eleger o novo Superior Geral e seu Conselho.

Irmanados no lema De todas as nações, povos e línguassão já, na sua diversidade de origem, mas na comunhão da missão, sinal de uma Igreja, que na sua diversidade, vive a unidade da missão em espiritualidade trinitária.

Participam neste Capítulo 118 capitulares com direito a voto e 7 observadores. A Índia é o país com mais representantes, seguindo-se a Indonésia com 13, as Filipinas com 12, a Alemanha com 9, a Polónia com 8 e os Estados Unidos com 7. Entre os capitulares encontra-se o padre José Antunes da Silva, superior provincial da Congregação em Portugal.

Os trabalhos podem ser acompanhados em: http://svdgc2012.blogspot.it

 

Está sendo preparada a 5ª edição do Festival Jota, que se realizará de 20 a 22 de julho de 2012, na Diocese de Braga. Este evento é da responsabilidade artística da Banda Jota, sendo a atividade logística levada a cabo pelo Secretariado da Juventude daquela diocese.

Estão garantidas as presenças dos Portugueses Claudine Pinheiro e "Mendigo de Deus" num espaço "lounge" onde a oração será fio condutor, os evangélicos David Neutel e "Coração Profético", que acabaram de lançar novos cds, a "Banda Missio" que foi a banda vencedora em 2010 do "Teu Palco", um espaço para bandas mais amadoras, os estreantes "Luz Jovem", que lançaram há pouco o seu primeiro cd, e o já bastante conhecido Padre Victor.

A anfitriã Banda Jota estará presente com o novo álbum que está para lançar. O cartaz conta ainda com o rock da banda Kenosis e o famosíssimo Don Jose, e os italianos Nuova Civiltá e o mais conhecido artista desse país, Roberto Bignoli. A organização espera ainda poder revelar mais surpresas até às datas do festival.

Para mais informações e inscrições visite o site oficial em www.festivaljota.com. Lá pode ouvir alguns dos artistas na jukebox. Aqui pode ver o vídeo promocional do festival.

Atualização: reportagem da Agência Ecclesia no dia da Apresentação do Festival Jota 2012, com a assinatura do Protocolo entre a Associação de Jovens da Diocese de Braga e a Fundação Baracar Augusta, bem como a apresentação do evento à Comunicação Social.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 28-06-2012)

 

A tradição vem de muito longe e 2012 não é excepção. Fátima acolhe, de 14 a 16 de Setembro, as Jornadas Missionárias Nacionais. São tempo forte de reflexão, celebração e partilha da Missão que deve tomar conta da vida de todos os cristãos. Às portas do ‘Ano da Fé’, do Sínodo sobre a Nova Evangelização e dos 50 anos do Concílio Vaticano II… são muitas as razões para reservar na agenda esta data e passar junto de Nossa Senhora um fim-de-semana muito rico.

As inscrições online podem ser feitas no site das Obras Missionárias Pontifícias (www.opf.pt) até ao dia 6 de Setembro. Em alternativa também podem ser enviadas por carta, fax ou e-mail.

As JMN acontecem em Setembro, depois de um ano de pastoral, de férias que podem ter sido missionárias e às portas de Outubro, mês Missionário por excelência. Avaliar o percurso missionário feito e incendiar de espírito missionário o ano pastoral que começa são dois bons objectivos para estas JMJ. Ao se olhar para o perfil dos participantes nos últimos anos, concluí-se que ainda há um longo caminho a percorrer se queremos que as JMN ajudem a sensibilizar para a animação missionária das Igrejas locais, uma vez que há ainda dioceses que não se fazem representar. Mas já há uma participação muito elevada de leigos, muitos dos quais são jovens. Por isso, há futuro.

Saiu no final de Maio no Jornal Voz da Verdade um artigo do P. António Lopes, SVD (Director Nacional das OMP) sobre o tema destas JMN. Pode ler o artigo aqui.

Atualização: reportagem da Agência Ecclesia nestas Jornadas Missionárias Nacionais com D. António Couto, Presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, a Irmã Cândida Azevedo, das Irmãs Franciscanas da Nossa Senhora das Vitórias, o Pe. David Nogueira Ferreira, da Diocese de Leiria-Fátima, e o Pe. António Lopes, Diretor das Obras Missionárias Pontifícias.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 19-09-2012)

 

O Banco Alimentar contra a Fome concluiu, no dia 3 de junho, mais uma campanha de recolha de alimentos no canal online – www.alimentestaideia.net – que, à semelhança das campanhas anteriores, decorreu em simultâneo com a angariação de bens alimentares no canal tradicional (supermercados), no fim de semana de 26 e 27 de maio. Até ao final da campanha, foram doadas e pagas online 72,513 toneladas de alimentos recolhidos, por 2476 doadores, perfazendo um valor global de 77.440€.

O total de doações registadas ascende aos 92.613€, encontrando-se assim 15.173€ com pagamento pendente, sendo expectável que os doadores o venham a fazer nas próximas semanas na rede de ATMs ou por homebanking.
De entre todas as doações efetuadas e pagas, 21 vieram de países estrangeiros, destacando-se a Alemanha, o Luxemburgo, os Emiratos Árabes Unidos, o Reino Unido, a Holanda e os EUA com maior volume de doações respetivamente.

Este portal de doações foi desenvolvido em Abril de 2011, pela Link Consulting, em tecnologia Windows Azure™ e modelo “cloud computing”, tendo sido oferecido à Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome pela Microsoft Portugal.

Para mais informações clique aqui.

 

Maio de 2012

Temos um convite VIP(1) para si!

Entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2012, vai decorrer na cidade de Milão o VII Encontro Mundial das Famílias, presidido pelo Santo Padre, com o tema “A Família: o trabalho e a festa”.

A nossa paróquia, através da Pastoral da Família, não quis deixar de associar-se a este encontro, pelo que irá realizar no próximo dia 3 de junho a 1ª Festa da Família.

O nosso objetivo primordial é fortalecer os laços entre as famílias presentes.

Na história universal, o papel da família foi sempre reconhecido como fundamental na evangelização e na criação de uma sociedade solidária, equitativa e fraterna. A atual crise económica e social mundial tem provocado mudanças na dinâmica familiar e consequentemente na comunidade em geral e na Igreja em particular.

O programa da festa contempla atividades de carácter lúdico e de comunhão eucarística.

Na carta sobre o VII Encontro Mundial, Bento XVI, citando o livro do Génesis, recorda que “família, trabalho e dia festivo são dons e bênçãos de Deus para ajudar-nos a viver uma existência plenamente humana”.

Bento XVI vai conceder “indulgência plenária”(2) aos fiéis que estiverem presentes no VII Encontro Mundial das Famílias, bem como a todos os fiéis que “estiverem unidos em espírito e pensamento”.

O divertimento está garantido! Contamos consigo e com a sua família.

(1) Vem, Inspira-te, Participa (VIP)
(2) A indulgência é definida no Código de Direto Canónico (cf. Cân. 992) e no Catecismo da Igreja Católica (n.º 1471) como a “remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada”, que o fiel obtém em “certas e determinadas condições pela ação da Igreja”

 

ELAS TÊM AINDA MENOS…

Porquê dar a mão aos que estão longe, quando temos tantos pobres ao nosso lado?

E… quem não está de acordo com tal pergunta?

E, ainda assim, podemos perguntar-nos: Se as crianças do Liupo (Moçambique) sofrem desnutrição em tempos ditos “normais”, quando mais em tempos de crise?

É por isso que nós, missionários, missionárias e leigos arriscámos a lançar-lhe o desafio: Venha fazer a festa connosco…

Venha ajudar-nos a dar a mão a crianças que “têm ainda menos!”
Traga muito… ou pouco… não importa!

Simplesmente, e em nome destas crianças:
Esperamos por si … e pelos seus amigos na Missa Missionária seguida do Arraial de Santo António!

É já neste Sábado, dia 2 de junho 2012, com início às 18h, no Seminário do Verbo Divino de Lisboa (Rua São Tomás de Aquino, 15 - Lisboa).

Pode consultar aqui o programa do arraial. A entrada é livre!

 

Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à generosidade do público em mais uma campanha de recolha de alimentos no próximo fim-de-semana de 26 e 27 de Maio de 2012, em superfícies comerciais e na Internet.

O canal online para esta campanha em www.alimentestaideia.net abrirá portas de 24 de Maio a 3 de Junho, permitindo recolher donativos alimentares online. Este canal foi inaugurado em Maio de 2011, tendo recolhido nas duas campanhas de 2011 cerca de 162 toneladas de alimentos, num valor de aproximadamente €185,000. Adicionalmente, o portal foi acedido por internautas de 95 países, com destaque para a comunidade portuguesa na diáspora, que quis assim contribuir para os pobres de Portugal.

Porque as carencias podem estar à sua beira, contribua na Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome.

Pode ver o anúncio desta campanha aqui ou na página do Facebook

 

No próximo Sábado, dia 26 de Maio, às 21h30, haverá uma Vigília de Pentecostes, na Sé de Lisboa, com o tema "Nele se alegra o nosso coração e em seu nome santo confiamos" Sl 16, 21

Sem fazer concorrência a outras celebrações paroquiais ou vicariais, os jovens da nossa Diocese de Lisboa são convidados a viver esta noite de oração ao Espírito que nos une e anima.

A celebração da Vigília de Pentecostes é também, por vontade expressa do Senhor Patriarca, o momento de compromisso dos grupos do 1º e 3º anos do Itinerário Juvenil com a Igreja de Lisboa.

É pedido aos membros ou animadores de grupos que estejam a seguir o Itinerário Juvenil com jovens no 1º e 3º anos, que contactem o Serviço da Juventude, informando quantos são e se vão estar na Sé para fazer o seu compromisso.

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 25 de Maio, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Venha rezar connosco !!

 

A Igreja Católica celebra este domingo, dia 20 de Maio, o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais desafiando profissionais e colaboradores, ligados aos media de inspiração cristã, a refletirem sobre o equilíbrio entre “silêncio e palavra” como “caminho de evangelização”.

A mensagem de Bento XVI para o 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, sublinha que a Igreja Católica deve “olhar com interesse” para o mundo da internet e promover “uma espécie de ‘ecossistema’” mediático capaz de equilibrar “silêncio, palavra, imagens e sons”. O documento convida os responsáveis católicos a estarem particularmente atentos às novas formas de comunicação saídas da Internet e a analisarem “as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual” a encontrar “espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus”.

As mensagens e notícias para este dia podem ser seguidas na internet através das redes sociais Twitter (com o marcador #JornadaCom2012) e Facebook ou através da página da Agência Ecclesia em: www.ecclesia.pt/cs2012

Actualização: a Agência Ecclesia realizou uma reportagem no dia da apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais, no Mosteiro de Santa Maria das Monjas Dominicanas, em Lisboa, com a presença do jornalista Henrique Monteiro, diretor da Editorial Impresa, e da irmã Maria Albertina, clarissa do Mosteiro de São José, Vila das Aves.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 17-05-2012)

 

PROCISSÃO DA LUZ

No próximo Sábado, dia 12 de Maio de 2012, está programada a Procissão da Luz pelas ruas do Prior Velho.
Esta terá inicio às 21h junto da Paróquia.

Vamos homenagear Maria colocando nas janelas uma colcha branca e/ou uma vela acesa.

Contamos com a sua participação!

 

 

Fruto de uma parceria entre os Institutos Missionários ad gentes e o Santuário de Fátima, verá a luz do dia uma Exposição Missionária que pretende dar graças a Deus porque nos confia a sua Missão e levar à renovação do entusiasmo pela Missão da Igreja em Portugal.

O título – "Alarga o espaço da tua tenda" – tomado do livro de Isaías, pretende levar-nos àquela atitude de quem se encontra de coração aberto para acolher o outro e ir ao encontro do outro.

A exposição estará aberta ao público, em Fátima, Convivium de Santo Agostinho (cripta da igreja da Santíssima Trindade) de 12 de maio a 31 de outubro de 2012, todos os dias, das 9 às 19 horas.

Para mais informações consulte o cartaz ou o site santuario-fatima.pt

Actualização: reportagem da Agência Ecclesia sobre esta exposição, realizada no dia da sua inauguração, 12 de maio, na presença do D. António Marto (Bispo de Leiria-Fátima) e do cardeal Gianfranco Ravasi (Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura).

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 23-05-2012)

 

Por iniciativa da Pastoral Juvenil e Vocacional dos Missionários do Verbo Divino, das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e do grupo Diálogos-Leigos SVD para a Missão, realizou-se no fim de semana de 5 e 6 de Maio, a VI Caminhada Vocacional na paróquia de Almodôvar, Diocese de Beja. Participaram mais de 60 jovens vindos de vários pontos do país congregados pelo tema do evento: “Somos Um ConTigo”. Chegaram no sábado, antes do almoço. Foram recebidos com alguns cânticos pelos jovens de Almodôvar no começo da refeição. Pelas 15h, coincidindo com o fim da chuva, começou a caminhada. Os pontos de reflexão durante a caminhada centraram-se no próprio tema. A palavra “Somos” foi refletido pelas Irmãs Oblatas, Helena do Carmo e Maria Alice, a palavra “Um” foi partilhada pelo casal Fernando e Isabel e, finalmente, a palavra “ConTigo” pelo grupo Diálogos.

Foi um fim de semana muito frutífero, pelo contacto não só entre os jovens mas também entre estes com as suas famílias de acolhimento e com a própria comunidade paroquial. O contacto com a natureza, da linda paisagem alentejana, na própria caminhada, as reflexões pelo caminho, a noite de vigília com partilhas de fé dos participantes e a eucaristia dominical foram fortemente sentidos como momentos de partilha em comunhão e na fraternidade entre todos.

Pode ver mais fotos nos blogues: almodovarsvd.blogspot.pt e jendela-jiwa.blogspot.pt

 

PROJECTOS DE VOLUNTARIADO 2012 - O grupo Diálogos - leigos SVD para a Missão tem vindo a desenvolver diversas acções de voluntariado comprometendo-se a fazer a diferença no quotidiano das pessoas mais carenciadas, marginalizadas, muitas vezes, em situações limite. Realizam, regularmente estes projectos de voluntariado missionário, durante o período de férias, com exigências de participação diferentes e nas quais, ao longo dos anos já participaram dezenas de jovens.

Neste ano de 2012 propõem três actividades de voluntariado: no centro Santo Estêvão, em Viseu com jovens e adultos portadores de multideficiência; no Prior Velho/Terraços da Ponte (Loures), o projecto “Caminhos e Sorrisos” com crianças e jovens e em Vilar Formoso/Aldeia da Ponte, campo de trabalho com animação em lares de idosos.

Chegou a hora de ser também um VOLUNTÁRIO e fazer a diferença! Arrisque!
Para mais informações e inscrições consulte o cartaz ou o site dialogossvd.blogspot.com

 

Abril de 2012

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 27 de Abril, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

«Acolhamos a alegria da ressurreição!»

Irmão Alois, Taizé

Venha rezar connosco !!

 

Chegaram de todos os pontos do país para celebrar a Missão. Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e leigos que partilham a vida e a espiritualidade destes institutos missionários marcaram encontro em Fátima para os dias 21 e 22 de Abril de 2012. Depois de todas as etapas de preparação, acontecia a Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino.

O sábado contou com cerca de cinco centenas de pessoas; o domingo não só chegou como um dia sem chuva, mas ainda com outras quinhentas pessoas. Foi bonita a participação nas celebrações do Santuário, assim como nos momentos vividos nas instalações do Seminário do Verbo Divino.

Um desses momentos que marcou a tarde missionária foi a apresentação do livro "Dois Rostos Uma Missão". Trata-se de um livro sobre Hendrina e Helena, duas mulheres que estiveram na origem das Missionárias Servas do Espírito Santo e das Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua.

À volta da mesa da eucaristia, do farnel partilhado, das conversas acontecidas, da missão celebrada e sentida…a família missionária de Santo Arnaldo Janssen, à maneira de Maria, procura acolher, deixar-se transformar e enviar pela Palavra. É a Missão a acontecer!

 

 

Realiza-se nos dias 5 e 6 de maio o Fátima Jovem 2012. É o encontro nacional de jovens católicos, realizado em Fátima e organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ). Do programa fazem parte momentos de animação, de convívio mas também de oração e reflexão. Para este ano de 2012 o tema é “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4).

"Se em 2011 todos os caminhos deram a Madrid, em 2012 todos os caminhos vão dar a Fátima" é o mote do Clip promocional que mostra imagens do encontro de jovens portugueses no Madrid Arena durante a JMJ Madrid 2011.

Neste encontro podem participar todos os jovens com idade recomendada a partir dos 16 anos, inscritos ou através do seu movimento ou, de preferência, através do Serviço da Juventude da sua Diocese. No caso do Patriarcado de Lisboa é possível saber as modalidades de inscrição nesta página.

Para saber mais informações visite o site do DNPJ, onde pode obter o cartaz e consultar o programa provisório do encontro. Quem quiser seguir mais de perto as novidades pode ainda visitar a página do Facebook.

Actualização: a Agência Ecclesia realizou uma reportagem que pode assistir abaixo.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 09-05-2012)

 

 

Os Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Diálogos - leigos SVD para a Missão estão a organizar a VI Caminhada Vocacional, desta vez em Almodôvar.

É uma caminhada para jovens a partir dos 16 anos que será realizada nos dias 5 e 6 de Maio.

Além de uma caminhada pelas terras alentejanas, teremos oportunidade de conhecer as pessoas da região pois ficaremos acolhidos em famílias.

Para mais informações e inscrições contactar o César Silva através do nr. 96 167 08 24 ou e-mail cesar_svd[at]yahoo.com.br.

 

Decorre de 22 a 29 de Abril, a 49ª Semana Nacional de Oração pelas Vocações cujo tema deste ano é "Vocações: Dom do amor de Deus".

Para ajudar na preparação e na vivência desta semana, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, com a colaboração do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional de Bragança-Miranda, lançou diversos materiais, entre eles um guião de apoio. Neste guião pode encontrar mensagens do Papa Bento XVI e do bispo português responsável pelo sector, D. Virgílio Antunes, bem como catequeses alusivas ao tema.

O cartaz, bem como a pagela e o guião estão disponíveis para download no endereço: www.ecclesia.pt/semanavocacoes2012.

Foi também criada uma página no Facebook com este material e lançado um Vídeo com vários jovens a responder à questão: O que é a vocação?

 

Março de 2012

Celebração da SEMANA SANTA na nossa Paróquia:

  • Dia 31 Março - Sábado
    21h30 – Celebração do Perdão

  • Dia 1 Abril – DOMINGO DE RAMOS
    10h00 – Bênção dos Ramos (junto do Pavilhão Multiusos) seguindo depois em Procissão até à Paróquia para a Celebração da Eucaristia

  • Dia 3 Abril – Terça-feira
    21h00 – Via Sacra

Tríduo Pascal

  • Dia 5 Abril – QUINTA-FEIRA SANTA
    21h30 - Missa da Ceia do Senhor + Adoração

  • Dia 6 Abril – SEXTA-FEIRA SANTA
    17h00 – Liturgia da Paixão e Morte do Senhor

  • Dia 7 Abril – SÁBADO SANTO
    22h00 – Vigília Pascal

  • Dia 8 Abril – DOMINGO DE PÁSCOA
    10h30 – Eucaristia

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 30 de Março, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Durante a oração será assinalado o envio dos jovens que partem para Taizé para as celebrações Pascais deste ano.

Venha rezar connosco !!

 

PÁSCOA na UNIVERSIDADE 2012 - O Centro Universitário Católico de Lisboa (CeUC) promove no próximo dia 22 de Março, Quinta-feira, a PÁSCOA na UNIVERSIDADE que se inicia com um debate com o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e com o Professor Doutor Bruno Nobre. O tema deste debate será "Fé & Ciência: o diálogo é possível?" e terá lugar no Instituto Superior Técnico de Lisboa, às 18h30.

A seguir será celebrada a missa na Igreja de São João de Deus.

Este evento é especialmente dedicado a estudantes, docentes e funcionários das Escolas de Ensino Superior de Lisboa.

Para mais informações consulte o cartaz, o Evento no Facebook ou o site www.pulisboa.com

 

O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa divulgou o programa da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que a Baixa lisboeta acolhe no próximo dia 1 de Abril e que está integrada na Missão Metrópoles.

A partir das 14h30 e até às 21h30, em torno do tema ‘Em Cristo a alegria e a sabedoria’, a JDJ tem início na igreja do Sagrado Coração de Jesus com o tema 1 ‘A fé da ciência e as razões da fé’, a que se segue, na igreja de São Domingos, às 16h30, o tema 2 ‘A alegria no sofrimento’.

Esta jornada, que tem como objectivo congregar os jovens da diocese num momento de convívio, partilha, conhecimento e ser um encontro pessoal com o bispo, D. José Policarpo, prossegue na Sé, com a catequese quaresmal proferida pelo Cardeal-Patriarca sobre ‘Jesus Cristo é a novidade radical: a fé da Igreja’ e a Eucaristia. A JDJ termina no Largo de São Domingos, com um concerto festa pelo grupo ‘Projecto Rumos’.

O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa salienta ainda que não é necessária uma inscrição para este encontro. Em caso de dúvidas, pode contactar para o e-mail: jdjlisboa[at]gmail.com

 

Fevereiro de 2012

Nos dias 21 e 22 de Abril de 2012 decorre em Fátima a Peregrinação Anual dos AMIGOS DO VERBO DIVINO (AMIVD).

Em ano dedicado de maneira muito particular à Nova Evangelização, queremos peregrinar a Fátima para aprendermos de Maria a acolher a Palavra. Que a Mãe nos mostre o caminho para que essa Palavra possa frutificar em nós e, assim, sermos suas testemunhas. É o desafio a vivermos hoje a Missão como loucura de amor!

Gostaríamos de fazer esta peregrinação consigo. Poderá obter as informações necessárias junto de alguma comunidade dos Missionários do Verbo Divino da sua região, das Missionárias Servas do Espírito Santo ou ainda de leigos que fazem parte das equipas que estão na organização deste acontecimento.

Pode consultar o programa no Cartaz de divulgação.

Venha e celebremos juntos a Missão!

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 24 de Fevereiro, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé.

Antes da oração haverá um pequeno ensaio de cânticos, às 21h15.

Venha rezar connosco !!

 

Como vem sendo habitual nos tempos fortes da vida litúrgica da Igreja, os Missionários do Verbo Divino e o Departamento de Animação Bíblica da Pastoral da Arquidiocese de Braga põem à disposição de todos os cristãos um subsídio pastoral para o tempo da Quaresma e Páscoa 2012, "Das Trevas à Luz... da Morte à Vida", o qual inclui também uma proposta de Via-Sacra.

Este subsídio encontra-se disponível nos locais habituais: algumas livrarias de índole religiosa, serviços centrais da Arquidiocese de Braga, comunidades e paróquias ligadas aos Missionários do Verbo Divino. Preço: 1,00 euro.

Já temos disponíveis alguns exemplares na nossa paróquia. No final das celebrações é possível adquirir um.

Para mais informações: proc.missoes.fatima[at]verbodivino.pt

 

Janeiro de 2012

Qual é para si o melhor lugar ?

Visite: www.paroquia-sppv.pt/portao

 

 

Vai realizar-se uma Oração com cânticos de Taizé no dia 27 de Janeiro, Sexta-feira, com início às 21h30, organizada pelo Grupo de Taizé. Vão estar connosco representantes das Igrejas Metodista e Presbiteriana, rezando juntos pela unidade de todos os Cristãos.

Contamos com a sua presença e ânimo!

 

O site da Paróquia de São Pedro do Prior Velho comemorou no dia 24 de Janeiro 2012, o seu 5º aniversário. Uma data que coincide com o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

 

 

 

Está em andamento uma petição com o objectivo de pedir ao governo português que ratifique o Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Cuturais (PFPIDESC).

Este Protocolo foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e irá permitir que indivíduos e grupos procurem justiça através da ONU, caso os seus direitos sejam violados pelo governo e não consigam obter justiça onde vivem. Ainda são necessárias as ratificações de mais 5 países para que ele possa entrar em vigor. Vamos insistir para que Portugal seja um deles.
A petição é uma iniciativa da Amnistia Internacional Portugal (www.amnistia-internacional.pt). A mesma solicita que se ajude na sua divulgação de forma que durante esta semana (16 a 20 de Janeiro) possa fazer a entrega das petições recolhidas durante uma audiência com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Assim apelamos a que divulguem a campanha tendo em conta que se trata de criar mecanismos que ajudem a tornar a justiça social mais efectiva. No mundo conturbado em que que vivemos estamos convencidos de que o passo em frente só será conseguido se a pessoa humana tiver um lugar de primazia e não apenas o de ser um instrumento ao serviço do poder, seja ele de que tipo fôr; a submissão ao poder financeiro e económico, mais do que ao poder político, está a dar os frutos que todos vemos.

Assine aqui a petição online, que se encontra no final da carta dirigida ao Ministro Paulo Portas (com fundo verde).
Participe nesta campanha !

 

Os Bancos Alimentares Contra a Fome lançaram uma nova campanha “Papel por Alimentos”, de âmbito nacional, com contornos ambientais e de solidariedade com a qual pretendem incentivar a população a trocar papel usado por alimentos.

Esta campanha integra-se num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.
Pretende envolver as Instituições que diariamente se abastecem nos Bancos Alimentares e os voluntários que colaboram, mas também todas as pessoas e entidades que se queiram associar, nomeadamente a administração pública e local.

A campanha permitirá incentivar o voluntariado, desde logo porque todo o papel recolhido terá que ser depositado pelos doadores nas instalações do Banco Alimentar Contra Fome da sua região.

Esta acção vai ser desenvolvida em parceria com a Quima, empresa de recolha e recuperação de desperdícios, que por cada tonelada de papel recolhido vai entregar o equivalente a 100 euros em alimentos, indicados pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

O seu papel é essencial na luta contra a fome!
A campanha tem também uma ambição de mudança de mentalidades e atitudes. Para o efeito foram produzidos pela Copidata toalhetes de refeição, através dos quais se pretende difundir a ideia de que é possível ser solidário se se tiver atenção à possibilidade de doar ou reciclar bens que, à primeira vista, parecem não ter valor (neste caso o papel).
E para chegar aos mais jovens, serão colocados toalhetes de refeição precisamente com esta mensagem em cantinas de universidades e escolas.

Entregue no Banco Alimentar mais próximo de si todo o papel de que já não precisa!

Clique aqui para ver a Reportagem da RTP 1.

 

No dia 21 de Janeiro de 2012, na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, pelas 21h, a esperança pela unidade dos cristãos levará jovens de várias denominações a rezar juntos numa Vigília Ecuménica Jovem.

Estamos a algumas semanas do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, que acontecerá, como todos os anos, de 18 a 25 de Janeiro.

Desta vez, coube a um grupo de cristãos da Polónia a missão de, juntando discípulos de Jesus de várias confissões, propor ao mundo inteiro um tema e um guião que norteiem as diversas iniciativas ecuménicas.

A partir da experiência nacional de vitórias e derrotas, a sua reflexão procurou sublinhar como, para além das vicissitudes da história pessoal e das comunidades, o que mais conta é a vitória de Jesus Cristo. Por isso, chegaram ao tema “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo" (Cf 1 Cor 15, 51-58)

Concretizando na nossa experiência ecuménica de Lisboa, a Vigília do dia 21 de Janeiro, na Igreja de São Tomás de Aquino (Laranjeiras) terá como tema Transformados por Cristo. Para além das Igrejas promotoras – Igreja Presbiteriana, Igreja Católica, Igreja Metodista e Igreja Lusitana – também outras comunidades serão convidadas a participar.

Esta é uma oportunidade para experimentarmos na prática tanto do que nos une. Trata-se de um verdadeiro ecumenismo espiritual que resulta tão necessário. Rezar pela unidade com outros irmãos cristãos é dar um passo mais na direcção da comunhão.

fonte: juventude.patriarcado-lisboa.pt

Actualização: a Agência Ecclesia também esteve na Vigília e realizou uma reportagem que pode assistir abaixo.

Reportagem da Agência Ecclesia (emissão 26-01-2012)

 

Voltar para a página anterior